HomeLeis & GovernoConsulta benefício INSS pelo cpf: Resultado e situação do benefício

Consulta benefício INSS pelo cpf: Resultado e situação do benefício

-

Você sabe como realizar a consulta benefício INSS pelo CPF? Atualmente, existem ao menos três formas de realizar esse procedimento. E, neste artigo, iremos te ensinar quais são elas de forma objetiva. Portanto, se quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco. 

Como consultar requerimento de benefício do INSS pelo cpf?

Consulta benefício INSS pelo cpf
Créditos: consultameuinss.com.br

Abaixo, estamos listando ao menos três formas para consultar o benefício do INSS, seja por telefone ou através do site oficial. Tanto pelo aplicativo quanto pelo site, é necessário que o cidadão possua uma conta GOV que pode ser aberta através do site 

Na conta GOV, é necessário inserir algumas informações básicas como o CPF, e-mail, senha e responder algumas perguntas sobre a última contribuição ao INSS. O portal também envia um código de comprovação para o número de celular que foi registrado, assim também como o e-mail. 

3 formas de consultar o seu benefício 

Existem, ao total, três formas de consultar qualquer benefício que seja relacionado ao INSS, a mais comum delas é através do site do INSS ou pelo aplicativo. Em ambos os casos, é necessário possuir uma conta GOV que está associada ao CPF e um e-mail seguro – para que consiga recuperar a senha caso esqueça. 

Por fim, também existe a possibilidade de entrar em contato através do número de telefone 135. Por ele, pode-se conversar com um atendente para solicitar os benefícios e receber atendimento humano que irá auxiliar a resolver todas as dúvidas sobre os requisitos para receber algum benefício. 

Pelo meu INSS

- Continua Depois da Publicidade -

A primeira forma de realizar a consulta do INSS pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), é através do site MEU INSS. Para quem preferir, também existe a alternativa de consultar a aposentadoria ou outros benefícios através do próprio aplicativo que está disponível tanto para IOS quanto para Android. 

  • Acesse o site
  • Clique na aba de “fazer login com o GOV”, digite o seu CPF e senha. 
  • Caso ainda não tenha o login, é necessário criar um inserindo dados como última contribuição para a previdência, última empresa que trabalhou com carteira assinada e outras perguntas para comprovar identidade. 
  • Depois, basta procurar pelo serviço que está desejando solicitar e clicar sobre ele. Caso o interesse seja apenas em emitir o extrato de contribuições, clique na aba “Extrato de Contribuições”. 

Aplicativo Meu INSS

Consulta benefício INSS pelo cpf
Créditos:fdr.com.br

Outra alternativa para consultar é através do aplicativo do INSS que foi citado anteriormente. Ele está disponível tanto para a Play Store, quanto para os usuários de IOS na loja da Apple. Vale salientar, no entanto, que assim como a alternativa anterior, é necessário possuir uma conta GOV ou criar uma ao responder algumas perguntas que servem para confirmar a identidade. 

Pela central 135

Através do número de telefone 135, pode-se ligar gratuitamente para uma das centrais de previdência para realizar a solicitação de análises, extratos e benefícios. 

O que é o número do benefício?

De forma sintetizada, o Número do Benefício INSS, também chamado de BP, é uma forma da Previdência Social para identificar os contribuintes. Cada brasileiro que já contribuiu ao menos uma vez para a previdência possui um número diferente, como se fosse um CPF. 

Quando não tiver o número do benefício, o que fazer? [Passo a Passo]

Os indivíduos que não possuem o número do benefício, devem ir até uma agência do INSS para receber as orientações ou então, ligar para o número 135, que foi informado anteriormente, para que esse dado seja gerado. Ele será muito importante no momento de solicitar benefícios da previdência, não somente a aposentadoria como também o auxílio maternidade, auxílio doença e seguro desemprego. 

Em alguns casos, também pode significar apenas que o site está com bug. Por isso, pode tentar entrar mais tarde. E, dessa forma, se o erro continuar, somente então entrar em contato com a assistência. 

Em que situação você deve fazer a consulta do benefício INSS pelo CPF?

Existem vários motivos que podem fazer um beneficiário ou contribuinte acessar o aplicativo ou site, sejam elas: 

  • Corte do benefício e solicitação de uma nova análise; 
  • Desejo de emitir o histórico de contribuições e analisar o tempo que falta para se aposentar; 
  • Solicitação de atendimento especializado; 
  • Agendamento de perícia para aposentadoria por invalidez, auxílio doença e auxílio maternidade. 

Quando não tiver o número do NIS: O que fazer?

O NIS tem a mesma função que o PIS e é dado ao cidadão que já trabalhou alguma vez com empresas privadas. Por isso, é comum que aqueles que nunca tenham assinado a carteira não tenham esse número presente no aplicativo do MEU INSS. Neste caso, se não tiver um porque nunca atuou em empresas privadas, pode solicitar para que seja emitido –  o NIS é utilizado até mesmo para pagar programas sociais como o Bolsa Família, auxílio emergencial e Auxílio Brasil. 

- Continua Depois da Publicidade -

Os documentos necessários para a solicitação do número pelo telefone 135 são: 

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteiras de Órgãos de Classe;
  • Identidade Militar. 

Para quem é cliente da Caixa Federal, banco estatal brasileira, ainda tem a oportunidade de solicitar o número do NIS pela instituição. 

O que posso solicitar no MEU INSS?

Através do aplicativo ou do site, o cidadão pode realizar algumas solicitações como: 

  • Seguro desemprego para os trabalhadores que atuaram ao menos 12 meses no trabalho. Esse é um dos poucos benefícios que quem é MEI e paga o seguro desemprego não tem direito a receber. 
  • Auxílio à Maternidade que é pago somente a mulheres durante 120 dias. 
  • Aposentadoria por invalidez, é necessário realizar um agendamento com o INSS para comprovar a incapacidade de trabalho. 
  • Consulta de aumento do benefício em 25%, destinado para aqueles que possuem doenças e gastam com remédios.

Leia também: Meu INSS: Confira como usar o app

Conclusões

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre como realizar a consulta benefício INSS pelo CPF através de três plataformas diferentes, seja pelo site do MEU INSS, quanto pelos aplicativos e também pelo número 135. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre como esse processo deve ser realizado? Comente aqui com a gente. Não esqueça de conhecer outros artigos do nosso portal. Estamos sempre publicando conteúdos diários para te manter atualizado sobre programas sociais e direitos do trabalhador. 

Leia também: Carteira de trabalho digital: como funciona e como emitir

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -