HomeEmpresas & NegóciosReclame Aqui: comprando sem arrependimento

Reclame Aqui: comprando sem arrependimento

-

O Reclame Aqui é o maior site do Brasil onde clientes podem pontuar, classificar, criticar, enfim, fazer suas considerações sobre uma empresa que prestou serviços ou vendeu algum produto.

Por meio de seu sistema, as empresas ficam em classificações ótimas, boas, neutras, ruins e péssimas.

As classificações variam de acordo com uma série de requisitos que o site estabelece para que as empresas sejam bem ou mal visadas entre os consumidores.

Além de ser um site de reclamações, o Reclame Aqui também é um site de pesquisas.

Atualmente, mais de 90% dos consumidores brasileiros com acesso a internet usam o site para se informarem antes de fechar alguma compra ou serviço com uma empresa.

- Continua Depois da Publicidade -

O Reclame Aqui surgiu em 2001 e, desde então, passou a ser a principal plataforma do ramo de consulta de qualidade de empresas.

Infelizmente, seu criador faleceu em 2021 devido a complicações de Covid-19.

Mas, a filosofia e a ideia por trás da empresa seguem a mesma: entregar aos consumidores brasileiros uma experiência digna ao contratar serviços ou comprar algo.

No artigo abaixo estará escrito informações que todo curioso sobre o Reclame Aqui precisa saber para utilizar essa plataforma que conta com grandes empresas como iFood, Facebook e Magazine Luiza.

O que é?

Reclame Aqui
Mascote do Reclame Aqui sorrindo

O Reclame Aqui nada mais é do que uma facilidade criada para que os consumidores pudessem pesquisar e classificar empresas.

Em 2001, Maurício Vargas, seu ex presidente, fundou essa empresa com o intuito de ser uma via universal de atendimento ao cliente para que aqueles que tivessem problemas não precisassem passar por perrengues.

Atualmente, é o portal de consulta do consumidor mais conceituado da internet no Brasil e conta com uma vastidão de informações disponíveis para que o consumidor faça compras sem arrependimento.

- Continua Depois da Publicidade -

Por meio dele é possível que um cliente estabeleça suas críticas, positivas ou negativas, sobre uma empresa.

O Reclame Aqui também é uma forma de estar mais informado sobre a qualidade dos serviços de uma empresa, seu atendimento, etc.

Como funciona?

Reclame aqui consumidor
Ilustração de funcionária do Reclame Aqui trabalhando.

Primeiramente, para entender como funciona o Reclame Aqui, é necessário estabelecer um questionamento crucial.

Afinal, quantas pessoas sabem onde reclamar quando um serviço contratado ou produto comprado não corresponde com as expectativas ou qualidade?

E onde ponderar caso o serviço seja bom ou caso uma empresa tenha sido prestativa?

Basicamente, é assim que funciona o Reclame Aqui: primeiramente, consumidores fazem uma busca sobre a empresa de interesse.

Ali, caso alguém deseje estabelecer alguma crítica sobre a empresa em questão, basta fazer um cadastro e deixar um comentário sobre a mesma.

- Continua Depois da Publicidade -

O sistema de proteção de dados nunca expõe o consumidor diretamente, então todos os comentários são protegidos.

Se a empresa é cadastrada no programa de respostas do site, um e-mail do Reclame Aqui a contacta dando a possibilidade de resposta.

Quanto mais rápida a resposta, quanto mais uma empresa solucionar problemas, quanto mais solícita for, mais essa empresa será melhor ranqueada na plataforma.

Dessa maneira, possuindo um bom conceito, ao ser pesquisada dentro da plataforma, a empresa  passa a ser bem vista entre os usuários da internet.

O Reclame Aqui nada mais é do que uma comunidade de consumidores e empresas interagindo entre si por um bem comum: um bom atendimento ao cliente.

Diferença entre Procon e Reclame Aqui

Existe uma diferença mínima entre o Reclame Aqui e o Procon. Primeiramente, o Reclame Aqui é uma plataforma de iniciativa privada enquanto o Procon é uma autarquia.

Ou seja, por mais que ambos apresentem funções muito semelhantes, o Reclame Aqui pode ser classificado como uma maneira de compartilhar reclamações para serem visíveis na Web.

Enquanto o Procon é um órgão regulador do governo que torna o processo de reclamação mais burocrático, mas que pode agir de forma reguladora judicial para garantir os direitos do consumidor.

Enquanto um liga o consumidor a empresa de forma mais rápida, outro age diretamente sobre a conduta de uma empresa com a capacidade de punição.

Reclamação no Reclame aqui: como fazer?

Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui?
Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui?

Para fazer uma reclamação no Reclame Aqui é muito simples! Basta que, primeiramente, o consumidor acesse ao site do reclame aqui : www.reclameaqui.com.br .

Depois disso, é necessário fazer o login e, caso não se tenha cadastro no site, é importante fazer um registro.

Depois de executar o cadastro no Reclame Aqui, agora basta que o consumidor busque pela empresa em que foi cliente e clicar na opção “Reclamar”.

A partir daí, basta contar a experiência que se teve com a empresa, isso inclui tanto críticas positivas quanto críticas negativas.

O importante ali é expressar o que se tem a dizer sobre a empresa, como ela pode melhorar e até pedir para que um problema seja solucionado. 

Checando a reputação da empresa

Como o Reclame Aqui se trata de uma plataforma onde empresas têm reclamações estabelecidas por seus clientes, nada mais justo do que serem classificadas entre si.

Mas, uma coisa muito importante, antes mesmo da maneira com que são classificadas, é a reputação que possuem dentro da plataforma.

É por meio dela que os consumidores conseguem se informar se uma empresa é, de fato, boa ou não.

Para checar a reputação de uma empresa não tem segredo. Basta que o usuário do site busque pelo nome da empresa, clique em seu ícone e vá até sua página.

No lado esquerdo da página do perfil da empresa estará a aba “reputação”.

E, pronto! Ali estará informado tudo sobre a reputação da empresa no Reclame Aqui.

Reclame aqui consulta CNPJ

Para conseguir consultar uma empresa a partir de seu CNPJ no Reclame Aqui, basta que uma pessoa tenha acesso ao número de CNPJ de uma empresa.

Em seguida, para saber mais sobre essa empresa por meio do CNPJ, basta digitar os números do documento respectivos a essa empresa e, em seguida, buscar.

A partir daí todas as informações compartilhadas sobre uma empresa no Reclame Aqui, desde reputação a comentários de consumidores, estarão presentes para conferir.

Todavia, existem sites especializados em consultas de CNPJ que podem contribuir mais para esse tipo de busca na Web, uma vez que o Reclame Aqui funciona como portal de reclamações e pesquisa de empresas, apenas.

Por exemplo, no Reclame Aqui não é possível conferir irregularidades e nem processos judiciais sobre uma empresa.

Reclame aqui: descubra se a loja é confiável

Para saber se uma loja é confiável por meio do Reclame Aqui, existem alguns critérios a serem usados.

Primeiro, conferir os comentários de outros consumidores no site para ter a confirmação da experiência de outras pessoas.

Caso os comentários sobre o prazo de entrega do produto; qualidade do que foi oferecido; ou quaisquer outros tipos de comentário sejam negativos, é bem provável que essa empresa tenda a ser pouco confiável.

Além disso, por meio de sua reputação e também por meio das avaliações é possível tirar conclusões sobre a confiança que se pode depositar sobre uma empresa.

Reclame aqui: encontre suas reclamações

Para encontrar as próprias reclamações, basta que uma pessoa esteja logada em seu próprio perfil do Reclame Aqui.

Em seguida, o próximo passo é ir até a Área do Consumidor e clicar na aba que diz “Minhas reclamações’.

A partir daí, todas as reclamações que foram feitas em páginas de empresas estarão disponíveis para serem avaliadas, ver se forma respondidas, etc.

Minha reclamação foi realizada?

Para saber se uma reclamação foi realizada é necessário fazer um processo bem simples.

Basta que o consumidor se dirija até a página da empresa na qual deixou alguma reclamação e conferir se há alguma reclamação feita por ele ali.

Outra maneira de fazer isso é indo até a opção mencionada anteriormente, “minhas reclamações”, onde o consumidor tem acesso a todas as informações sobre as reclamações que já fez.

Para melhores informações, é bem provável que a plataforma entre em contato por email, e por isso não há com que se preocupar.

Geralmente, as reclamações são publicadas imediatamente, mas podem passar por revisões por funcionários do próprio reclame aqui.

Por exemplo, se João fez uma compra de um computador na loja Kabum e ele não veio de acordo com aquilo que pagou, provavelmente ele irá acessar o Reclame Aqui e deixar uma reclamação.

Como João depende  de seu computador para trabalhar, ele quer uma resposta rápida para que seja possível trabalhar logo.

Por isso, para que ele consiga ter controle de sua reclamação e conferir se ela já foi respondida, ele precisa seguir o procedimento explicado no texto: ir até a sessão “minhas reclamações”.

Ali João ficará por dentro de tudo que diz respeito a sua reclamação.

Acompanhar sua reclamação

Para acompanhar uma reclamação feita, basta que o consumidor esteja logado no site do Reclame Aqui e sempre acompanhe o andamento de sua reclamação na ala “minhas reclamações”.

Ali, tudo que se precisa saber sobre as considerações feitas sobre uma empresa, respostas obtidas, direito a réplica e até mesmo  a desativação de uma reclamação estará disponível.

Essa é uma grande facilidade que essa plataforma oferece para que seus usuários consigam ter a melhor experiência possível na hora de usar o site.

Isso garante que tanto as empresas quanto o consumidor consigam contornar uma situação ruim da melhor forma possível.

Central de atendimento

 central de atendimento Reclame Aqui
Usuário do Reclame Aqui usando a central de atendimento ao cliente Reclame Aqui via Whatsapp usando seu Smartphone.

Assim como toda grande empresa ou site, o Reclame Aqui possui uma central de atendimento.

Essa central de atendimento está disponível para ajudar tanto os consumidores quanto as empresas que estão dentro do Reclame Aqui.

Para ter acesso a central de atendimento, basta que o usuário do site vá até a ala de central de atendimento, e em seguida opte por uma das escolhas “sou consumidor” ou “sou uma empresa”.

A partir daí, uma série de dúvidas frequentes aparecerão para ambas as categorias.

Caso as dúvidas mais frequentes não sejam capazes de solucionar as questões do usuário, é possível ir até a sessão “fale conosco”, onde se entrará em contato direto com alguém da equipe do Reclame Aqui.

Uma novidade que o Reclame Aqui oferece para seus usuários é a possibilidade de entrar em contato com a equipe por meio do Whatsapp.

Isso foi feito visando alcançar o máximo de pessoas com dúvidas sobre o site o possível, e conseguir tornar a central de atendimento algo mais prático na hora de resolver problemas dos usuários.

Site Reclame aqui: entrar 

Talvez essa seja a parte mais fácil do artigo. Para entender como entrar no site do Reclame Aqui, basta que se tenha noções básicas de como fazer uma pesquisa em ferramentas de busca.

Para entrar no site, basta digitar na aba do navegador www.reclameaqui.com.br ou que se busque pelo nome em alguma ferramenta de busca.

Depois disso, basta acompanhar os comentários, as críticas e a reputação sobre as empresas.

Por fim, caso deseje fazer alguma reclamação sobre a empresa, é necessário que o usuário faço um cadastro e, por fim, estabeleça sua reclamação.

E caso for uma empresa, basta que se registre como empresa no site para ter acesso às críticas e à possibilidade de responder as reclamações.

Depois desse artigo sobre o Reclame Aqui, com certeza muito foi esclarecido sobre como usar essa plataforma tão importante e que desempenha o papel de conectar empresas e seus consumidores.

Mas, caso se tenha maiores dúvidas sobre o site, basta que o leitor vá até o site do Reclame Aqui e clique em “quero ver todas “ na sessão de dúvidas frequentes.

Ali, tudo que pode ser esclarecido pelo Reclame Aqui estará disponível.

E, caso o que se busca não esteja disponível dentro dessa sessão do site, é simples.

Nunca foi tão fácil contatar a equipe do site quanto agora: basta clicar na sessão “Fale com o Reclame Aqui”.

Ali, um responsável por sanar todas as dúvidas sobre o Reclame Aqui estará a disposição para que seja possível compreender melhor o funcionamento do site.

O que você achou do conteúdo? Conte pata a gente e deixe seu comentário abaixo, assim poderemos melhorar e te ajudar cada vez mais.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -