HomeLeis & GovernoReceita Federal CPF: Tutorial de consulta gratuita da certidão negativa CND

Receita Federal CPF: Tutorial de consulta gratuita da certidão negativa CND

Web Stories

Como consultar a Receita Federal CPF para descobrir se o Cadastro de Pessoa Física está com alguma pendência? Neste artigo, o Flame Content preparou um guia completo que pode te auxiliar neste procedimento. 

Saber se o nome está limpo perante a União é mais que importante para quem está pensando em abrir uma empresa, mesmo que MEI (microempreendedor individual) ou precisa de empréstimos em bancos que são estatais como o Banco do Brasil e a Caixa. 

Como entrar na Receita Federal para ver o CPF?

Receita Federal CPF
Créditos: rnews.com.br

Para entrar na Receita Federal CPF, basta que o cidadão use o link de comprovação cadastral  Deste modo, basta digitar qual é o número do Cadastro de Pessoa Física assim como a data de nascimento. Depois disso, clique em “consultar”, se estiver pendente de regularização quer dizer que está devendo algum tipo de imposto, como é o caso do imposto de renda que é o mais comum para pessoas físicas ou o Simples Nacional para pessoa jurídica. 

Como ver na Receita Federal se o CPF está regular?

Para saber se o CPF, Cadastro de Pessoa Física, está regular perante o governo federal e os débitos com a União, basta emitir o comprovante em PDF através do seguinte procedimento: 

  • Acesse o site 
  • Depois disso, digite os dados que forem solicitados, como o nome da mãe, nome próprio, número do CPF e data de nascimento. 
  • Pronto, basta confirmar que não é um robô e clicar em “consultar”. 
  • Se quiser imprimir o comprovante e estiver no seu computador, basta clicar com o botão direito sobre ele e depois em “imprimir”, selecione a impressora e envie para impressão. 

Tutorial de consulta gratuita da certidão negativa CND

Para saber quais são os débitos que estão abertos e pendentes em relação ao seu nome, basta que você consulte o portal do e-cac: 

  • Acesse o portal Ecac pelo link e clique em “entrar com o GOV”. 
  • Depois disso, informe o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Caso ainda não tenha um, será necessário criar. Deste modo, basta que você crie um e confirme os dados para que a Receita Federal tenha certeza de quem está acessando. 
  • Após conseguir acessar, basta que você clique em “dívida ativa da união”. 
  • Caso tenha alguma, consulte a descrição para saber do que se trata e a parcele na quantidade de vezes que achar que consegue pagar e emita o primeiro boleto. 
  • Vale salientar, por fim, que o não pagamento de um boleto no prazo pode ocasionar na perda de até 10% de tudo o que foi pago até então. 

Situações cadastrais do CPF: quais são elas?

- Continua Depois da Publicidade -

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, possui vários tipos de situações cadastrais. Deste modo, saber o que significa cada uma delas pode ser um dos diferenciais para quem está com dúvidas se tem, ou não, débitos pendentes com a União, seja através de algum CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) que tem no nome ou em relação ao imposto de renda. 

  • Regular: a situação cadastral regular mostra que o cidadão brasileiro não possui nenhum tipo de pendência em seu nome e que não atrasou nenhum IRPF nos últimos cinco anos. 
  • Pendente de regularização: o cidadão deixou de declarar algum imposto de renda  nos últimos cinco anos e está devendo para a Receita Federal. Felizmente, nestes casos, é possível parcelar os débitos em mais de 100 vezes, deixando tudo ainda mais facilitado e simplificado. 
  • Suspensa: ocorre quando o cidadão possui dados que não são coerentes e que batem em divergência. Neste caso, o CPF é suspenso até que seja regularizado. 
  • Cancelado: ocorre após alguma determinação em relação a decisão administrativa ou judicial.
  • Nulo: ocorre quando a Receita Federal CPF descobre que existiu alguma fraude. 

Conclusões sobre Receita Federal CPF

Neste artigo, ensinamos de forma breve como realizar a consulta da Receita Federal CPF do cidadão brasileiro e saber se tem alguma pendência em aberto no nome. O processo é muito simples e, para analisar, o portal pede poucos dados. 

Estar com o cadastro em dia garante algumas vantagens como a praticidade no momento de abrir uma empresa ou de pedir empréstimos e financiamentos em bancos estatais como a Caixa e o BB. 

Também abordamos, neste artigo, os tipos de situação cadastral e o que significa casa uma delas. O pendente de regularização acontece quando o cidadão está deixando de pagar os seus impostos em dia, como é o caso do imposto de renda e até mesmo do Simples Nacional – regime optado pela maioria das empresas que possuem faturamento máximo anual de até R$ 4,8 milhões. Dentro do SN também está o MEI, microempreendedor individual. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente e não se esqueça de nos acompanhar em nosso site oficial. Publicamos muitos conteúdos diários para te manter atualizado, principalmente em relação aos direitos e deveres dos trabalhadores. 

Leia também: Serasa Consulta CPF: Tutorial para consultar o Score do seu CPF Grátis

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -