Jogos Eletrônicos

Steam: Quais os melhores jogos para se divertir? Confira!

14/04/2024

O Steam é uma plataforma de jogos lançada em 2002, pertencente à Valve Corporation, que foi desenvolvida por Gabe Newell e Mike Harrington, que trabalharam por anos na Microsoft.

  O Steam foi um dos primeiros servidores desse gênero, hoje ela é uma das principais empresas de jogos do mundo.

Os jogos são feitos para computador, sendo compatíveis com Windows, macOS e também Linux.

No início o objetivo do programa era manter os seus próprios jogos disponíveis para compra, recebendo atualizações de maneira muito mais simples.

Já no seu primeiro ano de lançamento, segundo a própria Valve, o Steam teve um fluxo de quase 300 mil pessoas.

Com o passar dos anos a Steam foi crescendo de forma rápida e substancial, uma das principais razões foi a mudança na estratégia da empresa.

Anteriormente, o objetivo de fornecer apenas os jogos próprios, isso mudou com o passar dos tempos.

A Steam passou a buscar parcerias com outras desenvolvedoras para vender os jogos delas, obtendo um percentual (cerca de 30%) sobre cada venda.

Assim, a plataforma cresceu as suas ofertas e opções para um público mais diverso.

Hoje, a Steam possui mais de 10 mil títulos disponíveis em seu catálogo.

Bem como, mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente.

A grande variedade e simplicidade de funcionamento do seu programa, são alguns dos diferenciais da Steam.

A Steam é muito mais do que apenas uma plataforma para comprar e rodar jogos.

Ela possui uma comunidade gigantesca, onde é possível interagir com outros usuários, tirar diversas dúvidas e conseguir dicas.

Possui ainda uma oficina, onde alguns jogos ganham anexos desenvolvidos pelos próprios jogadores, como extensões, arquivos, entre outros.

Aliás, a sua oficina é um outro ponto a ser explorado, bem como o seu mercado de vendas, onde é possível comprar itens, peças dos jogos e muitos outros.

O funcionamento é muito simples, basta fazer o download do programa em seu site oficial.

Após criar uma conta, você terá acesso a todos os recursos da plataforma, incluindo os jogos gratuitos e pagos, sendo possível fazer o download dos jogos grátis e começar a jogar de forma imediata.

Com os jogos pagos, basta confirmar o pagamento e fazer a ativação do jogo com uma chave que será fornecida pelo sistema, tudo muito simples e sem maiores burocracias.

O funcionamento tão eficiente da Steam, juntamente com as suas opções e preços, fazem que os jogos disponíveis na plataforma não precisem ser pirateados pelo público.

Um dos grandes problemas dos jogos no Brasil são os altos valores, a razão principal são os altos impostos e taxas sobre os produtos, bem como o frete para transporte e entrega, os consoles e games para eles são os que mais sofrem com isso, tendo seus valores muito elevados ao final.

Como os seus jogos são fornecidos exclusivamente de forma digital, essas taxas e impostos não existem para os games da plataforma.

Portanto, os preços estão em sua maioria sempre acessíveis, ainda mais durante algumas promoções e ofertas, muitas vezes games pagos são ofertados de forma gratuita por um tempo.

Eventualmente, diminuindo a necessidade dos seus usuários baixarem jogos de forma pirata.

Ainda mais que os seus jogos são atualizados de forma automática se preferir, não precisando fazer downloads e mais downloads de versões mais recentes de um mesmo jogo, a Steam oferece esse conforto para você.

Caso esteja interessado em jogar e se divertir, mas não quer ou não pode gastar dinheiro em jogos no momento, sem problemas, a Steam tem diversas opções para você também.

Dentre a primeira maneira, estão os já mencionados jogos gratuitos que estão no catálogo da plataforma.

Outra opção é que você teste as versões beta dos games pagos, assim, poderá verificar com mais certeza se quer adquiri-lo ou não.

As promoções também são direcionadas em algumas oportunidades para os jogos gratuitos, oferecendo a opção de que os usuários possam adquirir um jogo completo de forma gratuita.

Assim como a disponibilização de jogos pagos por um final de semana inteiro, sendo tudo de forma gratuita.

E por último, você pode receber o convite de amigos (ou enviar um) para compartilhar um game, ambas as contas acessam e jogam de forma gratuita por um período determinado de tempo.

Portanto, existem diversas opções para você que quer jogar sem pagar nada ou quer explorar um jogo antes de garantir uma compra.

Os mais de 10 mil jogos disponíveis no Steam são divididos em diversas categorias para facilitar a busca por gêneros, óbvio, também se pode pesquisar um game pelo seu nome.

Ademais, basta acessar a opção “Loja” dentro da plataforma para acessar todo conteúdo.

Posteriormente, ao acessar um jogo do seu interesse o Steam irá fornecer absolutamente todas as informações que você precisa saber, como os requisitos mínimos e recomendados para o game rodar, vídeos mostrando o jogo na prática, comentários da comunidade a respeito, preço e a versão beta (se houver) para que você possa testar o game ante...

É difícil listar os melhores jogos de uma plataforma que oferece tantas opções, sem falar do gosto pessoal de cada pessoa.

Assim, listamos alguns para você, a lista é um “Top 10” bem diversificado, levando em conta a fama do jogo, quantidade de jogadores e seu estilo, tentando variar ao máximo os gêneros e opções para os diferentes públicos.