HomeReceitasMassa de pizza: surpreenda com essas receitas saborosas e fáceis

Massa de pizza: surpreenda com essas receitas saborosas e fáceis

-

Massa de pizza caseira: como fazer?

Massas caseiras

Cozinhar em casa pode ser extremamente benéfico, e aprender a fazer massa de pizza garante dominar a arte de cozinhar um dos alimentos mais adorados do mundo. Outra boa notícia é a economia que preparar esse alimento em casa pode proporcionar.

Para os fãs de delivery, preparar massa de pizza em casa pode ser mais simples do que parece e muito mais econômico e saboroso do que pedir em outros lugares. Além disso, preparar os alimentos em casa pode ser bem mais divertido do que se pode imaginar.

Isso porque, para o recheio, é possível brincar com diversos sabores e diferentes misturas de ingredientes. É possível apostar em opções vegetarianas, doces, agridoces e muito mais. Para fazer uma massa de pizza caseira é preciso se atentar, principalmente, ao tempo de descanso da massa e aos ingredientes necessários.

Tempo ideal de descanso de massa para pizza

- Continua Depois da Publicidade -

O tempo de descanso da massa de pizza é de curto a médio prazo, dependendo da massa escolhida, temperatura ambiente e quantidade de fermento. O tempo de descanso é importante para a fermentação da massa e é indispensável para se obter um bom resultado. 

Esse peíodo em que a massa de pizza ficará em descanso varia de acordo com a quantidade de fermento e temperatura ambiente. Em geral, os pizzaiolos profissionais mantêm uma massa a temperatura de 27° para obter um bom resultado. 

O mínimo de tempo em que a massa pode descansar é de, pelo menos, 1 hora após ser sovada por 10 minutos. Porém, o ideal é que ela descanse de um dia para o outro, o que geralmente garante bons resultados. Nesse prazo, a quantidade de fermento é de 2 colheres de sopa de fermento biológico seco. 

Para saber se a massa descansou o suficiente, ela deve dobrar de tamanho. Um bom truque para saber se a massa está no ponto é empurrar o dedo indicador no centro da massa e afundar até a metade. 

Se a massa de pizza voltar a altura original, isso significa que ela ainda está em processo de crescimento. Porém, se não voltar, quer dizer que está no ponto certo. Cada receita neste artigo contará com o tempo ideal de descanso da massa. 

Tempo máximo de descanso

Embora a lógica seja de que quanto maior o descanso da massa de pizza, maior a qualidade da fermentação, isso não significa que não exista limites para o tempo que essa massa ficará em repouso. 

Esse tempo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Quanto mais frio o local, maior o tempo de descanso, quanto mais quente, menor. Uma massa armazenada em temperatura de até 3° pode durar até 7 dias. 

Porém, uma massa de qualidade pode ficar, quando armazenada em boas condições, até 3 dias em descanso. Para isso, é importante deixar a massa descansando na geladeira, dessa forma, inclusive, a massa obterá um ótimo resultado por seu desenvolvimento lento e terá uma textura mais macia.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia também: Bolinho de chuva: confira receitas e passo a passo

Massa de pizza simples: como fazer?

Para fazer uma massa de pizza simples, é necessário garantir a mistura das quantidades corretas de ingredientes, sovar bem a massa e garantir um bom período de descanso que varie de 2 horas em temperatura ambiente ou 3 dias na geladeira. 

Ingredientes 

Confira uma receita simples de massa de pizza e seu modo de preparo. 

  • Coloque 5 xícaras de farinha de trigo de boa qualidade; 
  • 2 colheres de sobremesa com açúcar;
  • 2 colheres de sobremesa com  sal;
  • ¼ de xícara de azeite;
  • 3 xícaras de água; 
  • 2 colheres de sopa com fermento biológico.

É importante frisar que a temperatura da água vai determinar a duração do tempo de descanso da massa de pizza. Para aqueles que pretendem deixar a massa descansando por menos tempo, deve-se usar água morna e o tempo de descanso de 2 horas será suficiente.

Para os que preferem um descanso mais lento, pode ser usada água gelada. Dessa forma o tempo de descanso em temperatura ambiente por 4 horas, ou, na geladeira por até 3 dias para garantir um processo ainda mais demorado. 

Preparando a massa de pizza

preparando a massa caseira
Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com

O modo de preparo dessa massa de pizza é o seguinte:

  1. Misture o fermento e o açúcar;
  2. Adicione a água e misture calmamente; 
  3. Reserve a mistura em temperatura ambiente quando os ingredientes estiverem todos dissolvidos; 
  4. Misture a farinha de trigo e o sal em uma superfície limpa; 
  5. Em seguida, adicione a mistura de açúcar com a mistura de trigo e sal e incorpore bem;
  6. Adicione o azeite à massa e misture bem com as mãos;
  7. Sove a massa por cerca de 10 minutos, ou até desgrudar dos dedos da massa; 
  8. Cubra a massa, podendo ser com um pano ou toalha e deixe descansar;
  9. O tempo de descanso será de 2 horas ou até a massa dobrar de tamanho.

Esses são os passos básicos para fazer a própria massa de pizza em casa. Após aguardar o descanso e a massa dobrar de tamanho, a separe em 4 partes iguais, escolha uma para fazer e reserve as outras para outras ocasiões. 

Montando a pizza 

- Continua Depois da Publicidade -

montando a massa

O ideal é colocar a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e usar o rolo para abrir a massa em cerca de 30 centímetros de diâmetro. Em seguida basta adicionar os ingredientes que achar necessário como presunto, mussarela, ovo, frango com queijo e o que mais a imaginação mandar. 

Uma boa dica para manter a pizza suculenta é não abrir mão do molho de tomate, de preferência caseiro, mas pode ser o industrializado também. O importante é garantir a suculência da massa para que ela não fique quebradiça e nem a pizza seca. 

Após montar a massa com os ingredientes e sabores necessários, basta levar ao forno pré aquecido em 180° e assar até ficar dourada. Em seguida, basta servir e bon appetit! 

Receita de massa pizza liquidificador

Fácil de fazer, rápida e gostosa. A massa de pizza de liquidificador tem ficado cada vez mais famosa por sua praticidade. Confira a seguir o modo de preparo. 

Para fazer a massa de pizza de liquidificador será necessário os ingredientes: 

  • 1 ovo;
  • 2 xícara de chá de leite; 
  • 1 colher e meia de chá de sal; 
  • 1 colher e meia de chá de açúcar;
  • 2 xícara cheia com farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 colher de café de fermento em pó; 

Em seguida, basta bater todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto, despejar a massa em uma assadeira e levar ao forno pré aquecido até dourar. Em seguida, adicione o molho de tomate a massa recém-assada e inclua os ingredientes de sua escolha para o recheio. 

Para finalizar, retorno a pizza ao forno para derreter os ingredientes, como mussarela, por exemplo. Caso não utilize queijo no recheio, basta retornar ao forno até aquecer os ingredientes selecionados. 

Receita de pizza profissional

Uma massa de pizza profissional contém algumas diferenças de sua versão caseira. A principal diferença está no tempo de descanso que deve ser de 24 a 36 horas na geladeira e mais cerca de 10 horas de repouso, antes de ser aberta, em temperatura ambiente. 

A massa profissional segue os seguintes passos: 

  1. Misturar farinha de trigo, fermento, sal;
  2. Ir adicionando água lentamente enquanto bate os ingredientes na batedeira ou na mão;
  3. Bater até a massa ficar firme, porém elástica; 
  4. Em seguida, coloque a massa em um recipiente de plástico e deixe na geladeira de 24 a 36 horas; 
  5. Separe a massa em pequenas poções iguais que estejam firmes e lisas;
  6. Deixe descansar fora da geladeira, em recipientes individuais, por mais 10 horas;

Em seguida, outra grande diferença das massas profissionais é a forma com que são abertas. Apoiadas sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo, o ideal é abrir as massas com as mãos em movimentos circulares.

Em seguida, termine de abrir a massa em espessura fina, podendo utilizar o rolo para isso. Em seguida, basta montar com os sabores de preferência e assar até ficar bem dourada e crocante. 

Massa de pizza italiana 

A grande diferença da massa de pizza italiana são os ingredientes para montar os sabores da pizza. Isso porque, geralmente, são utilizados ingredientes frescos, inclusive o molho de tomate, feito a partir dos tomates colhidos. 

Confira a seguir uma receita de massa de pizza italiana.

  1. Misture 30g de fermento,1 e meia colher de sopa de açúcar e acrescente água para dissolver essa mistura e reserve;
  2. Misture sal e águe em um recipeiente e reserve;
  3. Em uma vasilha adicione 500 gramas de farinha de trigo, a mistura com sal e a mistura com fermento e açúcar;
  4. Adicione 3 colheres de sopa de azeite e 250 ml de água; 
  5. Misture tudo e vá sovando a massa até que fique lisa e firme, no ponto de desgrudar dos dedos; 
  6. Deixe descansar por, pelo menos, 2 horas; 
  7. Abra a massa com ajuda de um rolo, leve ao forno pré aquecido até dourar;
  8. Adicione os recheios e devolva ao forno para finalizar.

Receita pizza de frigideira

massa de frigideira

Outra forma rápida e prática de fazer massa de pizza em casa é utilizando a frigideira. Sim, é possível e super rápido e prático. Para isso, basta misturar farinha de trigo, manteiga, sal e leite morno. 

Em seguida, basta sovar até desgrudar das mãos, adicionando farinha de trigo se necessário. Então separe em pequenas partes, abra direto na frigideira e deixe até que um lado fique dourado. 

Em seguida retire a massa da frigideira, coloque os ingredientes e sabores no lado dourado e retorne dourando a outra parte da massa em fogo baixo e com tampa. Em seguida, é só retirar e se deliciar. Confira as medidas recomendadas: 

  • 1 colher e meia de sopa de manteiga ou margarina;
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sobremesa com sal;
  • 1 copo e meio de leite morno. 

Fácil e rápida: Massa Mini pizza

mini

Massas de mini pizzas também são uma boa ideia de preparo rápido e fácil. Por isso, confira uma receita simples de mini pizza para surpreender qualquer um. 

  1.  Misture 15 colheres de farinha de trigo, 2 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina, 1 colher de sopa de fermento em pó e leite morno;
  2. Misture tudo até formar uma massa consistente e lisa, coloque o leite aos poucos para dar o ponto da massa; 
  3. Pode utilizar o rolo para abrir a massa;
  4. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha polvilhada;
  5. Monte o recheio sobre a massa e leve ao forno pré aquecido até dourar. 

Receita pizza hut

A Pizza Hut é uma das mais saborosas que existe e está na lista das mais queridas, por isso, fazer essa massa quentinha, fofinha e deliciosa em casa é garantia de boas refeições em família. Confira a receita da massa dessa pizza tão popular. 

  • cerca de 300 ml de água morna;
  • 1  colher e meia de sopa de azeite;
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado; 
  • Adicione  também, 1 colher de sobremesa com fermento em pó;
  • 1 colher e meia de sobremesa com sal. 

Em seguida, basta misturar a água, açúcar, fermento e azeite em um recipiente e deixar crescer por 15 minutos. Em seguida é só misturar a farinha de trigo e o sal e sovar por, pelo menos, mais 20 minutos. 

Após sovar a massa até ela ficar lisa e elástica, basta colocar em uma tigela e deixar descansar por mais uma hora. Abra a massa com as mãos e adicione os recheios necessários. Em seguida asse no forno até dourar. 

Uma boa ideia de recheio para Pizza Hut é de mussarela com Peperoni, sabor clássico da pizzaria que costuma agradar a todos os gostos. Investir em um molho de tomate temperado e fresco também é uma boa ideia para deixar a pizza mais saborosa. 

Receita massa de pizza domino’s

A Pizza Domino’s é uma das melhores do mundo, assim como a pizza Hut. Para fazer a massa de pizza do Domino’s em casa, é só separar os ingredientes: 

  1. Misture 2 xícaras de chá com farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento biológico, 1 pitada de sal e 1 xícara de água morna em um recipiente. 
  2. Em seguida misture a massa adicionando uma colher de azeite e sove bem até desgrudar dos dedos; 
  3. Deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente; 
  4. Abra a massa com o rolo em cima de uma bancada com farinha polvilhada; 
  5. Leve ao forno com os ingredientes escolhidos até dourar. 

Em seguida, basta retirar do forno e se deliciar com a família. As receitas de massa de pizza caseiras são simples e fáceis de fazer. Além disso, apostar em fazer pizza em casa pode ser uma ótima ideia para unir a família e economizar com delivery.

Leia também: Bolo simples: confira dicas para preparar e receita

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -