HomeTudo SobrePoupatempo: tenha acesso a informações e serviços públicos rapidamente

Poupatempo: tenha acesso a informações e serviços públicos rapidamente

-

Atualmente, em diversos estados do Brasil existem programas que aceleraram o processo de emissão de documento para cidadãos e os informa sobre serviços públicos, como o Poupatempo.

Esses programas se tornaram cruciais, levando em consideração a velocidade com que o mundo funciona hoje em dia. E essa afirmação se torna verdadeira porque a demanda de emissão de documentos, busca por trabalhos CLT e outros serviços públicos estão cada vez maiores.

Fora o fato de que as pessoas precisam estar de acordo com o funcionamento do mundo, que está tornando a vida de todos o brasileiros corrida. E em meio a tanta correria e necessidade de ter acesso a emissão de documentos de maneira mais rápida e outros serviços, no estado de São Paulo existe o Poupatempo.

Poupa tempo
Logo do Poupatempo, programa de serviços do estado de São Paulo.

Esse programa foi criado com o intuito de tornar mais fácil o acesso às informações e serviços públicos. Como o próprio nome diz, esse programa serve para garantir que os serviços oferecidos entreguem com velocidade aquilo que se propõe.

- Continua Depois da Publicidade -

Visto que o Poupatempo facilita a vida de muitos brasileiros, para entender melhor como funciona o programa, conhecer sua história e muito mais, esse artigo foi escrito.

Por isso, caso o leitor tenha alguma dúvida sobre o Poupatempo, seus horários de funcionamento e locais onde pode encontrar uma unidade próxima, aqui estarão contidas muitas informações relativas a isso.

História do Poupatempo

O Poupatempo foi criado por Mário Covas, um político de muito renome em seu estado, São Paulo. Mário Covas foi muito conhecido por sua carreira, família tradicional e por sua trágica e infeliz morte.

Mas o principal ponto sobre Covas é sua trajetória política e ilustre presença na história do estado de São Paulo que se deve a suas diversas contribuições.

Nascido em Santos, Covas iniciou sua vida política como prefeito de Santos, em 1961 e quatro anos depois se tornou deputado, em meio a ditadura militar.

Mario Covas
Governador Mario Covas, que criou o Poupa Tempo no ano de 1996.

De cargo em cargo, Covas foi se consolidando como um dos mais importantes políticos da história de seu estado e do Brasil. Enfim, quando Covas finalmente se tornou governador do estado de São Paulo, em 1995, começou a estudar projetos que fizessem o estado funcionar de uma maneira mais eficaz.

Mário Covas afirmou que herdou uma gestão repleta de dívidas e de muita insatisfação popular, o que o fez tomar medidas, tais como a criação do Poupatempo, em 96. A iniciativa de criar o Poupatempo foi de extrema importância para melhorar o funcionamento burocrático do estado de São Paulo.

- Continua Depois da Publicidade -

E, com apenas um ano de criação, em 1997 finalmente a primeira sede do Poupatempo foi aberta, próximo ao marco zero da cidade de São Paulo, na Praça do Carmo. O sucesso desse programa foi tamanho, que mais de 400 serviços foram agregados as responsabilidades do Poupatempo.

Enfim, atualmente existem mais de 80 unidades do Poupa Tempo distribuídas pela grande São Paulo, pela capital e cidades do interior do estado. Nas pesquisas de satisfação mais recentes, como na de 2015, o Poupatempo foi avaliado como um serviço público aprovado por quase cem por cento das pessoas que fizeram uso dele.

Onde encontrar Poupatempo

O Poupatempo, como foi dito anteriormente, pode ser encontrado por todo estado de São Paulo. Todavia, é um serviço que se encontra em constante aprimoramento e expansão por todo o território paulista.

Enfim, para saber onde encontrar o Poupatempo mais próximo, basta acessar o site do Poupatempo https://www.poupatempo.sp.gov.br/ e clicar na opção “Locais de atendimento” que se encontra no canto superior direito do site.

Depois disso, uma nova página com título “Locais de atendimento presencial” será aberta. Nessa nova página, ao rolar para baixo, o usuário poderá selecionar a região do estado de São Paulo em que deseja saber se há um Poupatempo.

As opções são “Capital”, “Litoral”, “Grande São Paulo” e “Interior”. Depois de selecionar uma delas, agora basta conferir qual é o ponto de atendimento mais próximo. Ao selecionar, todas as informações sobre o local em que fica estarão disponíveis.

Ao todo o Poupatempo possui 82 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo, o que torna um serviço tão eficaz quanto abrangente. Agora, caso alguém deseje achar um dos totens de atendimento do Poupatempo, esses só estão disponíveis na Capital, no interior e na grande São Paulo.

Outra maneira de encontrar o Poupatempo, também, é por meio do Google. Caso esteja em no estado de São Paulo, basta pesquisar “qual é o Poupatempo mais próximo a mim”, que todas as unidades próximas irão aparecer por indicação do Google Maps.

Totens do Poupatempo

- Continua Depois da Publicidade -

Os totens do Poupatempo são uma ferramentas distribuídas por locais da cidade de São Paulo, região e também no interior do estado para que se faça a solicitação de serviços onde quer que se esteja.

Esses totens ficam em locais estratégicos, onde pessoas estão sempre passando corriqueiramente.

O mais interessante sobre o serviço dos totens é que eles possibilitam a execução e solicitação de serviços oferecidos pelo Poupatempo, tais como pagamentos, agendamentos no Procon e agendamentos para emissão de RG. Esses totens estão distribuídos por shoppings, centros comerciais, metrôs e em outros lugares.

Por isso, quando alguém disser que não tem tempo de entrar em contato com o Poupatempo para marcar algum serviço, é bem provável que não fizeram esforços mínimos. Apesar de parecer grosseiro, é um fato, visto que o Poupatempo acessibiliza até mesmo a forma de marcar um horário para conseguir acessar seus serviços.

Por isso, caso não tenha tempo para entrar em contato com canais de atendimento do Poupatempo ou fazer isso por meio do aplicativo, basta localizar um totem em algum dos lugares mencionados e marcar um horário.

Aplicativo do Poupatempo

Com mais uma facilidade que possibilita o acesso a serviços públicos, a equipe responsável pelo Poupatempo inovou ao entregar aos usuários um aplicativo.

Disponível nas principais lojas de aplicativo, seja para IOS ou para Android, o aplicativo do Poupatempo se chama “Poupatempo Digital”.

Poupa Tempo
Pessoa usando o aplicativo do Poupa Tempo digital em celular.

Criado em 5 de maio de 2020, esse aplicativo possui mais de 1 milhão de downloads só na Play Store, loja oficial do Google para aplicativos de celulares Android. Apesar de ser mais limitado do que os serviços presenciais oferecidos pelas unidades do Poupatempo, o aplicativo possui uma grande serventia.

Por meio dele é possível ter acesso a 100 serviços que são oferecidos pelo Poupatempo e ainda ter contato com um canal de atendimento exclusivo para os clientes.

Devido a pandemia de Covid-19, tanto os horários de funcionamento limitados quanto o fechamento de unidades para garantir medidas de segurança sanitária, fizeram com que o app do Poupatempo ganhasse uma importância maior.

Na verdade, o aplicativo foi criado em meio a pandemia para suprir as necessidades daqueles que precisavam poupar tempo na hora de emitir documentos ou ter acesso aos diversos serviços do programa.

Além de todos o serviços tradicionalmente oferecidos pelo Poupatempo, o app possibilita que se faça o cadastro para ser vacinado no estado de São Paulo. Essa é só mais uma das facilidades criadas que provam que o governo do estado de São Paulo se preocupa com seus cidadãos.

Enfim, após baixar o aplicativo, é necessário abrir o aplicativo para começar o uso. Primeiramente, uma mensagem de introdução e um pequeno tutorial introduzem os novos usuários.

Login ou cadastro no Poupatempo Digital

Para usar o app, antes de mais nada é necessário fazer o login com o “LoginSp”, que é uma conta que residentes do estado de São Paulo tem para acessar serviços gerais do estado.

Outra maneira de acessar é por meio do login no Portal Poupatempo, que também é uma possibilidade de acesso. Mas, caso não haja cadastro em nenhum dos dois, basta realizar o mesmo dentro do próprio APP.

Poupa Tempo
Página de acesso ao login do Poupa Tempo.

Enfim, após realizar o cadastro ou fazer login, basta navegar pelo aplicativo e buscar pelo serviço de interesse. Para fazer o cadastro no app, é necessário clicar em “Entrar”, logo na página inicial. Caso já se tenha uma conta cadastrada, basta dar continuidade no login.

Mas, caso contrário, é necessário clicar em “Cadastre-se aqui”. No processo, informações tais como CPF, RG, nome e várias outras informações são requisitadas.

Antes de mais nada, é importante frisar que os dados concedidos ao aplicativo estão protegidos e que isso não deve ser motivo de preocupações maiores. Depois de preencher todos os dados obrigatório, é necessário concordar com os termos de uso e privacidade para conseguir finalizar o cadastro.

Por fim, o aplicativo estará a disposição para que o usuário usufrua de todos os serviços oferecidos. Como dito anteriormente, são 100 possibilidades de usar o site a disposição dos usuários. Portanto, pode-se dizer que o Poupatempo Digital é muito útil e prático.

Serviços oferecidos pelo Poupatempo

O Poupatempo foi criado com o intuito de facilitar a vida dos moradores do estado de São Paulo que desejam acessar serviços públicos. Por isso, 400 serviços que vão desde emissão de documentos de identidade, renovação de carteira de motorista e muitos outros são alguns dos que o Poupatempo oferece.

Geralmente, esse programa é procurado para alguns serviços principais. Por isso, o processo para fazer cada um deles será explicado aqui nesse artigo.

Como agendar o RG no Poupatempo

O RG, que é o documento de identificação de Registro Geral, é um dos mais importantes documentos que um cidadão pode ter. Com ele, é possível identificar cada cidadão brasileiro ou estrangeiro com nacionalidade brasileira a partir do local em que nasceu, a data de nascimento e nome dos pais.

Além disso, um fato importante sobre o RG é que nele é possível identificar o órgão emissor do documento. Enfim, o RG é usado para diversas funções por ser o documento de identificação com foto que contém vários dados presente nele.

Então, para agendar a retirada do RG via Poupatempo, é necessário acessar o Portal Virtual ou por meio do aplicativo. Mas, para fazer isso por meio do site, basta ir até a página inicial e clicar na opção “Serviços”.

Em seguida, é necessário clicar com o botão direito na opção “RG e antecedentes” e optar pela opção “RG”. Na aba que abre em seguida, um texto informativo sobre critérios, possibilidades de baixar o aplicativo e também a opção, mais abaixo, para agendar a solicitação do RG.

A última opção é a que deve ser clicada. Ao clicar nela, será necessário fazer o login no Portal Poupatempo para dar continuidade.

Mas, é possível fazer isso por meio da opção de ajuda do portal virtual do Poupa Tempo. Ao clicar em “Ajuda”, o usuário deverá clicar em “informações sobre os serviços”. Ali todas as opções de serviços do Poupatempo estarão disponíveis. Para ter acesso a solicitação do RG, basta clicar em “Carteira de identidade RG”.

Depois é preciso selecionar a opção “RG”, selecionar o serviço desejado e forma de atendimento. Depois, selecionar a opção desejada de acordo com a nacionalidade.

Então, após isso, basta selecionar o local de nascimento e a idade do solicitante. Nessa seção, várias informações sobre a solicitação do RG estarão presentes. Por fim, caso o usuário do portal do Poupatempo deseje, basta selecionar a opção “Agendar este serviço”.

Após fazer o login, o serviço de agendamento estará pronto para que o solicitante tenha seu documento de registro geral em mãos.

Como cadastrar o currículo no Poupatempo

Atualmente, milhões de brasileiros estão desempregados. Na verdade, o número estimado de pessoas sem emprego no Brasil é de 14 milhões de pessoas. Um número estarrecedor que implica diretamente nos índices de qualidade de vida dos brasileiros e em muitos outros fatores.

Por sorte, o Poupatempo possui uma função que pode ajudar pessoas a terem emprego garantido só por ceder o currículo ao programa.

Basicamente, o sistema de entrega de currículo no Poupatempo funciona a partir do ato de um trabalhador entregar seu currículo em alguma sede do programa.

reunião aplicativo
Pessoa trabalhando em um momento de reunião virtual.

Depois, caso alguma vaga que esteja de acordo com o perfil do trabalhador surja, ele é notificado para uma entrevista de emprego.

Mas, para cadastrar o currículo no Poupatempo, é necessário que o cidadão que deseja fazer o cadastro se dirija até uma agência do Poupatempo e solicite o cadastro.

Para isso, é necessário apresentar um currículo, ter mais de 14 anos, apresentar um documento de identificação, como o RG.

Além disso, os demais documentos requisitados para o cadastro de currículo são:

  • Carteira de trabalho
  • CPF
  • Cartão Pis/Pasep
  • Uma cópia do NIT

Depois de apresentar todos os documentos, resta esperar que haja uma vaga que esteja de acordo com o perfil profissional, e pronto.

Sabemos que a situação financeira dos trabalhadores do país nem sempre é a melhor. Por isso, é importante frisar que esse serviço de cadastramento é totalmente gratuito.

Além disso, pode ser feito de forma rápida, prática e sem complicações para que se consiga um emprego rapidamente.

Como solicitar a renovação da CNH no Poupatempo

A CNH é o documento mais importante que um motorista precisa ter para conseguir conduzir um veículo. A carteira nacional de habilitação, como já diz o nome, é o que permite que um condutor de trânsito possa dirigir o tipo de veículo, cujo o qual esteja habilitado, de forma legal.

Um fato importante sobre a CNH é que ela tem um prazo de validade, e por isso o condutor deve fazer uma renovação da carteira, num prazo determinado de acordo com o tipo. Por isso, para solicitar o agendamento do processo de renovação da carteira de forma mais rápida, o Poupatempo pode ser de grande serventia.

Para fazer isso, o método mais fácil é via site do Portal do Poupatempo. E para fazer isso por esse meio, é necessário estar logado no portal. Enfim, estando logado no portal, para solicitar o agendamento da renovação da carteira de motorista, basta seguir passos simples que estão explicados a seguir.

Primeiramente, é necessário que o condutor com carteira vencida clique na opção de CNH no site. Depois de fazer isso, é necessário selecionar a opção “Renovação”, definir se há alguma deficiência no condutor, escolher o modelo de CNH e, por fim, agendar o serviço.

Mas, para conseguir fazer isso, é necessário que se tenha o comprovante de pagamento da renovação e a CNH antiga, em caso de uma CNH simples.

Caso o condutor esteja dentro do grupo de casos excepcionais, tais como rebaixamento de tipo de carteira de motorista ou carteira de motorista internacional, é necessário procurara saber no órgão de trânsito o que é necessário para renovar.

Enfim, após agendar, basta comparecer ao local na hora marcada e seguir com os trâmites. Por fim, agora resta ao condutor finalizar a renovação da CNH.

A presença do Poupatempo no estado de São Paulo

Buscando suprir as necessidades de todas as regiões do estado de São Paulo, o governo estado está em um plano de expansão constante para que o programa consiga abranger diversas áreas no território paulista.

A primeira unidade aberta foi na capital Paulista, em 1997. Desde então, outras 81 unidades do Poupatempo foram abertas. Atualmente, o plano de expansão do programa se encontra a todo vapor. O governo do estado de São Paulo anunciou que o Poupatempo abrirá mais vinte unidades pelo estado.

Isso é sinal de que o dinheiro arrecadado com os impostos no estado são bem direcionados para o bem maior dos cidadãos.

Novas unidades anunciadas do Poupatempo

Paraguaçu Paulista, Pederneiras e Promissão são as cidades do Centro-Oeste paulista que receberão unidades do Poupatempo.

Todas elas são cidades de porte médio e possuem em média, 40 mil habitantes. Visto que as necessidades por um Poupatempo são grandes em regiões como essa,  o governo do estado de São Paulo decidiu implementar novas unidades nesses locais.

Poupa Tempo
Unidade do Poupatempo no estado de São Paulo.

Além dessas unidades, mais 17 outras serão distribuídas em torno do estado com a justificativa de dar acesso mais fácil a informações e serviços públicos.

Unidades na capital paulista

Atualmente, o numero de unidades de Poupatempo na capital paulista são 6. Visto que São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, e a maior cidade do Brasil, essas unidades estão bem distribuídas no entorno da metrópole.

A unidade da Alesp fica no Ibirapuera, na avenida Pedro Alvares Cabral, número 201. O horário de funcionamento desse posto de atendimento do Poupatempo funciona de segunda a sexta, das 9h até as 17h. Enquanto aos sábados, funciona das 9h as 13h.

Já a unidade Poupatempo Cidade Ademar fica na Av. Cupecê, 5497, no bairro Jardim Miriam.

O horário de atendimento dessa unidade é das 7h até às 19h, de segunda a sexta. Enquanto aos sábados o funcionamento se restringe de 7h às 13h.

O Poupatempo unidade Itaquera fica na Avenida do contorno, número 60. Um bom ponto de referência é o metrô estação Corinthians-Itaquera. Seu horário de funcionamento é das 7h as 19h, de segunda à sexta. E aos sábados, abre as 7h e fecha as 13h.

Já no tradicional bairro da Lapa, o Poupatempo fica localizado na Rua Curtume, na esquina com a Rua Guaicurus, 906.

Seu horário de funcionamento é semelhante ao do Poupatempo Itaquera e Cidade Ademar. A única unidade da capital paulista que fica dentro de um shopping é a unidade Poupatempo de Santo Amaro.

No segundo andar do Mais Shopping, é possível encontrar essa unidade do Poupatempo com facilidade. Mesmo estando dentro de um shopping, seu horário de funcionamento não é diferente dos demais citados anteriormente.

De segunda à sexta, das 7h até às 19h essa unidade fica aberta. Enquanto aos sábados, seu funcionamento vai das 7h às 13h. Por fim, a última unidade é também a primeira que foi inaugurada do programa Poupatempo.

Na praça da Sé fica, mais especificamente na Rua do Carmo, próximo ao metrô da Sé, funciona o Poupatempo de segunda à sexta nos mesmos horários apresentados anteriormente. E aos sábados também.

Unidades Poupatempo na Grande São Paulo

Na grande São Paulo existem 15 unidades do Poupatempo disponíveis para atender asa necessidades da população desses entornos. A lista de unidades é muita extensa, mas todas serão mencionadas para o conhecimento dos leitores que precisarem usar algum serviço Poupatempo na Grande São Paulo.

Há uma unidade em cada uma das cidades: Guarulhos, Caieiras, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franco da Rocha, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes e Osasco. Além dessas localidades, há também unidades em Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra.

O horário de funcionamento segue um padrão, mas pode variar de acordo com eventualidades ou restrições municipais. Por isso, é importante estar atento aos horários no site do Poupatempo para saber quando é possível usar os serviços disponíveis nos locais de atendimento.

Poupatempo no Interior de São Paulo

No interior de São Paulo, ao todo são mais de 55 cidades que possuem pelo menos um Poupatempo a disposição de seus cidadãos.

Algumas das cidades da lista são Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Barretos.

Todas as cidades mencionadas tem um fluxo populacional muito acima da média de cidades de porte médio, já que são grandes centros que abrigam pelo menos mais de 100 mil habitantes.

A cidade de Ribeirão Preto sozinha possui mais de 700 mil habitantes. O número de pessoas que podem precisar dos serviços é imenso, portanto.

Por isso, a iniciativa do estado de São Paulo de implementar unidades do Poupatempo pelas regiões interioranas do estado foi extremamente importante para facilitar trâmites e burocracias no estado.

O horário de funcionamento de todas as unidades do interior é padrão: das 7h às 19h da noite de segunda a sexta. E das 7h até as 13h aos sábados.

Poupatempo no Litoral de São Paulo

O litoral de São Paulo possui cinco unidades de Poupatempo distribuídas por cinco cidades. São elas Caraguatatuba, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A unidade da cidade de Caraguatatuba fica na Avenida Rio Branco, número 955 no bairro Indaiá. Essa unidade funciona com um horário de 9h às 17h de segunda a sexta. E aos sábados, funciona por apenas quatro horas, das 9h as 13h.

A unidade do Poupatempo do Guarujá fica na Avenida castelo Branco, número 357, no bairro Jardim Cunhambebe e funciona com o mesmo padrão de horários de Caraguatatuba.

Uma boa maneira de encontrar essa unidade é chegando até o Itapema Shopping, que é onde se encontra o Poupatempo da famosa cidade de Guarujá.

O Poupatempo na cidade de Praia Grande fica  na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511, no bairro Intermarés. Seu funcionamento é o mesmo que nos demais centros de atendimento do litoral, no mesmo horário.

Já o Poupatempo da cidade de Santos fica na Rua João Pessoa, 246, no Centro da cidade.

O horário de funcionamento é das 9h às 17h de segunda a sexta, assim como aos sábados é das 9h às 13h. No shopping Brisamar, na cidade de São Vicente, é onde fica o Poupatempo da região.

Localizado no segundo andar do shopping, essa unidade funciona nos mesmos horários que os demais Poupatempo da região litorânea do estado de São Paulo.

Jornal Poupatempo

Uma coisa interessante sobre o Poupatempo é que  dentro de seu portal há um jornal que informa seus visitantes sobre notícias do estado de São Paulo e assuntos que giram em torno do Poupatempo.

Muito mais do que apenas uma plataforma informativa sobre os serviços prestados e também uma maneira de ter acesso a agendamentos e outros serviços, o Poupatempo possui uma característica de versatilizar sua abrangência.

Por isso, na sessão de notícias do Poupatempo há essa extensa variedade de notícias sobre abertura de novas unidades, atualização do aplicativo e muito mais.

Para ter acesso ao portal de notícias do Poupatempo, basta que ao acessar o site, role a tela para baixo até o final da tela e ir até a sessão de destaques e ir até as notícias.

Nesse portal é possível ter acesso a diversas notícias e atualizações sobre o Poupatempo e muito mais.

Além disso, por meio do Twitter, Instagram e Facebook do Poupatempo é possível ficar por dentro de tudo que diz respeito a esse programa do governo do estado de São Paulo.

Conclusão sobre o Poupatempo

Com certeza, o Poupatempo é uma facilidade para a vida daqueles que mora no estado de São Paulo.

Tanto pelo fato de facilitar o acesso ao agendamento de emissão de documentos, acesso a informações sobre serviços prestados, quanto por possuir um aplicativo que oferece mais de 100 serviços, o Poupatempo é de grande utilidade para o cidadão moderno.

Por isso, na hora de emitir documentos ou fazer qualquer consulta sobre o assunto nas imediações do estado de São Paulo, a melhor opção, com certeza, é o Poupatempo.

Apesar da emissão de documentos ser um assunto que, inevitavelmente, envolve burocracias e processos demorados, o Poupatempo busca entregar serviços o mais rápido possível.

Além disso, o Poupatempo possui uma reputação regular dentro do Reclame Aqui, o que é um nível consideravelmente bom para um serviço público.

O número de reclamações respondidas é de quase 96 % das reclamações feitas, além do fato de 72,7% dos mesmos foram resolvidos. Outro fato importante sobre o Poupatempo é que 6,1 em cada 10 pessoas voltariam a usar o Poupatempo, segundo pesquisas do Reclama Aqui.

Esses fatos e outros mais mostram como o Poupatempo se empenha em entregar bons serviços e respeitar o público na medida do possível.

Além disso, os totens distribuídos por diversas localidades da cidade de São Paulo são um indicativo de que o Poupatempo tem como intenção facilitar o acesso a emissão de documentos.

Por esses motivos e muito mais, a conclusão que se pode tirar sobre o Poupatempo é que é uma ótima forma de agendar emissão de documentos e ter acesso a outras serviços públicos.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -