HomeBeleza, Estilo & Bem EstarNatura: história e alguns de seus melhores produtos

Natura: história e alguns de seus melhores produtos

-

A Natura é a empresa de cosméticos nacional mais conhecida entre o povo brasileiro. Essa empresa se destaca muito entre seus concorrentes. Seja por suas campanhas publicitárias inovadoras, que quebram paradigmas e contribuem para causas; seus produtos que priorizam a sustentabilidade e preservação ambiental; sua estratégia de vendas de marketing de relacionamento em que trabalha uma boa relação com seus revendedores; ou simplesmente pelo conceito e filosofia por trás da marca que oferece a melhor experiência com produtos do ramo de beleza para seus clientes. 

Mas esse sucesso se dá, primeiramente, pelo planejamento que foi feito desde seu  nascimento. A estruturação da ideia do que seria a Natura perdura até hoje em seus valores e posicionamentos perante o mercado. Isso, somado a sua capacidade de inovação e tecnologia, agregaram para que se tornasse uma das maiores empresas do ramo em escala global. 

Ainda na década de 50, as formas de divulgação da empresa foram divisoras de água para consolidá-la como uma das preferidas em produtos de beleza. Numa época em que clientes de produtos cosméticos não tinham o mínimo acesso sobre a composição de cada produto, suas particularidades e  outras informações, a Natura já buscava entregar o melhor nesse quesito. Os investimentos na produção, manutenção e administração da empresa, foram o principal foco de seus fundadores ainda nos primeiros anos de presença no mercado. E por mais que isso não tenha gerado grandes marcos na história da Natura, garantiu uma estrutura e segurança sem igual, que possibilitou o planejamento de cada passo futuro que seria dado pela empresa. 

Posteriormente, nos anos 70, a abordagem da empresa perante o público ficou diferente e conseguiu apelar para o lado mais emotivo do público. Isso, tanto pela facilidade que o aumento massivo das redes de televisão trouxe para o merchandising, quanto pela perspectiva expansiva daqueles que ocupavam o cargo de chefe da empresa. 

Então, após 20 anos de boas campanhas publicitárias e produtos inovadores no mercado, a Natura se tornou uma empresa de produtos de embelezamento, perfumaria e afins bem posicionada no mercado e no cotidiano dos brasileiros. Então, nos anos 90 a marca investiu não somente no marketing para consumidores, como também para instituições e possíveis investidores que, seja financeiramente ou conceitualmente, poderiam agregar mais ainda ao nome da empresa. 

- Continua Depois da Publicidade -

Na atualidade, além de contribuir para a renda de milhares de representantes, contribui e participa para causas ligadas à sustentabilidade, proteção à vida das crianças e empoderamento feminino.  Talvez, esse seja um dos maiores diferenciais da Natura, se comparada a outras empresas.

Identidade e essência brasileira

Insistindo sempre na ideia fundamental de que que sua marca é somente a representação da experiência entregue pelos produtos aos clientes, a Natura sempre visou entregar o melhor para os consumidores. Só que muito além disso, em sua filosofia se estabelece a necessidade de posicionar fortemente sua brasilidade, já que a maioria dos consumidores são brasileiros e tem em comum produtos, fragrâncias e conceitos que já estão no imaginário nacional. 

Partindo desse princípio, a marca gira em torno da ideia de usar produtos de origem da natureza local. Seja do Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia ou Caatinga, as fragrâncias e essências usadas na composição de seus produtos sempre remetem o consumidor ao Brasil e suas riquezas naturais. 

O princípio motor da Natura é sua própria origem, e por isso insiste veementemente na ideia de manter a consistência em suas ideias e características como empresa.  Bem-estar é a matriz da atual quarta maior companhia de produtos cosméticos do mundo, e é essa a ideia a qual seus consumidores são geralmente adeptos, uma vez que nem todos os produtos são vendidos por preços acessíveis, mas que contribuem tanto para a pessoalidade do consumidor quanto para instituições vinculadas à empresa, que trazem qualidade de vida para pessoas em situação de carência, baixo índice de escolaridade ou em situação de vulnerabilidade, como o próprio Instituto Natura faz.

Uma breve visita a história da empresa

Em 1969, na maior cidade do Brasil, São Paulo, a primeira boutique de produtos Natura foi aberta pelo empresário Luiz Seabra.Desde esse momento, a ideia principal da empresa era oferecer aos clientes um conceito que girava em torno do carinho e da paixão. Isso ficou marcado pelo recurso usado por Luiz para atrair clientes após o baixo orçamento da empresa no momento. Basicamente, para atrair clientela, o empreendedor entregava rosas que continham um cartãozinho onde estava escrito um breve trecho que, em resumo, comunicava ao cliente de forma bem lúdica que tudo dentro daquela loja era feito com amor, pensado especialmente no cliente e nas coisas que haviam em comum entre eles e o empreendedor: o amor por coisas simples, como a música e momentos de amizade.

Ainda que os conceitos de preservação natural tenham sido estabelecidos efetivamente como matriz da empresa no futuro, naquela época já se comentava dentro dos moldes da empresa sobre o uso de produtos naturais para oferecer beleza. Então, nos anos seguintes, após começar a ganhar espaço no cenário de cosméticos e cuidados, a empresa investiu fortemente em seus posicionamentos e ideias, principalmente a partir da década de 80.

Anos 90

Então vieram os revolucionários anos 90 para a empresa, quando acontecia no mundo uma revolução nas formas de comunicação em massa. A velocidade com que a internet foi se difundindo, redes de televisão procurando cada vez mais marcas para patrocinar anúncios e o fim da ditadura militar possibilitaram à empresa uma liberdade maior em comunicação. 

A partir daí, integrou em seu público alvo as mulheres mais velhas, donas de casa, e mães. O conceito usado pela empresa para abordar esse grupo de pessoas era fazer com que os consumidores se enxergassem nos produtos que gostariam de comprar. Então, propagandas de certos produtos voltados para um público, continham alguém que pudesse servir para a representatividade. 

Virada do milênio

- Continua Depois da Publicidade -

No início dos anos 2000 um projeto da Natura foi colocado em prática. Com o lançamento da linha Ekos, finalmente se consolidou o propósito da marca em mudar a mente dos consumidores, da indústria e da própria empresa com relação ao meio ambiente.

As riquezas naturais do Brasil passaram a ser ,definitivamente, o conceito por trás da marca.  Essa linha de produtos Ekos foi fruto de estudos das essências do país, sua extração de forma ecologicamente correta, sua aplicação no mercado, viabilidade e marketing. Esses quesitos, certamente, se alinham à visão da própria empresa. Por ter sido realizada com sucesso, perdura até hoje no catálogo de produtos e segue como referência em cremes e perfumes da marca.

Crescimento

Assim como toda grande empresa existente, a marca sobreviveu a momentos delicados para a economia, como foi para o Brasil na década de 80. Lançando inovação e oferecendo treinamentos de ponta às suas vendedoras, a Natura conseguiu avançar muito à frente de algumas de suas concorrentes, chegando a aumentar seus ganhos em mais de trinta vezes em uma década.

Naturalmente, com essa força que a Natura ganhou, sua expansão comercial passou a acontecer em países do Mercosul: Argentina, Chile e Peru. Esse movimento levou aos países centrais distribuidoras e revendedores. Dessa maneira, a marca foi se entremeando pelo continente sul americano.

Um marco para a empresa foi a criação do Espaço Natura, que acarretou em melhorias estruturais e no treinamento de capacitação. Isso propiciou melhorias em todas as áreas da empresa, desde o desenvolvimento de produtos até sua distribuição. Consequentemente, isso entregou resultados substanciais em lucratividade nos anos seguintes para a Natura.

Produtos

O número de produtos que a Natura oferece gira em torno dos novecentos, distribuídos entre perfumaria; maquiagem; produtos de higiene pessoal; tratamentos capilares e faciais; entre outros muitos presentes no catálogo versátil da loja. O foco é oferecer cuidados para pessoas de todos os sexos e faixa etárias. E é isso que torna a empresa tão querida pelo povo, sua abrangência. Fora o instinto inovador intrínseco aos valores que constituem a Natura como uma empresa de ponta. 

Estar em constante renovação, seja da matéria prima dos produtos ou da própria constituição deles, é um dos principais pilares da Natura. A medida que as outras empresas do ramo conseguem ter acesso às mesmas matérias primas, é na tecnologia e na inovação usadas para transformá- las em cosméticos que a Natura se agarra como fórmula pro sucesso. Dessa forma, a empresa sempre se destaca pelo mesmo alicerce que implementa há anos, sem a necessidade de reformular seus princípios ou abordagens.

O compromisso da Natura com a pauta ambiental é tão genuíno e sem demagogias que na década de 80 foi a primeira empresa a investir em embalagens sustentáveis de refil, que agridem muito menos a fauna e  flora brasileira.

Natura e Avon

- Continua Depois da Publicidade -

A Avon, empresa de origem norte-americana, era a maior concorrente da Natura no Brasil por trabalhar com a estratégia de vendas diretas, assim como a empresa brasileira.

Mas, após a aquisição da companhia Natura de 73% das ações da Avon, elas somam forças juntas e integram o grupo das outras empresas adquiridas pelo grupo Natura: The Body Shop e Aesop. Essa atitude foi tomada levando em consideração uma melhora nos funis de vendas e abordagem ao consumidor. A proposta do recentemente proclamado 4º maior grupo de empresas de cosméticos do mundo é entregar os melhores produtos de embelezamento ao maior número de clientes possíveis, no menor prazo de tempo e com a melhor logística de distribuição.

Natura & Co, como se chama a fusão das 4 empresas, pretende liderar em vendas, tanto virtualmente quanto com abordagens diretas. Isso porque, a partir da união, as consultoras Avon e Natura passam a responder a uma só companhia. São milhões de microempreendedores agregando lucratividade e volume de negócios à empresa. Isso irá gerar uma receita bruta anual que girará em torno de dez bilhões de dólares.

Fora a colaboração técnica e a mutualidade que, com certeza, levarão as marcas a se posicionarem melhor em todos os países que estão presentes, desenvolver novas tecnologias e contribuir com maior veemência para as causas as quais se propuseram, como de não testar produtos em animais e de cuidados com o meio ambiente.

Dicas de produtos

Passar um bom creme é uma parte essencial numa rotina de cuidados. Para evitar uma pele ressecada, quebradiça e cheia de manchas, manter a pele hidratada é ideal. Existem alguns fatores externos que podem acabar influenciando na qualidade estética de uma pele. Mas, pensando justamente nisso, a Natura criou uma série de cremes hidratantes inspirados nas necessidades do dia a dia.

Por isso, após tomar um banho ( de preferência, criar o hábito de banhos em água morna) após o dia cansativo de trabalho ou antes mesmo de começar a rotina, aqui está uma lista de alguns cremes da Natura para ajudar a escolher o ideal de acordo com a fragrância e tipo de pele.

Cremes para hidratar a pele:

 Desodorante Hidratante Corporal Macadâmia

Contendo em sua fórmula substrato de macadâmia, esse produto é ideal para hidratar qualquer pele em estado muito seco. Além de possuir propriedades do óleo de macadâmia, esse desodorante hidratante aromatiza a pele com um cheiro extremamente agradável e aveludado.

Desodorante Ultra-Hidratante para Corpo e Áreas Ressecadas Noz Pecã e Karité, de Tododia

Ideal para as partes mais secas do corpo, esse óleo contém em sua fórmula manteiga de Karité, que consegue entregar uma hidratação sem igual. Seja para os pés, cotovelos, tornozelos ou pernas, esse creme é uma ótima escolha para as regiões que costumam ficar desidratadas.

Polpa Desodorante Hidratante Corporal Castanha, de Ekos

Nessa polpa encontram-se propriedades de um dos produtos mais exportados do Brasil para o mundo: a castanha do Brasil. Ideal para tempos quentes e úmidos, sua fórmula é rica em ácidos graxos e ajuda na proteção das partes mais internas da pele.

Leite Hidratante Castanha, de Ekos

Com uma concentração maior, esse leite hidratante proporciona à pele mais elasticidade e hidratação intensa. Vem dentro de uma embalagem sustentável e conta com a opção de refil, assim como todos os outros cremes hidratantes da Natura.

Manteiga Reparadora para o Corpo e Áreas Ressecadas Ucuuba, de Ekos

Talvez um dos melhores hidratantes da lista, esse contém propriedades capazes de aumentar significativamente todas as qualidades que uma boa pele precisa ter. Ao usar, logo nas primeiras semanas é notável o rejuvenescimento e a recuperação da elasticidade. A manteiga de ucuuba com certeza pode proporcionar àqueles que fazem seu uso uma sensação de maciez na textura da pele. 

Como Escolher o Melhor Perfume da Natura

Um cheiro pode marcar a memória de alguém. É só acessar as lembranças mais alegres ou mais tristes de alguém que se encontrará ali uma fragrância que remete a uma situação. 

Por isso, escolher um bom perfume é essencial para qualquer ocasião. Seja no trabalho ou num jantar romântico, o perfume numa orquestra seria a nota sutil que fica ao fundo de todos os outros sons. E sua falta faz toda a diferença.

E quando se trata de perfumaria, a Natura é uma referência. Mas, para entender melhor qual é o perfume ideal, existem alguns pontos que se deve atentar. Por isso, aqui está uma lista que pode ensinar até o mais leigo a como escolher um perfume da Natura.

Primeiramente, a decisão entre perfume masculino e femino deve ser feita. Não há nenhuma lei que diga que mulheres não podem usar perfumes feitos para homens. Assim é o contrário também. Mas existem certas particularidades entre cada um dos dois tipos feitos para cada gênero.

Perfumes femininos são, geralmente, doces e florais. Enquanto os masculinos se encontram mais num espectro de fragrâncias amadeiradas e intensas.

Para entender melhor sobre concentração e durabilidade, é preciso entender que existem sub categorias de perfume. 

Categorias
  • Em primeiro lugar temos Eau de Toilette, que tem uma concentração baixa e fixação de curto prazo, no máximo 8h. Ideais para dias quentes. 
  • Então, seguindo uma escala de fixação do menor para o maior tempo, encontram-se os Eau de Parfum, que tem concentração média e fixação de até 10h.
  • Por fim, os Parfums são os de maior intensidade. Geralmente duram mais de 10h e são usados a noite, principalmente, por serem fragrâncias fortes.

Então, após explicar melhor como se dividem os grupos de perfume, aqui estão algumas sugestões de perfume da Natura para se tornar inesquecível por onde passar.

Kaiak Ultra feminino e masculino

Um Deo Colonia feito para os fãs de refrescância, Kaiak Ultra vem nas versões feminino e masculino. A versão masculina contém em sua fórmula elementos da flora brasileira, madeiras de cedro, patchouli e âmbar. Tem uma fixação média de até 8 horas e é ideal para usar em dias quentes. Já a versão feminina do perfume possui toques de lavanda e jasmim, tornando seu cheiro totalmente floral e agradável para qualquer ocasião.

Paz e Humor Masculino

Uma fragrância lançada em 2010, mas que faz muito sucesso até hoje. Possui notas cítricas, florais e um frescor inexplicável. Tudo isso em um só perfume com embalagem simples, mas bonita. Para os homens, esse é um perfume que geralmente agrada a todos que estão à sua volta.

Ekos Frescor Pitanga

Essa colônia é a escolha certa para dias radiantes ao ar livre. Sua cor avermelhada foi feita especialmente para remeter à brasilidade contida no frasco, uma vez que seus ingredientes apresentam diversidade e matéria prima brasileira. Com óleo de folhas de pitanga, essa fragrância é capaz de extrair a radiância de qualquer um que senti-la.

Águas Laranjeira em Flor

Como proposto pela Natura, essa colônia entrega um bom cheiro com a originalidade do Brasil. Contendo flor de laranjeira, esse perfume traz a sensação de paz e tranquilidade. Muitas vezes, por sua essência leve, é quase cômico negar que tem um toque “terapêutico”. Ideal para dias de sol, tardes tranquilas ou reuniões em família.

Um perfume para cada ocasião

No momento de escolha do perfume, é importante visar para qual tipo de situação ele vai ser usado. Certas ocasiões, climas e momentos do dia demandam fragrâncias diferentes. Por isso, para não errar, o melhor a se fazer é pensar bem o motivo pelo qual se está comprando um perfume. Assim, a duração e o aproveitamento são bem maiores do que simplesmente comprar qualquer um para usar a qualquer hora.

Não existe fórmula mágica para escolher um perfume, mesmo com tantos detalhes à disposição neste texto. Para trabalho, situações corriqueiras do dia a dia ou simplesmente para se sentir bem dentro de casa, perfumes de frasco maior, a partir de 90 ml, são os mais recomendados. Já para momentos especiais, uma boa fragrância em uma embalagem menor supre as necessidades.

Recomendações das maquiagens Natura 

Uma boa maquiagem é um ótimo complemento para o look de uma mulher. Seja em encontros casuais, reuniões de trabalho ou mesmo para tirar fotos, existem produtos que não podem faltar no kit de beleza. Como por exemplo uma boa base. A base líquida Natura Una, além de oferecer praticidade e um longo rendimento, entrega ótima fixação e cobertura. Além disso, ela contém em sua fórmula fator de proteção solar 15 e possui uma inovação da Natura que previne os sinais de idade. 

Após passar a base, antes de começar a ornamentar o rosto com cores e tons, é preciso usar um corretivo que consiga ter naturalidade para disfarçar manchas , olheiras e demais incômodos. Por isso, uma boa sugestão desse tipo de produto é o Corretivo Natura Faces. Ele possui 4 opções de tons de pele e vem em consistência líquida.  Assim como todos os produtos da marca, com esse corretivo a mulher vai se sentir mais empoderada e bonita.

Dando sequência, ao montar uma maquiagem, é indispensável o uso de um batom. E como os batons de textura matte estão em alta, o Matte Natura Aquarela é a opção certa para as mulheres que estão cansadas de ficar com os lábios ressecados e quebradiços. Ele entrega a cliente uma duração de no mínimo 4 horas e é facilmente removível com demaquilante.  Disponível em quatro cores, esse batom serve para todas as ocasiões. 

E a última sugestão, para quem ama usar maquiagem dentro da rotina da semana, é o BB Cream Natura Una. Ele, além de oferecer as funções de uma base e de primer, possui em sua fórmula produtos que evitam os sinais de idade. Além de sua versatilidade para 10 tons de pele. 

Todos esses produtos são feitos inspirados nas necessidades das mulheres e na vontade de fazer com que se sintam mais belas e empoderadas. Por isso, mesmo que não haja um produto Natura contido nessas sugestões, a certeza de que entregará qualidade ao ser usado é certa!

Como se tornar uma revendedora e lucrar com os produtos Natura

Todo mundo conhece alguém que trabalha com a Natura. Muitas vezes são pessoas que, ao começar suas primeiras vendas são julgadas por estarem entrando em “mais uma jogada de marketing de grandes marcas”. Mas a questão é que, se levarem com consistência, as revendedoras da Natura se tornam pessoas mais prósperas e lucrativas do que aquelas que as julgavam.

Mas, para aquelas que desejam trabalhar com revenda dos produtos dessa marca tão querida no Brasil, existem alguns critérios e passos a serem seguidos. Por isso, aqui está um tutorial de como se tornar uma revendedora e lucrar com Natura.

Primeiramente, para efetuar o cadastro é necessário acessar o site da Natura e clicar na opção “Quero ser consultora”. Depois disso, a futura revendedora deverá preencher os espaços vagos com seu email e documento de CPF.Mas existe um porém. Não há como revender oficialmente os produtos Natura sendo menor de idade. 

Após o processo de cadastro, um email será enviado para a caixa de entrada da conta cadastrada e deverá ser feito o treinamento básico requisitado pela empresa.

Vendas Online:

Há também a opção de trabalhar com os produtos da empresa de cosméticos virtualmente. Basicamente, a vendedora cria um ecommerce dentro do site da Natura, onde os clientes podem efetuar suas compras e definir o endereço de recebimento. Ou seja, além da opção de vendas diretas, a Natura possibilitou às suas consultoras que vendessem produtos online. Isso trouxe benefícios, principalmente, com a eclosão da pandemia de Covid 19 no mundo todo.

Por ser uma espécie de sistema de afiliados, como o que é oferecido pela Hotmart, não é necessário que haja preocupações da parte dos vendedores com a entrega ou estoque. Tudo que têm que fazer é montar boas estratégias de marketing, impulsionamento, funil de vendas e conseguir converter leads. Mas, em contrapartida, esse sistema só gera um comissionamento de vinte por cento. Isso é 10 % a menos do que nas vendas presenciais. Todavia, é uma boa forma de lucrar de dentro de casa.

É possível ganhar bem vendendo Natura?

O benefício em ser uma revendedora Natura é de que a empreendedora pode fazer seus próprios horários. Mas, como consequência a isso, há os resultados financeiros. Se houver um grande volume de vendas, obviamente o dinheiro que ela receberá será maior, já que o sistema de comissionamento exige que o pagamento seja proporcional à quantidade de produtos vendidos.

Ao vender os produtos pelos preços de catálogo, recebe-se trinta por cento de comissão sobre a venda.

Há relatos de que muitas mulheres conseguem sustentar seus lares só com a venda de produtos Natura, enquanto algumas usam para complementar salário ou ajudar nas despesas de casa.

Quando uma mulher decide revender Natura, ela cria independência, liberdade e autonomia para si. Mas, assim como toda profissão de vendas, existem algumas técnicas a serem seguidas para conseguir se tornar uma vendedora autônoma lucrativa. 

Confira a seguir alguns.

Venda somente aquilo que usaria

Talvez essa seja a mais importante das recomendações.

Não há maneiras viáveis de vender algo que não se compraria. É quase como tentar convencer alguém com um argumento no qual não se confia ou acredita. Por isso, toda revendedora deve conferir os produtos que tem interesse no catálogo e, se possível, fazer o uso para conseguir expressar melhor as qualidades do cosmético em questão.

Isso torna a venda muito mais fácil! 

Criar vínculos com clientes

Se todos os vendedores soubessem disso, com certeza conseguiriam converter mais vendas e gerar mais lucros. Todavia, muitas pessoas entram para o ramo de vendas diretas visando somente ganhar dinheiro, quando obviamente esse é o propósito final, uma consequência das atitudes tomadas pelo vendedor antes de contabilizar os ganhos.

É muito importante que alguém que venda produtos da Natura aja sempre de forma amistosa ao abordar possíveis clientes e clientes de longa data. Não só essa qualidade, bem como fazer com que se sinta especial, mesmo que não vá comprar um produto. As vendas diretas são muito mais sobre os relacionamentos estabelecidos antes das vendas do que propriamente sobre entregar um produto de qualidade.

Uma boa forma de nutrir vínculos com compradores é dar bônus, descontos, organizar eventos, pequenas festas sociais e, claro, fazer com que se sintam especiais!

Divulgue os produtos

Não é segredo que a propaganda é um dos principais artifícios para ampliar o número de vendas de qualquer. Por isso, é muito importante para revender os produtos Natura que se reserve uma quantidade de tempo, diariamente, para divulgar os produtos que estão à venda.

Isso pode acontecer em conversas casuais, mensagens de SMS, vídeos no Youtube, Facebook, Instagram, WhatsApp e quaisquer outros meios de comunicação que possam trazer a revendedora mais vendas.

Vale a pena até se arriscar como blogueira e fazer propaganda de produtos que vende. Por mais que a exposição seja um problema para muitos, à medida que se torna um hábito ganhar dinheiro usando as facilidades da internet, isso quase não afeta o bom vendedor.

Natura é mais que uma marca

Enfim, após a leitura desse texto, provavelmente o leitor se deparou com o pensamento de que a Natura vai além da venda de produtos cosméticos. E isso é um fato. Ela contribui para muitos lares, instituições altruístas e causas que exigem da humanidade muito cuidado e atenção. Por isso, essa é uma empresa sólida em valores e qualidade.

Gostou desse artigo sobre a Natura? Confira abaixo mais alguns conteúdos que podem te agradar.

VEJA TAMBÉM: Fluminense: história, principais jogadores e prêmios

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -