HomeReceitasBolo de milho de lata: confira dicas para preparar e receitas

Bolo de milho de lata: confira dicas para preparar e receitas

-

Bolo de milho de lata: confira dicas para preparar e receitas

O bolo de milho de lata é mais uma daquelas receitas que caem bem em vários períodos do dia, mas principalmente no café da manhã e no lanche da tarde. É uma receita bastante prática, nutritiva, e assim como todas as outras receitas à base de milho, conferem um grande índice de saciedade, devido às propriedades desse apreciado grão.

Além de muito saboroso, o bolo  de milho de lata é muito nutritivo, levando entre seus ingredientes leite, ovos e milho, que garantem um valor nutricional elevado. Por isso o Flame Content preparou as melhores dicas para que você possa preparar as melhores receitas de bolo de milho de lata.

O que é o bolo de milho de lata

O bolo de milho de lata é uma receita bastante comum no Brasil, uma vez que dá um gosto especial ao tão tradicional bolo de fubá ou de milho. Ele é chamado assim pois é justamente feito utilizando o milho em conserva, que vem enlatado, e daí o milho de lata e o bolo de milho de lata.

É uma receita bastante simples, que leva em sua massa poucos ingredientes, possuindo então um custo de produção relativamente baixo. Por ser a base de milho é bastante nutritivo, sendo muito utilizado, principalmente para os lanches da tarde e para o café da manhã.

Contudo é difundido e apreciado mais ainda em tempos de festa junina, que é uma festa típica do nordeste brasileiro, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Nessa época do ano, ou seja no mês de junho, o seu consumo cresce substancialmente, devido a influência dos festejos.

- Continua Depois da Publicidade -

São realmente várias receitas utilizando o milho, pois ele possui várias formas de apresentação, podendo ser verde ou seco, enlatado, em flocão, bem fino, como fubá, etc. O milho em si, representa nada mais que a maior quantidade de produção do mundo, tendo o Brasil como um de seus principais produtores.

E o bolo de milho de lata é um modo prático de ter a mesa essa deliciosa opção em todas as épocas do ano, já que depois de enlatado ele pode durar um período inúmeras vezes maior, e sendo acessível a todas áreas urbanas.

Um grande fator que faz com o bolo de milho de lata seja bastante utilizado, é justamente sua versatilidade, uma vez que pode passar por alterações e adaptações que se adequam ao gosto e necessidade de cada pessoa. Na receita mais tradicional, há a utilização de milho de lata, massa de milho, ovos, leite, óleo de soja, fermento e açúcar.

Mas vários desses ingredientes podem ser alterados, como por exemplo o leite, que pode ser alterado por outros tipos, como o de coco, o de soja, etc. O açúcar pode ser trocado por leite condensado, dentre outros. Há receitas que também utilizam a farinha de trigo, dando características totalmente novas ao bolo, e muito mais.

Como fazer um bolo de milho de lata

Algo muito interessante sobre o bolo de milho de lata é que basicamente todos os seus ingredientes são medidos diretamente na própria lata do milho. Então, quando se fala em 1 lata ou ½ lata, a referência é a lata na qual estava conservado o milho.

Isso facilita bastante a não se enganar com as medidas, não sendo necessário a utilização de medidores. É importante salientar que, quando se fala em milho em conserva, deve-se levar em consideração que a água deve ser retirada, ou seja, ela não entra na receita. São apenas os grãos que são utilizados.

A massa de milho que é utilizada deve ser a típica de fubá, que é mais fina. Algumas receitas utilizam uma massa de milho flocada, que também fica bastante saborosa, e com um aspecto diferente. O óleo que vai na receita pode ser facilmente trocado por margarina, sendo utilizada exatamente a mesma quantidade.

ingredientes:

  • 1 lata de milho em conversa
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de açúcar
  • Meia lata de óleo (½)
  • 3 ovos
  • 1 lata de massa de milho fina (fubá)
  • 1 colher de fermento
- Continua Depois da Publicidade -

Para fazer essa receita, basta bater no liquidificador os ovos, o leite, o milho em conserva, o açúcar, o óleo, por pelo menos uns 5 minutos. Depois é só acrescentar a massa de milho e o fermento e misturar manualmente, até que fique uma massa bem homogênea.

A forma deve ser preferencialmente das que possuem um furo, para auxiliar no processo de cozimento, e ele deve ser untada. Para untar, pode ser utilizada a margarina e a própria massa de milho fina ou trigo.

Por fim resta levar ao fogo médio pré aquecido (180º) por em média 40 minutos, que é o tempo que ele leva para ficar no ponto.

Bolo de milho de lata com leite condensado

O bolo de milho de lata com leite condensado pode ser uma boa alternativa para quem gosta de inovar na cozinha. Também é uma receita bastante simples e vai basicamente os mesmos ingredientes do bolo de milho de lata normal, que foi mencionado acima.

A única diferença é na utilização do leite condensado no lugar do açúcar, o que pode dar mais cremosidade à receita. E como há mais líquidos na massa (leite condensado e leite), pode haver uma redução da quantidade de óleo. Essa é uma redução não obrigatória, e fica a gosto de quem está fazendo.

O modo de preparo também é o mesmo, e os ingredientes ficam os seguintes:

  • 1 lata de milho em conversa
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • Meia lata de óleo (½)
  • 3 ovos
  • 1 lata de massa de milho fina (fubá)
  • 1 colher de fermento

Bolo de milho de lata com leite de coco

Outra alteração que pode ser feita e que traz, além de outras características de aroma e sabor para receita, altera também suas questões nutricionais e de indicação, é a utilização do leite de coco.

O leite de coco possui características próprias que alteram diversos traços da receita. Basicamente também são utilizados os mesmos ingredientes da receita original, a única diferença é exatamente a troca do leite pelo leite de coco.

- Continua Depois da Publicidade -

Essa pequena alteração retira toda a lactose da receita, e como ela não leva farinha de trigo, também não há glúten. Assim, o bolo de milho de lata com leite de coco é uma ótima opção para quem é intolerante à lactose, bem como para quem quer se manter distante do glúten.

O modo de preparo também é o mesmo de outras receitas, mas vale lembrar que, nesse caso, para untar é interessante usar mesmo o fubá, para que o glúten não fique mantido, mesmo em pequenas quantidades.

Desse modo, os ingredientes são:

  • 1 lata de milho em conversa
  • 1 lata de leite de coco
  • 1 lata de açúcar
  • Meia lata de óleo (½)
  • 3 ovos
  • 1 lata de massa de milho fina (fubá)
  • 1 colher de fermento

Bolo de milho de lata com coco ralado

Outra modificação que contribui bastante para o resultado final da receita é a utilização de coco ralado. O coco ralado consegue deixar uma textura diferente na receita, alterando também o seu próprio sabor.

Assim como as outras duas receitas anteriores, essa também é uma alteração, que transmite outras características ao bolo de milho de lata, que apesar de já ser altamente saboroso, alguns toques especiais o tornam ainda melhor.

O modo de preparo também é o mesmo, e o coco, apesar de já ser ser ralado, deve ser passado com os outros ingredientes no liquidificador.

Os ingredientes da receita são:

  • 1 lata de milho em conversa
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de açúcar
  • Meia lata de óleo (½)
  • 2 colheres de sopa de coco ralado
  • 3 ovos
  • 1 lata de massa de milho fina (fubá)
  • 1 colher de fermento

Bolo de milho de lata com farinha de trigo

O bolo de milho de lata com farinha de trigo também é bastante utilizado, se tornando mais leve e com uma textura totalmente diferenciada dos demais, que não levam esse ingrediente.

Essa também é uma receita que é preparada no liquidificador, dando mais rapidez a todo o processo.

Os ingredientes são:

  • 1 lata de milho
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de massa de milho (fina)
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 colher de fermento

E essa receita leva um pouquinho de sal, que é para equilibrar todos os ingredientes da massa. É importante lembrar também que no caso do bolo de milho de lata com farinha de trigo, a água da conserva também é adicionada, diferentemente das outras receitas.

Para preparar, basta bater primeiramente o milho da lata, os ovos e o óleo, e depois acrescentar o leite, o açúcar, a massa de milho e o sal. Apenas depois é acrescentada a farinha de trigo e o fermento em pó, sendo preciso misturar tudo manualmente.

Depois disso, basta levar a massa para o forno pré aquecido em 180º, em uma forma untada com margarina e massa de milho bem fina, por um período médio de 40 minutos.

Coberturas de bolo de milho de lata

As coberturas são outro toque especial, que podem conferir sabores, aromas e texturas características de cada uma. Por não haver tanta diferença de outros tipos de bolo de milho, essa versão com o milho de lata aceita perfeitamente todas as coberturas padrão que são utilizadas em outros modelos.

Mas de todas as que existem no mercado, algumas se destacam por serem extremamente saborosas ou muito simples de se fazer.

Cobertura de calda de açúcar e leite

Essa é sem dúvidas a mais simples de todas as coberturas, levando apenas dois ingredientes e possuindo um tempo de preparo bem pequeno. Tudo o que é preciso é uma xícara de açúcar, preferencialmente de confeiteiro, e três colheres (de sopa) de leite.

Eles devem ser misturados até em uma panela quente até que tudo fique bem homogêneo, e depois colocados sobre o bolo de milho de lata. É importante que o bolo tenha acabado de sair do forno, auxiliando no processo de fusão, e depois é preciso que tudo esfrie naturalmente.

Cobertura simples de goiabada

Essa é outra cobertura bastante simples, que também leva apenas dois ingredientes, sendo que um deles é a água. Tudo vai depender do tamanho do bolo, mas para as receitas padrões que foram passadas neste artigo, uma lata de goiabada de 200g é mais que o suficiente.

Para isso, é preciso apenas derreter a porção de goiabada em 120 ml de água, e depois despejar sobre o bolo de milho de lata.

Cobertura de chocolate

A cobertura de chocolate é uma das mais tradicionais que existem, sendo utilizadas em vários tipos de bolo, como o de cenoura, o bolo simples e o próprio bolo de chocolate.

Quanto ao bolo de milho de lata, também cai super bem, e consegue passar muito de sua textura e sabor para a receita. A cobertura padrão leva apenas uma caixa de leite condensado, três colheres de sopa de chocolate em pó, 200 ml de leite, 1 colher de sopa de margarina.

É preciso levar tudo ao fogo até que fique bem homogênea, mas o leite condensado deve ser acrescentado apenas depois que todo o resto ferver, pois possui basicamente já é preparado. Depois que reduzir um pouco é só adicionar sobre o bolo de milho de lata e deixar esfriar.

Como assar o bolo de milho de lata corretamente

Apesar de parecer que para que um bolo de milho de lata, assim como os outros bolos, fiquem assados corretamente, tudo o que é preciso é colocá-los no forno e tirar no tempo certo, há muitos outros fatores que auxiliam nesse processo.

pré aquecimento do forno

O pré aquecimento é um dos fatores mais importantes na hora de cozinhar a massa de um bolo e deixá-lo no ponto ideal. Isso porque, o fermento que está presente na receita atua quimicamente em todo o processo, e é preciso uma temperatura adequada logo nos minutos iniciais do preparo.

Um pré aquecimento de em média 20 minutos deixa o ambiente perfeitamente adequado para que tudo ocorra bem. Esse processo de aquecimento, anterior ao início do preparo da receita, também deve ocorrer na mesma temperatura que o bolo será assado, não podendo ser maior nem menor, ou seja, aos 180º.

Temperatura adequada para assar o bolo de milho de lata

Assim como em todo o pré aquecimento, durante todo o tempo em que o bolo de milho de lata está no forno, a temperatura deve ser a adequada. Como já dito anteriormente, para essa receita, o forno deve ser ligado aos 180º, conferindo o ambiente perfeito para que ele asse corretamente.

Um fogo muito baixo faz com que as reações químicas ocorram em momento diferentes, e isso pode deixar o bolo de milho de lata socado, pois ele não irá crescer e capturar todo o oxigênio suficiente.

Um fogo muito alto faz com que o bolo cresça muito rápido, e todo o oxigênio, crucial para todos os aspectos da receita, se percam. Assim, o bolo de milho de lata poderá facilmente murchar ao ser retirado do forno.

O tempo de cozimento total de 40 minutos em média, também deve ser respeitado, uma vez que, quando retirado antes do tempo, ele obviamente ainda estará cru, e já retirado depois do tempo, muito provavelmente ele ficará queimado e seco.

Além do mais, é preciso que se mantenha um calor constante dentro do forno, pois ele também é um fator crucial para cozer a massa. Para isso, basta simplesmente não realizar alterações nos graus do forno, nem realizar a sua abertura antes do tempo indicado.

Um bolo  de milho de lata, nas proporções indicadas neste artigo, nunca irá cozinhar antes de 20 minutos, por exemplo, pois todos os ingredientes tem seu próprio tempo de cozimento. E por esse motivo, não há a menor necessidade de verificações antes do tempo aproximado de cozimento.

Como o bolo de milho de lata possui 40 minutos de média, a abertura do forno, por motivos maiores, deve ocorrer apenas, no mínimo, aos 30 minutos. Mas muito provavelmente isso não seja preciso.

Por isso é fundamental que ele permaneça fechado até o mais próximo possível do tempo indicado, sendo aberto apenas para uma verificação.

Retirar todos os ingredientes da geladeira antecipadamente

Esse é um cuidado que deve ser tomado em todas as receitas de bolo, uma vez que, para que tudo ocorra perfeitamente, tudo deve estar na temperatura ambiente. Inserir ingredientes frios ou gelados ainda no preparo pode baixar a temperatura da massa, impedir que ela ganhe calor facilmente ao entrar no forno.

Por isso é importante que todos os ingredientes estejam fora da geladeira, para que percam temperatura até ficar nos mesmos graus que o ambiente.

Os ovos, que normalmente são guardados no refrigerador, são os maiores vilões dessa receita, mas o leite (dependendo de qual seja o seu tipo) também é normalmente guardado em lugares frios.

O próprio milho de lata também pode ser armazenado pelas pessoas em lugares frios, mesmo antes de serem abertos. Mas independentemente de qual seja, é fundamental que ele seja retirado com antecedência, pois irá interferir diretamente no resultado final da receita.

Observar quando o bolo de milho de lata estiver no ponto

Além de esperar o tempo certo, há outros métodos para ter certeza de que o bolo de milho de lata já passou tempo suficiente no forno e já está completamente assado.

A prática é um dos principais métodos para saber esse tempo certo, pois com ela as pessoas vão observando detalhes específicos desta receita, e conseguindo ter uma noção mais certeira do ponto certo apenas com alguns olhares e gestos.

Mas o teste do palito é realmente um dos mais comuns e utilizados em todas as receitas. Tudo o que é preciso é inserir um pequeno palito no bolo, e se ele sair seco já está no ponto, se sair molhado, ainda é preciso um pouco mais de tempo.

Vale lembrar que não há necessidade de realizar esse procedimento antes do tempo aproximado do cozimento, pois isso pode, ao invés de ajudar, atrapalhar e fazer com que o ar do bolo seja liberado.

Então, já nos minutos finais, já como uma técnica realmente de comprovação, depois de ter observado outros detalhes característicos, esse teste deve ser realizado.

Antes, é possível observar outros pontos de cada receita. No bolo de milho de lata, por exemplo, ele sempre fica dourado por cima, então, antes que ele comece a dourar, não há a necessidade do teste.

Como deixar o bolo de milho de lata fofinho

Um bolo fofinho é o desejo de todo mundo que se aventura nesse fascinante mundo da confeitaria.

Mas felizmente há muitas técnicas que são utilizadas, principalmente nas receitas que levam farinha de trigo na massa, o que infelizmente não é o caso do bolo de milho de lata. Mas nesse caso, muitas delas ainda se aplicam a esse bolo, como por exemplo a utilização da maizena, que é o mesmo amido de milho.

Para isso, basta simplesmente retirar ⅓ do fubá (massa de milho) e substituir por maizena. Por ser bem mais leve que a massa do milho, o amido de milho é perfeito para dar mais leveza à massa.

E sendo mais leve, ela irá crescer mais facilmente durante o processo de cozimento, e consequentemente ficará mais fofinha. A utilização de ovos em clara também pode ajudar bastante. E tudo o que é preciso é separar a clara da gema dos ovos, e levar para o liquidificador apenas a gema (que é a parte amarela).

A clara deve ser batida até ganhar uma textura de neve, devendo ser acrescentada apenas junto ao fermento, com os ingredientes finais. Isso também contribui bastante para a leveza da massa, deixando o bolo de milho de lata bem fofinho.

E o próprio processo de cozimento da massa no forno também é fator crucial para que o bolo fique bem fofo, já que, como visto, um processo mal elaborado pode deixá-lo solado ou murcho.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -