HomeTecnologia & InternetGmail: O que é? Como criar uma conta? Para que serve?

Gmail: O que é? Como criar uma conta? Para que serve?

-

Você com certeza já ouviu no Gmail, o serviço de Webmail gratuito do Google. Ele foi revolucionário na época em que foi fundado em 2004, isso por que ele disponibilizou um 1 gb de armazenamento. Isso tudo em um momento em que seus concorrentes ofereciam apenas alguns megabytes. Você com certeza já deve ter ouvido falar nele ou possivelmente tem uma conta.

Em 2019 já haviam registrados cerca de 2 bilhões de usuários registrados no Webmail. O que faz dele o maior serviço de e-mail do mundo, e hoje em dia ter um e-mail no gmail permite você criar planilhas, apresentações e textos no Google docs. Abrir contas em diversos sites e aplicativos. Resumindo, ter um e-mail do google abre muitas portas e você pode ter diversas facilidades com ele.

Por isso é tão importante ter uma conta no Gmail, não só pelos serviços que o Gmail oferece. Mas também pela segurança que atualmente está redobrada, então vale muito a pena você ter uma conta. Mas você sabe como criar uma conta no Gmail? E para que ele serve? Nós passamos uma visão geral, mas será que é só isso?

Hoje você vai descobrir tudo sobre o Gmail, sua história, como criar uma conta, serviços oferecidos e algumas curiosidades. 

História do Gmail

A história do Gmail é bastante curiosa e de certa forma se assemelha um pouco à história do Google. Aliás, a história do maior serviço de Webmail do mundo é parecida com a maioria dos programas de software do mundo. Ou seja, algo que era para ser interno e de uso de poucos se ampliou e virou do uso de muitos.

- Continua Depois da Publicidade -

Inicialmente o Gmail era apenas um serviço interno e para funcionários do Google. Mas em pouco tempo todos perceberam que a ideia era grande demais para ficar presa apenas no escritório. E assim o Gmail tomou o mundo afora.

Ele foi criado em 2001 pelo seu principal desenvolvedor Paul Buchheit. No início ele apenas tinha a pretensão de ser usado para a comunicação interna. Buchheit já havia desenvolvido projetos semelhantes na época da faculdade, e tinha bastante experiência com este tipo de projeto. Tanto que ele foi quem tomou a frente.

O Gmail basicamente surgiu para atender as constantes reclamações de usuários que perdiam muito tempo tendo de apagar e-mails antigos ou os tinham apagados contra sua vontade. Portanto o Gmail nasce da necessidade dos usuários em ter um serviço melhor de Webmail. E toma a frente como o principal serviço.

Tendo essa necessidade em mente, o serviço foi aperfeiçoado e logo viria a ser lançado com a maior novidade, que era 1 giga de armazenamento de mensagem. Isso em um período em que o Yahoo possuia memória de 5MB e o Hotmail 2 MB. Ou seja, o Gmail desde seu início foi avassalador, o que fez sua popularidade crescer cada vez mais até os dias de hoje. Sendo o principal serviço de Webmail.

Serviços do Google pela conta do Gmail

Como dissemos anteriormente, a conta do Gmail oferece acesso a outros serviços do Google. Alguns até mesmo de forma automática, isso quer dizer que ao ter uma conta você já pode acessar de forma automática. Ou seja, ao ter uma conta no Gmail você já pode acessar determinado serviço como vamos ver mais adiante.

Vamos ver abaixo alguns dos serviços que uma conta no google nos permite acessar assim que fazemos nossa conta:

  • Canal no Youtube: É claro que você precisa habilitar sua conta para se tornar um canal de fato. Mas ao criar uma conta no Gmail você já pode ter seu canal sem muitos problemas.
  • Blog: Ele já teve seu momento de maior destaque, mas hoje em dia mesmo ele ainda tem uma certa adesão de algumas pessoas. E para ter o seu Blog você apenas precisa de uma conta no Gmail.
  • Google Play: O “mercado de aplicativos do Google” para baixar seus apps de forma segura você precisa apenas ter uma conta no Gmail. Para poder baixar seus aplicativos preferidos, sejam eles livros, filmes e jogos.
  • Google drive: O serviço de armazenamento do Google. Por ali você pode armazenar  seus documentos sejam eles PDFs, arquivos word, planilhas, músicas dentre outras coisas. Para muitos ele é o melhor serviço de armazenamento

Esses são apenas alguns dos serviços que você pode obter ao ter uma conta no Gmail. Ou seja, mesmo que você não tenha costume de receber ou enviar e-mails vale muito a pena criar uma conta. Pois com ela você terá acesso a esses e muitos outros serviços.

Mas agora que já apresentamos alguns dos serviços oferecidos vamos ver como criar uma conta no gmail. É bem mais fácil do que você pode imaginar.

Como criar uma conta

- Continua Depois da Publicidade -

Para muitos isso não é nenhum problema, mas a verdade é que uma conta no Gmail não é algo tão simples nem tão rápido. Para garantir a segurança dos seus usuários o Gmail utiliza um cadastro com bastante informações.

Por isso agora vamos mostrar para você tudo o que você precisa para criar sua conta. Por mais complexo que possa parecer, todas as informações apenas são enviadas para garantir a segurança de seus usuários. Mas vamos ver como criar uma conta no Gmail, lembrando que todas essas informações estão detalhadas no Suporte Gmail.

Como resgatar senhas

Resgatar senhas não é uma tarefa fácil, mas com o gmail essa tarefa é menos árdua do que ela costuma ser em outros sites. Aqui graças às formas de recuperação de senha você pode recuperar com mais facilidade.

Mas agora vamos te mostrar passo a passo como recuperar a senha sem ter grandes problemas e sem preocupação. Por isso vamos ver abaixo passo a passo como recuperar sua senha sem grandes problemas:

  1. Vá para a página de login, e clique em esqueci minha senha
  2. O gmail vai pedir para você digitar a senha mais recente que você se lembra
  3. Depois vai lhe pedir alguns dados
  4. Logo após se for confirmado que você é o dono do e-mail você receberá um link de recuperação do seu e-mail

Portanto esse é o procedimento para recuperação do seu e-mail. geralmente ele leva apenas alguns minutos sendo bem simples. Apenas é recomendado estar com seu smartphone pois ele pode ser usado neste processo. Em alguns casos para ser mais rápido são enviados SMS para não ter muita burocracia.

O processo de recuperação de senha não é apenas utilizado quando você se esquecer da senha. Ele também é útil para quando sua conta é invadida por hackers, ou sites que abrigam sua conta são invadidos. Ou se você por acaso esquecer sua conta aberta em algum desktop público. Assim a recuperação de senha é um processo que oferece mais segurança.

Como fazer um bom e-mail

Até algum tempo atrás o Gmail foi considerado o substituto das cartas, na verdade o e-mail como um todo. Com o tempo até mesmo ele foi se tornando obsoleto e cada vez mais ele perde espaço para o Whatsapp. Mas havia uma preocupação de como redigir um bom e-mail e isso não é difícil como vai ver.

Mas na verdade o e-mail hoje em dia tem como princípio básico ele deve ser enviado de acordo com quem você está enviando. Vamos dar um exemplo se você envia um e-mail para uma empresa esse e-mail deve ser formal e bem escrito com atenção para os erros de português. Mas como os e-mails eram e são muito associados ao mundo corporativo eles em geral são mais formais. Por isso uma vamos as dicas:

  • Primeiro faça um rascunho do que pretende enviar no word. Esse rascunho serve para você ter noção dos erros e poder olhar melhor seu e-mail.
  • Confira os seus destinatários para não errar na hora de enviar sua mensagem.
  • Insira um assunto, pois e-mails sem assunto não são dados a devida atenção e algumas pessoas podem confundir com vírus.
  • Na hora da escrita tenha cuidado e aproveite tudo que o Gmail pode lhe oferecer. 
  • Você pode alinhar, inserir bullet point e é claro anexar arquivos tudo vai depender da sua mensagem.
  • Cuidado para não esquecer os anexos, pois enviá-los em outros e-mails fica chato
- Continua Depois da Publicidade -

Essas são as principais dicas para enviar um bom e-mail, você pode ainda inserir mais algumas coisas como emojis e assinaturas. Mas tudo vai depender de para quem você está enviando e-mail.

Portanto agora é com você para arrasar nos seus e-mail e sair na frente. Agora vamos ver algumas curiosidades a respeito do Gmail.

Curiosidades do Gmail

O Gmail tem suas curiosidades e easter eggs, por isso nós reunimos algumas curiosidades que podem ajudar você a mudar a forma que você usa o Webmail. Algumas coisas são bastante comuns e podem até ser corriqueiras para algumas pessoas. Outras coisas já são bem mais obscuras e desconhecidas.

Sim, pode acreditar que o Gmail esconde muita coisa de você que talvez poderia ser uma boa solução. Mas em alguns casos isso acaba ficando escondido devido ao fato de que são funções mais comuns em outros aplicativos.

Mas vamos ver quais são as curiosidades e funções ocultas do Gmail.

O substituto da carta

Não dá para falar do gmail e dos e-mails em geral sem falar que eles são os substitutos da carta. Tudo começou com os primeiros e-mails e foi ganhar força com o hotmail, mas como nós falamos com o Gmail tudo foi diferente. Ele teve desde seus primeiros dias uma alta adesão o que fez com que ele fosse o principal substituto da carta.

Até o século XX as cartas eram o principal meio de comunicação no mundo inteiro. Apesar do surgimento do telefone elas ainda eram o principal meio de mandar qualquer comunicado, contas, etc. Mas com a chegada do e-mail tudo foi diferente, muitos dos problemas foram resolvidos. E as cartas foram perdendo força

As empresas passaram a poupar muitos gastos com envios de comunicados e cobranças. Todas elas passaram a ser enviadas por e-mail, elas foram enviadas gratuitamente por e-mail. Isso até certo ponto deu uma certa dor de cabeça para os correios, que durou pouco tempo eles ficariam encarregados de entregar produtos. Mas isso é outra história.

Mas o fato é que os e-mails são vistos até os dias de hoje como os substitutos das cartas. E o gmail atualmente com seus numerosos usuários é a cara do email atualmente.

1 GB de mémoria

Acredite se quiser em 2004 seu ano de estreia os seus concorrentes apenas disponibilizaram alguns poucos megabytes para armazenamento de e-mails. Isso fazia com que os e-mails mais antigos fossem apagados automaticamente. Isso gerava muita dor de cabeça para seus usuários que às vezes tinham coisas importantes apagadas.

Quando o Gmail foi lançado com 1 giga de armazenamento de mensagem foi algo muito revolucionário. Mas aconteceu algo que foi um tanto quanto curioso, ele estreou no dia primeiro de abril de 2004. O que fez com que muitas pessoas confundissem a novidade com uma piada de primeiro de abril.

Ou seja, foi como algo bom demais para ser verdade. Hoje em dia 1 giga é algo até mesmo obsoleto em vista dos 15 gigas de capacidade. Mas naquela época era muito.

Um pouco mais sobre os e-mails enviados e recebidos

Você já se perguntou se existe algum limite de e-mails enviados ou recebidos por dia. Aliás, por dia, quantos e-mails você envia por dia? Estamos falando de e-mail enviado de cunho próprio, não aqueles que são enviados automaticamente.

Exatamente para evitar spams o Gmail permite que seus usuários enviem até 500 e-mails por dia. Isso são para e-mails enviados e recebidos, essa medida evita que e-mails desnecessários sejam enviados constantemente. Afinal quem envia tantos e-mails assim por dia?

Aliás, curiosamente você pode adicionar até 500 pessoas no seu e-mail, seja com cópia ou simplesmente copiado. Nesse caso fica mais fácil entender como são 500 e-mails por dia, pois uma vez que você anexe 500 pessoas estará enviando 500 e-mails.

Cancelando Mensagens

Embora hoje em dia muitas pessoas já saibam melhor deste recurso, não custa nada lembrar. As mensagens enviadas podem ser apagadas em um período em torno de 10 a 30 segundos. Por isso não pense demais.

Esse recurso tem ajudado muitas pessoas que enviam mensagens por engano ou por acidente. Essa opção é muito prática e salva muitas vidas

Desconectando em qualquer lugar

Já que estamos falando de possíveis acidentes tem uma coisa que é muito comum de acontecer é você esquecer sua conta logada em locais públicos. E para evitar que problemas maiores possam ocorrer, o Google permite que você possa desconectar sua conta de qualquer lugar.

Basta apenas você ir à parte inferior onde está escrito “detalhes” lá você terá a opção de sair de todas as sessões, é apenas isso. Assim você estará desconectado e seus dados seguros.

Recurso Smart Compose

O smart compose é um mecanismo capaz de entender o que o usuário pretende digitar antes mesmo de terminar a frase. Hoje em dia ele é muito popular nos celulares e é muito mau visto por alguns por completar as palavras de forma errônea.

Esse recursos no Gmail evitou que as pessoas digitarem mais de 1 bilhão de caracteres por semana. Assim fazendo com que muito tempo fosse economizado, na hora de se preparar um e-mail.

Portanto, seja ele bem ou mal visto, o Smart Compose ajuda muito a otimizar o tempo de muitos usuários. E facilita a escrita para muitas pessoas sendo um recurso muito prático para quem está do outro lado.

Chamadas telefônicas pelo Gmail

Você sabia que até algum tempo atrás o gmail tinha um serviço de chamadas de voz? O que hoje em dia foi incorporado pelo Hangout e depois pelo google voice antes era uma função do gmail em seu chat. Ele oferecia a chamada por um determinado valor lá em 2011.

Embora hoje em dia a chamada de voz seja algo oferecido gratuitamente pelo skype, Whatsapp e até mesmo no google voice. Naquele tempo, essa era uma grande inovação. Mas não tão bem sucedida quanto talvez fosse hoje em dia.

Basta lembrar que naquele tempo as chamadas eram feitas pelo celular e o gmail era acessado pelo desktop. Poucas pessoas teriam interesse em realizar uma chamada do computador, ainda mais pagando. E com a chegada do Skype e What’s up o interesse diminuiu mais ainda.

Gmail sem Internet

Você sabia que há como enviar e-mails offline? Assim como você pode editar os documentos no google docs sem internet, você também pode enviar e-mails sem internet. Com a diferença que as suas atualizações nos documentos só são salvas com internet, aqui as mensagens de fato saem para seu destinatário.

Para que isso aconteça basta ativar o gmail offline. Esse processo é bem simples como vamos mostrar abaixo:

  • Basta acessar as configurações do Gmail Offline
  • Nas configurações você precisa apenas ativar o Gmail offline e ele já estará pronta para uso 

Portanto, agora é só você aproveitar e mandar seus e-mails tranquilamente quando lhe faltar internet. 

Segurança e bloqueio de e-mail maliciosos 

Como dissemos ao longo do texto, o Gmail, oferece muito mais segurança aos seus usuários do que os outros WebMail. Antes era muito comum ter e-mails fraudulentos como o “Príncipe Nigeriano” queria deixar uma herança para você se você clicasse em determinado link. Dentre outras coisas que só quem viveu a internet nos anos 90 sabe e se lembra bem.

Por isso, o Gmail preza demais pela segurança hoje em dia é quase impossível você pensar ter um e-mail de spam na caixa de entrada. Isso porque o Google bloqueia cerca de 10 milhões de mensagens maliciosas por minuto. Ou seja, neste momento você poderia estar recebendo vírus pelo seu e-mail, mas graças ao Gmail essa ameaça foi bloqueada.

Embora haja muita nostalgia para os anos 90, as pessoas certamente não se lembram dessas e de outras dificuldades.

Detector de Fraudes

Mais que apenas deter e-mails maliciosos, o Gmail ajuda você a detectar fraudes em seus e-mails. Isso mesmo você pode contar com seu Webmail para não acabar entrando em uma furada, e isso pode ser bem mais simples.

Geralmente emails muito convidativos que são promoções, empresas te convocando para uma entrevista ou oferecendo emprego. Todos esses e-mails vêm com uma chave amarela que funciona como um selo de autenticidade. Isso funciona como uma forma de dar veracidade aos e-mails e não ser algo enganoso.

Assim você pode ficar tranquilo ao receber aquele cupom de desconto ou aquela proposta irrecusável. Sem medo de recusar.

Conclusão

Espero que você tenha curtido nosso artigo, e aprendido mais a respeito da história do Gmail e todos seus serviços. É claro que a história do gmail não cabe apenas em um artigo, por isso aqui buscamos trazer os fatos mais relevantes sobre o serviço de Webmail mais famoso do mundo.

Do mesmo modo, as curiosidades e funcionalidades são diversas e quase infinitas. Essas são apenas algumas das mais interessantes e algumas até mesmo obscuras. Espero que vocês tenham gostado e aproveitem nossas dicas.

Portanto nós vamos ficando por aqui, espero que tenha gostado do conteúdo, aproveite nossas dicas a respeito do Gmail.

VEJA TAMBÉM: Outlook: tudo que precisa saber para ganhar mais produtividade

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -