Finanças, Crédito & Seguros

Diferença entre SPC e Serasa: entenda como usar cada um

14/04/2024

Muitas vezes, os consumidores ficam em dúvida qual é a diferença entre o SPC e Serasa.

Ambos contam com o score que tem relações com o histórico do consumidor.

No entanto, eles são utilizados para coisas muito diferentes entre si.

Apesar de ambos serem divergentes, não é anulado o fato de que as duas reputações devem ser positivas para que você tenha um bom limite de crédito e até mesmo no crediário.

Isso também vai te ajudar bastante no momento em que precisar de um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre a diferença entre o SPC e Serasa, como acessar cada um deles para ver o seu score e até mesmo sobre quais são os bancos que procuram consultar esses tipos de scores e históricos.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco porque iremos abordar sobre tudo isso e um pouco mais.

O SPC significa, em suma, nada mais e nada menos que Serviço de Proteção ao Crédito.

Ele é usado principalmente por lojistas que buscam saber se um consumidor é confiável antes de oferecer a ele o crediário.

Geralmente, essa análise não é feita quando o consumidor paga no débito ou no crédito porque a empresa que está vendendo recebe o valor do banco e o consumidor também paga ao banco, sendo uma garantia.

O crediário nada mais é que parcelar alguma compra com uma espécie de boleto.

Neste caso, o consumidor tem que ir até a loja todos os meses para quitar os seus débitos.

Pesquisas mostram que uma grande porcentagem dos brasileiros preferem esse meio de pagamento.

Em suma, o SPC se trata mais do histórico de compras do consumidor, se ele é uma pessoa que costuma parcelar com frequência e muito mais.

Já o caso do Serasa, foi criado pela Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos.

O objetivo da plataforma era de que os BANCOS pudessem consultar mais sobre o CPF do cliente para saber se poderiam fornecer um empréstimo ou financiamento.

Dependendo do histórico, por exemplo, o cliente pode não conseguir sequer limite de crédito no cartão, por exemplo.

Geralmente, quanto mais alto é o limite do consumidor, mais alto tende a ser seu score.

Os bancos podem cortar limites caso as contas não estejam sendo pagas em dia.

Existe uma série de bancos que fazem a consulta do SPC e também do Serasa.

Na verdade, os mais tradicionais deles costumam fazer essa análise para ter certeza que o consumidor realmente é confiável.

Uma instituição bancária não pode, por exemplo, sair fornecendo limites para todos os seus consumidores e clientes sem saber o quanto eles podem pagar, quais são os históricos de pagamento e muitos outros aspectos sobre o assunto.

Em suma, separamos uma breve lista de alguns bancos que fazem a consulta pelo SPC e de outros bancos que fazem a consulta do Serasa.