HomeTecnologia & InternetOmegle: O que é, como funciona?

Omegle: O que é, como funciona?

-

O mundo das comunicações instantâneas online cresceu de forma absurda nos últimos anos, principalmente através dos aplicativos de mensagem como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros. Mas, os aplicativos para conhecer novas pessoas ou simplesmente bater papo com novas pessoas também continuam tendo o seu espaço, como o Omegle.

Ao lado de vários programas ou aplicativos online ele te conecta ao vivo através de chamadas de vídeo e áudio com pessoas do seu país ou de diversos outros lugares do mundo. Então, agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Omegle e como baixar e utilizá-lo pelo seu computador ou notebook.

O que é Omegle?

Omegle é uma plataforma anônima de bate-papo por vídeo que o coloca em contato com um estranho em algum lugar do mundo. (Ele também possui uma função de bate-papo somente de texto que parece ser menos popular do que o bate-papo por vídeo.) O Omegle existe desde 2009 e, quando você olha a página inicial, ela lembra os websites antigos dos anos 90. É repleto de texto e apresenta muitos botões. Junto com os botões, há advertências sobre a plataforma (e há muitos deles!). Alguns dos avisos iniciais incluem:

  • Omegle não é para menores de 13 anos.
  • Omegle requer permissão dos pais para menores de 18 anos.
  • Alguns chats de vídeo são moderados, mas nenhuma promessa é feita quanto à segurança.
  • “Predadores” são conhecidos por usar Omegle.

Os usuários podem escolher entre várias maneiras diferentes de bater papo por vídeo de acordo com os níveis cada vez mais explícitos de conteúdo impróprio que você deseja encontrar. 

Depois de selecionar uma opção, você é levado diretamente para outra tela que apresenta um vídeo ao vivo que é dividido em duas telas, você e um estranho. As três maneiras de fazer um bate-papo por vídeo incluem:

- Continua Depois da Publicidade -

Adulto

Se você clicar em “Adulto”, uma tela pop-up avisará explicitamente que “ Você está prestes a acessar um site com material sexual. Em outras palavras, é praticamente garantido que haja nudez, pornografia ou conteúdo sexual explícito. Isso pode expor os usuários a atos sexuais ao vivo.

Não moderado

Se você selecionar “Sem moderação”, o aviso será ” Como esta seção não é moderada, você tem mais probabilidade de encontrar comportamento sexual “. 

Vídeo 

Esta opção não é rotulada como “Moderada” e não é intuitivo que esta seja a forma menos perigosa de usar a plataforma. É importante observar que, embora seja “moderado”, coisas inadequadas ainda podem ocorrer durante o bate-papo.

Omegle: Onde acessar ou baixar

Omegle: Aplicativo
Omegle: Aplicativo

A plataforma funciona inteiramente online e você pode acessar o site do Omegle para acessar de forma instantânea e sem precisar fazer login ou criar conta, é só dar permissão para uso da câmera e microfone e pronto, pronto para você usar e conversar no chat.

- Continua Depois da Publicidade -

Porém, se você quiser utilizar a plataforma no seu celular é preciso fazer o download do aplicativo Omegle na Play Store. Aqui é necessário fazer o cadastro no app antes de usar, mas é tudo muito simples e pode ser realizado com o login em sua conta do Facebook ou do VK. Também é necessário que as permissões de câmera e microfone sejam liberadas pelo usuário. 

Obs: Este é uma versão do Omegle para o Brasil, não sendo a mesma versão do site online.

Os benefícios dos chats online com estranhos

Durante os anos 90 e início dos anos 2000, os chats online eram uma verdadeira novidade e motivo de aventura para muitos. Em uma época onde as redes de comunicação não eram tão avançadas quanto hoje, era uma verdadeira exploração para aquela geração.

Atualmente, apesar de parecer ser algo banalizado devido a facilidade e evolução desses serviços, muitas pessoas desconsideram ou mesmo desconhecem a importância que esses chats online podem ter para diversas pessoas. Apesar de estar cada vez mais comum e perdendo a sua essência, para quem faz uso dos chats com objetivo de realmente conversar e conhecer novas pessoas, tem muito a ganhar, inclusive entretenimento se for o objetivo daquele momento.

Omegle durante a pandemia

Aplicativos de bate-papo por vídeo como Omegle,, que aparentemente haviam sido esquecidos antes da pandemia, atingiram seu limite máximo de tráfego durante esse período. 

Portanto, embora seu bate-papo em grupo possa estar mais ativo do que nunca, devido os encontros pessoais terem diminuído na pandemia, as pessoas também estão buscando conexões sociais fora de seus círculos existentes, mesmo que não estejam falando sobre isso por alguma razão pessoal.

Estranhos têm um terreno comum agora

Sponsored image
Chats Online

O aumento no desejo por conexões desconhecidas durante um período de trauma coletivo não foi coincidência. A pandemia forçou as pessoas a buscar essa conexão de maneiras não convencionais.

- Continua Depois da Publicidade -

O fato de ter uma experiência compartilhada torna menos ambíguo entrar em uma conversa com alguém que se conhece imediatamente. O leve anonimato que as pessoas estão encontrando online está dando a elas a capacidade de serem autênticas sem medo de rejeição. 

As pessoas sabem que podem simplesmente sair do bate-papo, excluir o aplicativo e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Portanto, podem compartilhar tudo sobre sua vida, afinal de contas não haverá consequências no “mundo real”.

As pessoas estão se explorando online

Para muitas pessoas, o tempo passado em quarentena inspirou a reflexão pessoal sobre valores e prioridades. Às vezes, pode ser difícil falar sobre essas mudanças com as pessoas de quem somos próximos, e conversar com estranhos online nos permite explorar esses novos lados de si mesmos. Pois, as pessoas podem experimentar essas novas experiências com alguém que não vão fazer julgamentos.

Assim sendo, o desejo crescente de se conectar com estranhos online também pode estar enraizado no escapismo. As pessoas podem ser alguém diferente com estranhos e querer que as coisas sejam diferentes agora. 

Falar com alguém que mora longe ou que está fazendo algo totalmente diferente em sua vida pode ser um pouco como férias. As pessoas estão de guarda baixa agora porque sentem uma sensação de união, apesar de estarem sozinhas, deste modo, isso pode levar a conversas e conexões significativas online.

Omegle: Falar com estranhos luta contra a solidão

Omegle
Omegle

As pessoas também se sentem na defensiva sobre quaisquer escolhas que estejam fazendo na pandemia ou depois dela e, por isso, algumas delas não querem falar com amigos ou familiares, o que pode ser outra razão pela qual as pessoas estão procurando pessoas que não conhecem em plataformas como o Omegle.

Ao abrir seu círculo social para a internet, as pessoas podem selecionar os tipos de interação que possuem. Afinal, socializar online em redes como o Omegle dá a você a capacidade de escolher pessoas com interesses semelhantes para conversar e ter controle sobre os tipos de conversas nas quais você se envolve.

Ao mesmo tempo, especialistas em saúde mental concordam que fazer amigos on-line pode servir como um complemento social crucial durante este tempo isolado ou de volta à normalidade. 

Esse período também pode ser uma maneira progressiva para as pessoas conhecerem-se melhor. Falar com novas pessoas com um véu de privacidade permite que as pessoas explorem partes de si mesmas que, de outra forma, não estariam abertas para ver.

Outro ponto muito importante é que quando se usam redes sociais como o Omegle, as pessoas podem simplesmente estar querendo “matar o tempo” e se divertir um pouco. Jogar conversa fora, exibir alguma atividade que esteja realizando ou simplesmente observar as figuras mais “exóticas” que passam por esse tipo de chat online, não necessariamente precisando buscar uma conexão mais profunda e essa é uma das várias vantagens, o Omegle pode atender a qualquer público ou objetivo.

5 Benefícios do bate-papo online

Você pode se beneficiar do bate-papo online de várias maneiras. Você pode aumentar sua confiança, encontrar pessoas com interesses semelhantes ou manter contato com amigos distantes. Adultos e crianças podem colher os muitos benefícios do bate-papo online, desde que também saibam como se manter seguros. 

Em vez de proibir as crianças de bater papo, o que está se tornando cada vez mais difícil no mundo online, os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver um bom julgamento online, treinando-os em cenários de bate-papo potencialmente inseguros e ajudando-os a saber como reagir de forma adequada. Vejamos 5 benefícios desse tipo de relacionamento, que você pode estabelecer no Omegle:

Sponsored image
Chat Online

1 – Confiança e autoestima

O bate-papo online pode aumentar a confiança e a auto-estima de pessoas que têm dores de cabeça ou se sentem solitárias. Embora deva ser visto apenas como uma solução band-aid, conversar e flertar com estranhos pode dar às pessoas um impulso de confiança quando é mais necessário. Até um estranho pode colocar um sorriso no rosto de alguém. O namoro online está se tornando cada vez mais comum, pois algumas pessoas estão ocupadas demais para sair e conhecer alguém.

2 – Conheça pessoas com interesses semelhantes

Existem centenas de sites de redes sociais que permitem aos usuários conversar sobre coisas específicas, como hobbies ou interesses. Isso pode incluir fóruns de esportes, fóruns de coleção ou fóruns de faça você mesmo. Esse tipo de bate-papo online pode levar a novas informações, técnicas, perspectivas e conhecimentos sobre um determinado tema de interesse. Esses tipos de fóruns de bate-papo também podem ser usados ​​como ferramentas de aprendizagem, onde as pessoas podem obter conselhos ou estratégias de diferentes pessoas em todo o mundo.

3 – Saídas fáceis

Se alguém se sentir desconfortável conversando com um estranho, é fácil ir embora. Comparado a um bar, onde escapar de alguém irritante pode ser bastante difícil em determinadas situações, sair de um bate-papo online geralmente requer apenas um clique. Este recurso deve ser usado por qualquer pessoa que se sinta ameaçada, usada ou desconfortável ao conversar com estranhos. Nesse sentido o Omegle se encaixa perfeitamente, pois basta apertar “ESC” para pular a pessoa em questão para uma nova totalmente aleatória.

4 – Fique em contato – internacionalmente

O bate-papo online pode ser uma ótima ferramenta para ficar em contato com amigos ou familiares que moram longe ou no exterior. Embora ligar para o outro e conversar por horas possa ser uma despesa bastante cara, o bate-papo online é gratuito. As pessoas podem conversar por horas sem se preocupar com as despesas que uma conta telefônica traria. O bate-papo online pode criar, recriar ou manter relacionamentos, apesar de estar em oceanos distantes. Podendo ser inclusive uma ferramenta essencial para treinar um segundo idioma e interagir com pessoas de outras culturas.

5 – Conheça novas pessoas anonimamente

Um benefício do bate-papo online é a capacidade de conhecer novas pessoas em um ambiente online, como o Omegle, no conforto de sua casa. Enquanto algumas pessoas gostam de sair e conhecer gente nova, outras preferem ficar em casa e permanecer anônimas enquanto conversam com estranhos. O bate-papo online dá às pessoas a oportunidade de falar com estranhos sem compartilhar informações pessoais, aparência ou localização, bem como é no Omegle onde as pessoas podem acessar de forma anônima. 

Cuidado com os chats online

O Omegle é um bate papo que pode ser muito divertido de forma geral, mas é totalmente voltado para adultos. Então, apesar de todos os benefícios que uma comunicação online pode trazer, é importante manter as crianças fora desse tipo de plataforma.

É possível utilizar outros chats para todos os públicos, um bom exemplo é o bate-papo UOL. Onde as salas são divididas por idade, temas, categorias como namoro, amizade e muitos outros. E diferentemente do Omegle, as pessoas não dão de cara com uma câmera ligada que pode estar em qualquer situação. Assim, esse tipo de bate papo é mais adaptável para qualquer público.

Omegle e crianças: Cuidado com a combinação

Sponsored image
Crianças fora do Omegle

Como pai, você deve saber que seus filhos estão constantemente testando novos aplicativos e aprendendo sobre as últimas tendências online com amigos e mídias sociais. 

Provavelmente você nunca ouviu falar sobre isso e está se perguntando “O que é Omegle?” Primeiramente, é importante salientar que o Omegle não é um aplicativo exatamente, mas sim um site/plataforma para interação online através de chamadas de vídeo e áudio. Portanto, se em algum momento o seu filho usar esse site, tenha total atenção e passe tomar maior cuidado.

Resumidamente, para crianças o Omegle é arriscado. Portanto, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre este site e os perigos potenciais que ele apresenta para as crianças.

Os múltiplos perigos para as crianças

As crianças costumam ir ao Omegle em grupos, procurando emoção durante uma festa do pijama. Porém, o Omegle não é apenas diversão inocente e apresenta uma série de perigos que podem afetar as crianças de forma séria. Vejamos alguns dos principais perigos do uso da plataforma por crianças:

Conteúdo Sexual Extremo 

Se quiser saber realmente o quão perigoso é o bate-papo para as crianças, acesse o site, mergulhe e experimente o Omegle. O primeiro estranho com quem parar pode estar usando sua câmera para exibir pornografia animada com imagens extremamente explícitas de uma mulher nua, com cenas inaprópriadas e muito mais.

As crianças podem ser expostas a conteúdos como este, bem como a nudez e atos sexuais real e ao vivo. Eles também podem ser solicitados a se despir ou se envolver em atividades sexuais solicitadas pelos estranhos, como forma de troca.

Avisos prévios do perigo

Pessoas de todas as idades podem ser colocadas em pares no Omegle e, como a empresa declara em sua página inicial, “Sabe-se que os “predadores” usam o Omegle”. Esses predadores podem começar a cultivar relacionamentos com crianças. Isso pode levar a conversas por texto ou e-mail. Isso então abre a porta para mais abusos e até planos de encontros na vida real.

Gravação de tela e salvamento de bate-papo

Predadores ou pedófilos também podem salvar suas interações com crianças. As crianças podem pensar que seus vídeos e bate-papos de texto permanecem privados e anônimos. Infelizmente, os predadores podem facilmente gravar e assistir à filmagem sempre que quiserem – ou compartilhá-la com outras pessoas. 

Estelionato e/ou extorsão

Além dos perigos do conteúdo sexual, Omegle apresenta uma excelente oportunidade para as crianças serem exploradas. Os golpistas podem conquistar a confiança de uma criança. Eles podem então convencê-los a revelar suas senhas, informações do cartão de crédito dos pais ou até mesmo coisas pessoais como endereços e nomes de escolas.

Por que Omegle é popular?

Omegle
Omegle e TikTok

O entretenimento online está mais popular agora do que nunca, graças à pandemia e às medidas de distanciamento social, mas ao contrário das redes sociais ou das chamadas Zoom – que geralmente conectam você com amigos e familiares – o Omegle existe apenas para conectar estranhos. 

A plataforma também se tornou o lugar ideal para jovens influenciadores da mídia social se reunirem com seus fãs. Parte do aumento na popularidade do Omegle decorre de pessoas compartilhando suas experiências na plataforma para o TikTok.

Além do conteúdo impróprio desenfreado que discutimos acima, existem as interações saudáveis ​​ocasionais. Isso pode incluir pessoas compartilhando seus animais de estimação ou cosplay favorito para fazer um estranho sorrir. Mas definitivamente existem lugares mais seguros para obter conteúdo fofo online que não coloque as crianças em um risco tão alto de receber conteúdo impróprio.

Omegle: Desapropriado para as crianças

Omegle não é um aplicativo que crianças devam usar, devido aos altos riscos para a segurança, privacidade e bem-estar.

Os predadores sexuais podem tirar proveito do anonimato e se envolver em conversas com menores, expondo-os a conteúdos inadequados e cuidando deles. Com o passar dos anos, o aplicativo se tornou cada vez mais polêmico depois que vários crimes (homens conhecendo garotas do aplicativo) foram denunciados.

Os adolescentes também se expõem ao cyberbullying ao usá-lo, como em chats de vídeo algumas pessoas insultam ou assediam outras. Embora os bate-papos sejam privados, o Omegle tem a opção de vincular uma conta do Facebook ao aplicativo e compartilhar conversas de texto com amigos.

O risco de revelar muitas informações pessoais, intencionalmente ou não, também é significativo, pois conversas anônimas e pessoas são imprevisíveis.

Então, o que podemos dizer sobre o Omegle é que simplesmente é um site muito arriscado, pois coloca as crianças em grande risco de encontrar conteúdo sexual e/ ou predadores em potencial, algo que os criadores do Omegle afirmam antecipadamente e diretamente em sua página inicial! 

Portanto, se você decidir permitir que seus filhos experimentem o Omegle, recomendamos a opção moderada junto com a supervisão dos pais. Você pode usá-lo como uma chance de iniciar algumas conversas difíceis, mas importantes sobre segurança online, algo que toda criança precisa estar ciente à medida que cresce usando a tecnologia. 

Como proteger as crianças no Omegle?

Menores de idade não devem usar Omegle. Não há uma maneira prática de protegê-los ao falar com estranhos ou evitar sua exposição a conteúdos e experiências que podem ser inadequados para sua idade ou nível de maturidade.

Os pais devem ter muito cuidado ao decidir se seus filhos devem usar este aplicativo. Eles devem ensinar as crianças a não revelar informações pessoais ou se encontrar com estranhos no aplicativo e usar o controle dos pais para monitorar sua atividade no aplicativo.

A segurança deve estar em primeiro lugar quando se trata de crianças e, com aplicativos como o Omegle, é ainda mais difícil de conseguir. É possível ainda baixar algum programa para bloquear a página de forma definitiva do seu computador.

Conclusão: Omegle, muito bem-vindo para os adultos

A comunicação virtual chegou e ocupou o seu lugar em todo mundo. A possibilidade de conectar as pessoas que estão em diferentes lugares tornam essa atividade um verdadeiro entretenimento. Nesse contexto o Omegle vem ganhando cada vez mais destaque devido a sua praticidade, interface simples e diversos públicos encontrados em sua rede. 

Porém, essa é uma plataforma inteiramente voltada para adultos e que isso fique claro. Sendo preciso sempre uma maior atenção por parte dos pais em relação ao uso do Omegle por crianças ou mesmo adolescentes/jovens menores de idade, existem outras diversas opções de chat para esse público.

VEJA TAMBÉM: Currículo Lattes: dicas para deixar seu currículo impecável

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

ICloud

iCloud : o que é? Como acessar?

- Publicidade -