HomeEducaçãoCurrículo Lattes: dicas para deixar seu currículo impecável

Currículo Lattes: dicas para deixar seu currículo impecável

-

Quem está em busca e procura por um empregado, já deve ter procurado formas de elaborar um bom currículo. Nisso, deve ter se deparado com o termo Currículo Lattes e o curriculum vitae. Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o que pode ser essas duas coisas. Continue lendo.

As duas nomenclaturas servem para coisas distintas, que embora sejam parecidas, são para duas coisas diferentes. Quem está dentro do meio acadêmico já deve ter ouvido falar sobre o Currículo Lattes e como ele é importante para mostrar as habilidades e competências do profissional.

Se ainda existe alguma confusão sobre os termos, o que se precisa saber sobre a diferença entre os dois, é que no curriculum vitae, o profissional preenche com seus dados profissionais e também com as experiências já realizadas com outras empresas. Enquanto que o currículo lattes é mais específico para quem trabalha na área acadêmica, e por isso, o profissional preenche o documento com seus cursos e informações relacionadas ao aprimoramento da carreira.

A grande diferença entre os dois se dá sobre a formatação dos documentos, e também em como é feita apresentação deles. No caso do curriculum vitae, o documento costuma ser encaminhado para as empresas durante o processo seletivo, é como se fosse um tipo de apresentação feita do candidato para os recrutadores ou organizações que estão contratando. Tendo como principal foto as experiências profissionais, colocando toda a trajetória dentro do mercado de trabalho. O principal objetivo do Currículo é mostrar aos recrutadores as experiências profissionais.

Enquanto que o Currículo lattes funciona da mesma maneira, mas nesse caso, ele é construído para mostrar o perfil acadêmico do candidato e, portanto, enviado para oportunidades de emprego mais voltadas para essa área.

- Continua Depois da Publicidade -

Currículo Lattes

Currículo lattes: o que é?

Dentro do meio acadêmico, o currículo lattes é um dos mais usados pela grande maioria das pessoas. Para os profissionais que têm interesse nessa área de carreira, ter esse tipo de currículo é fundamental para mostrar as especialidades e habilidades dentro do campo de estudo.

Esse tipo de currículo é feito através de um portal online e gratuito que pertence ao CNPq (Conselho Nacional Científico e Tecnológico), pela Plataforma Lattes. O CNPq é um dos maiores órgãos que oferece bolsas de pesquisa científica no país e desde 1999 disponibiliza modelos gratuitos de currículo que precisam apenas ser atualizados por cada profissional.

O nome de currículo lattes se deu em homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, que na época foi considerado um dos maiores cientistas do país. Além disso, o físico também se tornou um dos maiores contribuintes durante a criação do CNPq.

A intenção da criação desse tipo de currículo especializado para a área acadêmica, serviu para padronizar as informações voltadas para pesquisas dos cientistas e estudiosos. Além da padronização do material, dentro da plataforma também é possível consultar as agências que oferecem bolsas de estudos de acordo com cada área.

Quem pretende se inscrever para uma iniciação científica, fazer um intercâmbio ou se inscrever para vagas de pós graduação, mestrado ou doutorado, precisa ter um currículo atualizado dentro da plataforma para que os recrutadores tenham acesso as informações acadêmicas.

Por exemplo, quando se é um estudante universitário com intenção de seguir carreira acadêmica estudando com bolsa de estudos por qualquer instituição que sejam, durante o processo seletivo, ou até mesmo na inscrição para participar dela, será pedido o link para o currículo lattes que inclui os dados básicos e específicos de cada candidato.

Atualizar o currículo lattes: dicas

O currículo lattes precisa ser atualizado sempre que possível, ou quando uma nova informação e habilidade acontece na vida acadêmica do estudioso. Com isso, todas as informações presentes ali precisam estar em dia, para que as chances de conquistar uma nova posição profissional aconteça o quanto antes.

- Continua Depois da Publicidade -

É válido ressaltar que os cientistas e estudiosos, sempre participam de eventos que tenham a ver com a atualização da plataforma, ou com dicas e maneiras de atualizar o currículo, além de saber como melhorar as habilidades como níveis de conhecimento em idiomas por exemplo.

A atualização também requer resumos e foto para ser validada. Isso é fundamental para que o currículo lattes seja válido e seja levado em consideração para avaliações de vagas futuras. Além disso, é válido ressaltar que para quem deseja construir um currículo bem feito, pode seguir algumas dicas básicas para deixar o material impecável.

A primeira dela diz respeito sobre como construir uma trajetória ou linha do tempo, com relação as novas habilidades e interesses que vão acontecendo dentro da vida acadêmica de cada pessoa. Durante a carreira no meio universitário, é preciso que a formação técnica foque em desenvolver novas linhas de pensamento e isso pode estar presente no currículo lattes, mostrando as afinidades de assunto e área que cada pessoa possui.

Por exemplo, quem possui estuda a área do comportamento humano e tem interesse por comunicação, pode desenvolver cada vez mais novas atividades e cursos voltados para uma das duas áreas.

Com isso, consegue mostrar de forma melhor, quais os conhecimentos que possui e se está preparado para entrar em nova área, ou se aprofundar ainda mais em assuntos que requer mais estudo e análise para uma bolsa.

Outro ponto importante para quem está construindo hoje o currículo lattes, é sobre o que não se pode comprovar. Se não tem como provar, não coloque no currículo. Existem algumas atividades do qual o acadêmico pode até fazer parte, que incrementariam e deixaria o currículo mais completo dentro da área. Mas caso não haja um certificado, um documento que comprove o que foi feito ou até mesmo um professor para confirmar sua participação, é melhor repensar.

Alguns órgãos esperam comprovações de certos dados que estão no currículo lattes para contratar ou para oferecer uma bolsa de estudos. E caso tenha algo lá que não possa ser comprovado é melhor deixar de fora.

Todas as informações adicionadas no currículo lattes, precisam seguir uma ordem hierárquica, sendo de cada módulo mais específico que o outro. Seguir a ordem é o ideal para que as informações não fiquem confusa ao longo do material.

- Continua Depois da Publicidade -

Currículo Vitae

Tempo em que você deve atualizar o currículo

Esse é um erro muito comum que a maioria das pessoas comete, que é a demora para atualizar o currículo lattes. Isso não deve acontecer. Durante a vida acadêmica, atualize o documento sempre que possível, ou sempre que finalizar uma nova etapa, que fizer um novo módulo. Deixe-o sempre atualizado com as informações mais recentes.

A área acadêmica pode ser bem movimentada e concorrida, portanto, usar um cronograma para fazer as atualizações é a melhor maneira de manter as informações sempre atualizadas sobre os estudos. As pesquisas vão avançando semestre após semestre, e esse pode ser o prazo para fazer as atualizações na plataforma, inserindo novas conquistas e estudos todos os anos.

Além disso, qualquer outro certificado, publicações de artigos e periódicos também podem ir para o currículo lattes. Ao apresentar um novo trabalho e dar entrada em um novo projeto, isso também deve ser inserido nas informações. A atualização do currículo lattes precisa se tornar um hábito, é uma forma de otimizar o tempo.

O currículo lattes deve ser tratado como uma ferramenta dentro do meio acadêmico, assim como grande parte das qualificações de cada profissional. Sendo assim, mesmo tendo muita diversidade de habilidades, alguns pontos precisam ser levados em consideração todas as vezes que for atualizar as características para ser selecionado em oportunidades profissionais acadêmicas melhoradas.

Em alguns pontos, é possível se atrapalhar na hora de atualizar um material como este, mas é essencial prestar atenção para não errar ou cometer erros de gramática muito desnecessários. Durante a atualização é preciso levar esse tipo de erro em consideração e revisar várias vezes para saber se está tudo certo e dentro do esperado no currículo lattes.

Uma dica extra para ampliar o currículo sempre e ter com o que o atualizar, é produzir mais material acadêmico. Quem já trabalha na área tem mais facilidade, mas é sempre válido também participar de outros trabalhos caso se tenha contato. É essencial se manter na ativa e ter sempre novos trabalhos acadêmicos ou pesquisas em andamento para continuar atuando na área.

Existem diversos eventos de Conselhos, e universidades que podem ser um grande abre portas para auxiliar nessa produção e alavancar novas habilidades e conhecimentos acadêmicos. O networking nunca deve deixar de acontecer, mesmo para as pessoas que já possuem todas as graduações e etapas de conhecimento desenvolvidas. Quem trabalha na área acadêmica sabe que o desenvolvimento de novas pesquisas e novos trabalho é extremamente importante.

Portanto sempre que for possível, participe desses eventos, leve um trabalho para apresentação e o apresente para outras pessoas. Faça contatos e se disponibilize para participar ou até mesmo ajudar em algum outro projeto de pesquisa da sua área e vá atrás de se atualizar sempre.

Depois de concluir novas teses, novas pesquisas e trabalhos colaborativos, não se esqueça de atualizar o currículo lattes com sua nova habilidade e experiência. Independente de qual seja sua área, seja ativo e mantenha os níveis de conhecimento em constante evolução para alcançar os patamares desejados. Esse universo acadêmico abre muitas portas para estudantes, professores e pesquisadores, mas é preciso estar aberto e sabe segurar as oportunidades antes que elas escapem já que é um ambiente muito seletivo.

Currículo Lattes

Como fazer o currículo?

Além das principais informações que são solicitadas como identidade, filiação, nome completo, para fazer um currículo lattes também é preciso ter algumas informações específicas como a própria trajetória acadêmica de cada profissional. A formação academia como competências e idiomas, escrita leitura, entre outros pontos que fazem parte das habilidades acadêmicas e científicas do profissional.

Tudo que faz parte dessa área profissional deve estar presente e atualizado sempre dentro do currículo lattes, como grupos de pesquisa, qualquer participação em extensões de pesquisa, produção científica, etc.

Na grande maioria das vezes, os pesquisadores quando estão em começo de carreira, mesmo sem muita informação, preenchem suas habilidades no campo da plataforma e sem qualquer problema, já que eles não são obrigatórios. Qualquer pessoa pode preenche-los da forma como preferir.

Sendo assim, para criar um currículo lattes, é preciso seguir alguns passos simples, como por exemplo, acessar a plataforma lattes e realizar um cadastro de acesso, preenchendo um formulário com tudo que é pedido, como dados pessoais mais básicos, criando um login e senha.

Feito isso, o próximo passo está relacionado com as informações pessoais um pouco mais aprofundadas, mas é um formulário bem parecido com o da Receita Federal que requer um pouco mais de atenção. Ao adicionar o endereço, ele pode ser tanto residencial ou profissional e depois vêm a parte de inserir as informações que dizem respeito a formação acadêmica em andamento. Os dados que forem fornecidos sobre as instituições precisam ser verdadeiros e dizer respeito sobre as empresas onde já trabalhou.

A próxima aba do currículo lattes é sobre a área de atuação, habilidades em outras línguas onde o profissional deve preencher quais são suas referências em que área do conhecimento, e se fala alguma outra língua e qual seu nível de compreensão. Depois de preencher todos os campos solicitados, clicar em submeter e dentro de 24 horas, o currículo sobre para a plataforma e fica online.

O preenchimento dos dados na hora de fazer o cadastro no currículo lattes é feito como se fosse com um currículo normal. Nesse momento o profissional deve adicionar ali, seus dados pessoais e também criar uma senha e um login fáceis de lembrar, já que esse é um local que será necessário entrar sempre que for preciso atualizar. A atualização é extremamente importante, como já foi dito e precisa ser feito pelo menos a cada seis meses, ou quando algo novo puder ser incluído.

Nas informações pessoais também fica uma parte disponível para adicionar uma imagem. Essa foto deve ser formal, como se fosse uma foto 3 x 4, já que o intuito desse canal é ser sério. Sendo assim, uma foto de rede social, ou um selfie pode não ser a melhor escolha principalmente se for algo descontraído demais.

Durante o preenchimento das informações sobre a formação acadêmica, é essencial que o profissional coloque os dados necessários da sua formação. Instituição de ensino de formação, quais os cursos que foram feitos durante a sua conclusão, qual estudo foi realizado, e caso já tenha a graduação concluída, doutorado ou mestrado, é nessa parte que devem ficar todas as informações a respeito. Além disso, aqui no currículo lattes, também pode estar inserido o assunto ou título da pesquisa ou tese realizada junto do nome do orientador.

Depois das informações acadêmicas, vem a parte profissional, que requer muita atenção. Todos os dados adicionados nessa parte, precisam estar relacionados com o que o profissional realizou, ou caso esteja atuando na área. Se ainda não há qualquer experiência sobre isso, é só deixar em branco e seguir para o próximo passo.

A área de atuação que é a próxima aba das informações na plataforma, dizem respeito ao trabalho atuado e também sobre habilidades linguísticas. Nesse caso, quando o profissional sabe falar outros idiomas, é aqui que a informação deve ser colocada. Há como colocar até 3 idiomas diferentes, então é preciso escolher os principais entre eles, caso fale uma quantidade maior. A fluência também é questionada nessa etapa, assim como o nível de domínio. Portanto, é preciso especificar o nível da fluência, escrita e compreensão.

É muito importante fazer uma reavaliação dos dados e das informações preenchidas antes de submeter o currículo na plataforma. É essencial que isso seja feito com calma e também com todas as informações necessárias que precisam ser feitas para que não haja erros e depois ser preciso corrigir. Com todos os dados adicionados ao CNPq, o currículo pode ser enviado em forma de link para instituições ou vagas desejadas.

Cadastro do portal

Para que serve o currículo?

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico) é o responsável por desenvolver a plataforma do currículo lates, e por pertencer ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), dedica parte de sua estrutura para atribuir e elevar as pesquisas cientificas para melhorar a formação de mais pesquisadores no Brasil. Com isso, não seria diferente, não encontrar uma maneira de divulgar esses profissionais, que é o que a plataforma lattes faz.

O currículo lattes fica localizado em uma plataforma própria para que informações importantes da área acadêmica e profissional sejam colocados sobre diversos profissionais, para que sejam divulgados e encontrados de acordo com suas competências. Essa foi a melhor maneira que o Conselho encontrou para promover seus estudiosos em bolsas de estudo, intercâmbios, entidades públicas e privadas, e também internacionais. Sendo assim, tudo que os profissionais precisam é preencher com seus dados pessoais e profissionais uma página e ter um currículo virtual próprio para atividades de pesquisa, de forma séria, que pode ser encaminhado para quaisquer atividades.

Além disso, as principais vantagens sobre o currículo lattes, estão voltados aos estudantes e pesquisadores que almejam seguir trabalhando e se aprimorando na área acadêmica. Participando de atividades da área, assim como para quem está em busca de empregos em suas respectivas áreas de estudo.

CNPq

O currículo lattes inclusive, pode ser solicitado em seletivas de emprego que busquem por profissionais da área acadêmica ou quando exigem um nível de graduação mais elevado como mestrado e doutorado. Nesse caso, durante a entrevista ou na pré seleção a empresa contratante pode solicitar o currículo acadêmico do profissional para avaliar suas habilidades.

Portanto, ter o documento online preenchido e mantê-lo sempre atualizado é uma forma de abranger suas informações para o território nacional. Além disso, o currículo lattes podem ser impresso e entregue fisicamente nas empresas, da mesma maneira que o currículo normal.

Não há qualquer necessidade de preencher modelos de currículo muito distintos, basta que o mais comum deles, e voltado para a área profissional o seja, como é o caso do lattes para vagas e intenções acadêmicas, ou o vitae para relações mais profissionais.

Ter um currículo lattes atualizado sempre, pode proporcionar experiências diferentes já que o mercado de trabalho procura por lá pessoas que tenham conhecimentos específicos e com isso, muitos eventos acontecem para trocar essas experiências e conhecer mais pessoas da área acadêmica principalmente em faculdades, o que pode ser de grande valor.

Sem contar que é possível adicionar todas as teses e dissertações no currículo, como artigos, pôsteres, resenhas, pesquisas e teses, e tudo mais que fizer parte do seu trabalho como acadêmico, ou até mesmo com caráter de publicação que tenha sido produzido pelo profissional. Tudo aquilo que agregar valor. É válido ressaltar que todas as publicações precisam ter seus indicadores, sendo ISBN, ISSN, DOI, principalmente em publicações, para que seja conferido credibilidade a elas.

No currículo lattes, as informações são traduzidas. O que é uma grande vantagem, principalmente para quem tem vontade de encontrar trabalho em outro país. Sendo possível inclusive, imprimi-lo em inglês. O que proporciona uma grande base de dados para enviar para qualquer lugar do mundo que desejar. A plataforma permite essa alavancagem no currículo e também o acesso de qualquer pessoa em qualquer lugar que ela esteja. A internet une as pessoas e também os profissionais e as oportunidades, daí tamanho importância de ter o currículo lattes preenchido e sempre atualizado. O perfil pode ser encontrado por qualquer pessoa ou recrutador, em qualquer lugar do mundo, que tenha acesso ao seu currículo.

Dentro da plataforma é encontrada as seguintes opções de formatação para a bibliografia do currículo. Uma delas segue as normas da ANVT, e a outra o padrão de Chicago. Não há uma definição para qual delas é certa ou não, isso vai depender de quem está exigindo o documento. Nesse caso, ele pode ser alterado antes da impressão ou até mesmo quando enviar o link de acesso.

É válido ressaltar que a impressão do currículo lattes proporciona que o profissional consiga escolher os campos que aparecem na impressão. Portanto, as cores da página, ou outros elementos gráficos, fica como está, já que é o padrão da plataforma que seja feito dessa maneira.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -