HomeEmpresas & NegóciosLimpa nome: o que é, como funciona e como usar

Limpa nome: o que é, como funciona e como usar

-

No ano de 2020, 66% dos brasileiros possuíam uma dívida ativa em seu nome, mesmo que no Brasil haja um sistema de liquidação de dívidas existente de forma totalmente gratuita, o Serasa Limpa Nome.

Sendo um país de grande densidade populacional,  pensar que a maior parte das pessoas presentes no país são endividadas pode ser um sintoma de algum fator cultural.

Partindo da premissa de que aqueles que devem alguma quantia de dinheiro, provavelmente, não tem nenhuma reserva financeira disponível, existe um cálculo que pode demonstrar porque mais de dois terços dos brasileiros têm alguma dívida.

Em resumo, o número de brasileiros que não poupa nenhuma quantia de dinheiro é também uma média de 67% da população. Ou seja, partindo de um cálculo básico de subtração, dá para deduzir que o péssimo hábito de não poupar dinheiro pode ter alguma relação com o endividamento dos brasileiros.

Limpa Nome
Mais de 60 % dos brasileiros tem uma dívida ativa em seus nomes, enquanto um número semelhante de pessoas não tem o hábito de poupar.

- Continua Depois da Publicidade -

Enfim, visando solucionar esse tipo de problema, o Serasa lançou o Limpa Nome, que é uma forma dos brasileiros quitarem suas dívidas com descontos ou parcelas. O Limpa Nome possui tanto um site quanto um aplicativo, e por isso essa é a maneira mais versátil de quitar as dívidas e ter o CPF limpo.

Por isso, para saber tudo sobre como limpar o nome e manter a situação financeira em dia, esse artigo irá explicar todos os detalhes sobre o Limpa Nome.

O que é o Serasa

Antes de entender o que é o Limpa Nome, é necessário entender o que é o Serasa. Serasa é uma empresa com a função de birô de crédito que reúne informações que são concedidas por diversas outras empresas para determinar a situação de crédito dos brasileiros.

Por ser uma grande empresa dentro do ramo, é encarada como uma das mais confiáveis para análise de crédito. Com um grande banco de dados, o Serasa possui informações sobre a situação financeira da maioria dos consumidores brasileiros, falhando apenas em situações muito pontuais.

Os criadores dessa empresa a fizeram com o propósito de ser uma maneira mais fácil de ajudar as instituições como bancos a tomarem decisões sobre o financeiro. Portanto, contrariando a ideia do senso comum, o Serasa não é uma empresa que responde ao governo.

Simplesmente é uma prestadora de serviços financeiros para empresas e instituições bancárias. Vale lembrar que o Serasa possui uma seção voltada para atender os consumidores e ajudá-los em sua vida financeira.

Na verdade, o Limpa Nome é uma das funções que estão contidas dentro dessa seção do Serasa. Enfim, para resumir, o Serasa é uma empresa que oferece serviços relacionados ao financeiro, tanto para o consumidor, quanto para as empresas brasileiras.

Além de oferecer análises de situação do CPF, o Serasa é uma empresa que está há mais de 50 anos entregando para seus clientes o necessário para informar sobre a situação financeira do país.

- Continua Depois da Publicidade -

Por oferecer serviços de grande interesse para todos os portes de empresa, é responsável pela concessão de dados sobre dívidas para pequenas, médias e grandes empresas.

Após a aquisição do grupo irlandês Experian, o Serasa passou a se chamar Serasa Experian.

O que é o Limpa Nome 

Agora que você ganhou uma base sobre o que é o Serasa, é possível explicar do que se trata o Limpa Nome. Em poucas palavras, o Serasa Limpa Nome é um serviço oferecido pela empresa mencionada anteriormente para que os consumidores brasileiros possam quitar suas dívidas de forma mais fácil.

Além de ser possível acessar a esse serviço de forma online, também é possível participar dos feirões que acontecem por diversas cidades brasileiras, do interior até as capitais do país. Com ele é possível negociar dívidas com até noventa por cento de desconto, o que é uma porcentagem incrível oferecida para os consumidores brasileiros.

Por isso, para saber quando ocorrem os feirões ou como acessar a plataforma virtual do Limpa Nome, nesse texto estão contidas informações que podem ajudar nisso. Não é nada complicado, e, por isso, é importante que após ler esse texto, aqueles que possuem dívidas procurem solucionar isso da maneira mais rápida por meio do limpa Nome.

Isso porque não há maneira mais fácil de solucionar uma dívida do que por meio do serviço Limpa Nome do Serasa. Sem mais delongas, abaixo estará explicado como acessar o Serasa Limpa Nome e o que fazer dentro da plataforma.

Como acessar ?

Para acessar o Limpa Nome e suas ofertas, antes é necessário que se tenha um cadastro no Serasa. Para se cadastrar ou ter login no Serasa, não tem segredo.

Basta acessar ao site https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/ e seguir alguns passos que serão explicados a seguir. Primeiro, ao entrar na página inicial do Limpa Nome, haverão algumas informações iniciais que podem ou não contribuir para o usuário do site.

- Continua Depois da Publicidade -

Enfim, para entrar fazendo o login, basta clicar com o botão esquerdo na opção “Entrara “ que se encontra no canto superior direito do site. Ali será necessário preencher uma lacuna que exige o número do CPF da pessoa que deseja consultar o Limpa Nome.

Caso haja cadastro ativo no Serasa, após digitar o CPF, a plataforma irá requisitar a senha de acesso. Após conceder a senha, a primeira página que irá aparecer irá conter informações sobre contas atrasadas e dívidas ativas.

E, pronto, o acesso ao Limpa Nome está concedido. Mas, se não houver nenhuma conta cadastrada no Serasa, é impossível fazer o acesso. Por isso, para saber como se cadastrar no Serasa, aqui nesse texto está uma explicação básica que pode ajudar o leitor nisso de uma forma prática.

Como se cadastrar no Serasa para acessar a ferramenta Limpa Nome

Como dito anteriormente, para acessar o Limpa Nome virtualmente é necessário ter um cadastro no Serasa. Por isso, para ficar claro como fazer isso, é necessário prestar bastante atenção nos seguintes passos.

Primeiro, para se cadastrar no Limpa Nome, é necessário que ao entrar na página inicial de https://ajuda.serasa.com.br/hc/pt-br , o usuário deverá clicar na opção “Cadastre-se grátis”. Essa opção se localiza no canto superior direito do site, e basta clicar nela com o botão esquerdo do mouse para começar o cadastro.

Agora que o usuário do site que deseja se cadastrar se encontra na página de cadastro, é necessário preencher os campos solicitados. Os dados necessários para serem fornecidos são CPF, nome e sobrenome, data de nascimento, um e-mail para acesso e contato e, por fim, a senha.

No final, após preencher todas as lacunas solicitadas pelo site, é necessário aceitar os termos do site para dar continuidade. Também há a opção de fazer o cadastro com uma conta do Google, mas a maioria dos mesmos dados serão solicitados pelo site posteriormente, como o CPF.

Por fim, após aceitar os termos,  basta concluir o cadastro. E , pronto, o acesso para o Serasa Limpa Nome é possível para novos usuários do site.

Afinal, qual é a diferença entre o Limpa Nome e o Feirão?

Muitas pessoas confundem o Limpa Nome com o Feirão Limpa Nome. Mas o que poucos sabem é que são coisas distintas. Basicamente, o Feirão Limpa Nome é um evento que acontece em épocas do ano que podem, ou não se repetir no decorrer desse período.

O Feirão ainda conta com um número maior de empresas para fecharem negociação com os consumidores brasileiros, o que é um aspecto positivo do Feirão sobre a ferramenta online.

Limpa Nome
Propaganda para Feirão Limpa Nome do Serasa.

Para saber quando ocorrem os eventos do Serasa nas cidades, é necessário que aquele que tem interesse em quitar alguma dívida no evento fique atento às redes sociais do Serasa.

No Facebook, Instagram ou Twitter é possível ficar ciente sobre as datas, locais e muito mais. Enfim, voltando a comparação entre um e outro, o Serasa Limpa Nome é uma ferramenta virtual do Serasa criada para que consumidores brasileiros possam quitar suas dívidas com desconto no decorrer do ano inteiro.

Diferente do Feirão, a plataforma do Limpa Nome fica disponível de forma ilimitada desde que se tenha uma conta de acesso. Um ponto positivo sobre o Feirão é a possibilidade de quitar dívidas de forma mais rápida e prática totalmente online.

Mas, em contrapartida, o Feirão possui um número maior de empresas ofertando negociações e até mesmo descontos maiores do que a plataforma virtual. Enfim, ao comparar um ao outro, é necessário que o consumidor que possui uma conta atrasada ou dívida ativa fique atento a qual dos dois serviços se encaixa melhor dentro de suas necessidades.

Não há como dizer qual é melhor que o outro, porque isso seria negligenciar a importância que ambos têm para a solução de problemas financeiros dos brasileiros. Mas se for o caso de alguém ter uma pendência em seu CPF e precisar resolver de imediato a situação, talvez seja interessante consultar o portal virtual do Limpa Nome.

O que é possível fazer no Limpa Nome

Como dito anteriormente, o Limpa Nome é um serviço entregue pelo Serasa com a função de facilitar o acesso à quitação de dívidas com mais facilidades financeiras. Por isso, para saber o que fazer dentro do Limpa Nome, as linhas abaixo contém tudo que pode ser de grande serventia para os leitores que desejam usar esse serviço do Serasa.

Além de ofertas sobre dívidas de variadas empresas do Brasil, o Limpa Nome oferece também a opção de parcelamento das dívidas.

Limpa Nome
No Brasil, 66% da população possui pelo menos uma dívida ativa em seus nomes.

Esse parcelamento fica a critério da negociação que as empresas credoras disponibilizam para que o Serasa libere para os consumidores que estão devendo. Além disso, no Limpa Nome é possível saber quais são as dívidas ativas no próprio nome.

Para saber como quitar uma dívida e também como parcelar, abaixo serão explicadas algumas maneiras de negociar uma dívida no Serasa.

Como negociar uma dívida ?

Para negociar uma dívida no Limpa Nome, antes de mais nada, é necessário acessar a plataforma virtual do Limpa Nome. Nessa plataforma estão todas as informações necessárias para conseguir negociar uma dívida dentro do serviço.

Ao entrar na seção de ofertas estarão todas as dívidas passíveis de negociação. Ao identificar uma dívida que se deseja quitar, basta clicar acima dela com o botão esquerdo na opção “Ver oferta”.

Limpa nome
Pessoa fazendo cálculos usando calculadora e segurando caneta.

Ali será selecionado qual é a melhor data de vencimento para o boleto, as opções de pagamento e parcelamento possíveis, caso haja alguma. Depois de selecionar a data para pagamento, em seguida é necessário que aquele que tem interesse em quitar uma dívida prossiga para a página de conclusão.

Nessa nova página, todos os detalhes sobre a dívida irão aparecer e, caso esteja de acordo, basta clicar em “ Concluir acordo”. Após concluir o acordo, a negociação da dívida está feita e agora resta pagar o boleto.

Vale lembrar que as dívidas só serão liquidadas quando o devedor efetuar o pagamento. O prazo para validação da liquidação pode variar, mas geralmente acontece entre 1 a 3 dias.

Vale frisar também que, caso uma dívida esteja ativa no nome de alguém, mas esse alguém não reconheça a dívida, é importante entrar em contato com o suporte da empresa cobradora.

Mas, antes de mais nada, é bom conferir se a dívida não é própria, de fato, para que não haja conflitos ou desentendimentos por uma comunicação errada. Enfim, tirando as minúcias para conseguir quitar uma dívida, usar o Serasa Limpa Nome para liquidar dívidas é algo muito fácil.

Mas, essa não é a única maneira de negociar uma dívida no Limpa Nome. Além dessa maneira, existem outras formas de negociar as dívidas no Limpa Nome, como por exemplo por meio do Whatsapp do Serasa Experian.

Como negociar dívidas no Whatsapp ?

O Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação mais usados atualmente no Brasil.

Atualmente, um número maior do que oitenta por cento da população nacional equivale ao número de pessoas usando esse aplicativo para se comunicar com família, amigos e a negócios.

Por isso, com certeza a adesão do Whatsapp como um canal de comunicação do Serasa foi uma ótima ação tomada pela empresa para possibilitar a liquidação de dívidas.

whatsapp
Pessoa segurando celular com Logo do Whatsapp aberta na tela.

Agora, para aqueles que desejam quitar alguma dívida usando o canal de atendimento do Serasa via Whatsapp, é necessário que antes de mais nada, acesse o site.

Depois de acessar o site, basta que o usuário role a página para baixo e vá até a seção de atendimento. Ali, é necessário clicar na opção “telefones”. Depois de clicar, uma nova página se abrirá contendo contatos de telefone do Serasa.

A partir daí, é necessário que o usuário do site clique na opção “Whatsapp Serasa” ou adicione esse número ao Whatsapp 11 9 9575-2096. Depois, basta enviar uma mensagem para a atendente virtual do Serasa que o processo de atendimento iniciará.

Basicamente, o processo é bem semelhante ao que acontece no aplicativo e no site. Por isso, é necessário já possuir um cadastro no Serasa para que, no momento em que seja solicitado os dados pessoais, a atendente possa acessar o sistema do Serasa.

Por fim, todas as opções de negociação ficarão disponíveis no Whatsapp do consumidor que possui dívidas passíveis de negociação. Para escolher qual das dívidas deseja quitar ou negociar, é necessário selecionar de acordo com os números que a atendente disponibiliza que são relativos a cada uma das dívidas.

Depois de selecionar, agora resta a pessoa que possui uma dívida optar por gerar um boleto à vista ou voltar para as ofertas. Lembrando que é preciso concordar com os termos de negociação e cumprir com o trato que foi feito nas mensagens do Whatsapp do Serasa.

Após aceitar tudo que é proposto e gerar o boleto, basta efetuar o pagamento que a baixa no sistema acontecerá num prazo de até 3 dias.

Limpa Nome no aplicativo 

O aplicativo do Serasa também oferece o serviço de Limpa Nome em sua plataforma, assim como o site e o atendimento do Whatsapp. Criado em 25 de novembro de 2015, o aplicativo facilitou muito a forma de liquidar dívidas que um CPF possui.

Com mais de dez milhões de downloads só na Play Store, esse aplicativo oferece tudo que o site entrega aos consumidores.

App do Serasa Limpa Nome na tela de um celular com pessoa o segurando.

Enfim, para usar o aplicativo, assim como o atendimento do Whatsapp e o site, é necessário possuir um cadastro ativo no Serasa. Por isso, caso não haja, é interessante que o leitor volte a sessão do texto onde fica explicado como se cadastrar no Serasa de forma rápida, prática  e fácil.

Algo importante para lembrar é que esse aplicativo está disponível nas principais lojas de aplicativo para IOS e Android e pode ser baixado facilmente. Depois de baixar, agora resta entrar e fazer o login no aplicativo. Ao fazer o login, logo na primeira página estarão disponíveis as ofertas de dívidas.

Então, basta clicar nas opções disponíveis e finalizar o processo de quitação de dívidas. Talvez o aplicativo seja a maneira mais fácil de conseguir negociar as dívidas do Limpa Nome no Serasa.

Por isso, vale a pena baixar o aplicativo para essa e outras finalidades.

0800 do Serasa 

Outra maneira de negociar dívidas no Serasa Limpa Nome é por meio de seu 0800.

Por meio dele é possível ficar ciente das ofertas disponíveis e negociar as dívidas. E o melhor é que é tudo por meio do telefone. Para aqueles que não possuem tanta afinidade com smartphones ou computadores, essa é uma alternativa que o Serasa criou para que as pessoas pudessem liquidar suas dívidas.

Um ponto importante sobre o 0800 do Serasa é que ele só funciona das 8 da manhã até as 22 horas da noite, o que é algo a se atentar. Outro fato interessante sobre o Serasa Limpa Nome é que ele funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Todavia, é um canal de atendimento ao cliente voltado exclusivamente para tratar do assunto de quitação de dívidas. Portanto, caso deseje tratar de outros assuntos, é necessário que o usuário entre em contato via outros número de 0800 do Serasa.

Enfim, para acessar esse serviço basta ligar para 0800 591 1222 e seguir o que a atendente telefônica pede para aquele que deseja negociar alguma dívida no Serasa. Será necessário ter em mãos o documento de CPF e saber também a data de nascimento e nome do consumidor que possui alguma dívida a ser negociada.

Definição de cada status do serviço

O Limpa Nome é, como dito anteriormente, uma maneira de acessar as negociações de dívidas e saber quais são as pendências financeiras e o estado em que cada uma está. Por isso, dentro do Serasa Limpa Nome existe o conceito de Status, que, basicamente retrata a situação de uma negociação entre um devedor e um credor.

Por isso, para que os leitores entendam do que se trata cada um dos status no Limpa Nome, aqui nessa seção do artigo será explicado de forma que fique fácil de entender. Basicamente, ao acessar as propostas de negociação, é possível notar na parte de cima dos cards um pequeno rótulo. 

Cada um dos rótulos pode indicar uma coisa diferente, sendo que as possibilidades são “Em andamento/Gerado”, “Pago/Encerrado” e “Quebrado”. Cada um desses status possui um significado diferente. Por isso, serão explicados aqui um por um.

O primeiro a ser explicado é o status “Em andamento/Gerado”. Quando um acordo possui esse status, significa que o mesmo ainda não foi pago, ou que o pagamento ainda está em andamento. Já o status “Pago/Encerrado” infere que o acordo foi finalizado depois do pagamento final do mesmo.

Geralmente, um acordo só é dado como encerrado após os últimos três dias de um pagamento, então isso é um fato a se atentar. Já o status “quebrado” significa que o acordo não foi cumprido pelo devedor por falta de pagamento, e por isso o acordo foi quebrado.

Mas, isso não é motivo para desespero, não. Na verdade, um acordo quebrado pode ser negociado outra vez pelo devedor. Todavia, a credibilidade do mesmo fica menor. Isso pode influenciar em opções de crédito e em outras aspectos da vida financeira daquele que não cumpre com os acordos

Limpa Nome para empresas

Uma coisa que poucos usuários sabem antes de acessar o site do Serasa Limpa Nome é que o mesmo oferece soluções e ofertas para empresas também.

Portanto, caso possua um CNPJ negativado, é possível negociar as dívidas do mesmo por meio do Serasa Limpa Nome. E para fazer isso não é muito diferente do processo do Serasa Limpa Nome para CPF’s, não.

O que muda é, simplesmente, o fato de ser um CNPJ a estar passando por um processo de liquidação de dívidas com ofertas. Para fazer isso, antes de mais nada é necessário ser sócio de alguma empresa, e isso não depende da quantidade que se possui como parte na empresa.

Para fazer a negociação, basta acessar o app ou site e selecionar a opção “Entrar”, assim como é feito para a opção de CPF’s. Ao entrar na primeira página é necessário que o usuário do site clique na opção “para sua empresa”, que irá lhe direcionar para uma negociação voltada para empresas.

Ao selecionar essa opção, agora basta que o devedor forneça os dados, como o CNPJ de sua empresa. Depois, basta dar sequência usando a senha de cadastro e negociar dívidas com as empresas que tem alguma parceira Serasa.

É muito importante que, para conseguir negociar a dívida, a empresa credora possua algum vínculo com o Serasa Experian. Caso contrário, não será possível que a empresa faça a intermediação da negociação e o CNPJ fique livre de dívidas.

Enfim, essa opção que o Serasa oferece para quitar dívidas é uma ótima forma de transformar uma empresa devedora em uma empresa passível de ter crédito. Por isso, para aqueles que possuem ou são sócios de uma empresa, é interessante dar uma olhada nas opções oferecidas pelo Serasa Limpa Nome empresas.

Postos de Atendimento Serasa

Atualmente, no brasil existem alguns postos de atendimento físicos do Serasa que podem fazer a diferença para aqueles que não tem acesso a celular, computadores ou telefones.

Apesar de ser algo muito particular, existem sim pessoas que têm seus nomes negativados que não estão inseridas nos meios de comunicação atuais que contam com a facilidade do aplicativo, telefone 0800 ou Whatsapp.

Por esse e por outros motivos, no país existem 17 agências do Serasa distribuídas para que fique mais fácil ainda o acesso para quitação de dívidas.

Limpa Nome
Funcionária do Serasa em uma das agências físicas da empresa.

Distribuídas entre os estados da região Sudeste, estão as agências de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Já nos estados do Norte do país, estão as agências dos estados de Roraima, Maranhão e Amazonas. No Sul do país, todos os estados contam com uma unidade em cada um de seus territórios.

Já no Centro-Oeste, apenas o Distrito Federal e o Mato Grosso possuem unidades em funcionamento. E, por fim, na região Nordeste, os estados de Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia possuem unidades que oferecem serviços do Serasa.

É muito importante frisar que esses postos de atendimento também são centrais que funcionam com outras funções além do atendimento. Por isso, essas agências são de extrema importância para o funcionamento da Empresa Serasa Experian, que é uma das mais importantes empresas de análise de crédito do país.

Conclusão sobre o Limpa Nome

Depois de ler esse artigo sobre o Limpa Nome, é possível que alguns pontos tenham ficado turvos na mente dos leitores. Entretanto, esse texto foi planejado de acordo com grandes dúvidas que usuários do Serasa Limpa Nome possuem.

Por isso, a expectativa de que esse texto tenha sanado as dúvidas dos leitores sobre o Serasa Limpa Nome é grande. Mas, o que se pode concluir sobre esse serviço do Serasa é que ele é repleto de minúcias que podem fazer toda a diferença na hora de liquidar dívidas e ter um nome limpo.

É importante lembrar que o Serasa Limpa Nome é muito mais do que uma forma de quitar as dívidas com ofertas e com opções de parcelamento. Na verdade, é uma oportunidade para conseguir ter a vida financeira em dia e conseguir conquistar uma situação melhor, com relação ao dinheiro.

Por isso, ter um cadastro no Serasa e estar sempre atento às ofertas disponíveis é algo que pode fazer toda a diferença na hora de solicitar um cartão de crédito, por exemplo. Além disso, com a situação do Serasa Limpa Nome em dia, é possível ter acesso a opções de crédito, opções de empréstimo e muito mais.

Esses benefícios podem fazer toda a diferença na hora de começar um novo negócio, construir a casa própria ou solicitar crédito universitário. Fora essas possibilidades, existe um grande número de pontos importantes para frisar sobre ter o CPF com status positivo.

Por isso, para aqueles que ainda não puderam conferir a situação do Serasa Limpa Nome, é interessante seguir as dicas desse artigo. Dessa forma, o futuro financeiro da vida pessoal ou empresarial é algo menos volátil, mais previsível e controlado.

Mas, essa é apenas uma dica para aqueles que nunca se preocuparam com a situação de seus CPFs.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -