HomeLeis & GovernoConsulta CNPJ: como fazer, importância e passo a passo

Consulta CNPJ: como fazer, importância e passo a passo

-

Você sabe o que é o CNPJ? Muitas pessoas ficam com muitas dúvidas a respeito de como fazer e como realizar a consulta do CNPJ. Mas hoje vamos esclarecer esses pontos obscuros e te explicar melhor sobre o que é, como fazer, além de outras dúvidas a respeito do CNPJ.

O CNPJ Cadastro nacional de pessoa jurídica, serve para realizar o cadastro de prestadores de serviço ou empresas. Esse cadastro visa a arrecadação de impostos, além de alguns outros benefícios que vamos comentar mais adiante. Mas em geral ela faz com que sua empresa esteja para os olhos do governo.

Mas hoje vamos falar sobre o que é? Como realizar consulta de CNPJ? Para que serve? Além de outros esclarecimentos a respeito do CNPJ

O que é o CNPJ?

Como dissemos, o CNPJ é a identificação de uma empresa. É uma espécie de CPF de uma empresa e o CPNJ, Ele facilita com que uma empresa seja identificada em uma busca rápida. Por exemplo, ocorre algumas vezes de as empresas terem o mesmo nome, com pequenas alterações o que diferencia uma da outra é o CNPJ. Vamos ver abaixo:

  • LOJAS MARQUES 
  • LOJAS MARQUES LTDA
  • ASSOCIADOS LOJAS MARQUES  LTDA

O que diferencia uma da outra com certeza é o CNPJ. Pois o nome de todos é o mesmo eles apenas tem certas mudanças em seu “Sobrenome”. Isso acontece principalmente porque boa parte das empresas carregam nomes de família. Assim é muito comum que elas possam ter o mesmo nome, com pequenas alterações. Deste modo é preciso que haja algumas diferenças.

- Continua Depois da Publicidade -

O CNPJ ainda tem as seguintes informações das empresas como nome, data de abertura, título fantasia (se tiver), código da atividade econômica principal, código das atividades econômicas secundárias (se tiver), código de descrição e natureza jurídica, endereço e situação cadastral.  

Ainda no CNPJ contem qual a natureza do seu negócio. Se é uma empresa, comércio ou se trata de um prestador de serviços pessoa jurídica. Esses dados são descritos na hora de se emitir o documento, isso define como será feita a arrecadação de cada modalidade.

Após isso seu CNPJ é emitido e estará em todas as suas notas fiscais emitidas. Além destes atributos, o CNPJ contém outras coisas que nós vamos ver mais adiante. Mas agora vamos ver quais são os benefícios que o CNPJ oferece às empresas que o possuem.

Quais são os benefícios em se ter um CNPJ

Apesar disso, alguns o associam apenas aos impostos e verem apenas desvantagens. O CNPJ tem suas vantagens como nós vamos ver a seguir e elas são bem maiores do que muitos podem imaginar. Por isso vale a pena deixar seu negócio formal e ter tudo o que vamos ver a seguir.

Esses benefícios são para todas as empresas, desde as pequenas até as maiores. Por isso fique bem atento e veja como vale a pena ter seja pequena, média ou grandes. Vamos ver quais são os benefícios:

  • Facilidade em conseguir empréstimos: Essa pode ser a maior vantagem, pois você pode ter mais facilidade para conseguir um empréstimo tendo uma empresa. Pois uma vez que não se tenha comprovante de contracheque é preciso que haja um comprovante de renda para conseguir um empréstimo. Esse comprovante pode ser conseguido através do seu CNPJ.
  • Facilidade em financiamento: Assim como o empréstimo é preciso que haja um comprovante de renda. E como dissemos o CNPJ pode ajudar com essa questão.
  • Contratação de funcionários com Carteira assinada: Você pode conseguir contratar funcionários de carteira assinada. O número de funcionários irá depender do tamanho da sua empresa e como ela é enquadrada.
  • Emissão de Notas fiscais: Algumas pessoas e outras empresas só aceitam fazer negócio apenas com quem emite notas fiscais. E isso só pode ser feito através de um CNPJ.

Portanto não apenas um luxo ou privilégio, o CNPJ trás benefícios que muitos acabam por não pensar. Portanto, em alguns casos ele substitui o contracheque e a carteira de trabalho, em outros casos ele trás benefícios.

Mas agora vamos ver como fazer o seu CNPJ.

Como fazer CNPJ

Para fazer um CNPJ você não precisa ter um grande trabalho. Embora muitas empresas recorram a contadores para realizar o processo, ele não é muito difícil de ser feito. Ele pode ser feito até mesmo por você mesmo, sem muitos problemas e sem grandes burocracia como nós vamos ver.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas é claro que estamos falando de quem possui uma pequena empresa. No caso de média ou grande empresa é sempre bom contar com um time de contadores e advogados. Isso serve mesmo como precaução para evitar certos problemas, mas o processo é basicamente o mesmo. 

Vamos ver abaixo qual processo para realizar seu CNPJ:

  1. Preencher a ficha cadastral de Pessoa Jurídica: A ficha com as informações da empresa
  2. O quadro de sócios e administradores: Aqui estão o quadro com os sócios e parceiros que fazem parte da empresa.
  3. E a ficha específica: Com as descrições do serviço e outras informações.
  4. Basta clicar em enviar para que eles sejam enviados para análise da Receita Federal.
  5. O próximo passo será enviar os documentos solicitados pela receita federal

Esse processo não costuma dar muitos problemas e costuma ser apenas isso. Desta forma não há necessidade de contar com um contador pelo menos até este momento. Assim o gasto com contador pelo menos até este momento não é necessário.

CNPJ OU MEI

Atualmente muitas pessoas têm uma certa dúvida em relação a qual é o mais proveitoso de se realizar. Pois o MEI microempreendedor individual tem sido uma modalidade bastante procurada por quem tem uma pequena empresa. Isso porque ele oferece bem mais do que o CNPJ, mas será que ele é mais vantajoso.

O MEI foi criado para conseguir formalizar os trabalhadores informais, como ambulantes e outras categorias que possuem pequenos negócios. Ele oferece benefícios bem semelhantes aos da carteira assinada. Mas apenas quem pode realizar apenas quem tem rendimentos anuais até 81 mil reais o que dá em torno de R$6.750,00 mensais. Acima disso a opção é realizar o CNPJ tradicional. Mas vamos ver quais são os benefícios em se ter um MEI:

  • Salário doença: A conhecida licença por doença é oferecida para quem possui um MEI.
  • Aposentadoria: Assim como a contribuição também garante para quem o possui o direito à aposentadoria. Sem precisar pagar previdência privada.
  • Pensão por morte:
  • NF e CNPJ: Mesmo sendo MEI você tem um CNPJ e pode sim emitir Nota Fiscal. Você funciona como empresa, pequena mas não deixa de ser empresa.

Como podemos ver, esta é uma modalidade bem semelhante a carteira assinada, sendo possível com ela os mesmos benefícios. Por isso é bem mais vantajoso para quem tem um pequeno negócio ter um MEI.

Por isso vale a pena investir nesta modalidade. Que ainda lhe permite ter um funcionário de carteira assinada com um piso de um salário mínimo.

Como realiza consulta CNPJ

Agora que vimos como realizar seu CNPJ vamos ver como fazer para consulta CNPJ. Isso tem muito valor pois deste modo você pode consultar a situação de uma determinada empresa e saber se ela está inadimplente ou não. Assim saber se é seguro ou não realizar negócio com a mesma. 

- Continua Depois da Publicidade -

Esse é um processo simples e não precisa de muita coisa para fazer. Vamos conferir passo a passo como conferir pelo site da receita federal:

  1. Primeiro basta acessar o site da receita federal 
  2. Basta digitar o CNPJ da empresa que deseja realizar a pesquisa
  3. Logo após você poderá conferir a empresa e sua situação

Com essa pesquisa você consegue conferir nome e endereço, atividade econômica, situação cadastral. Esta é a maneira mais simples de conseguir ver a situação de determinada empresa. 

Mas você também pode conferir através do site Portal do empreendedor. Esse site é ideal para consultar a situação de microempreendedores e essa pesquisa assim como na receita federal é gratuita. 

Uma informação que pode ser pertinente é o fato de que o MEI tem seu CPF atrelado ao CNPJ. Isso pode ser importante na hora de se realizar uma pesquisa para conseguir encontrar o resultado desejado.

Aqui listamos as formas mais eficientes, mas você ainda pode realizar a pesquisa pelo aplicativo CNPJ ou por meio do cartório de protestos. E essas são as soluções gratuitas que você ainda pode recorrer a pesquisas pagas que vamos ver melhor mais adiante.

CNPJ com restrição

Falando em pesquisa de CNPJ o que mais pode ser preocupante é com relação ao mesmo está com restrição. A restrição pode fazer com que a sua empresa perca muitas oportunidades, e deixar de fechar alguns negócios. Mas o que é CNPJ com restrição? vamos entender um pouco melhor a respeito do que se trata.

A restrição de CNPJ é nada mais que quando alguma empresa possui alguma dívida ou inadimplência. Isso faz com que seus credores recorram ao Serasa para negativar sua empresa, assim suas pendências aparecem nas pesquisas relacionadas a sua empresa. 

As restrições podem ser devido a empréstimos, NFs não pagas, negociações dentre outras coisas. Ser devedor pode gerar muitos outros problemas como dificuldade de conseguir empréstimos e financiamentos e não conseguir  fechar outros negócios.

É importante saber se uma empresa tem restrição de CNPJ pois com a restrição outros problemas podem vir juntos. Esses problemas podem ser desde falta de pagamento no caso de alguém que irá ser contratado até bloqueio de bens. E o pior de todos é a falência, mas este processo leva bastante tempo e é um processo mais complexo do que muitos pensam.

Portanto é importante estar muito atento às consultas do CNPJ para não haver problemas futuros nem dor de cabeça.

Consulta CNPJ por sites pagos

Como dissemos anteriormente, também é possível realizar a pesquisa através de sites pagos. Dentre esses sites um merece destaque é o Serasa Experian que é o mais conhecido dentre todos. Dentro dele possui um sistema de pontuação que vamos entender melhor como ele funciona. E saber o quanto ele pode influenciar para uma empresa.

Portanto vamos descobrir um pouco melhor como funcionam os dois sites e que dados eles fornecem e como realizar a pesquisa. Vamos saber como pesquisar no SERASA e como pesquisar a pontuação no score e o que fazer para ter uma boa pontuação por lá.

SERASA

O Serasa serve para realizar a consulta tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Por lá você pode conferir qualquer inadimplência que houver sobre qualquer empresa ou pessoa. Ela possui informações muito detalhadas fazendo com que muitas pessoas recorram a ela para fazer qualquer pesquisa. 

Ela é uma empresa privada que foi fundada em 1968, teve sua criação para facilitar e padronizar certos processos. Ou seja, fichas e formulários passaram a ser unificados e os processos entre empresas e bancos. Mas foi a partir dos anos 2000 que ele se consolidou como uma empresa conservadora de crédito. E até hoje ele é uma referência em certificação de crédito.

O Serasa em geral serve para que as empresas e pessoas possam ver como está o seu nome. E oferece opções de crédito, certificação entre soluções de acordo entre pessoas e empresas e bancos.

Para a consulta de CPF o serviço é gratuito e você ainda pode contar com o SERASA limpa nome. Ainda por lá se pode consultar cadastro positivo e emitir certificado online que serve como uma assinatura eletrônica. 

E ainda oferece um outro serviço que chama bastante atenção que é o Score. Ele serve como uma espécie de ranking para saber se a empresa possui riscos. Vamos entender melhor como ele funciona.

Score

O score é basicamente uma pontuação que vai de 0 a 1000, e ela indica as chances de uma determinada empresa pagar suas dívidas. A pontuação basicamente se dá pela capacidade de uma empresa pagar suas contas em dia. Ou seja, se uma empresa está em dia com suas contas ela é considerada segura, mas outras coisas também são levadas em conta como vamos ver.

Através dele são facilitados empréstimos e em alguns casos eles são com juros mais baixos. Além de empréstimos, também assinaturas de serviços e parcerias usam o score como critério. 

Portanto, para ter uma pontuação alta dentro do score é preciso que haja um hábito de sempre estar em dia com as contas e evitar atrasos. Mesmo que sejam atrasos de dias eles podem vir a prejudicar sua pontuação mais adiante. Você também pode consultar sua pontuação no site do Score.

Conclusão sobre consulta CNPJ

Portanto espero que tenha ficado claro as informações a respeito da consulta CNPJ. E como ele é importante para sua empresa ou para você. Ele pode ajudar a abrir muitas portas e fazer com que você tenha mais facilidade na sua vida pessoal ou para sua empresa. 

Mas antes de realizar seu processo para realizar seu CNPJ, não deixe de saber se é mais vantajoso ter um MEI. Pois com ele você tem todos os benefícios de um CNPJ mais os benefícios do trabalho com carteira assinada. Ele facilitou a vida de muitas pessoas que trabalham por conta própria e são autônomas.

E a consulta CNPJ é fundamental para se saber se não está sendo vítima de alguma fraude, e para saber se nada está pendente. Assim como é recomendado sempre está conferindo o seu CPF, afinal é gratuito e pode ocorrer o mesmo do CNPJ, você pode está sendo vítima de fraudes.

Portanto, essas foram nossas dicas e serviços que podem ajudar você a confirmar sua situação sobre a consulta CNPJ. Sempre esteja atento a essas informações e não atrase suas contas pois isso pode vir a lhe prejudicar no futuro. 

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -