Leis & Governo

Consultar RG pelo CPF: É possível descobrir o número?

21/04/2024

Como consultar RG pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física)? Essa pode ser uma alternativa para quem está precisando do número de registro mas não sabe onde e como encontrar.

O CPF é utilizado, no governo federal, para uma série de funções diferentes, seja para a consulta do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou INSS.

Além disso, o Cadastro de Pessoa Física também informa se o cidadão está com algum tipo de pendência em seu nome – ou seja, se está devendo para a Receita Federal em relação ao IRPF ou outro tipo de imposto.

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre como consultar RG pelo CPF.

Por isso, se quiser saber mais sobre o passo a passo, basta continuar a leitura conosco.

Além de consultar RG pelo CPF, é possível que o cidadão faça outros tipos de consultas pelo aplicativo do MEU INSS, inclusive em relação ao saldo de contribuição desde que começou a pagar a previdência social.

Veja, abaixo, quais são as ferramentas e serviços mais utilizados e também para o que serve cada uma delas.

Se não possuir mais em mãos o seu RG e precisar dele, justamente por se tratar de um documento com foto e ser primordial para concursos públicos ou questões relacionadas à união, é mais recomendado ir em busca de uma segunda via do documento.

A segunda via pode ser solicitada pela internet através do site do Registro Civil: depois de pagar o valor que for solicitado pelo estado em que vive, terá que esperar alguns dias para receber a notificação de que está pronta.

Depois disso, basta ir até a agência física com os documentos – mediante agendamento – para realizar a retirada.

Existem alguns documentos que são requisitos para quem está pensando em tirar a segunda via.

Vale salientar, além disso, que alguns estados costumam cobrar taxas para emissão.

O valor pode variar de acordo com cada região, em Santa Catarina, por exemplo, uma segunda via chega a custar mais de R$ 50.

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o passo a passo de como consultar RG pelo CPF: todo o procedimento pode ser realizado através da conta do GOV e até mesmo pelo aplicativo do MEU INSS, que é utilizado para o acompanhamento e solicitação de contribuições ou benefícios que estejam relacionados à previdência privada.

Saber como consultar RG pelo CPF pode ser um diferencial para quando precisar mas não ter o documento em mãos.

No artigo, também abordamos de forma simplificada o passo  a passo de como emitir uma segunda via gratuita assim como quais são os documentos solicitados para esse tipo de emissão.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar.

Não esqueça de nos acompanhar em nosso site oficial para se manter atualizado em outros tutoriais e dicas.

Leia também: Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB.