HomeFrases & MensagensPoemas curtos: Infantil e para mães

Poemas curtos: Infantil e para mães

-

Poemas curtos infantis e voltados para as mães, são aqueles escritos em linguagens mais simples, fáceis de ler e que rimam de uma forma bastante sonora, para entreter os pequenos. A literatura infantil é muito rica nesse tipo de escrita e isso deve ser usado para estimular as crianças a gostarem de ler.

Enquanto isso, as mães também encontram poemas curtos voltados para elas, que agradam, acolhem e divertem. Ler entre mãe e filho é ainda mais divertido, principalmente quando as histórias ensinam.

Existem diversos escritores conhecidos que possuem poemas curtos voltados para esse tipo de nicho, que ajuda as crianças a se interessarem por histórias contadas em forma de verso. Além de livros de histórias, as poesias possuem o poder de entreter ainda mais e estimular leitura de forma diferente.

Para entender um pouco mais e conhecer alguns dos escritores mais conhecidos que possuem poemas curtos para crianças e mães, continue lendo.

poemas curtos para crianças

Poemas curtos

- Continua Depois da Publicidade -

A leitura infantil é algo extremamente importante para a vida e o desenvolvimento de uma criança. Por isso, é tão importante incentivar a leitura desde cedo. Quando se fala em poemas curtos e de fácil compreensão, eles podem ser mais simples e divertidos ou não.

Existem poemas de vários tipos, com vários assuntos diferentes, de histórias, de músicas, de brincadeiras, de contos, e muito mais. A linguagem usada para desenvolver esses tipos de material é mais simples e voltado justamente para que as crianças entendam o que está sendo dito.

A grande maioria das pessoas atualmente até estranha quem tem o hábito de ler para os filhos, mas isso é extremamente necessário para auxiliar no desenvolvimento e estimular o hábito da leitura que é tão importante.

Uma verdade é que ensinar esse hábito, mesmo que com poemas curtos, ajuda muito no desenvolvimento da comunicação das crianças. Além de ajudar durante o início na vida escolar, no aprendizado da leitura, da escrita, que faz toda a diferença na vida educacional.

Existem estudos que comprovam essas teorias, mesmo quando as crianças ainda são bebês pequenos e podem nem entender o que você está lendo. O que acontece nesses casos, é que os nenéns apreciam a melodia dos poemas junto da voz que está lendo e com isso, mesmo que ele não entenda nada, ele passa a prestar atenção.

Com o passar do tempo, as palavras ritmadas vão ficando interiorizadas no inconsciente da criança, e isso traz diversos benefícios.

poemas curtos

Poemas curtos e bonitos

Quem gosta de ler e se dedica com boas leituras, literaturas diferentes, sabe o quanto a poesia pode emocionar. Existem diversos poemas curtos que são muito simples, criados e feitos para mães ou até mesmo para crianças, que são muito bonitos de se ler.

- Continua Depois da Publicidade -

Além de emocionar, também envolvem o uso da imaginação, ajuda a educar as crianças, nos faz refletir sobre a vida, principalmente sobre toda a sua complexidade. Com esses motivos em mente, inserir a poesia na nossa vida, faz ela ficar muito mais leve.

A leitura nos possibilita ver a vida de forma diferente, e a poesia potencializa a forma de expressão, principalmente voltada para a área sentimental. Por isso, ler poemas curtos que sejam bonitos, podem melhorar até mesmo um dia ruim.

Além das mães e adultos, as crianças também se beneficiam com poemas bonitos que tenham histórias que alegrem e divirtam. Existem poemas infantis que contam histórias lindas e principalmente que ensinam alguma coisa.

Esse tipo de material literário é ideal para começar a ler junto das crianças. Além de ser uma forma de potencializar o incentivo na leitura desde cedo.

Poemas que rimam

Um dos pontos positivos de poemas curtos para crianças é que eles rimam muito. E isso além de ser sonoro na hora da leitura, também é divertido para as crianças. Que vão aprendendo que os sons combinam, que as palavras conversam entre si na poesia.

Além disso, as rimas também inspiram as pessoas, que conseguem compor melhores combinações de palavras e frases. Por esse motivo que a poesia é recomendada em qualquer idade.

As mães que gostam de ler poemas, também vão gostar de encontrar as poesias que rimam. É uma forma de se divertir durante a leitura, torna-la mais leve. Inclusive, os poemas curtos nem sempre são de simples leitura.

Existem aqueles que são criados de forma livre, que nem rima possuem, o que não deixa de ser lindas obras, mas é necessário um pouco mais de entendimento para extrair o que esse tipo de verso tem a transmitir para o leitor.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Poemas: O que é ? Como fazer e qual o poema mais lido

incentivo a leitura

Poemas para mãe

Muitos poemas curtos foram compostos para homenagear as mães em diversas ocasiões. Tanto no dia delas, quanto para o aniversário, natal, etc. Muitas dessas mensagens costumam ser inspiradoras e isso também pode estar totalmente voltado para a maternidade.

Para isso, os poemas para mães complementam muitas vezes uma homenagem, um carinho especial. Como por exemplo nesses casos, da celebração de uma data importante.

Para criar poemas curtos para mães não há um padrão. Muitas vezes se usam palavras de amo e carinho e também que remetam a personalidade da homenageada. O tipo de poema também pode variar, mas não há regras quanto a isso.

Além disso, o melhor de criar um poema é saber se expressar e colocar nas linhas e rimas aquilo que se deseja falar, e aquilo que sente. Sendo assim, muitas vezes, ele pode ter uma estrutura diferenciada dos mais tradicionais.

Outro ponto importante é como se lê esse tipo de poema. Normalmente poemas curtos que são escritos para as mães são mais emocionais, mais emotivos. Mas nada impede de criar algo que seja mais divertido e descontraído também.

Leia também: Dia das mães: curiosidades, presentes e frases

poemas curtos

Vinícius de Moraes

O poeta Vinícius de Morais ficou muito conhecido principalmente por seus diversos poemas e também canções da música brasileira. Fazendo parte importante da nossa literatura, o escritor também se dedicou em parte, a criar poemas curtos infantis.

Formado em jornalismo, o poeta e dramaturgo, fez parte da segunda fase do modernismo, junto de vários outros nomes importantes, e uma característica marcante de suas obras era o lirismo. Toda a beleza e emoção de suas rimas, fez seus poemas ficarem bastante conhecidos no Brasil e no mundo.

Alguns de seus poemas curtos infantis mais conhecidos foram:

  • A Arca de Noé
  • O relógio
  • A casa
  • O Leão
  • O Ar O vento
  • A Foca
  • O pinguim
  • O Peru
  • As abelhas
  • As borboletas

Cada um com sua estrutura e o interessante é que algumas dessas obras se transformaram em música, junto de Toquinho que também era um grande amigo do escritor.

 Fernando Pessoa

Outro grande nome que também escreveu muitas poesias para crianças, foi Fernando Pessoa. O escritor também foi dramaturgo, filósofo e tradutor, inventor e empresário, além de fazer sucesso com as poesias.

Era português e foi educado na África do Sul, e no decorrer de sua vida, de todas as suas quatro obras, 3 delas foram escritas em inglês. Foi responsável por traduzir diversas obras importantes de Edgar Allan Poe e Shakespeare para o português, e outras para o inglês.

Seus poemas tinham como característica os heterônimos, que ao contrário do pseudônimo, o escritor construiu personalidades poéticas inteiras, como se fossem falsas identidades, mas que com toda a manifestação artística, acaba se tornando verdadeira.

Suas obras e seus poemas curtos voltados para crianças se tornaram uma oportunidade de colocar o escritor e poeta de forma mais popular entre as crianças. Com versos muito fáceis de ler e com muita sonoridade, os poemas mais conhecidos de Fernando Pessoa são:

  • Havia um menino
  • Dorme, criança, dorme
  • Poema Pial
  • Criança desconhecida
  • A criança que pensa em fadas
  • Liberdade

Seus poemas não possuem uma estrutura definida ou características muito bem montadas, mas sempre foram mais sinceras e realistas. Algo um tanto quanto diferente na época para ser voltado a crianças.

poemas curtos

 Mario Quintana

Conhecido por suas poesias, Mario Quintana também é considerado um dos maiores escritores do século XX, foi tradutor, jornalista e um grande mestre da palavra escrita, da síntese poética e do bom humor.

Muitas de suas obras podem ser lidas para crianças e por crianças, mas ainda assim, existem alguns títulos que foram criadas diretamente para os pequenos. Mario Quintana produziu muitos poemas curtos e se tornou um dos maiores poetas da literatura do Brasil.

Grande parte de seus versos ficaram famosos por várias gerações e por isso, seus versos ecléticos que muita das vezes retrata o amor, a inocência e a própria história, se tornaram tão conhecidos quanto ecléticos.

Seus poemas curtos voltados para crianças também se tornaram muito conhecidos, entre eles estão:

  • Se eu fosse um padre
  • Seiscentos e sessenta e seis
  • Poeminha do contra
  • Bilhete
  • Ah! Os relógios
  • Canção de nuvem e vento
  • A observação
  • Poeminha sentimental
  • Canção da garoa
  • A rua dos Cataventos
  • A gente não sabia
  • Espelho mágico
  • Sapato florido

Muitos desses versos são feitos para crianças, mas alguns deles exigem um adulto lendo junto, devido a algumas palavras que podem gerar dúvidas nos pequenos. Ainda assim, são obras pequenas e ideias para ler junto das crianças.

poemas curtos

Poemas Infantil

Criar poemas curtos para crianças exige um pouco de conhecimento em literatura e também em produção de texto. Isso é algo que nem sempre é abordado nas escolas, mas entender essas estruturas pode fazer toda a diferença caso você esteja querendo escrever, ou também prestar um concurso ou vestibular.

A criatividade para escrever uma obra infantil é o ponto principal, além disso, é interessante buscar inspirações em escritores que atuam nessa área. Os clássicos da literatura são ótimas opções para inspirar, como Machado de Assis, Dante, Shakespeare, etc.

Procure sonetos, que são poemas curtos e com estrutura fixa, mais fácil de começar. Englobe nas suas palavras todos os sentidos. Isso desperta ainda mais a imaginação das crianças. Quando se escreve para crianças, o tema é importante, e ele deve condizer com a idade desse público. Defina uma estrutura e então comece a rascunhar. Quanto mais se escreve, mais fácil é tirar ideias desse material para montar a obra desejada.

Fuja dos clichês, mesmo escrevendo para crianças, poemas curtos podem ser originais e ter sacadas incríveis de linguagens e assuntos. Por fim, leia e releia várias e várias vezes, até achar que está tudo certo, sem erros e sem nada mais para ser corrigido.

Leia para alguém e até mesmo para uma criança e verifique se o resultado agrada. Ter uma segunda opinião é importante para ajudar ao longo do processo e também para saber se está indo no caminho certo.

poemas curtos

Poemas curtos: Sobre a vida

As poesias e os poemas curtos são aquele tipo de leitura que inspira, que nos faz sentir e até mesmo nos emocionar sobre determinadas situações. Desperta a sensibilidade. Algumas obras que são voltadas a falar sobre a vida, tende a despertar ainda mais essas sensações.

A vida é um grande mistério para todos, e por isso, grandes escritores sempre tentaram de alguma forma falar sobre ela, filosofando em suas obras. Veja algumas delas:

  • O Tempo – Mario Quintana
  • Dialética – Vinícius de Moraes
  • Assim eu vejo a vida – Cora Coralina
  • Brisa -Manuel Bandeira
  • Dorme, que a vida é nada – Fernando Pessoa
  • Desenho – Cecília Meireles
  • Viver – Carlos Drummond de Andrade
  • Pedra Filosofal – Antônio Gedeão
  • Sendo eu um Aprendiz – Bráulio Bessa
  • Canção do dia de sempre – Mario Quintana

Conclusão

Esses são alguns dos autores mais conhecidos que escrevem poemas curtos para crianças e para mães. É um material muito rico para ler para os pequenos, de forma leve, divertida e descontraída, para tornar esse hábito algo gostoso na rotina.

Diante uma era tão informatizada, não se deve deixar a leitura de bons livros de lado. Por isso, mãe se pais devem sempre continuar incentivando seus filhos e ler cada vez mais. O universo da leitura incentiva a criatividade e a imaginação e isso é extremamente importante para a vida de uma criança.

Um bom incentivo para isso, é os próprios pais, adquirirem o hábito da leitura. Mesmo com poemas curtos. Os filhos aprendem muito e diretamente observando o comportamento dos pais. Por isso, se você não lê muito e quer incentivar isso nos pequenos, comece a ler também.

Poemas curtos são mais fáceis de ler, divertidos, rápidos e uma ótima maneira de passar o tempo. Essa é uma dica muito importante para as mães que têm filhos pequenos, principalmente agora em que tudo é informatizado. O incentivo a leitura precisa vir inicialmente de dentro de casa.

Leia também: Poemas de amor: Para namorada e namorado

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -