HomeEntretenimentoPoemas: O que é ? Como fazer e qual o poema mais...

Poemas: O que é ? Como fazer e qual o poema mais lido

-

Nem sempre os poemas precisam contar com rimas. Na verdade, ele depende de uma série de estruturas que vão desde o monossílabo até o dodecassílabo  que conta com cerca de 12 sílabas poéticas. Você sabia disso? Neste artigo, iremos falar mais sobre como montar um deles, o que é e muito mais!

O que é um poema?

Os poemas estão dentro de um gênero literário e contam com algumas estruturas a serem seguidas, como é o caso da quantidade de sílabas e até mesmo a  formas dos versos. 

  • Existem os versos regulares que são os mais isométricos. Neste caso, os poemas contam com linhas com o mesmo tamanho, seguem um padrão. 
  • Há também os versos livros que são os heterométricos. Neste caso, há uma divergência na forma como cada verso está localizado. Ou seja, uma linha é maior que a outra.  Há linhas com muitas sílabas enquanto as outras são menores.
  • Há também os versos brancos que são cada vez mais comuns. Isso porque eles não contam com um sistema de rimas e, além disso, não é possível determinar uma métrica. Muitas vezes, são duas ou menos palavras por cada linha, por exemplo. 

Dentro dos poemas, existem estrofes. Mas, o que é isso e do que elas se tratam? De forma sintetizada, as estrofes se trata da forma como essas linhas são agrupadas antes dos espaços. Ou seja, supondo que tenham 3 estrofes, dentro delas há as linhas que seguem algum dos padrões que foram determinados acima (ou a alternativa “branca”). 

Neste caso, essas estrofes também são determinadas com algumas regras (sim, para escrever poemas existem várias estruturas). 

  • Há as simples, que contam com as mesmas métricas. Ou seja, apesar de um poema ter, por exemplo, 5 estrofes, todas contam com tamanhos semelhantes. 
  • Também temos compostas que contam com tamanhos dos mais divergentes. E, por fim, mas não menos importante, também há o livre que não conta com rigores métricos. 

Como você pode ver, não existe uma estrutura fixa para quem deseja começar a escrever. E os professores de letras não podem impor, por exemplo, um estilo único para os alunos. O que pode acontecer é ele pedir poemas escritos seguindo alguns padrões para prática. 

Como fazer um poema passo a passo

- Continua Depois da Publicidade -

Neste artigo, também separamos uma breve lista de como fazer poemas passo a passo e que irão te ajudar a começar a produzir como um próprio escritor. 

Portanto, para saber mais sobre as dicas que separamos para te ajudar, basta que você continue a leitura conosco. 

Aprenda sobre os estilos

Aprender sobre todos os estilos de escrita é essencial para conseguir expandir a sua mente e assim sendo, deixar o seu texto com ainda mais referências. 

Não foque somente em romance ou então somente em terror. 

Tente ler algo que nunca leu antes como forma de se inspirar. Às vezes, pode acontecer de você gostar de algo e nem saber justamente porque nunca tentou conhecer aquilo. 

Tentar se aprofundar nas diferenças é essencial para começar a sua produção de artista. 

Por exemplo, o redator que escreveu este artigo não é bem um poeta. No entanto, precisou fazer muita pesquisa sobre os temas que está escrevendo para conseguir criar um texto coeso e concreto aos leitores. Pode ter certeza que esse profissional em algum momento encontrou algo que não gostava, mas teve que “encarar”. 

O mesmo serve para você. Tente encarar o que não gosta e tenha certeza, antes de dizer ser contra aquilo, que realmente não bate. 

- Continua Depois da Publicidade -

Leia também: Mensagens de reflexão sobre a vida

Ler muito amplia o vocabulário

Você sabia que uma grande parte dos escritores e redatores hoje em dia sequer são formados em letras? Isso acontece justamente porque a pessoa que escreve textos está familiarizado com a língua escrita e ela já reconhece alguns padrões automaticamente, sem ter regras que deixem isso claro. 

Por exemplo, não precisa ser formado em letras para saber que ROUBARÃO está no futuro e ROUBARAM está no passado. O leitor sabe disso justamente porque está dentro de todo um contexto de formas e palavras.

Muitas vezes, essa “profissionalização da língua” ocorre de forma automática. Você começa a ampliar o seu vocabulário e nem percebe isso. Sem contar que isso também reflete nos seus textos, que passam a ter uma linguagem mais robusta e com mais sinônimos, trocas e metáforas inteligentes. 

Ler muito te ajuda a aumentar o seu leque com figuras de linguagem e, dessa forma, trazer mais referências ao texto com comparações, ironias e até mesmo sarcasmo. Todos esses aspectos são comuns dentro de poemas.

Existem várias formas de interpretar

Você sabia que a interpretação leva em conta uma série de fatores diferentes? Um dos fatores em si é a experiência de vida de quem lê determinado texto. 

Então, é claro que alguém que é formado em letras vai ter uma alta gama de ferramentas para ler e entender o texto de forma mais aprofundada. No entanto, isso não ocorre com todos.  

O mais indicado, neste caso, é deixar tudo ao seu tempo.

  • É com o tempo que você vai conseguir melhorar as suas próximas produções e até mesmo deixar os textos  mais atraentes. 
  • Também é com o tempo que você vai entender o que quer dizer os textos dos grandes poetas. 
- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, dizemos sempre que a leitura é essencial, seja em PDF ou em livro físico. Isso porque ela ajuda a aumentar a sua bagagem cultural. Ajuda a entender contextos e situações que não entenderia sem os livros. 

Existem várias dicas para pegar o gosto pela leitura. Não existe uma fórmula matemática que seja aplicada para todos. Tentamos separar algumas delas abaixo: 

  • Determine uma meta de leitura diária. Por exemplo, se pretende ler 5 ou 10 folhas por dia. Isso, ao final do mês, iria totalizar praticamente um livro inteiro de 300 páginas. Em um ano, seria o equivalente a 12 livros lidos. 
  • Comece por livros mais fáceis e que consiga compreender. Isso vai fazer com que automaticamente você tenha vontade de aumentar o grau de dificuldade e, assim sendo, queira ler obras mais difíceis no seu tempo. 
  • Ao começar com livros muito completos, pode achar a leitura cansativa justamente porque não está entendendo o que está lendo, as palavras são mais difíceis, o contexto se parece sem sentido. 

Leia também: Harry Potter: saiba tudo sobre livros e filmes e suas inspirações

Se inspire com o mundo

Os poemas falam do mundo e também do amor. Nada melhor para escrever ao tentar saber mais sobre isso e se inspirar. 

No filme Quo Vadis, há o argumento de que Nero teria colocado fogo em Roma apenas para que sentisse a emoção de criar uma música enquanto tudo pegava fogo. 

  • O que isso quer dizer? Que é necessário sentir para poder criar algo verdadeiro, que não seja superficial. Ninguém está mandando colocar fogo em Roma!
  • Hoje em dia, historiadores argumentam que Nero nunca colocou fogo em Roma e que a inspiração do filme de 1951 em um livro do século XIX não passa de uma falácia das classes que não gostavam dele durante a administração. 
  • O imperador também carrega a fama de ter perseguido e matado os cristãos. No entanto, estudos mais recentes mostram que isso não ocorreu durante o seu império. 

Sentir. Esse é o primeiro passo para começar a escrever sobre algo que realmente aconteceu ou que ainda acontece. Como você vai falar de amor se nunca teve esse sentimento? Como vai falar de dor se nunca sofreu?

Para isso, busque ter as sensações à flor da pele. Tente também observar ainda mais a beleza da natureza e das coisas ao seu redor, isso pode te ajudar a aumentar a inspiração e, dessa forma, escrever versos ainda mais belos que escreveria em um momento qualquer. 

Agora, que já demos as dicas, iremos falar sobre quais são os poemas mais bonitos do Brasil e uma breve crítica sobre eles. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre. 

Leia mais: Disney: Saiba onde assistir os melhores filmes

Qual o poema mais bonito do Brasil?

Quando nos perguntamos quais são os poemas mais bonitos do Brasil estamos correndo o risco de cometer alguns erros: o que estamos levando em consideração para fazer essa análise? Nosso gosto pessoal ou o gosto geral? Esse gosto geral foi determinado por quem? 

Geralmente, os conceitos de belo e de bonito remetem exclusivamente aos gostos das elites e não dos grupos mais pobres. Logo, é visto como divino tudo aquilo que se diz voltado para o classicismo e referências romanas ou gregas. 

Então, a resposta para essa pergunta é: depende! Tudo depende do que está sendo levado em consideração no momento de análise para determinar e até mesmo quem foi a pessoa que determina qual o poema mais bonito e lido no Brasil. 

Em suma, ao fazer uma breve análise, foi possível descobrir, entretanto, que um dos mais preferidos é o do Soneto da Fidelidade (Vinicius de Moraes). Neste soneto, Moraes fala um pouco mais sobre o amor.

No Youtube, há um vídeo interessante com mais de 2 milhões de visualizações do poeta falando sobre a sua produção e a proclamando. Vale à pena conferir logo abaixo. 

O vídeo foi publicado pelo canal Novaes 999 que conta com mais uma série de outras produções do Vinicius e que estão sendo disponibilizadas de forma totalmente gratuita. 

Qual o poema mais lido? 

Não há dúvidas que, no Brasil, os poemas mais lidos são aqueles que foram criados por poetas e escritores brasileiros de todos os gêneros. Neste caso, há um enorme incentivo para todos os tipos de produção. 

Além da alternativa que citamos anteriormente, também podemos falar do Poema No Meio do Caminho (1928), de Carlos Drummond de Andrade. Ele é um épico em todas as produções. Para quem prefere o vídeo, existem várias opções lindas no Youtube que contam com profissionais falando sobre e proclamando. 

Uma das produções mais interessantes é de Imoreira, um canal no Youtube com cerca de 40 mil inscritos. O vídeo conta com cerca de 200 mil visualizações. 

O poema conta sobre as dificuldades para conseguir chegar até o final do nosso caminho sem nos depararmos com uma série de dificuldades, como as pedras. 

 O professor Beto Brito publicou um vídeo em seu canal no ano de 2019 em que faz uma análise sobre o poema. Vale ressaltar, no entanto, que existem várias formas de interpretar e uma não está mais certa que a outra, por exemplo. 

Ou seja, se você interpretou de uma forma diferente, não precisa se preocupar com isso porque é muito comum. 

  • Nas poesias dele, é possível notar um viés irônico e um pensamento inovador que está sempre pensando em criticar a política e a economia.

Diferenças entre poemas e poesia

Você já se perguntou sobre qual seria a diferença entre a poesia e o poema? Em suma, ao fazer uma breve pesquisa epistemológica das origens, é possível descobrir que a poesia teria surgido do grego poiesis e que se trataria da arte de criar algo. Ou seja, é como se ela estivesse também dentro do poema que se trata do texto escrito em si mas também na proclamação, das obras de arte e até mesmo nas demonstrações de amor, por exemplo. 

O soneto tem uma semelhança neste caso. No entanto, conta com algumas características mais limitadas em relação à produção. Não permite uma alta variedade de estrofes diferentes e até mesmo linhas com muitas divergências. Os argumentos e análise da epistemologia de todos os três termos foram criados e desenvolvidos por Cláudio Bazzoni. 

Conclusões

O objetivo do Flame Content neste artigo era de apresentar as principais poesias brasileiras e quais são as preferidas (apesar de ser um conceito bastante problemático). 

Além disso, tentamos ensinar aos leitores um pouco mais sobre o processo de produção deste tipo de texto, seja no ambiente escolar e acadêmico ou até mesmo como uma forma de passatempo. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente qual é o seu poema ou poesia preferida. Não esqueça de acompanhar nossos artigos para ficar por dentro de todas as novidades sobre educação. Estamos sempre criando novos conteúdos para estudantes do ensino médio e também fundamental. 

  • Não esqueça de avaliar nosso conteúdo logo abaixo. Isso vai nos ajudar a melhorar nas produções dos próximos artigos. 
 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -