HomeTudo SobreCacau Show: quais os melhores chocolates?

Cacau Show: quais os melhores chocolates?

-

Todo mundo no Brasil provavelmente já ouviu falar da Cacau Show e os seus produtos de alta qualidade, que ganham cada vez mais destaque no mercado de chocolates do Brasil. A empresa é referência, sendo considerada por muitos como dona dos melhores produtos do ramo de chocolates do país.

A Cacau Show foi fundada em 1988 por Alexandre Tadeu da Costa e tem sua sede principal no estado de São Paulo. Atualmente possui aproximadamente duas mil lojas espalhadas em shoppings, avenidas e comércios pelo Brasil, estando presente em praticamente mil municípios e crescendo a cada dia.

História

A Cacau Show surgiu quando Alexandre Tadeu da Costa, então um jovem de dezessete anos de idade que buscava ganhar algum dinheiro durante a páscoa, resolveu revender ovos de chocolate. Durante esse processo ele recebeu uma encomenda de dois mil ovos de páscoa, porém, o peso solicitado pelo comprador não era encontrado pronto. Assim, para poder atender a demanda e ganhar o dinheiro, ele decidiu fabricar os ovos de forma caseira, contratou uma cozinheira que já trabalhava na produção de chocolate  e atenderam ao pedido. Esse primeiro lucro foi a base para ele fundar a Cacau Show.

Mas até se tornar a empresa referência que conhecemos hoje, a Cacau Show e o seu fundador passaram por inúmeros processos de desenvolvimento até alcançar o sucesso. Como quase todo grande negócio o início foi complicado, como os chocolates eram produzidos e distribuídos pelo próprio Alexandre e um outro amigo, eles começaram vendendo diretamente para bares, lanchonetes ou comércios que tivessem interesse nos produtos.

Durante essa jornada ele buscou técnicas de aperfeiçoamento sobre o uso do chocolate, aprendendo melhor a fabricação, a conservação que era outro grande problema, pois durante o verão o chocolate acabava se perdendo devido as menores vendas e tempo de validade curto. Assim, com um controle maior e aumentando ao pouco a variedade dos seus produtos, como a fabricação caseira de panetones para serem vendidos no natal e fim de ano, a então recém criada empresa encontrava meios para sobreviver e conseguir crescer.

Atualidade

- Continua Depois da Publicidade -

Após superar todas essas adversidades e conseguir o crescimento econômico a Cacau Show é hoje a maior produtora de chocolates finos do país, além de ser uma das empresas com maior variedade de produtos e capacidade de produção, para se ter uma ideia, existem 5 fábricas principais, situadas em São Paulo, Curitiba, Campos do Jordão e Itapevi, com capacidade de produzirem mais de 10 mil toneladas de chocolate por ano, tendo um faturamento que gira em torno de 1 bilhão de reais anualmente.

Crescimento da Empresa

A Cacau Show é uma empresa que se destacou por aspectos únicos durante o seu processo de desenvolvimento, isso é um ponto chave para uma organização que deseja emitir carinho e trazer novidades para sua área, para que o processo de crescimento seja feito de forma consistente com o passar dos anos, o que traz a Cacau Show para um nível de competitividade incrível atualmente.

Crescimento relâmpago

Para uma empresa que se iniciou com um capital de 500 dólares e com vendas de porta em porta em 1988, ter em alguns anos um faturamento líquido que já chegou a quase 2,5 bilhões de reais por seus canais de vendas, mostra o quão rápido aconteceu o desenvolvimento da empresa.

No meio dos anos 2000 a Cacau Show iniciou um plano de expansão baseado na criação de franquias, o que serviria de parceria para as suas lojas e maiores canais de atendimento em maiores localidades, o que se mostrou muito efetivo. Assim, ao final dessa mesma década, por volta de 2007 a 2009 a empresa chegou a ter uma média mensal de aproximadamente 25 novas lojas franqueadas introduzidas no comércio brasileiro.

Esse sistema funcionou e impulsionou um crescimento relâmpago, alguns anos depois, em 2010, a empresa já contava com mil lojas em todo país e até o meio da década já possuía o dobro, chegando a duas mil novas lojas em todo território nacional, sendo considerada inclusive a não apenas a maior empresa local, mas mundial, na produção de chocolates finos.

Cacau Show: Chocolates no mercado de presentes

O sistema de negócios da Cacau Show foi um sucesso em todos os sentidos, assim a empresa buscou inovações dentro do seu mercado, para de alguma maneira conseguir expandir ainda mais o seu mercado e isso não demorou de acontecer. Com o crescimento da empresa e a visibilidade obtida, a Cacau Show passou a agregar valor ao seu produto quando passou a desenvolver chocolates para presentes, uma grande oferta para atender uma grande demanda.

Assim, a Cacau Show expandiu o seu negócio para um mercado diversificado e que está aberto em diversos momentos anualmente, seja na páscoa, dia dos namorados, natal ou como presente de aniversários, os chocolates passaram a se tornar uma opção. Permitindo a empresa se inserir em um mercado novo tendo alto poder de competitividade, o que aumentou os lucros da empresa ainda mais e fez com que as possibilidades de saída do produto aumentasse consideravelmente.

Estratégia de Marketing

Essa inserção no mercado de presentes passou muito pelas campanhas de marketing da empresa, essas campanhas buscavam que o público vissem os produtos da Cacau Show não apenas como um chocolate, mas como um presente completo. Assim, o valor dos seus produtos seriam agregados e estariam concorrendo frente a frente com outras empresas mais voltadas ao setor, isso fez com que a empresa elevasse o seu nível de visibilidade, lucros e espaço no mercado de pequenos presentes, se tornando mais uma ótima opção para os consumidores e conseguindo trazer a empresa a um outro nível de competitividade.

Embalagens premium

- Continua Depois da Publicidade -

Para que o modelo de expansão para o mercado de presentes funcionasse de maneira mais efetiva, os produtos precisavam transmitir uma imagem premium, com qualidade superior e as embalagens da marca são um ponto muito relevante para transmissão dessa mensagem.

Boa parte dos produtos da Cacau Show possuem embalagens que estão além das caixas padrões que conhecemos, a maioria das embalagens mostram o valor superior dos produtos ao público, com designs diferentes e modernos que possuem aspectos de textura, cores e formatos diferentes da concorrência.

Assim, as ações de marketing para transmitir uma imagem de um produto que é mais do que um simples chocolate acabam por funcionar, pois as informações enviadas ao consumidor já são positivas no primeiro contato com a embalagem dos produtos, assim as ações e detalhismo da Cacau Show se mostram um verdadeiro sucesso durante o seu desenvolvimento.

Buscando aproximação do cliente

Um dos outros pontos importantes do marketing da Cacau Show é a maneira como ela busca se relacionar e aproximar os seus clientes, fazendo com que a busca por competitividade não seja o único fator determinante. Esse pensamento  de buscar a proximidade e os relacionamentos se faz presente na essência da empresa desde o seu começo.

Relações de afetividade

A relação de afetividade proximidade dos relacionamentos que a empresa prega não se aplica apenas para os seus clientes, os funcionários da empresa passam por uma experiência de relação diferenciada com o produto e também entre os diferentes níveis da empresa, isso é demonstrado através de ações únicas tanto na rotina diária da empresa quanto em datas especiais.

Apesar de possuir um departamento para gerenciamento de pessoal, essas ações são conduzidas diretamente pelos membros que possuem cargos de níveis mais altos na empresa. Como por exemplo, uma vez em cada mês os funcionários que fizeram aniversário naquele mês tem um momento com o fundador da empresa para interagirem de maneira não profissional.

Outra ação que vale um destaque é o almoço da sexta-feira santa que acontece todos os anos e reúne todos colaboradores para terem um momento de lazer depois da páscoa, onde o processo de vendas é intensificado e gera um maior desgaste dos funcionários, para completar o dono da empresa Alexandre Costa é o responsável por cozinhar para todos, uma maneira de demonstrar agradecimento.

Essas atitudes de afetividade demonstram que as ações de marketing têm voz dentro da própria companhia, trazendo atividades voltadas à interação pessoal e não apenas bônus em dinheiro ou alguma forma de pagamento material que não agregue aos valores pregados pela Cacau Show.

- Continua Depois da Publicidade -

E não para por aí, uma outra ação que vale destaque na empresa é quando a última caixa de chocolate é entregue, essa caixa passa pelas mãos de todos os funcionários, sendo aplaudida enquanto isso. Uma forma de demonstrar que após a meta de produção ser atingida, não se tratava apenas de fabricação e que existe um valor maior vinculado ao trabalho executado.

Esse tipo de atitude salienta para todos os colaboradores que a afetividade e os relacionamentos são fundamentais para a Cacau Show. Por último, ainda temos as ações relacionadas aos novos franqueados da empresa. Estes passam por um processo de treinamento puxado e ao final são recepcionados com um banquete e ao final ganham um momento para escrever o seu nome na sede da organização, o que funciona como simbolismo para demonstrar que eles agora são parte importante da Cacau Show.

Cacau Show: Inovação para o topo

A inovação é uma das principais razões da Cacau Show estar sempre no topo do mercado, gerando dezenas e mais dezenas de inovações a cada ano. Essas inovações não se aplicam apenas na construção de novos produtos, ou elaboração de novos sabores de chocolate, mas também pelo gerenciamento que é aplicado na empresa. Buscando ser uma referência organizacional no ramo da dos negócios ligados ao chocolate.

Isso passa por um gerenciamento na fabricação dos seus produtos, com foco em conseguir uma produção mais barata e com altos ganhos na otimização do processo, se tornando cada vez mais eficiente. Dessa forma, existe um desejo da Cacau Show que os seus colaboradores possam crescer e se desenvolver juntamente com a empresa, agregando valor por todas as camadas da organização e atingindo um maior sucesso na realização das atividades significativas.

Inovação e valores sociais

Dentre as inovações da empresa é possível encontrar também o layout de suas lojas, e as já citadas embalagens dos produtos. Um exemplo de inovação que deu certo e que teve seus lucros direcionados foi a cascata de chocolate, que é encontrada nas vitrines das lojas da empresa. Esse produto é exclusivo da Cacau Show, sendo patenteado e todos os seus ganhos são direcionados para o Instituto Cacau Show, que desenvolve atividades educacionais, esportivas e muitas outras, tudo sem fins lucrativos, apenas agregando valores sociais e apresentando um novo elemento de visibilidade positiva para a empresa.

A inovação não pode parar

A Cacau Show demonstra de forma bem clara e objetiva que as inovações em produtos e todas as redes que possuem relação com à companhia devem estar ligadas a um processo de pesquisa e desenvolvimento contínuo e constante, nunca permitindo que a mesmice ou acomodamento aconteça, pois segundo o próprio fundador da empresa aqueles que não se reinventam podem morrer no mercado. E esse processo de inovação e busca intensa por melhoria marcaram a trajetória da empresa ao longo dos anos.

Cacau Show: Loja Virtual e Produtos

A loja oferece uma infinidade de opções para que você possa se deliciar e encontrar o chocolate que melhor se adapta ao seu gosto. São chocolates de vários sabores, preços e tipos. Assim, na loja virtual é possível encontrar opções de bombons, caixas de chocolate, panetones, trufas, tabletes, kits, kids e chocolates diversos, além de acessórios.

É possível ainda acessar mais informações e opções sobre o tipo de chocolate que deseja comprar. Caso escolha entre chocolate ao leite, branco ou intenso, é possível filtrar informações e fazer uma busca mais detalhada. É possível saber se o chocolate possui açúcar, álcool, lactose e a sua intensidade.

Linhas Cacau Show

A Cacau Show possui a sua linha de produtos, com chocolates específicos para cada uma delas, possuindo diversas opções e mais de 20 diferentes chocolates em cada categoria, sendo encontrados bombons, caixas de chocolate, trufas, potes, acessórios, entre outros.

Boa parte dessas linhas são conhecidas no mercado, possuindo clientes e opções para públicos específicos, como é o caso da linha “Zero Lactose” para pessoas que têm intolerância à lactose. Também “Kids & Teen” para crianças e jovens, seja qual for o público ou preferência, as linhas da Cacau Show podem atender a essa demanda.

Para Presentear

Como já foi dito anteriormente, a Cacau Show se inseriu no mercado dos presentes, aparecendo como uma ótima opção em diversos momentos. A empresa se inseriu tanto nesse contexto que possui um menu de opções chamado “Para Presentear”, onde as opções são divididas em categorias dos grupos aos quais pode-se buscar presentear.

Assim, ao acessar alguma dessas opções o site da empresa já lhe direciona produtos que são avaliados como adequados para cada uma dessas situações. Aqui é possível encontrar também todos os filtros, opções de tipo de chocolate e os mais diversos valores, tendo sempre inúmeras opções em cada categoria. É possível encontrar ainda uma linha de brinquedos e acessórios da Cacau Show.

Chocolates Diversos

Dentro do menu já citado “Por Categorias” você encontra as opções de: Acessórios; Trufas; Tabletes; Chocolates Diversos; Kits; Para Cozinhar; Kids. E essas categorias são divididas em outras seções, como é o caso dos Tablets que são divididos em Clássicos; Chocoarte e Personalizável. E as Trufas, que são divididas em Clássicas e Artesanais. Mas o grande destaque desse menu fica por conta da grande variedade de opções dos “Chocolates Diversos”, que é dividido em diversas categorias.

Assim, esse menu oferece uma enorme opção de chocolates individuais ou em pacotes, caixas, potes, etc. A Cacau Show dispõe de uma infinidade de produtos e opções em sua loja virtual, basta acessar e explorar o site para encontrar aquilo que deseja.

Outras Opções

A loja virtual oferece ainda as opções “Para Você” onde são oferecidos produtos totalmente diversificados, assim é possível que o consumidor encontre com mais facilidade o chocolate ou item que deseja. Tem ainda a opção “Choco Outlet” onde são encontradas promoções do tipo “leve 3 e pague 1”, até produtos ou chocolates com grandes descontos para determinadas localidades.

É possível ainda consultar como ser um revendedor, avaliar a área para pequenas empresas e ainda o principal serviço externo para aqueles que buscam trabalhar com a Cacau Show, através da opção “seja um franqueado”. Caso deseje navegar no site da empresa, basta acessar o seu site oficial.

Franquia Cacau Show

A Cacau Show se mostrou um grande sucesso com seu sistema de franquias ao longo dos últimos anos, segundo a própria empresa define ser um franqueado da organização é fazer parte da maior produtora de chocolates finos da Terra, sendo ainda a empresa do segmento que mais faz investimentos em marketing no país. Transmitindo uma enorme segurança para aqueles que buscam trabalhar em parceria com a empresa. 

Modelos de negócio

As opções de investimento são muito variadas e podem se encaixar de acordo com o valor que você pretende investir e do espaço disponível para montar essa loja. Os modelos são divididos em:

Convencional: Essa opção é viável para locais que possam gerar um faturamento superior a 1 milhão de reais no primeiro ano de investimento.

Smart: Segue os modelos do plano anterior, porém os valores iniciais a serem investidos são menores.

Quiosque Premium: Serviços completos, como café, fondue e sobremesas fazendo parte dos serviços presenciais da loja.

Quiosque Express: Contempla a venda de todos os produtos da empresa, porém, não oferece serviços presenciais como o modelo anterior.

Container 6m: Um serviço novo e totalmente completo na prestação de serviços presenciais, bem como na venda de produtos.

Container 7m: Segue o mesmo modelo do container 6m. A única diferença fica por conta das dimensões do local e dos valores investidos.

Mas o vínculo com a Cacau Show não se limita ao investimento no local e abertura da loja, a empresa oferece um treinamento completo e acompanha todas as etapas do desenvolvimento da sua franquia. Disponibilizando ainda todos os produtos para que o franqueado possa atender a demanda de todos os públicos, afinal é uma política da empresa a preocupação em criar vínculos com os seus clientes.

A Cacau Show ainda irá fazer todo auxílio no desenvolvimento de marketing e estratégias de vendas. O objetivo da empresa é que o empreendedor desenvolva as características essenciais de acordo com a visão que ela tem sobre trabalho, funcionamento e prestação de serviços. Acontecem ainda reuniões para avaliar o desenvolvimento dos franqueados e orientação para que a loja caminhe rumo ao sucesso e que todo investimento feito seja recuperado e que o investidor possa obter seus lucros dentro do contrato de 30 meses, também ligado a política da empresa que todos devem crescer juntos.  

Conclusão: Um futuro achocolatado

Ao observar o modelo de negócios da Cacau Show fica evidente o objetivo de construir um crescimento contínuo e estável para o futuro. As ações de inovação em todos os setores da empresa, bem como dos seus produtos e os valores afetivos que são enraizados na mentalidade da organização fazem com que a Cacau Show possua grande potencial para estar sempre competindo no topo, estabelecendo um diálogo harmônico com seus clientes e a sociedade.

Assim, a empresa possui uma estratégia diferenciada da grande maioria dos seus concorrentes, buscando sempre estar atualizada e mantendo a sua ligação com os valores afetivos. Desta maneira, a empresa aumenta o seu teto de opções e pode continuar expandindo a sua rede de lojas, explorar diferentes mercados e continuar o seu processo de crescimento.

A Cacau Show deixa uma grande mensagem para todas as organizações, que a busca por inovação e encontrar valores sociais e de valorização de seus colaboradores e clientes podem gerar um ganho no processo de desenvolvimento de estratégias que elevem a competitividade e crescimento organizacional.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -