HomeEducaçãoPrevisão do tempo: entenda os alertas e avisos meteorológicos

Previsão do tempo: entenda os alertas e avisos meteorológicos

-

O clima e previsão do tempo é um fator muito importante na vida das pessoas, direta ou indiretamente ele acaba afetando a rotina de todos. Desde as estações mais ensolaradas do ano, até as mais frias, é essencial saber as condições do tempo e de como nos preparar para mais um dia, seja de férias ou de trabalho.

Nesse sentido, encontrar as melhores formas para se manter atualizado com as melhores informações sobre o clima pode ser algo fundamental para o seu planejamento. Portanto, vamos conhecer tudo sobre o clima e os melhores meios de acompanhar as previsões. Para que esteja sempre preparado para o dia atual e os próximos, evitando surpresas.

Clima: História dos primeiros estudos

A previsão do tempo é o uso da ciência e da tecnologia para prever as condições atmosféricas para um determinado local e período. Durante séculos, as pessoas tentaram prever o tempo informalmente, e oficialmente desde o século XIX. 

As pessoas tentam prever o tempo há séculos. Os babilônios usaram formações de nuvens e astrologia para prever as condições em 650 a.C. A Meteorologia de Aristóteles, escrita por volta de 350 a.C., identificou padrões climáticos. Teofrasto também compilou o Livro dos Sinais, um livro sobre as previsões do tempo. A tradição de previsão do tempo na China remonta a pelo menos 300 a.C., por volta do mesmo período em que a astronomia indiana antiga desenvolveu métodos de previsão do tempo. 

Ciclos de eventos observados, também conhecidos como reconhecimento de padrões, são usados ​​em métodos antigos de previsão do tempo. Foi notado, por exemplo, que se o pôr do sol era especialmente vermelho, o dia seguinte era geralmente ensolarado. Esse conhecimento foi transmitido ao longo dos anos, resultando em tradições meteorológicas. No entanto, nem todas essas previsões eram tão precisas.

Clima: A previsão do tempo e a sua importância

- Continua Depois da Publicidade -

A previsão do tempo, que costumava ser feita à mão e se concentrava principalmente nas variações da pressão barométrica, padrões climáticos existentes e estado do céu ou cobertura de nuvens, agora é feita usando modelos baseados em computador que levam em consideração uma variedade de variáveis ​​atmosféricas. 

As previsões meteorológicas são criadas reunindo dados objetivos sobre a condição real da atmosfera em um determinado local e usando a meteorologia para prever como o clima se comportará no futuro. 

O feedback humano também é necessário para escolher o melhor modelo de previsão possível no qual basear a previsão. A previsão do tempo é uma parte da economia; por exemplo, os Estados Unidos gastaram US $ 5,1 bilhões em previsões do tempo em 2009, com ganhos esperados em seis vezes esse valor. 

Uma vez que conhecemos o significado da previsão do tempo e os diferentes métodos usados ​​para fazer a previsão, podemos ter um controle organizacional maior nas nossas vidas.

Importância da previsão do tempo

A previsão do tempo pode ser usada de várias maneiras no dia-a-dia. Pode ser tão simples quanto decidir se leva um guarda-chuva com você para o trabalho ou decidir o que vestir. A seguir estão alguns dos lugares onde a previsão do tempo desempenha um papel importante:

  1. As estações do ano e a natureza desempenham um papel importante na agricultura e na lavoura. Quando se trata do cultivo de várias frutas, vegetais e leguminosas, a temperatura é extremamente importante. Os fazendeiros não tinham um melhor entendimento das previsões do tempo antes, então eles tinham que confiar nas estimativas para fazer seu trabalho. Eles, no entanto, às vezes sofriam perdas como resultado de previsões meteorológicas imprecisas. Os agricultores agora possuem todas as suas previsões em seus smartphones, graças aos avanços na tecnologia e ao uso de mecanismos exclusivos de previsão do tempo. Claro, a educação nesta área é crítica, mas a maioria da comunidade de agricultores neste momento entende os fundamentos, tornando simples para eles usarem os recursos.
  2. Auxilia no transporte e armazenamento de grãos alimentícios.
  3. Ajuda no manejo de operações no campo e em ambientes agropecuários.
  4. Suporte na implementação de iniciativas de proteção aos animais.

Qual o melhor site para ver a previsão do tempo?

Existem diversos sites e plataformas para que você possa verificar a previsão do tempo, muitos destes usam bancos de dados em comum ou se alimentam de uma mesma fonte de informação, o Google. 

Portanto, o aplicativo do Google para previsão do tempo é o melhor disponível para o acompanhamento do clima. Além do mais, existe uma grande vantagem no uso deste sistema que é o fato do aplicativo do Clima, já vir instalado na maioria dos dispositivos, principalmente nos aparelhos Android. 

Desta forma, basta abrir o aplicativo no seu celular e fazer o login na sua conta para acessar as previsões. Bem como, é possível configurar para que receba notificações diárias sobre o clima. Por fim, existem ainda os Widgets para que você veja a previsão do tempo na tela inicial do seu aparelho.

- Continua Depois da Publicidade -

Caso o seu aparelho celular não possua o aplicativo de forma nativa, não se preocupe. Basta acessar a Play Store ou Apple Store para os sistemas IOS e realizar o download do Google Now. Pronto, após a instalação é só ativar a opção do clima ou utilizar o Widget (que agora possui um sapinho muito divertido na interface) e se manter informado da previsão do tempo.

Clima: Qual o app mais preciso de previsão do tempo?

Como vimos anteriormente o Google é uma excelente ferramenta para verificar a previsão do tempo. Porém, se não gostaria de ter que utilizar o Google Now e todas as suas ferramentas apenas para ver o clima e está a procura de um aplicativo único e exclusivo para isso, vamos te mostrar agora 3 aplicativos excelentes para você instalar e acompanhar a  previsão do tempo com exatidão.

Clima: Aplicativos
Clima: Aplicativos

1. Clima

O aplicativo da Smart-pro Android Apps é um dos mais completos e baixados de toda Play Store, com quase 1 milhão de downloads. Ele traz uma previsão do tempo excelente para o dia atual e o seguinte, possuindo ainda uma previsão para até os próximos 10 dias. 

Dentro do aplicativo, é possível ainda verificar o clima em qualquer outro lugar do mundo que você deseje. Sendo totalmente gratuito, o aplicativo possui uma série de vantagens, como as previsões ao vivo, relatório completo do clima (temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, pressão etc.), notificações sobre o tempo em vários lugares e até mesmo a localização ao vivo.

Bem como todas essas vantagens, ao fazer o download do aplicativo Clima é possível acessar a previsão hora a hora. Assim, quando estiver com algum horário ou compromisso marcado, pode saber se haverá mudanças (previstas) para o clima durante aquele período de tempo.

  1. Previsão do Tempo

Desenvolvido e gerenciado pela desenvolvedora BACHA Soft, este aplicativo já possui mais de 1,2 milhões de downloads realizados. O aplicativo é extremamente funcional e possui um grande destaque, a sua bela interface.

O aplicativo fornece uma previsão para tempestades, nevasca e até gelo (granizo) para te manter em alerta, podendo inclusive te enviar notificações sobre esses eventos em sua área, se assim desejar.

- Continua Depois da Publicidade -

Com todas as suas funções totalmente gratuitas, o aplicativo Previsão do Tempo é muito preciso nas suas análises e informações, possuindo detalhes sobre o clima em todos os aspectos, como temperatura, vento e muitos outros. Sendo que todas as previsões são feitas e ajustadas ao vivo, conforme as mudanças meteorológicas venham acontecendo.

Por fim, existem ainda muitas outras funcionalidades que você pode explorar ao fazer o download do aplicativo Previsão do Tempo em seu celular. Como localização, acesso ao clima em qualquer parte do mundo, etc.

  1. Tempo Brasil

O aplicativo de clima desenvolvido e mantido pela Saevio é focado principalmente na previsão do tempo para o Brasil, como o próprio nome já deixa claro. Porém, o aplicativo está disponível em mais de 40 idiomas e possui, sim, acesso a previsão em outras localidades do mundo, embora com menor foco.

Dentro do aplicativo é possível ver a previsão para os próximos dias e estender o período até 14 dias com a maior precisão possível. Este app, se preocupa em manter os usuários atualizados sobre as condições do dia atual e as suas variações (se houverem) previstas. 

Ao fazer o download do aplicativo Tempo Brasil você pode explorar diversas funcionalidades e configurar as notificações para ficarem do seu jeito. Vendo todas as informações de forma mais detalhada sobre o clima e podendo se preparar com segurança para o andamento da sua rotina em meio às previsões, um aplicativo bastante funcional.

Clima: Quão confiável é a previsão do tempo?

Algumas pessoas podem argumentar que alguns meteorologistas simplesmente jogam dados em um monitor e “chutam” a previsão. Mas a verdade é que uma grande quantidade de pesquisas científicas vai para a previsão do tempo, por isso a ciência melhorou neste segmento. Ainda há muito a aprender, pois fazer previsões para nossa atmosfera caótica é difícil, mas a confiabilidade melhorou drasticamente nas últimas décadas, tanto nas previsões de curto quanto de longo prazo.

Sponsored image
Clima: Mudanças

Previsões de curto prazo

Nas últimas décadas, o aumento do poder de computação levou a melhorias na previsão de curto alcance (previsões de um a 14 dias antes). Tradicionalmente, essas previsões são construídas por meteorologistas que analisam as condições climáticas atuais e a saída do modelo de previsão de computador de vários modelos baseados na física. Esses modelos absorvem observações meteorológicas de todo o mundo e executam uma série de equações que simulam os processos em nossa complexa atmosfera.

As previsões em prazos de entrega mais curtos mostram a melhor precisão. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), uma previsão de cinco dias é precisa em cerca de 80% do tempo. Além desse período, as previsões diminuem em uma taxa acelerada; A organização estima que uma previsão de 10 dias está certa “apenas” 50% das vezes. A precisão cai consideravelmente usando esses modelos baseados na física porque os menores erros nas condições meteorológicas iniciais observadas no computador se propagam no tempo.

Outra limitação são as lacunas na rede de observação do tempo. Uma previsão perfeita exigiria observações em todos os locais da Terra, não apenas na superfície, mas em todas as camadas da atmosfera.

Além disso, as equações matemáticas usadas para resolver as interações complexas em nossa atmosfera caótica são apenas uma boa aproximação, não uma simulação perfeita, de como a atmosfera funciona. Essas limitações se transformam em erros maiores nas previsões ao longo de cinco dias.

Previsões de longo prazo

Para previsões de longo alcance, os modelos baseados na física não funcionam. No longo prazo, temos milhões de quedas climáticas interagindo na superfície e até 50.000 pés acima. Se uma dessas gotas for mais forte / mais fraca do que o modelo interpreta, tudo muda. Diferentes métodos são usados ​​para fazer previsões para o intervalo mais longo.

Um método é o uso de ciclos climáticos e suas teleconexões aos padrões climáticos em todo o globo. O histórico do tempo em determinado lugar é um alicerce para previsões de longo prazo. Afinal, se não sabemos o que aconteceu no passado, como podemos prever o futuro? 

Com dados históricos sobre o tempo em determinado local, as estatísticas podem ser incorporadas para analisar tendências de temperatura e precipitação, gerando probabilidades de certos eventos climáticos se repetirem ou não. Por exemplo, a análise de uma empresa climática americana (Weather Trends 360) mostrou que um mês de março quente em Nova York é frequentemente seguido no ano seguinte por um mês de março muito mais frio, úmido e nevado.

Prever o futuro é difícil. A ciência e a matemática tornaram possível prever o tempo com grande sucesso. Portanto, é importante que os avanços nas previsões continuem e ele se torne cada vez mais preciso a longo prazo. Pois, poderia ajudar as populações no mundo a se preparar para estações difíceis, como períodos de frio extremo e a seca.

Formas para encontrar a previsão do tempo

Os meteorologistas coletam dados sobre o tempo e, em seguida, fornecem previsões meteorológicas para um determinado período de tempo. Para isso, as estações meteorológicas estão distribuídas em diferentes partes de um determinado país ou região. 

Os dados coletados nas várias estações meteorológicas são examinados e gráficos sinópticos são produzidos. Um gráfico sinótico é um gráfico especial desenhado por especialistas em estações meteorológicas para relatar e indicar as condições meteorológicas em várias partes de um país ou região.

Os elementos do tempo que são observados para prever as condições climáticas esperadas em um lugar incluem: direção do vento, pressão atmosférica, precipitação, temperatura e cobertura de nuvens. Na previsão das condições meteorológicas, as condições meteorológicas do passado também são importantes porque ajudam a formar padrões meteorológicos que são importantes para a previsão.

previsão
Clima: Previsões

Tipos de previsão do tempo

  • Previsão de curto prazo: essa previsão vai durar de 1 a 2 dias.
  • Previsão de intervalo médio: esse tipo de previsão dura de 3 a 4 dias a 2 semanas.
  • Previsões de longo alcance: esta previsão é para tempos superiores a quatro semanas.

Métodos e instrumentos usados ​​na previsão do tempo

Previsão Do Tempo, Condições, Sol, NuvemMétodo Sinótico: Um estudo sistemático de previsões do tempo recentes de uma ampla área é usado neste método de previsão do tempo. As condições climáticas atuais estão vinculadas a cenários comparáveis ​​no passado, e as previsões baseiam-se na premissa de que o cenário atual se comportaria de forma semelhante à situação ocorrida no passado.

Método estatístico: Neste método, os meteorologistas se perguntam: Como é o clima geralmente nesta época do ano? Em seguida, eles coletam registros das temperaturas médias e da precipitação dos últimos anos. Isso dá aos meteorologistas uma ideia de como o tempo “deve ser” em uma determinada época do ano. Existem outros métodos mais complexos de previsão do tempo, incluindo o uso de computadores e outras tecnologias.

Método de persistência: Esta é a maneira mais simples de fazer uma previsão do tempo. Ele assume que as condições atmosféricas de um lugar no momento da previsão não vão mudar. Por exemplo, se hoje é 28 graus centígrados em Curitiba, o método de persistência prevê que amanhã ainda será 28 graus centígrados em Curitiba. Se cinco centímetros de chuva caíram em Salvador ontem, esse método prevê que cinco centímetros de chuva vão cair em Salvador hoje.  

Técnicas numéricas de previsão do tempo: A definição de previsão numérica do tempo afirma que prevê o tempo usando modelos estatísticos da atmosfera e dos oceanos, dependendo das condições climáticas atuais. A ação da atmosfera é expressa neste sistema por uma série de equações baseadas nas leis físicas que governam o fluxo de ar, a pressão do ar e outros dados. O método mostrou-se ideal para previsões de médio prazo.

Aparelhos usados para previsão do tempo

Radiossonda: Este é um instrumento usado para registrar a pressão e a temperatura do solo a cerca de 12 km acima do solo. Então, os instrumentos são fixados em balões cheios de gás hélio e são lançados na atmosfera todos os dias em um determinado horário de diferentes estações meteorológicas. A radiossonda transmite sinais de rádio para computadores na estação terrestre onde são analisados. Os sinais transmitidos fornecem leituras de pressão, temperatura e umidade em diferentes altitudes. Estes balões são feitos de forma a se romperem ao atingirem uma determinada altitude.

Satélites: Os satélites usados ​​para prever o tempo são feitos pelo homem. Os satélites são grandes dispositivos eletrônicos enviados ao espaço. Eles se movem ao redor da Terra para que possam fornecer vários tipos de informações. Eles também são usados ​​em comunicação de rádio, televisão e telefone. Fotografias de trânsito de satélites sobre as condições meteorológicas diariamente. O movimento das nuvens pode ser previsto a partir de uma análise do movimento dos ventos por um período de 24 horas. 

Clima: Vantagens da previsão do tempo

A previsão do tempo é feita quase diariamente por várias autoridades com poderes para fazê-lo pelo governo, por exemplo, na Tanzânia, a previsão do tempo é realizada pela autoridade meteorológica da Tanzânia. A seguir estão algumas vantagens da previsão do tempo, vejamos:

  • A previsão do tempo permite que as pessoas planejem e tomem precauções contra várias calamidades naturais, como enchentes e tufões, para minimizar seus efeitos; O mau tempo, como chuvas torrenciais ou vento forte, pode destruir propriedades e levar à morte, portanto, se houver previsão de que o mau tempo vai acontecer, as pessoas podem tomar precauções como evacuar as áreas afetadas ou permanecer em casa.
  • A previsão do tempo permite que os agricultores ajustem suas atividades agrícolas de acordo com as condições climáticas esperadas. Por exemplo, se espera-se que haverá menos chuvas no futuro, os agricultores irão preparar um sistema de irrigação para compensar o déficit.
  • A previsão do tempo influencia muito o transporte, especialmente no ar e na água. Nesse sentido, a decolagem e aterrissagem de aeronaves podem ser afetadas pelo clima, enquanto tempestades e ventos fortes afetam muito as viagens aquáticas.
  • A previsão do tempo pode ajudar a orientar e estimular os turistas a visitarem determinadas áreas. Por exemplo, se está previsto que certas áreas fiquem quentes no futuro, os turistas de áreas frias irão viajar para esta área para desfrutar do calor previsto.
  • Em situações extremas como a guerra, a previsão do tempo é uma ferramenta importante. Pois, os militares se beneficiam da previsão do tempo, podendo planejar suas atividades de combate ou estratégias com base nas condições meteorológicas esperadas. Durante a guerra, os militares podem planejar suas ações com base nas condições climáticas esperadas para maximizar a chance de que os procedimentos sejam realizados com sucesso.

Clima: como podemos fazer para saber com mais precisão ou com alguma antecedência?

Como vimos, o clima costuma ser um fator instável em muitos momentos e isso pode gerar algumas mudanças nas previsões. Porém, isso não significa que os aplicativos ou estudos sejam ruins, apenas que é impossível fazer uma afirmativa com 100% de certeza sobre o tempo para períodos mais longos.

Portanto, a melhor maneira é possuir um bom aplicativo em seu celular ou computador e se manter informado sobre as mudanças. Primordialmente, com o avanço tecnológico e as crescentes vigilâncias acerca das mudanças climáticas fica muito mais fácil se preparar para as condições que estão por vir no seu dia a dia e em um futuro próximo.

VEJA TAMBÉM: Clima: O que é, tipos, fatores, características e muito mais

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -