HomeJogos EletrônicosSteam: Quais os melhores jogos para se divertir?

Steam: Quais os melhores jogos para se divertir?

-

O Steam é uma plataforma de jogos lançada em 2002, pertencente à Valve Corporation, que foi desenvolvida por Gabe Newell e Mike Harrington, que trabalharam por anos na Microsoft.  O Steam foi um dos primeiros servidores desse gênero, hoje ela é uma das principais empresas de jogos do mundo.

Os jogos são feitos para computador, sendo compatíveis com Windows, macOS e também Linux. No início o objetivo do programa era manter os seus próprios jogos disponíveis para compra, recebendo atualizações de maneira muito mais simples. Já no seu primeiro ano de lançamento, segundo a própria Valve, o Steam teve um fluxo de quase 300 mil pessoas.

O crescimento da plataforma Steam

Com o passar dos anos a Steam foi crescendo de forma rápida e substancial, uma das principais razões foi a mudança na estratégia da empresa. Anteriormente, o objetivo de fornecer apenas os jogos próprios, isso mudou com o passar dos tempos. A Steam passou a buscar parcerias com outras desenvolvedoras para vender os jogos delas, obtendo um percentual (cerca de 30%) sobre cada venda.

Assim, a plataforma cresceu as suas ofertas e opções para um público mais diverso. Hoje, a Steam possui mais de 10 mil títulos disponíveis em seu catálogo. Bem como, mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente. A grande variedade e simplicidade de funcionamento do seu programa, são alguns dos diferenciais da Steam.

Como funciona o Steam?

jogos online

- Continua Depois da Publicidade -

A Steam é muito mais do que apenas uma plataforma para comprar e rodar jogos. Ela possui uma comunidade gigantesca, onde é possível interagir com outros usuários, tirar diversas dúvidas e conseguir dicas. Possui ainda uma oficina, onde alguns jogos ganham anexos desenvolvidos pelos próprios jogadores, como extensões, arquivos, entre outros. Aliás, a sua oficina é um outro ponto a ser explorado, bem como o seu mercado de vendas, onde é possível comprar itens, peças dos jogos e muitos outros.

O funcionamento é muito simples, basta fazer o download do programa em seu site oficial, que você encontra Clicando Aqui!. Após criar uma conta, você terá acesso a todos os recursos da plataforma, incluindo os jogos gratuitos e pagos, sendo possível fazer o download dos jogos grátis e começar a jogar de forma imediata. Com os jogos pagos, basta confirmar o pagamento e fazer a ativação do jogo com uma chave que será fornecida pelo sistema, tudo muito simples e sem maiores burocracias. O funcionamento tão eficiente da Steam, juntamente com as suas opções e preços, fazem que os jogos disponíveis na plataforma não precisem ser pirateados pelo público.

Steam: Pirataria em segundo plano

Um dos grandes problemas dos jogos no Brasil são os altos valores, a razão principal são os altos impostos e taxas sobre os produtos, bem como o frete para transporte e entrega, os consoles e games para eles são os que mais sofrem com isso, tendo seus valores muito elevados ao final.

O que não acontece na Steam. Como os seus jogos são fornecidos exclusivamente de forma digital, essas taxas e impostos não existem para os games da plataforma. Portanto, os preços estão em sua maioria sempre acessíveis, ainda mais durante algumas promoções e ofertas, muitas vezes games pagos são ofertados de forma gratuita por um tempo. 

Eventualmente, diminuindo a necessidade dos seus usuários baixarem jogos de forma pirata. Ainda mais que os seus jogos são atualizados de forma automática se preferir, não precisando fazer downloads e mais downloads de versões mais recentes de um mesmo jogo, a Steam oferece esse conforto para você.

Jogando de forma gratuita no Steam

Caso esteja interessado em jogar e se divertir, mas não quer ou não pode gastar dinheiro em jogos no momento, sem problemas, a Steam tem diversas opções para você também. Dentre a primeira maneira, estão os já mencionados jogos gratuitos que estão no catálogo da plataforma.

Outra opção é que você teste as versões beta dos games pagos, assim, poderá verificar com mais certeza se quer adquiri-lo ou não. As promoções também são direcionadas em algumas oportunidades para os jogos gratuitos, oferecendo a opção de que os usuários possam adquirir um jogo completo de forma gratuita. Assim como a disponibilização de jogos pagos por um final de semana inteiro, sendo tudo de forma gratuita.

E por último, você pode receber o convite de amigos (ou enviar um) para compartilhar um game, ambas as contas acessam e jogam de forma gratuita por um período determinado de tempo. Portanto, existem diversas opções para você que quer jogar sem pagar nada ou quer explorar um jogo antes de garantir uma compra.

Catálogo de jogos da Steam

- Continua Depois da Publicidade -

 loja steam jogos

Os mais de 10 mil jogos disponíveis no Steam são divididos em diversas categorias para facilitar a busca por gêneros, óbvio, também se pode pesquisar um game pelo seu nome. Ademais, basta acessar a opção “Loja” dentro da plataforma para acessar todo conteúdo.

Posteriormente, ao acessar um jogo do seu interesse o Steam irá fornecer absolutamente todas as informações que você precisa saber, como os requisitos mínimos e recomendados para o game rodar, vídeos mostrando o jogo na prática, comentários da comunidade a respeito, preço e a versão beta (se houver) para que você possa testar o game antes de comprá-lo.

Melhores jogos Steam

É difícil listar os melhores jogos de uma plataforma que oferece tantas opções, sem falar do gosto pessoal de cada pessoa. Assim, listamos alguns para você, a lista é um “Top 10” bem diversificado, levando em conta a fama do jogo, quantidade de jogadores e seu estilo, tentando variar ao máximo os gêneros e opções para os diferentes públicos.

Alguns títulos como Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive, são presença garantida na lista devido ao seu forte poder e visibilidade em todo o mundo. Assim, vamos explorar a Steam a fundo e trazer títulos bem divertidos para que a sua diversão seja a máxima possível. Vamos ao nosso, Top 10:

10 – Mortal Kombat 11

Um dos maiores títulos da história dos games, o clássico Mortal Kombat está disponível na Steam em sua 11ª edição. O jogo de luta que se consagrou ao longo dos anos também no cinema, possui uma verdadeira legião de fãs em todo o mundo e a cada nova versão vem ainda melhor. O Mortal Kombat conta com 37 personagens para batalhar, sendo possível jogar o modo campanha clássico, a que estamos acostumados e também de forma online, jogando contra outros jogadores que estão online no Steam.

O game precisa de um computador com configurações razoáveis para rodar de forma tranquila, mas não deve ser problema para a maioria dos computadores de hoje. Então, o jogo que é produzido pela NetherRealm Studios e vendido na Steam pode ser encontrado por bons preços, principalmente em promoções comuns na plataforma.

É sempre uma ótima opção para quem curte jogos de luta ou sempre jogaram as versões anteriores do Mortal Kombat. Personagens clássicos e novos frente a frente, com os bons e velhos conhecidos poderes, habilidades e um dos momentos mais esperados, o fatality. Então, se busca um bom jogo nesse gênero e com preços e configurações de PC acessíveis, o Mortal Kombat 11 é uma excelente pedida para você explorar.

9 – Série Half-Life

- Continua Depois da Publicidade -

O jogo foi um dos propulsores para o crescimento da Steam, sendo um dos primeiros jogos produzidos pela Valve a ser comercializado na plataforma, garantindo um sucesso inicial que seria solidificado com as edições seguintes do jogo. No Steam, é possível encontrar todos os títulos da série de jogos, Half-Life, Half-Life 2 e suas diversas expansões e o mais recente, Half-Life Alyx.

Este jogo de ficção científica é considerado um dos melhores do seu gênero, com excelentes gráficos, jogabilidade, cenários e atualizações, com uma história linear entre uma versão e outra do game. Half-Life é uma excelente pedida para quem curte jogos de ação, ficção-científica e gosta de se sentir dentro do jogo, pois é em primeira pessoa.

Atualmente é possível adquirir os jogos por excelentes preços, as versões mais antigas estão “quase de graça”, enquanto a última versão, Half-Life Alyx, está com um preço acessível e pode ser encontrado ainda mais barato nas recorrentes promoções que a Steam oferece. Essa versão inclusive, chegou a ter mais de 40 mil pessoas online apenas no seu dia de lançamento, o que mostra o poder do game.

8 – Dark Souls 3

O quarto jogo da série de RPG e ação, Dark Souls 3, que é produzido pela FromSoftware, chegou ao Steam de forma arrasadora. O jogo bateu o recorde da sua franquia e registrou mais de 100 mil jogadores online de forma simultânea logo após o seu lançamento oficial, os dados foram fornecidos pela própria Valve. Bem como os dados de que o jogo vendeu mais de meio milhão de cópias em apenas 3 dias após a estreia.

Como cada edição do game se passa em um lugar diferente, aqui em Dark Souls 3, a história acontece em Lothric, um ambiente inóspito em que os Lordes das Cinzas concorrem nessas terras. Um jogo emocionante e muito bem produzido, com gráficos excelentes, história profunda e uma excelente jogabilidade. Um game para os amantes do gênero RPG.

De antemão, também é importante salientar que o jogo não exige configurações altas do seu computador. PCs ou notebooks com configurações medianas/baixas vão conseguir fazer o jogo fluir sem maiores problemas, porém, é importante verificar os requisitos na própria página do jogo no Steam. 

7 – Cyberpunk 2077

Keanu Reeves é a estrela deste jogo de ação e ficção-científica, totalmente futurístico e com mundo aberto. Isso já deveria servir para você dar uma conferida no game da CDProjekt Red, que está disponível com excelentes preços no Steam. Principalmente durante as promoções em que o jogo está ofertado, e são muitas.

O jogo apresenta inúmeros pontos positivos e diferentes, como a capacidade do jogador personalizar inteiramente o seu personagem principal. Escolhendo o seu gênero (masculino ou feminino), classe a qual ele pertence e até os acontecimentos anteriores da sua vida. Do mesmo modo, as decisões tomadas no jogo levam a resultados diferentes, não havendo um roteiro “fixo”. Todo andamento e história são traçados de acordo com as escolhas feitas dentro do jogo.

O cenário onde o jogo se passa é um grande atrativo, sua jogabilidade excelente, gráficos de primeira linha e uma dinâmica que garante ação constante para o seu personagem, o jogo é altamente elétrico. Entretanto, essa alta qualidade acaba exigindo que o seu computador ou notebook possuam uma configuração básica boa, não sendo possível executar o game em qualquer hardware.

6 – Team Fortress 2

O jogo mais simples e leve dessa lista. Team Fortrees 2 é extremamente leve e possui gráficos mais animados, voltado para um entretenimento mais leve e boa jogabilidade, sendo possível rodar em qualquer computador ou notebook esse jogo de guerra em primeira pessoa.

O game pode ser rodado com menos de 1GB de memória RAM, mas não pense que isso diminui a sua qualidade. Pois o objetivo dos criadores era exatamente esse, um jogo leve e divertido. Para aqueles que não acham os gráficos um ponto fundamental, Fortrees 2 é uma excelente pedida e pode garantir horas e horas de muita diversão, principalmente se você gostar de jogos de ação.

O Team Fortress oferece inúmeros formatos para as suas partidas. Sendo possível jogar por controle de área, guerra entre os times e o mais popular, captura de bandeira. Esse último consiste em capturar uma mala no território inimigo e trazer para a sua base, enquanto impede o inimigo de fazer o mesmo com a sua mala. Entretanto, existem mais modos a serem explorados como o Ataque/Defesa, em que um time precisa conquistar uma localidade e o outro defendê-la.

Team Fortress 2 é uma excelente pedida para quem busca um game leve, com partidas divertidas e não quer gastar muito comprando um jogo. Ele pode ser encontrado em diversas promoções por valores mínimos, atualmente o seu preço normal está abaixo dos 10,00 reais.

5 – Tomb Raider

O único jogo de sobrevivência dessa lista é um velho conhecido de todos, a personagem Lara Croft marcou gerações no mundo dos games e também no cinema. Apesar dos jogos não serem lançamentos recentes ou estarem sempre no topo dos mais jogados do Steam, a série de jogos de ação/sobrevivência da aventureira mais conhecida dos games vale a indicação.

Todos os jogos da série estão disponíveis na Steam, mas o grande destaque fica por conta dos dois últimos lançamentos, Rise of the Tomb Raider de 2016 e The  Shadow of the Tomb Raider de 2018. Na última edição, Lara dá seguimento no seu combate a Trinity, indo para a Sibéria em busca de uma cidade perdida. Isso garante muita ação, luta para sobreviver, combate contra a guerrilha e muito mais.

É possível rodar o jogo com configurações medianas em seu computador ou notebook. A versão de 2016 exige ainda menos hardware por parte dos aparelhos e pode ser rodada na maioria dos dispositivos sem maiores problemas. Portanto, se você curte um jogo nesse estilo, Tomb Raider traz bons gráficos, uma jogabilidade excelente e um ótimo enredo com ação o tempo inteiro.

4 – Warframe

O primeiro jogo totalmente gratuito da lista. Warframe é um sucesso na Steam, estando sempre entre os games mais jogados da plataforma. O jogo possui um pico com mais de 120 mil jogadores simultâneos e já registrou meses com mais de 42 milhões de jogadores passando pelo game que também está disponível para consoles como Playstation e Xbox.

Warframe é um jogo de ficção-científica que se passa em 18 diferentes mundos, espalhados por todo o sistema solar em um futuro muito distante. Possui uma enorme quantidade de opções de guerreiros, armas e opções em um mapa de mundo aberto livre para ser explorado pelos personagens.

A jogabilidade é um grande diferencial para o Warframe, afinal, poder desenvolver o seu personagem inicialmente com as habilidades que preferir, bem como as armas que são mais de 300, tornam o jogo um atrativo para os amantes de jogos do gênero. O jogo exige muito pouco das suas configurações, computadores com hardware básico podem dar conta do jogo sem quaisquer problemas. Deste modo, é só você acessar o Steam, fazer o download totalmente gratuito do game e explorar o mundo do Warframe.

3 –  GTA V

Interminável? Acho que essa é uma ótima definição para os jogos de GTA. Um dos maiores sucessos da história da indústria dos games e que foi lançado em 2013 está disponível no Steam. Entretanto, continua sendo um sucesso, mesmo tendo sido lançado em 2013. Estando disponível também para o Playstation 3, 4 e 5, e os Xbox 360, One e Series X.

Primeiramente, para se ter uma visão mais ampla do quanto o jogo continua sendo um dos principais. Vejamos que em 2019 quando houve a última avaliação do game, ele já tinha vendido mais de 110 milhões de cópias apenas em mídia física. Contudo, gerando ao mesmo tempo uma receita superior a 6 bilhões de dólares. E outras 85 milhões de cópias virtuais, tendo em dados momentos mais de 300 mil jogadores simultâneos no Steam.

O jogo não exige boas configurações por parte dos computadores ou notebooks, por se tratar de um game de 2013. Às configurações básicas conseguem dar conta do trabalho sem problemas. Portanto, se você em algum momento da vida jogou GTA e gostaria de voltar ou não alcançou a época de ouro do jogo e gostaria de conhecê-lo, o Steam oferece o jogo por uma média de 30,00 reais, é só comprar, baixar e se divertir.

2 – CS:GO

Será que Counter-Strike: Global Offensive pode ser considerado o maior jogo da história? A resposta para essa pergunta não é das mais simples. Todavia, é inegável que o jogo marcou gerações e mais gerações ao longo dos anos, tendo milhões de fãs ao redor do mundo. Esse fato é confirmado quando observamos a quantidade de jogadores na Steam. O CS:GO teve quase 1,2 milhões de jogadores online simultaneamente, além de ter uma média de quase 1 milhão de jogadores passando pelo game mensalmente. 

Lançado em 2012, o Counter-Strike: Global Offensive continua sendo um sucesso para a Steam. A visibilidade do jogo é enorme com seus campeonatos internacionais e transmissões ao vivo em redes como o Twitch e o YouTube. A comunidade continua crescendo e o Steam registrou uma média de 3,5 mil novos jogadores a cada mês.

O jogo é inteiramente gratuito para jogar e para melhorar as coisas, apesar dos seus bons gráficos e a excelente jogabilidade que conhecemos, ele precisa de configurações básicas do seu computador ou notebook. Isso mesmo, com apenas 2 GB de memória RAM e 15 GB de espaço livre, você poderá executar esse clássico game sem maiores problemas.

1 – Dota 2: No topo do Steam

O jogo de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), que traduzindo de forma simples, significa algo como “arena de batalha online para vários jogadores”, é atualmente o jogo mais popular da Steam. O jogo está sempre no topo dos mais jogados da plataforma, com picos que passam de 1 milhão de jogadores simultâneos diversas vezes. Do mesmo modo, durante o ano de 2021, mais precisamente no mês de fevereiro, o jogo registrou incríveis 10 milhões de novos usuários cadastrados. 

O jogo que é desenvolvido pela própria Valve, é um verdadeiro sucesso e não cansa de bater recordes. O campeonato mundial do game “The International” já pagou mais de 30 milhões de dólares em premiação. Além disso, o jogo é líder em vendas de itens e artigos para utilizar no game.

O jogo que consiste em uma disputa entre duas equipes com 5 jogadores de cada lado, com objetivo de destruir a base inimiga. Todavia, só vem ganhando mais espaço no mundo dos jogos. Com atualizações constantes, eventos comemorativos, novos heróis e itens, o Dota 2 continua se mantendo no topo e fugindo do marasmo.

Entretanto, para rodar esse jogo será preciso que o seu computador ou notebook tenha boas configurações. Afinal de contas, ele ocupa muito espaço e exige um alto processamento de informações ao mesmo tempo. Totalmente gratuito, aqueles que puderem testar o jogo, não irão se arrepender.  

Leia também: Jogos Online: quais os melhores games e onde jogar

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -