HomeEmpresas & NegóciosOLX: Como vender, como comprar passo a passo e criar conta

OLX: Como vender, como comprar passo a passo e criar conta

-

Você com certeza já ouviu falar na OLX. Ela é um dos sites mais populares de compra e venda pela internet. Você pode tanto vender um produto usado quanto comprar algo que achar interessante.

Mas você saberia dizer qual é a história da OLX? Como ela surgiu? Hoje nós vamos falar um pouco mais a respeito Além de dar algumas dicas de como comprar e vender pelo site.

Hoje em dia uma boa parte das vendas pela internet é realizada através da OLX. Isso porque muitas pessoas enxergam na revenda um bom mercado. E vêem que há um público considerável que por lá navega. Assim ela até hoje é muito utilizada para realizar o E-commerce.

Ela foi um dos primeiros sites seguros de venda pela internet, surgiu um tempo onde a venda pela internet ainda era restrita aos grandes sites. Mas pouco a pouco, ela mostrou que poderia ser muito útil para todos os públicos. Em especial, para venda de imóveis uma vez que não cobrava tão caro quanto os anúncios de Jornais.

E apesar de ele já ter 15 anos, algumas pessoas ainda não sabem como usar da maneira correta o site por isso hoje vamos dar algumas dicas de como vender e de como comprar pela OLX

História da OLX/ Bom Negócio

- Continua Depois da Publicidade -

OLX hoje em 2006 em um momento onde o jornal impresso ainda era muito popular e os anúncios para aluguel ou venda de apartamentos eram muito caros. A OLX  vem com a proposta de realizar esses anúncios de graça no seu site. 

É claro que esse site teria muitas comerciais, pois isso é o que sustenta qualquer site que seja gratuito.

Ou seja, você não precisava pagar mais as taxas altas que os jornais ofereciam para que fosse publicado um anúncio diário. Com o tempo OLX foi mudando a forma de realizar o anúncio e muitas coisas que vieram no começo já não existem mais, mas em geral o site ainda é o mesmo. 

A principal mudança fica por conta de que hoje em dia é possível anunciar muitos outros serviços na OLX.

Desde venda ou aluguel de imóveis até serviços de pessoas físicas e jurídicas. Ela se expandiu demais pelo mundo afora e aqui no Brasil ela chegou por volta de 2011 substituindo as formas concorrentes Bom Negócio. E, ao que parece, ela pode se expandir ainda mais com o passar dos anos.

Um pouco mais sobre as vendas na internet

Antes de continuarmos é preciso comentar um pouco a respeito das vendas pela internet. Hoje em dia elas estão feitas de uma maneira muito mais agressivas objetiva e direcionada.

Hoje não é mais suficiente um e-mail disparado para centenas de pessoas, isso não fará com que você tenha um bom resultado mas sim um conteúdo forte.

Hoje em dia é preciso que haja um conteúdo que apresente bem o seu produto. Com uma boa qualidade no texto e otimizado em SEO que mesmo que você não tenha o WordPress ou qualquer lugar por onde você possa utilizar.

- Continua Depois da Publicidade -

Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer o que ele possa ser mais visto e desta forma você consiga melhores resultados.

Se engana quem pensa que otimização de texto é exclusiva para textos publicitários e jornalísticos.

Qualquer texto na internet deve ser utilizado e é importante que ele gere bastante engajamento pois a otimização é o que fará o seu texto ser mais acessado e estar numa posição melhor nas páginas de busca. Seja nas buscas de relevância na OLX.

Por isso mesmo que você não saiba muito a respeito. Vale estudar pelo menos um pouquinho sobre o SEO pois ele como já falamos é um norte para o seu texto ele é quem vai direcionar e definir seu texto estará nas primeiras ou nas últimas páginas.

Por isso vamos lhe dar algumas dicas de como usar o SEO da maneira adequada não é nada demais. Porém é o suficiente para você fazer um anúncio da forma e quadrada seja para o seu imóvel seja para seu negócio ou seja para o que você precisar.

Algumas dicas de SEO

Como dissemos, são apenas algumas dicas básicas para que você possa construir um conteúdo relevante.

Não é preciso que o seu texto seja utilizado em uma página WordPress apenas algumas regras são suficientes para fazer com que ele já possa alcançar um grau mas elevado dentro da OLX. E é claro nas buscas do Google que são a forma mais efetiva de se conseguir vender.

Portanto vamos ver o que é preciso para que ser o texto seja um texto relevante, bem otimizado e gere uma busca maior.

  • Palavras chaves: a palavra-chave seria nesse caso o título do seu anúncio não é preciso que você repita ela exaustão. Pois um anúncio da OLX deve ter em torno de 100 a 200 palavras não passando de 300. Por isso tente coloca-la por volta de duas a três vezes ao longo do texto.
  • Atenção ao texto: É preciso ter muito cuidado com o texto que se está escrevendo hoje um texto mal escrito com erro de português pode ser penalizado. E não aparecer tanto quanto um texto bem escrito. Por isso faça rascunhos e mesmo que seja uma mensagem curta busque escrevê-la da melhor maneira possível
  • Use muitas Fotos: Nas vendas as fotos têm um papel muito importante. Isso porque são elas que apresentam seu produto. Portanto aposte em uma foto de boa qualidade para quê seus clientes consigam ver o que você pretende vender. Mas adiante vamos dar mais dicas sobre isso.
- Continua Depois da Publicidade -

Portanto essas são algumas essas são apenas algumas dicas que podem ser fundamentais para você conseguir obter um bom êxito nos seus anúncios.

É claro que isso não significa que os seus anúncios possam ir para as primeiras páginas logo no primeiro dia. Mas essas dicas ajudam muito a você conseguir vender de uma forma muito mais efetiva.

Mas agora vamos ver mais algumas dicas de como realizar uma boa venda de acordo com o que você está pretendendo vender. Seja um imóvel um carro ou um produto.

Como realizar uma boa venda

Cada item merece uma atenção diferente na hora de realizar as vendas pois não é a mesma coisa vender um apartamento ou vender um produto de cosmético. Cada um terá sua particularidade e cada um tem a sua forma de ser vendido

Muitas pessoas caem no erro de pensar que o produto estando na OLX faz com que ele seja vendido mais rápido.

Ou que ele será vendido automaticamente e essas mesmas acabam não otimizando seus textos e generalizando suas propostas. Por isso é tão importante saber onde se está escrevendo.

Portanto vamos apresentar algumas formas que podem ser efetivas na hora de se vender um imóvel um automóvel ou um produto 

Imóveis

Talvez sejam os mais difíceis de se vender ao menos de ser anunciado. Isso porque eles possuem muitos detalhes que por mais que pensemos que não fazem toda diferença para aqueles que vão comprar. Por isso é tão importante anotar tudo antes de colocar no site.

Os anúncios de imóveis devem ter por volta de 200 a 300 palavras dentro desse texto deve ser explicado a localização do imóvel, as condições em que o mesmo se encontra. Se for um apartamento deve falar sobre o condomínio, e se possível as condições do prédio.

Essas informações são muito importantes pois elas evitam que hajam visitas indesejadas. Pessoas que não sabem informações sobre o prédio ou sobre a própria casa própria imóvel e realizam uma visitação mas quando chegam no local se decepcionam e gera o cancelamento da compra.

Para que isso não aconteça, é fundamental que você coloque todas as informações e forma bastante clara. Sobretudo a respeito do seu apartamento e se possível deixe um número para contato. E acima de tudo é importante que você também coloca o valor do imóvel, pois que se não muitas pessoas só irão ligar para saber o preço.

Automóveis

Os automóveis devem ter todas as informações, as condições, se possível, colocar fotos de dentro e de fora do carro por volta de umas três ou quatro fotos em um local bastante iluminado pois tentar vender um veículo. Com apenas uma foto ou duas pode fazer com que as pessoas pensem que você está querendo esconder alguma coisa. 

No anúncio dos automóveis, pode ter por volta de 100 a 200 palavras embora não seja uma regra dentro dessas palavras além dos fatores que já dissemos antes.

Também é importante falar se o carro é Flex gasolina ou álcool se possui kit gás se possui atraso de documentos pois todas as informações podem ser importante para que desejar comprar o seu veículo

De um carro para um móvel não há tanta diferença embora ele possua mais particularidade que um imóvel. Pois um carro está mais sujeito a dar defeitos por isso é tão importante que na hora da venda você seja bastante honesto. E assim como no caso do imóvel você coloque preço

E-commerce

Hoje em dia muitas pessoas utilizam a OLX para vender seus produtos. ela é uma boa opção uma vez que muitas pessoas navegam por lá, e por ali é mais fácil de conseguir tráfego de pessoas que consultam imóveis e automóveis.

Para o caso do e-commerce é fundamental que se utilize as dicas que deixamos acima. É que você se especialize na área que você quer atuar. Faça outros cursos para conseguir fazer com que a sua mercadoria seja atendida mais rápido, pois ao contrário dos imóveis aqui tem até dinheiro.

A principal dica seria apostar nas fotos além das fotos de divulgação. Pois muitas pessoas já associam as fotos como irreais que são feitas apenas para divulgar um produto, por isso se você tiver oportunidade fotografia esse produto, faça isso. Ou utilize fotos alternativas, não algumas fotos malhadas que muitas pessoas usam.

Principalmente no caso do coloque valor dos produtos. Pois muitos vendedores se aproveitam de ter o contato de seus futuros clientes para utilizar o número dos mesmos para enviar promoções.

Isso pode ser extremamente desagradável por isso não faça deixe o seu contato para possíveis dúvidas. Mas não force o contato dos seus clientes eles podem não gostar e até gerar bloquear você. Ou pior te denunciar o que pode ser muito pior para os seus negócios

Divulgação do seu produto

E como nós descemos ao longo do texto não basta que o seu produto esteja preso apenas dentro da OLX. Ela seria como o seu Marketplace o local da sua venda, mas é preciso que você faça a divulgação do seu produto em outros lugares.

Embora seja muito tentador divulgar o produto dentro de grupos do WhatsApp ou Messenger. Não faça isso, muitas pessoas acabam te bloqueando e algumas até não tem interesse só faça isso nos locais adequados. Se houver grupos de venda para evitar que você tem alguma.

Mas em contrapartida abuse e use do Facebook e do Instagram em alguns casos até mesmo no Linkedin.

Nessas redes sociais, são os locais mais efetivo para você fazer uma promoção do seu produto você pode fazer no Marketplace do Facebook ou no Instagram Shop. Nesses locais seus produtos são mais bem aceitos e uma boa novidade é que você não precisa nem ter a sua loja você pode fazer isso com seu próprio link da OLX fazendo delas são principal Marketplace mais divulgado pelas redes sociais.

Atualmente não é possível mais ficar apenas preso aos anúncios de classificados é preciso fazer com que eles cheguem às pessoas ao OLX ainda é uma forma muito efetiva de se considerar acessos mas é seu dever como vendedor também anunciar o seu produto. E isso é a melhor forma porque você conseguir anunciar seus produtos

O que observar antes de comprar na OLX

Nós já falamos a respeito de como realizar uma boa venda. Mas você saberia o que é necessário se observar antes de realizar uma compra na OLX.

Isso é muito importante pois além da OLX não é composta apenas de pessoas físicas. Muitas empresas utilizam esse site para realizar suas vendas, sejam sites bons ou mal-intencionados. Por isso é importante estar atento

Coisas como telefone para contato do caso de alguma Imobiliária ou empresa busque saber se o endereço do seu site. Entre em contato antes de realizar a compra e espere mais um pouco para ver se oferta não será retirada.

Pois isso às vezes é uma estratégia de muitas empresas para conseguirem dar golpes nas pessoas colocam ofertas falsas que são tiradas de tempos em tempos por isso esteja muito atenta e qualquer atitude suspeita não tenha medo de denunciar

Essas são apenas algumas das dicas para conseguir comprar com mais segurança, outra dica é de preferência o boleto e não o cartão. Isso porque o cartão de seu cartão de crédito pode ser clonado em alguns casos por isso tem que fazer suas transações mas com boleto do que com cartão.

O cuidado com as compras na internet deve ser constante. Por isso sempre redobre a sua atenção ao comprar qualquer coisa, essas são apenas as dicas fundamentais para não sofrer com problemas futuros.

Conclusão: como vender e comprar com a OLX

Portanto, essas foram as nossas dicas a respeito de como se realizar uma boa venda na OLX. Além de que cuidados se deve ter na hora de se realizar uma compra.

É muito mais fácil do que vender mas quando a compra é realizada de forma errada às vezes pode-se pagar um preço muito mais caro

Espero que tenha aproveitado nossas dicas a respeito de como se vender imóveis, automóveis e produtos.

A OLX hoje em dia está muito mais democrática com relação aos produtos e você pode e deve aproveitar para anunciar seus produtos. Ou para anunciar os seus serviços.

Portanto nós vamos ficando por aqui, espero que você tenha gostado das nossas dicas e aproveite tudo que a OLX pode te oferecer.

Boa sorte.

VEJA TAMBÉM:WIX: passo a passo de como fazer um site do zero

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -