HomeTecnologia & InternetFreepik: encontre as melhores fotos e gaste pouco

Freepik: encontre as melhores fotos e gaste pouco

-

Todo designer, independente do serviço que desempenha, precisa de vetores de qualidade para usar em suas plataformas de edição e o Freepik pode oferecer isso. Criado em 2010, esse site é um banco de imagens autônomo que oferece milhões de opções de fotos, vetores e outros recursos gráficos gratuitos e também de forma paga.

A ideia por trás desse site, desde o início, é fornecer recursos gráficos para pessoas do mundo todo de forma universal e gratuita. Com mais de dez mil colaboradores e um grupo de designers, o Freepik conta com uma plataforma repleta de possibilidades para designers que desejam explorar sua criatividade com recursos gráficos gastando pouco ou quase nada.

Além disso, é uma ótima plataforma para designers e fotógrafos comercializarem seus produtos e ganharem um dinheiro extra. A paixão dos criadores do Freepik é ajudar a dar vida às ideias daqueles que acessam o site, e por isso, ao usar a ferramenta de busca do site, é possível ter acesso a diversos tipos de conteúdo.

Para entender melhor o que é, como funciona e conhecer melhor o Freepik, esse artigo foi escrito repleto de informações que com certeza irão ajudar os designers a acessar o site.

Freepik: o que é?

Todo designer, independente do programa que usa para edição de fotos ou criação de conteúdo, precisa de recursos gráficos com direito de cópia. Basicamente, a ideia por trás do Freepik é essa: um site onde as pessoas podem encontrar um banco de arquivos de imagens, vetores e psd para baixar de forma gratuita.

- Continua Depois da Publicidade -

Por meio dele é possível ter acesso a uma quantia de 10 milhões de imagens, vetores e outros produtos voltados para o design gráfico. Além disso, por meio desse site é possível usar o Wepik, que é uma plataforma virtual de design online.

Ao se inscrever no Freepik é possível contribuir com o banco de arquivos do site e ainda ganhar dinheiro com isso. Resumidamente, o Freepik é uma ferramenta útil para designers e produtores de designs que desejam vender seus conteúdos online de forma prática.

Como entrar?

como acessar o freepik
Página inicial do Freepik com tema de Halloween.

Para entrar no Freepik e usar tudo que esse site tem a oferecer, não é necessário fazer o cadastro.

Mas, para usufruir melhor de tudo que essa plataforma virtual para designers tem a oferecer, é interessante que se faça o registro no site criando uma conta ou usando alguma rede como o email do Google ou conta do Facebook.

Para fazer o cadastro direto no site, primeiramente é necessário acessar o site https://freepik.com. Em seguida, clicar no ícone “Inscrever-se” que se encontra no canto superior direito do site.

Em seguida, as opções de cadastro com Google e Facebook ficam disponíveis para o usuário do site optar entre elas ou por fazer o cadastro direto no site.

Caso seja do interesse, para fazer o cadastro com uma das duas contas já existentes em outras redes, basta clicar com o botão esquerdo sobre uma das duas opções e dar sequência ao processo requisitado.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas, para fazer o cadastro diretamente no site, é necessário ceder alguns dados, como: nome de usuário, e-mail e a senha desejada para usar.

Por fim, basta que para finalizar o cadastro o usuário clique em “Inscreva-se”.

E pronto, o acesso ao Freepik por meio de uma conta fica disponível para usufruir de tudo que tem o site tem a oferecer.

Freepik brasil imagens

O Freepik é um site que está disponível em diversas línguas, inclusive em português. A versão do site brasileiro é o https://br.freepik.com/ e nele estão disponíveis mais de nove milhões de fotos gratuitas ou que podem ser usadas no modo premium.

Elas podem ser usadas para contas pessoais  e profissionais e por todos os tipos de designers a partir do download no formato de .jpg. Geralmente, o algoritmo do site sugere pacotes de imagens relativos a tópicos mais pesquisados na região.

Por exemplo, no caso do Brasil na época de junho, um tipo de imagem sugerido pelo site para ser pesquisado é referente a festa junina, já que culturalmente é uma época em que se celebra o São João.

Mas, focando no funcionamento do site na sessão de imagens, é possível usar filtros para pesquisar um tipo de imagem desejado. Basta clicar na opção “filtros” que fica no canto superior direito da tela do site.

Ali ficam diversas opções de filtros disponíveis para serem usados na busca.

Como baixar?

- Continua Depois da Publicidade -

como baixar o freepik
Designer trabalhando em sua mesa de trabalho em frente ao computador.

Para baixar conteúdos no Freepik, é necessário que se busque um vetor, imagem, ícone ou qualquer outro formato de arquivo desejado para ser utilizado. Para fazer isso, basta que na página inicial o usuário do site selecione no canto superior esquerdo o que deseja escolher para download.

Entre as opções, estão “vetores”, “fotos”, “PSD”, “coleções” e a opção “mais”, onde estão outras opções de arquivo disponíveis no site. Depois de escolher pelo tipo desejado, agora basta procurar por algum termo específico usando palavras chave para encontrar o que se deseja no Freepik.

Por exemplo, caso esteja em busca de um vetor de cachorro, basta que o usuário selecione a opção “vetor” e escreva “cachorro” na aba de busca. Depois disso, várias opções de vetor de cachorro ficam a  sua disposição de escolha.

O próximo passo é clicar sobre o ícone do arquivo desejado com o botão esquerdo do mouse. Em seguida, basta clicar em “download” e em seguida clicar em “download gratuito”.

Uma outra função disponível no site é escolher qual é o tamanho desejado para fazer download.

As opções são “pequeno”, “médio”, “grande” e “tamanho original”. 

Para fazer download de acordo com o tamanho desejado, basta clicar na seta para baixo que fica ao lado da opção “download gratuito” e optar pelo formato.

Por fim, o download é feito.

Freepik ícones

Freepik. icones
Conjunto de sites que integram a startup Freepik. (Freepik, Flaticon e Slidesgo).

O Freepik é uma grande startup que, como dito antes, oferece uma série de arquivos diferentes para download. Mas, um fato interessante sobre essa empresa, é que em 2013 ela lançou o Flaticon, que é uma segmentação do Freepik para download de ícones personalizáveis gratuitos.

Para ter acesso a ele, é necessário que ao entrar na página inicial do site, o usuário clique em “Mais” que fica no canto superior esquerdo ao lado de “Coleções”. A primeira opção disponível para ser clicada é o Flaticon, e para entrar nele, basta clicar em cima com o botão esquerdo do mouse.

Depois disso, o usuário será direcionado para outro site, o Flaticon, que é um pouco diferente do Freepik, apesar de ser um produto da mesma empresa.

Por fim, para ter acesso aos diversos ícones que o site disponibiliza para download, basta que o usuário vá até “procurar ícones” e depois clicar em cima para pesquisar o tipo de ícone desejado.

O sistema funciona da mesma maneira que o Freepik e é extremamente prático de ser usado. Assim como o outro site, nele é possível vender conteúdos próprios para que outras pessoas possam usar.

É dessa maneira que o portfólio de ícones deste site se mantém sempre renovado, por meio da contribuição de produtores de ícones independentes que os vendem para esse site. Além disso, é possível obter figurinhas, ícones UI e criar ícones próprios no Icon Pattern.

Freepik grátis

O Freepik é, por essência, um site gratuito de recursos gráficos e ficou originalmente conhecido justamente por não cobrar nada de seus usuários. Mas, como se sabe, esse site possui um plano pago para usuários que desejam aprimorar suas contas para a modalidade Premium.

Todavia, usando o Freepik na versão gratuita é possível ter acesso a milhões de arquivos de fotos, vetores, psd e muito mais. Para usar esse site de forma gratuita não tem segredo, basta acessá-lo e selecionar os arquivos de interesse que não possuam em si o símbolo de “coroa”, que significa o modo premium do site.

Além disso, para vender conteúdos no Freepik, basta ter uma conta que pode ser criada gratuitamente. Todo designer deve conhecer o Freepik, porque uma vez que se tem acesso a todos os conteúdos gratuitos que ficam disponíveis no site, basta ter criatividade.

Com Freepik, “ o céu é o limite” para as criações em Photoshop, Corel Draw, Adobe Ilustrator e todos os programas utilizados por designers.

Uma única coisa que deve ficar clara é que, na hora de oferecer serviços usando algum tipo de conteúdo fornecido pelo Freepik, fica explícito nos termos de uso do site que não se pode vendê-los como um conteúdo exclusivo, uma vez que eles ficam disponíveis para todos de forma gratuita.

Como acessar?

Para acessar o Freepik, basta acessar o https://br.freepik.com e procurar pelos diversos recursos gráficos disponíveis no site.

Na tela inicial do site há duas opções debaixo da ferramenta de busca, “Popular” e “ Recente”, onde os recursos mais populares e recentes podem ser encontrados com mais facilidade, independente do tópico.

Agora, caso o usuário deseje usar o site para encontrar algo específico, basta usar os filtros e a ferramenta de busca a seu favor. Clicando em “todos os recursos”, ao lado de “pesquisar todos os recursos”, dá para optar entre a escolha de recursos e coleções disponíveis no site.

As coleções são um conjunto de recursos agrupados com um design semelhante feitos especialmente para serem usados como uma linguagem só.

Já a opção “recursos” oferece recursos gráficos isolados de seus semelhantes. Ainda na opção “todos os recursos”, é possível optar por vetores, fotos, PSD e ícones. Depois de especificar o que se deseja buscar no site, basta clicar no ícone da lupa de pesquisa e procurar por algo que pareça mais interessante no site.

Freepik Premium: como funciona?

banco de imagens gratuito
Símbolo do Freepok premium em ilustração em tela de computador vetorizada no Freepik.

Como dito anteriormente, o Freepik tem uma versão paga que oferece uma série de vantagens sobre o plano gratuito de uso do site.

Conhecido como Freepik Premium, essa aprimoramento do uso do site possibilita que seus usuários tenham acesso a quase quatro milhões de  vetores premium, quase dez milhões de fotos, trezentos e sessenta e dois mil ficheiros PSD premium, downloads ilimitados e suporte.

Além disso, assinando o Freepik Premium não é necessário fazer atribuições ao baixar arquivos no site.

E, por fim, assinando o freepik Premium, o site fica livre de propagandas, o que pode incomodar muitos usuários. Apesar do acesso gratuito permitir muita utilidade para designers, com certeza a versão paga entrega um serviço melhor para aqueles que fazem a assinatura.

Freepik preços

Um dos pontos ruins do Freepik Premium são seus preços nada acessíveis para designers com baixo orçamento. Como só existe um tipo de plano, o site oferta duas possibilidades de pagamento: o valor mensal e o valor anual.

A vantagem do valor anual é o desconto de 2, 50 euros a menos por mês, com um valor total de 7,49 euros por mês, que convertendo para reais dá uma média de quarenta e cinco reais por mês.

Já o plano mensal, que deve ser renovado a cada mês usado, pode ser assinado por  9, 99 euros, o que equivale a sessenta reais por mês. Comparando uma forma de pagamento à outra, é muito mais válido que se assine o plano anual para ter acesso por 12 meses com um desconto de 30 euros pelo ano de Freepik usado.

Ambos entregam ao assinante os mesmos benefícios e por isso, fica a critério do usuário qual plano assinar. Para decidir, basta saber quais são suas prioridades como designer e se o acesso é algo que se encaixa em seu orçamento.

Conclusões sobre o Freepik

Com certeza, o Freepik é uma ótima maneira de ter acesso a recursos gráficos de forma gratuita e prática. Além da vasta gama de arquivos em seu portfólio, existem várias funcionalidades dentro do site que servem para facilitar a vida de designers profissionais e amadores.

Por isso, vale a pena acessar o site e explorar tudo que tem a oferecer. Com Freepik, as criações de um designer se tornam melhores e mais diversificadas.

Esse conteúdo tirou suas dúvidas? Nos conte nos comentários porque assim podermos melhorar cada vez mais. Contamos com sua ajuda para isso.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -