HomeFrases & MensagensPoema do cume: Quem escreveu e significado

Poema do cume: Quem escreveu e significado

-

Poucas pessoas conhecer a origem do poema do cume, e principalmente, quem é o seu autor. Escrito por Laurindo Rabelo, o poema engraçado e divertido, cheio de duplo sentidos, faz rir e diverte todos aqueles que escutam pela primeira vez.

Laurindo é considerado o rei da música brega, além do poema do Cume, também criou o poema “Do Penico à Bomba atômica” que embora não tenha feito o mesmo sucesso, mantém o mesmo estilo de escrita do cantor.

Um erro muito comum é encontrar os créditos do poema dado erroneamente ao Plautus Cunha. O que não é uma verdade e acabou se tornando uma grande polêmica. A tendência do escritor oficial é de criar frases de duplo sentido que expressem algo divertido e que muitas vezes tenham a ver com a sociedade.

Para saber mais e conhecer o Poema do Cume, continue lendo.

poema do cume

Qual é o poema do cume?

- Continua Depois da Publicidade -

O poema do Cume fala de uma montanha, onde nasceu uma rosa. E conforme a flor desabrocha, ela passa a liberar um cheiro. Toda a história e colocada em forma de verso, com muito duplo sentido, e uma forma sonora, que leva a deixar o poema, levemente obsceno.

Como a palavra “cume”, ligada a outras palavras, pode indicar uma parte do corpo humano estando em situações adversas e constrangedoras muitas vezes. E essa é a grande sacada do autor e também toda a graça do poema.

Além do Poema do Cume, Laurindo também escrever diversos outros poemas de mesmo estilo. Toda essa encadernação, se torna uma raridade quando o assunto é duplo sentido e frases que podem ser usados em contextos dúbios.

Assim como suas demais obras foram inspiradas em outras obras, o principal responsável pela ideia, foi Laurindo, que se inspirou em uma outra obra de Israel de Souza Lima. Não existem informações que validem essa afirmação, mas ao que se sabe, isso aconteceu em 1958.

Quem escreveu

O responsável pela criação do Poema do Cume é Laurindo Rabelo. O poeta era médico e também foi professor. Natural do Rio de Janeiro, nasceu em 1826. Era filho de um oficial, de família humilde da cidade carioca.

Toda a sua infância foi bastante humilde e cheia de privações, sendo a grande maioria delas voltada a se libertar através das palavras. Em seus últimos anos, seguiu a carreira eclesiástica, recebendo a ordem, mas abandonando logo em seguida, por brigar com alguns colegas.

Depois disso resolveu cursar escola militar para tentar outra carreira. Um pouco mais tarde ingressou no curso de medicina. Durante seus anos de estudante, sempre foi conhecido por ser espontâneo e desengonçado e por toda essa forma bizarra, se tornou popular e ganhou o apelido de poeta lagartixa.

Significado

- Continua Depois da Publicidade -

É difícil determinar ou definir um significado específico para o poema do Cume, já que ele foi criado para entreter e divertir, através de uma brincadeira. Todo o enredo gera muitas risadas quando lido em voz alta.

Para determinar significados para a letra, é preciso pensar no cume, como um verdadeiro morro ou montanha. Mas é difícil já que a sonoridade do poema, faz pensar na principal brincadeira, da psicodelia da palavra “cu” no meio de todos os versos.

poema do cume

Poema do cume: origem

Por ter uma personalidade bastante polêmica, Laurindo Rabelo, ao criar o poema do Cume despertou em seus leitores um sendo divertido para a leitura de poesias. As rosas plantadas no cume, mesmo que de forma obscena, foi publicado em um livro chamado de “Poesias Livres” em 1882 e naquela época, se tornou algo bastante curioso.

Publicado em papel barato e encadernação opúscula, se tornou um fenômeno e uma raridade para a época, já que todos queriam comprar para ler. Mesmo que cerca de 4 acervos do livro, outros escritores da mesma época como por exemplo, José de Alencar, se declarou admirador da obra.

Os caminhos que levaram o autor a criar o poema do Cume, o fizeram trilhar um caminho que o permitiu ser autêntico as suas características. Por ter em sua cultura, o gênero do brega bem forte, a obra acabou ganhando também essa característica, se tornando até mesmo música mais tarde, na voz de Falcão.

Ao desvendar os mistérios do duplo sentido, criou a obra e desde então é conhecido por um dos poemas mais engraçados até os dias de hoje. Com toda a tecnologia da atualidade, era de se esperar que todo esse sucesso viesse a viralizar nas redes sociais e pela internet afora.

Diante dos arquivos antigos do autor, não se tem muita coisa que explica a origem do poema do Cume, porém toda a sua entrega em versos rimas e controversos, acabam fazendo a sua aceitação mais fácil.

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com a Academia de Poesias Cômicas, de Laurindo, atualmente a existência desse tipo de poema, é o que comprova, que mesmo antigamente, a literatura permitia criações preciosas como essa, que também preserva toda a cultura de uma certa região e até mesmo a obscenidade nas palavras e significados de versos em duplo sentido.

Letra – Poema do cume

A letra brinca principalmente com o órgão e isso o faz ser engraçado por si só. Sendo assim, por mais que o poema do Cume já tenha se transformado até mesmo em canção, a sua letra ainda gera muita risada.

É divertido ler em voz alta, sem pensar que faz uma referência a uma flor que nasce no alto de uma montanha. É difícil alguém que consegue ler sempre pensar no seu duplo sentido.

O autor com certeza pensou exatamente nisso durante a sua criação, e por isso, se torno um poema de tanto sucesso.

poema do cume

Poema do cume 2

Nos anos 2000, o cantor Falcão, um dos artistas mais conhecidos que pertence ao gênero brega, regravou o ícone do poema do Cume em forma de música. A obra prima de Laurindo, na voz do cantor, ficou ainda mais divertida e trouxe para a nova geração, toda a poesia de duplo sentido da flor plantada sobre uma montanha.

A canção fez muito sucesso no Nordeste e depois se espalhou pelo resto do país. O CD ao qual fez parte, se tornou um sucesso, principalmente por contar outras canções que também faziam parte do acervo do escritor, como “Do Penico à Bomba Atômica”.

Os poemas em forma de música não são novidades nos dias de hoje e fazem sucesso desde muito tempo atrás. O toma do Cume, acabou chamando mais atenção, principalmente devido a presença forte das redes sociais na vida das pessoas.

Toda a profundidade e duplicidade na letra do poema, que se fez inacessível em alguns lugares e ao mesmo tempo muito interpretativo em outros, voltou a fazer sucesso e viralizou na internet.

Atualmente é possível encontrar milhares de tipos de meme usando os versos do poema do Cume e vídeos de pessoas comuns reagindo ao poema ou dublando a escrita. Por se tratar de versos tão engraçados que fazem uma ligação de uma flor plantada em uma montanha, com uma parte do corpo humano, a canção interpretada por Falcão não passou despercebida.

Com forte apelo cultural pelo gênero do brega, assim como Laurindo Rabelo, o Poema do Cume 2 interpretado por Falcão, alcançou o auge na voz do cantor. Atrevendo-se a também criar uma grande performance sobre o poema.

poema do cume viraliza

Áudio -Poema do cume

Atualmente é possível encontrar nas redes sociais diversos vídeos para fazer rir e entreter. O áudio da música do poema do cume sendo dublado e cantado, faz rir e promove o humor online.

É possível entreter usando essa poesia, já que a grande maioria das pessoas nem consegue ler o poema inteiro, sem cair na gargalhada. Todos os versos são bastante sonoros o que faz com que a leitura seja ainda mais fluida e divertida.

Muitas pessoas que usam o áudio para curtir na internet, conseguem bastante visualizações já que se trata de um poema muito conhecido. Laurindo provavelmente não tinha ideia de que sua poesia iria continuar fazendo sucesso, mesmo depois de tantos anos e principalmente através da internet.

Leia também: Poemas: O que é ? Como fazer e qual o poema mais lido

Tiktok

No Tiktok não é diferente. O áudio também é usado na plataforma para entreter e gerar muitas visualizações para quem produz os vídeos. É possível encontrar diversos vídeos e conteúdo usando o poema do cume, e com isso, as pessoas conseguem se divertir e quem produz os vídeos ganha milhares de visualizações.

A plataforma chinesa ficou conhecida e faz sucesso com vídeos engraçados de pessoas que dublam áudios engraçados ou dançam para promover músicas recentemente lançadas. As tendências mudam muito de uma semana para outra, mas ainda assim, cada um dos criadores de conteúdos aproveita desse “boom” para ter seus minutos de fama.

Quando um vídeo viraliza, as chances de ser reconhecido aumenta e com isso, muitas oportunidades podem aparecer. As pessoas que já fizeram a dublagem ou um “react” ouvindo o Poema do Cume, tiveram altas visualizações e por isso, ele ainda consegue elevar o número de visualização de algumas pessoas.

tiktok

Facebook

Já no Facebook, o estilo de entretenimento é diferente. Porém, com o poema do Cume, muitos memes já foram criados e com isso, os versos também se mantém ativos, mesmo depois de tanto tempo.

Na plataforma, os memes criados costumam envolver imagens, com design e algumas frases soltas e versos da poesia. Devido ao seu duplo sentido, mesmo quando existe a publicação de alguns versos soltos, ela ainda faz sentido, entretém e diverte ao mesmo tempo.

Todo os memes que já foram feitos podem ser encontrados na web, mesmo que não estejam dentro da plataforma ou das redes sociais.

A rede social permite esse tipo de conteúdo de diversas formas, e embora não tenha o mesmo modelo de algoritmo e criação de vídeo que o Tiktok, tudo que é criado em uma plataforma, pode ser compartilhado nas outras.

Leia também: Poemas de amor: Para namorada e namorado

Pegadinha – Poema do cume

Com o passar dos anos, o Poema do Cume foi se tornando assunto para diversas propostas e temáticas de humor. Tanto para pegadinhas, quanto para vídeos engraçados na internet e muito mais.

Depois de se tornar música e virar assunto nas principais plataformas digitais e redes sociais, o Poema do Cume viralizou novamente ao se tornar muitos memes e também pegadinhas. As pegadinhas envolvem, na grande maioria das vezes, o uso de alguns versos soltos, com o duplo sentido envolvido, para enganar alguém que ouve e não percebe a ligação.

Os vídeos normalmente são feitos e disponibilizados na internet e podem ser encontrados em blogs de humor, ou até mesmo no Youtube. Cada canal usa o material de formas diferentes, mas por se tratar de algo de duplo sentido, é difícil encontrar conteúdo criado de humor com o poema, na TV aberta.

Mesmo quem não é adepto de admirar a boa literatura, é importante saber que esse poema se trata de uma obra brasileira que atravessou o seu tempo. Criado lá em 1886, voltou a ser assunto agora e o principal, fazer parte de conteúdos que são criados atualmente. Como vídeos engraçados e as prestigiadas, pegadinhas.

meme

Conclusão

Mesmo sendo uma poesia leve e divertida, o Poema do Cume ainda sofre muita crítica, principalmente pelo moralismo jovem da atualidade. Porém, poucas pessoas conseguem entender o autor de fato, e como ele conseguir mesclar algo simples, com um duplo sentido tão engraçado.

Já o convencionalismo literário que envolve as críticas, consegue perceber e encontrar a poesia por trás de um poema que debocha do assunto, nesse caso, o órgão do corpo humano. Com isso, toda a fragilidade do assunto, somado a impotência, leva a política e uma crítica sobre o assunto, ao mesmo tempo que torna todo o contexto e a leitura divertida.

Mesmo que tudo isso pareça profundo demais, não se pode esquecer que estamos tratando de um poema de duplo sentido. Que liga uma montanha, um Cume, ao órgão humano. Enquanto ao que diz sobre as rosas, mesmo com um registro que tenha intuito embelezar o poema, o faz ficar ainda mais engraçado.

Se você ainda não leu o poema por completo, ou assistiu ao vídeo com o poema do Cume, assista e depois tire suas próprias conclusões sobre o assunto, e faça uma análise do quão engraçado pode ser essa dualidade dos assuntos.

Leia também: Poemas Românticos: Para namorada

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -