HomeEducaçãoDesenhos para colorir, imprimir e pintar que encantam e ensinam

Desenhos para colorir, imprimir e pintar que encantam e ensinam

-

Os desenhos para colorir são importantes para o desenvolvimento de vários aspectos de uma criança, incluindo os sentidos relacionados ao tato e a criatividade. Assim, é muito importante que esse seja um recurso presente no processo de formação das crianças ou mesmo em ensino educativo para crianças com necessidades especiais.

Os desenhos para colorir e também para serem feitos podem ser diretamente associados ao ensino das crianças, pois são itens atrativos e que prendem a atenção das mesmas e que sem bem utilizadas podem servir como fonte de aprendizagem.

O colorir vem sendo estudado por diversos profissionais como uma atividade desenvolvedora das capacidades motoras, intelectuais e lúdicas das crianças. Podendo desenvolver algumas habilidades através dos desenhos para colorir.

Desenhos para colorir

Os desenhos ajudam no desenvolvimento comunicativo, pois a Arte desenvolve nas pessoas o seu aspecto criativo, devido à expressão artística está associada com a imaginação.

O ato de pintar e colorir desenhos faz com que a criança possa perceber um mundo que possui muitas cores, formas diversas, expressões de sentimentos, significado de símbolos e muitos outros, auxiliando no crescimento e formação da sensibilidade e também do senso crítico por parte das crianças.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, ela estimula a comunicação e a capacidade de concentração. Possuindo ainda outras vantagens já mencionadas e que vamos ver de forma mais detalhada cada um desses itens. Vejamos 6 pontos:

1 – Desenvolvimento cognitivo

Os desenhos feitos pelas crianças são desenvolvidos a partir de conhecimentos prévios que ela possui. Esse processo passa por algumas etapas conforme a idade da criança e o contato dela com esse tipo de atividade aumenta, chegando ao ponto de passar de simples rabiscos para formas cada vez mais sólidas e reconhecíveis.

Esses estágios revelam que as crianças não fazem em seus desenhos aquilo que elas estão vendo, mas sim uma tentativa de representar o que conhecem. Passando a conseguir fazer isso cada vez melhor e utilizando os traços e pinturas mais sólidos dentro dos espaços do desenho.

Além de tudo isso, ainda se encontra o fato de que ao pegar desenhos para colorir a criança passa a trabalhar e estimular ainda mais a sua capacidade de observação. Portanto, estimule a criança a praticar a pintura de formas diversas, com cores e figuras bastante diferentes entre si. Solicitar que a criança explique aquilo que ela pintou/desenhou e pronto, estará dando ainda mais amplitude ao desenvolvimento cognitivo.

2 – Demonstra sentimentos e combate a ansiedade

Pintura, Funileiro, Jardim De Infância
Desenhos para colorir

A ansiedade tem se tornado cada vez mais comum na vida adulta, porém ela também está presente na infância, mesmo que de forma mais leve e precisa ser combatida. E o desenho para colorir pode ser um aliado nesse trabalho, solicitando que a criança tente transpor o seu sentimento através de um desenho, isso pode ajudar a acalmá-la.

O desenho abre espaço para que a criança exponha de diferentes formas em relação à fala. As pinturas ou desenhos feitos podem conter emoções que transmitem o seu estado emocional naquele momento. As cores utilizadas também podem refletir as emoções, cores mais vívidas e coloridas podem transmitir que está tudo bem, enquanto o preto refletir o pesar que ela está sentindo.

Portanto, o desenho é uma ferramenta totalmente simples e de fácil acesso para os adultos estabelecerem uma melhor conexão com as crianças e suas emoções. Sendo sempre uma alternativa para quando a criança estiver calada, solicitar que ela transmita através do desenho como foi o seu dia ou o que pode ter deixado ela triste ou chateada.

3 – Desenhos para colorir e a coordenação motora

- Continua Depois da Publicidade -

Os desenhos estão presentes nos primeiros estágios de uma criança, tanto que esse ato vem antes da leitura e escrita. Os pontos, curvas, rabiscos aleatórios e muitos outros traços são o ínicio para que a criança possa ter uma maior facilidade futura ao escrever.

O ato de desenhar e pintar essas formas diversas faz com que a criança passe a melhorar os seus controles sobre a mão, passando a desenhar de forma mais sólida com o tempo e também aumentando a sua coordenação motora.

Essa simples atividade inclusive está um passo acima das tecnologias atuais, pois exige uma maior ativação do cérebro ao ser realizado, do que o uso de aparelhos celulares ou computadores e tablets, por exemplo.

Assim, com o passar do tempo e com a evolução no desenvolvimento as crianças passam a desenhar com mais clareza e conseguindo diminuir o espaço necessário para isso. Sendo fundamental para auxiliar no processo de escrita que ela irá passar nos próximos estágios.

4 – Aprendizagem através do lúdico

O aprendizado lúdico é uma das etapas mais importantes que uma criança passa durante o processo escolar, pois ele consegue associar a diversão ao conhecimento e isso facilita todo processo. Por exemplo, quais são as atividades escolares que você consegue se recordar?

A curiosidade é uma carta marcada em todas as crianças. Então, os desenhos para pintar podem ser uma excelente alternativa para que elas desenvolvam atividades de aprendizagem de forma lúdica.

5. A arte promove a criatividade

Criatividade é a capacidade de pensar fora da caixa proverbial, de unir duas ideias não relacionadas de uma nova maneira. Soluções para grandes problemas e avanços de todos os tipos estão ligados à criatividade.

O ato de desenhar e pintar em diversos estudos indica que uma criança que é exposta às artes adquire uma capacidade especial de pensar criativamente, ser original, descobrir, inovar e criar propriedade intelectual.

- Continua Depois da Publicidade -

Esses atributos são essenciais para o sucesso individual e a prosperidade social no dentro do nosso mundo atual. Assim, é importante que muitos adultos tenha consciência da importância que desenhos para pintar podem ter no desenvolvimento infantil.

6. A arte ajuda as crianças a se conectarem

A arte é um equalizador, ajudando a criar um terreno comum para crianças que não se conhecem e que podem ou não estar interessadas nas mesmas coisas. Esse ato simples, pode ajudar as crianças com diferentes habilidades e até idiomas a se conectarem em uma atividade compartilhada.

Vejamos abaixo alguns desenhos que podem ser utilizados com as crianças para o seu processo de pintura:

Unicórnio para colorir

Unicórnio, Arco Íris, Colorido, Chifre
Unicórnio para colorir

Os unicórnios são seres místicos e que estão presentes em diversas histórias e desenhos feitos para crianças. É muito provável que ao perguntar a uma criança o que é esse animal, ele saiba responder, embora não se trate de um ser real e ele sabe disso.

Então, a figura do unicórnio já trabalha a imaginação e senso crítico da criança para fazer essa associação e pintar o animal da forma como ele acredita que é ou deveria ser. Para baixar unicórnios para colorir, Clique Aqui!

Barbie para colorir

A Barbie é simplesmente a boneca mais conhecida de todo planeta, ou alguém discorda dessa afirmação? Ela marcou época durante os anos 90 e 2000, seguindo até os dias atuais como um brinquedo famoso e desejado pelas crianças. Uma das salvas exceções que sobrevivem contra o mundo globalizado.

Voltado para o público feminino, a Barbie encanta a grande maioria delas e possui ainda outros itens e parceiras e parceiros compondo o seu grupo. Assim, se deseja encontrar uma Barbie para que a sua filha ou alunas possam colorir, Clique Aqui!

Borboleta para colorir

Borboleta, Blue, Black, Inseto, Grande
Borboletas para colorir

As borboletas são animais belíssimos e que chamam a atenção tanto das crianças quanto dos adultos. Elas possuem diversas espécies com cores e tamanhos diferentes, o que pode ajudar ainda mais o desenvolvimento artístico das crianças, pois assim elas terão uma gama enorme de opções para colorir.

Pintar as borboletas podem também ajudar na memória das crianças, ao tentar reprisar no desenho as cores de uma borboleta que tenha visto ao vivo. Assim, se deseja encontrar desenhos para colorir de borboletas, Clique Aqui!

Turma da Mônica para colorir

A Turma da Mônica foi um desenho e revista em quadrinhos que fazem parte da história de muitas crianças e continuam sendo conhecidos até hoje. Cascão, Magali, Mônica e todos os outros membros do desenho são únicos.

Assim, caso deseje apresentar essa turminha para os seus alunos ou crianças que têm em casa estará fazendo um grande favor a ela, pois estará agregando para ela um pequeno conhecimento acerca de representações que fizeram sucesso no passado.

Para encontrar desenhos da Turma da Mônica para colorir, Clique Aqui!

Gato para colorir

Os gatos são um dos animais domésticos mais queridos e engraçados de todo o mundo e muitas crianças (se não todas) adoram os gatos. Trabalhar a desenhos para pintar com figuras de gatos podem ser associados ao ensino contra os maus tratos e muitos outros.

Existem gatos diversos em todo o mundo, com as mais variadas cores e também tamanhos, o que pode estimular a criatividade da criança ao pintar o animal. Para encontrar figuras de gatos para colorir, Clique Aqui!

Desenhos para colorir da Disney

A Disney é simplesmente a maior empresa do mundo no ramo do entretenimento. Os filmes são parte da vida de crianças e adultos em todo o mundo e onde quer que você vá, as crianças vão conhecer boa parte dos seus personagens de filmes e desenhos.

Então, existe uma infinidade de opções para que você explore nas atividades de colorir que irá realizar. Podendo trabalhar o contexto dos filmes ou desenhos com as crianças a respeito do que estão colorindo. Para encontrar personagens da Disney para colorir, Clique Aqui!

Kawaii desenhos para colorir

Kawaii possui uma série de desenhos fofos e infantis que podem ser estimulantes para muitas crianças. Como possuem diversas opções, a criatividade da criança é aflorada em atividades envolvendo esses personagens.

Para encontrar diversas opções de desenhos Kawaii para baixar e imprimir para que as crianças possam pintar e colorir, basta que você Clique Aqui!

Desenhos para colorir em PDF

desenhos para colorir
desenhos para colorir

O PDF é um dos formatos mais utilizados atualmente devido a sua facilidade de acesso e capacidade de compactação dos arquivos, sendo ideal para envio e recebimento de imagens, documentos, desenhos e muitos outros.

Assim, é possível que você queria enviar os seus desenhos ou mesmo salvar para imprimir em outros momentos e isso é muito simples. Basta que você acesse esse site: https://www.desenhosecolorir.com.br/ e faça uma busca pelo desenho que deseja encontrar. Pronto, é só abrir a imagem e clicar na opção “Imprimir Desenho”, logo ele vai abrir em outra aba para impressão, mas caso não deseje fazer isso é só alterar para a opção “Salvar como PDF”, escolher o local onde deseja armazenar o desenho e pronto.

Aplicativo para imprimir desenhos para colorir

Existem diversas opções para quem quer encontrar um aplicativo ideal para desenhar e pintar. Porém, cada um possui seus próprios gostos e preferências. Então, segue abaixo uma lista com 5 sugestões para que você possa explorar e escolher o melhor para você. São eles: 

Como imprimir desenhos para colorir?

O processo para imprimir os desenhos é muito simples. Basta escolher uma imagem que deseja trabalhar com a criança e enviar para a sua impressora. Clicando sobre a imagem com o botão direito e indo até a opção “Imprimir” e seguir os próximos passos, tudo muito simples.

Caso não queira imprimir uma imagem qualquer da internet com formatos diversos, o PDF ou Doc. (Word) são as melhores opções para você. Pois, permite que você salve a imagem primeiro e possa até editá-la antes de fazer a impressão final.

Alguns sites que possuem opções de desnhos para você baixar ou imprimir diretamente, são:

Desenhos para Colorir: Clique Aqui!

Desenhos.Org: Clique Aqui!

Amor de Papéis: Clique Aqui!

Imprimir Desenhos: Clique Aqui!

Essas são apenas algumas sugestões, mas existem outras diversas opções que você pode encontrar realizando uma busca simples no Google.

Conclusão

É inegável que ter desenhos para colorir é uma etapa muito importante no desenvolvimento das crianças e é uma atividade que deve continuar sendo estimulada ao máximo. A melhoria de sentidos, cognição, mentalidade crítica e conhecimento artístico podem estar passando por esse processo.

Então lembre-se de sempre trabalhar esse recurso com a/as criança(s). Que embora possa parecer algo simples ou uma atividade insignificante, é na verdade uma peça chave para o desenvolvimento de diversos aspectos físicos e psicológicos. 

VEJA TAMBÉM: Peppa pig: personagens, desenho para colorir e wallpaper

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -