HomeEntretenimentoA Fazenda: confira a história de todas as edições

A Fazenda: confira a história de todas as edições

-

A Fazenda é um reality show exibido pela emissora TV Record desde 2009, o reality consiste em colocar personalidades conhecidas da mídia em confinamento no meio rural com desafios diários com a proposta de mostrar ao público um lado desconhecido e mais humanizados dos participantes.

Desde a sétima edição que o programa conta com data programada para acontecer, iniciando no mês de setembro até a primeira quinzena de dezembro. Antes disso, o reality show não tinha data programada e podia acontecer a qualquer momento, tendo edições que começaram em maio, junho e julho, por exemplo.

Os participantes de A Fazenda tem que lidar com os deveres típicos da vida rural diariamente, sendo privados de qualquer comunicação com o mundo fora do reality show, enquanto são acompanhados por câmeras 24 horas.

Além disso, os competidores de A Fazenda, ainda sofrem desafios de convivência por dividirem a casa entre cerca de 20 participantes, número total na edição mais recente de 2020 e confirmado para a edição de 2021. 

Conheça a história do programa 

Indo ao ar desde 2009, A fazenda passou por diversas mudanças como cenário, sede e apresentador. Conheça a trajetória do programa que ganha maior audiência em cada nova edição.

A fazenda, versão brasileira do reality show The Farm

- Continua Depois da Publicidade -

O reality show da TV Record, A Fazenda, é uma versão brasileira do reality show The Farm, criado em 2001 na Suécia e vendido para mais de 40 países. Foi apenas em 2009 que o reality ganhou sua versão nacional indo ao ar em 31 de maio.

A ideia do programa foi originalmente de Alexandre Frota, que em viagens ao exterior assistiu ao reality em um quarto de hotel e trouxe a ideia para a TV Record. A emissora comprou a ideia de imediato e inicialmente Alexandre Frota seria o diretor-geral do programa.

Entretanto, o ator Alexandre Frota acabou indicando Rodrigo Carelli para o cargo de diretor-geral, ficando apenas como subdiretor. Carelli permanece a frente do reality show até hoje e Alexandre Frota abandonou o projeto no mesmo ano de estreia.

Mudanças no cenário 

A sede do reality A Fazenda acontecia inicialmente em Itu, interior de São Paulo. Todo o local foi construído do zero pela TV Record para receber os participantes e todas as edições do programa até o ano de 2016 aconteceram lá, quando a emissora optou por cancelar a temporada, pois, acreditava que o público estava saturado.

O cancelamento da edição do programa em 2016 gerou a indignação dos fãs que se manifestaram através das redes sociais. Após considerar o apelo do público, a emissora decidiu retomar as gravações no ano seguinte.

Em 2017 a TV Record comprou um terreno em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, para a construção da nova sede do reality que permanece sendo local das gravações de A Fazenda até hoje.

Apresentadores de A Fazenda 

O Programa contou com três apresentadores até o momento e hoje está em busca do quarto para compor a nova edição do reality show. Os motivos da saída dos apresentadores são diversos.

O primeiro apresentador do programa foi Britto Jr, que ficou a frente de A Fazenda desde a primeira temporada em 2009 até a sétima temporada em 2014. O motivo de sua saída foi devido a atritos com o Diretor Rodrigo Carelli.

- Continua Depois da Publicidade -

Recentemente, durante uma entrevista na rádio Jovem Pan, no programa “De Tudo um Pouco” o apresentador afirmou que a direção do reality é ditatorial e que massacra apresentadores desde a primeira edição

O segundo apresentador do reality show foi Roberto Justus, a frente de A Fazenda de 2015 a 2017 nas temporadas oito e nove do programa. Após ser criticado como apresentador do programa, o empresário explicou que deixou o cargo porque seu salário era muito alto para a emissora manter a longo prazo.

Já o apresentador mais recente, Marcos Mion, ingressou para apresentar o reality show em 2018 e ficou até ano passado, 2020. Estando a frente das edições dez, onze e doze, saiu do programa após edição histórica que terminou com a vitória da Jojo Todynho.

Dinâmica, como funciona o “jogo”? 

A versão nacional de A Fazenda adaptou as dinâmicas do programa original The Farm. No Brasil, são convidados de 16 a 20 personalidades conhecidas pela mídia como atores, cantores, modelos, influencers e participantes de outros realitys para compor o time da edição.

No programa, os participantes acordam cedo e realizam as tarefas diárias da vida rural como alimentar os animais, cuidar da horta, do campo e, claro, manter em dia as tarefas domésticas em casa.

Tudo isso com a restrição total da comunicação com o mundo externo, os participantes são confinados e acompanhados por câmeras 24 horas por dia sem acesso a TVs, jornais, celulares ou qualquer outro meio de comunicação.

Além disso, o jogo conta com outras dinâmicas que podem ocasionar na eliminação de um peão, nome dado aos participantes do reality show. Entenda melhor como funcionam essas dinâmicas no programa.

Leia também: Globo play: tudo sobre assinatura, preço e cancelamento

Fazendeiro 

- Continua Depois da Publicidade -

O Fazendeiro é a posição mais cobiçada no jogo de A Fazenda, isso porque ele detém o poder de dividir as tarefas da casa, campo e horta, além de, ao final de seu mandato, indicar um participante da casa para a roça (nome dado ao grupo de participantes com risco de eliminação).

Na primeira semana do programa, todos os participantes disputam a posição de Fazendeiro, mas nas semanas seguintes, apenas quem for indicado para a roça pode participar da disputa para ganhar o chapéu de Fazendeiro da semana.

Formação da Roça

A roça é o nome dado aos quatro peões de A Fazenda que semanalmente disputam o chapéu de Fazendeiro e correm o risco de serem eliminados. Todas as semanas o jogo conta com a formação da roça, que é a cerimônia que irá determinar quem serão essas quatro pessoas em risco.

Primeiro, o Fazendeiro informa quem é sua indicação para a berlinda, depois, os participantes dividem com os telespectadores suas opiniões sobre os companheiros e vota em alguém do grupo para ir para a roça.

Ao fim da votação, o mais votado tem o direito a indicar mais uma pessoa do grupo para disputar a roça com ele. A quarta pessoa que compõe os roceiros da semana é decidida através de dinâmicas adicionais no jogo.

Prova de Fogo

Essa é uma dinâmica em A Fazenda conhecida por conceder benefícios ou castigos para os peões. Três competidores disputam o lampião dos poderes, nele existem chamas vermelhas ou verdes que indicam benefícios aos participantes, ou castigos como ir direto para a roça, por exemplo.

A dinâmica acontece semanalmente, quando o participante se torna guardião de um lampião ele arcará com o que houver nas chamas desse lampião, um dos benefícios, por exemplo, é que na chama pode conter prêmio, então esse é um jogo de sorte.

Baia

A Baia é o local onde os cavalos dormem, mas também onde alguns desafortunados podem chamar de lar por uma semana. O perdedor da prova de fogo deve indicar mais duas pessoas para passarem a semana com ele na Baia. 

Já foi chamada de Casa da Roça nas primeiras temporadas, depois foi chamada de Celeiro, e é atualmente conhecida como Baia, os moradores de lá perderam o direito de morar na sede durante a semana da Baia. 

Leia mais: R7: conheça o portal de notícias virtual da Record

Vencedores do programa A Fazenda 

Ao longo dos anos o programa A Fazenda contou com diversas personalidades públicas como cantores, atores, modelos e rainha da bateria como vencedores. Cada edição é marcada por seu favoritismo. 

Nas primeiras temporadas o vencedor do programa levava para casa 2 milhões de reais, após a edição cancelada e mudança de sede, o valor total passou para 1,5 milhão de reais e os outros 500 mil reais são distribuídos em prêmios durante o programa. 

Conheça a seguir os ganhadores das temporadas de A Fazenda, além das posições de segundo e terceiro lugar no jogo. 

A Fazenda 1 

O ganhador da primeira temporada do programa foi Dado Dolabella, o ator ganhou o favoritismo do público ao longo do programa mesmo com uma trajetória marcada por polêmicas.

Em segundo lugar ficou a atriz, cantora e compositora brasileira Danni Carlos, e em terceiro lugar, o humorista e radialista Carlinhos Silva. O programa de 2009 teve um total de 15 participantes.

A Fazenda 2 

A segunda temporada do programa foi vencida pela modelo Karina Bacchi, que desde o início de sua trajetória conquistou o afeto dos telespectadores por sua postura direta, sincera e opiniões fortes. 

O segundo lugar foi do ator André Luciano Segatti, e o terceiro lugar do ator e cantor Mateus Rocha. A edição que ocorreu ainda no final do ano de 2009 contou com 14 participantes. 

A Fazenda 3 

O programa que estreou em setembro de 2010 e encerrou em dezembro do mesmo ano teve como vencedor da temporada o modelo Daniel Campedelli Bueno que disputou a final com o ator Sérgio Abreu e a ex-panicat Lizi Benites.

A Edição de 2010 teve 15 participantes e contou com personalidades como Sérgio Malandro, Geisy Arruda e Tico Santa Cruz. O programa teve denúncias e entrou no décimo oitavo lugar no ranking de “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” por motivos de apelo sexual e palavras de baixo calão. 

 A Fazenda 4 

A modelo e repórter Joana Machado foi a vencedora da edição de 2011 que contou com 16 participantes. Em segundo lugar ficou a apresentadora, atriz e ex-modelo Monique Evans e em terceiro, a empresária e roteirista Raquel Pacheco, mais conhecida pelo seu pseudônimo de Bruna Surfistinha. 

Essa edição contou com uma expulsão do reality por agressão física após ex-lutadora de boxe Duda Yankovich agredir o participante Thiago Gagliasso. A agressão ocorreu após um desentendimento entre os dois durante um jogo de basquete na piscina no dia 9 de agosto de 2011. 

Outras polêmicas da quarta temporada 

Em menos de 24 horas após a expulsão da participante Duda Yankovick, a TV Record incluiu a ex-panicat Dani Bolina e lista de participantes. Ela assinou contrato de um ano com a emissora e entrou no programa no dia 11 de agosto.

Em 7 de setembro de 2011 Thiago Gagliasso se envolveu em mais uma polêmica no reality A Fazenda quando assumiu a outros participantes que havia agredido um animal no celeiro, em um local que segundo ele, não era filmado pelo programa.

A afirmação causou repercussão em defesa dos direitos dos animais e diversas ONGs se manifestaram pedindo a expulsão do participante. A TV Record fez com que todos os competidores dormissem do lado de fora da fazenda como punição ao que Gagliasso afirmou ter feito.

Porém, a emissora emitiu um notificado afirmando que 100% do local é filmado e monitorado 24 horas por dia e que nenhum participante foi flagrado agredindo qualquer animal no programa.

A Fazenda 5 

A quinta temporada do programa A Fazenda foi ao ar em 29 de maio de 2012 e teve como campeã da edição a rainha de bateria Viviane Araújo, ela disputou a final contra o ator Felipe Folgosi que ficou em segundo lugar e o jornalista Léo Áquila que garantiu o terceiro lugar na disputa.

A edição contou com o primeiro empate quádruplo para ir para a roça com Penélope, Diego, Viviane e Nicole. O então fazendeiro Vavá teve que realizar o desempate enviando a vencedora, Viviane Araújo, para a roça.

A Fazenda 6 

A temporada que foi ao ar em junho de 2013 contou com 16 participantes e teve como campeã da edição a atriz e modelo Bárbara Evans, filha da apresentadora e ex-modelo Monique Evans.

Em segundo lugar ficou a atriz Denise Rocha e em terceiro, o ator, dançarino e modelo Marcos Oliver. A edição encerrou em 29 de setembro do mesmo ano.

A Fazenda 7 

A sétima temporada do reality A Fazenda foi ao ar em 14 de setembro de 2014 e contou com 17 participantes. O campeão da edição foi o cantor DH Silveira que enfrentou Babi Rossi e Heloísa Faissol na final.

Em setembro de 2014, o competidor Roy Rosselló teve que deixar a sede do programa por conta de uma determinação judicial. Como disputava a eliminação da semana com Heloísa Faissol, a roça foi cancelada e ele retornou ao programa após ser liberado

Polêmicas da sétima temporada 

Em 29 de setembro de 2014, enquanto ocorria uma votação ao vivo no programa A Fazenda, a dupla Pepê e Neném sofreu preconceito por parte do participante Felipeh Campos.

O competidor criticou a forma como as participantes se vestiam dizendo que se pareciam com motoboys que entregam pizza. Além disso, Felipeh Campos ainda afirmou que a dupla havia entrado no programa por ostracismo, que significa, isolamento ou exclusão.

O participante estava tão alterado que ainda ofendeu outras competidoras durante a votação ao vivo, o caso gerou repercussão e telespectadores pediram a expulsão do participante que foi excluído pela casa e criticado por seus colegas. O pedido de desculpas por parte de Felipeh Campos aconteceu, mas não foi bem aceito. 

A Fazenda 8 

A oitava edição de A Fazenda foi ao ar entre 23 de setembro de 2015 e 8 de dezembro do mesmo ano, nessa edição o apresentador do programa já não era mais Britto Jr, que fora substituído em 2015 por Roberto Justus.

O campeão da edição foi o ator Douglas Sampaio que disputou a final contra a panicat Ana Paula Minerato que ficou em segundo lugar e o ator Luka Ribeiro que ganhou o terceiro lugar nessa edição do programa que contou com 16 participantes.

A Fazenda 9:  nova chance!

A temporada do reality de setembro a dezembro de 2017 contou com uma nova proposta: trouxe de volta 16 ex-participantes de realitys para lidar com provas inéditas e cuidar de novos animais. 

A atriz Flávia Viana foi a vencedora da edição, o médico Marcos Härter  ficou em segundo lugar seguido pelo youtuber Matheus Lisboa que ganhou o terceiro lugar na edição. A temporada foi a mais votada do programa até então, acumulou o total de 65 milhões de votos. 

A Fazenda 10 + conectada 

Nessa edição o apresentador Roberto Justus foi substituído por Marcos Mion e a vencedora da temporada anterior, Flávia Viana, foi a repórter da edição. Essa temporada foi marcada por ser a primeira vez na história do programa até então que só haviam homens na final.

A temporada contou com algumas polêmicas e teve a quinta maior votação na terceira roça se comparada a edições anteriores. O vencedor da edição foi o ator e cantor Rafael Ilha, em segundo lugar ficou o João Zoli e Caíque Aguiar em terceiro. 

Polêmicas da décima temporada 

Na décima temporada do reality show A Fazenda houve a expulsão de dois participantes na mesma edição por agressão. A primeira expulsa foi Nadja Pessoa seguida por Cátia Peganote.

Após uma madrugada repleta de discussões em 5 de novembro de 2018, Nadja Pessoa e Caíque Aguiar entraram em pé de guerra, a competidora jogou água no rosto de Caíque Aguiar que após uma série de provocações conseguiu tirar a peoa dos trilhos. Nadja Pessoa deu chutes no participante que a acusou de agressão física e causou sua expulsão do programa.

Cátia Peganote cometeu agressão física na piscina durante um jogo de aquabol em 28 de novembro de 2018. Durante o jogo a peoa deu tapas na cabeça de Evandro Santo quando ele a impediu de marcar um ponto.

Após o ocorrido, a TV Record optou por expulsar a competidora por agressão no programa ao vivo que aconteceu no dia seguinte do jogo na piscina, no dia 28 de novembro. A roça disputada pelos dois foi suspensa devido à expulsão.

A Fazenda 11 

A edição de 2019 foi ao ar com 17 participantes confinados em A Fazenda. O campeão da temporada foi o modelo Lucas Viana, tendo a Hariany Almeida em segundo lugar e o publicitário Diego Grossi em terceiro. 

O campeão, Lucas Viana, levou para casa 1,5 milhão de reais, já a digital influencer Hariany Almeida foi premiada com um carro 0KM por conseguir a posição de segundo lugar na disputa. 

A Fazenda 12 

A décima segunda temporada de A Fazenda foi ao ar entre 8 de setembro de 2020 e 17 de dezembro do mesmo ano. A edição foi marcada como a edição que teve maior audiência na história do programa e garantiu o faturamento de dezenas de ações comerciais.

Jojo Todynho foi a campeã da edição contra o também cantor Biel e a digital influencer Stéfani Bays. Em três meses de confinamento a edição que foi transmitida durante a pandemia da COVID 19 acumulou 118 milhões de telespectadores.

Além disso, a última roça composta pelos três finalistas e Lipe Ribeiro, em quarto lugar, contou com a maior votação da história do programa até aqui. Segundo o então apresentador Marcos Mion, o reality teve em média 100 mil votos por segundo.

Polêmicas da décima segunda edição 

Após uma brincadeira do Jojo Todynho com JP Gadêlha onde a peoa perguntou ao rapaz: “sua mandioca é boa?” houve uma repercussão de comentários negativos nas redes sociais afirmando que a cantora estava assediando o peão.

Após o cantor Biel abaixar as calças de Lucas Cartolouco e dar tapas em suas nádegas a mostra, o participante ainda pegou nas partes íntimas de JP Gadêlha, o que chocou a internet.

Apesar de os participantes não terem reclamado das atitudes do cantor Biel, as ações dele levaram as redes sociais ao estresse com hashtags solicitando a expulsão de Biel do reality show A Fazenda.

Além disso, a edição contou com comentários gordofóbicos, mais cenas de assédio sexual e tratou do assunto da Síndrome de Borderline. Como se não bastasse, ainda houve cenas de tortura psicológica por parte da participante Mirella, o que garantiu uma temporada recheada de polêmicas.

Décima terceira edição de A Fazenda 

Prevista para estrear dia 14 de setembro de 2021, o reality show A Fazenda contará com sua décima terceira temporada na TV Record. Com a saída de Marcos Mion, o programa ainda procura um novo apresentador para o reality.  

A edição de A Fazenda visa um total de  20 competidores para concorrer ao prêmio de 1,5 milhão de reais. O programa tem previsão para ser transmitido de segunda a sábado das 22:30 às 23:15 e os assinantes do streaming da Record TV, o Play Plus, contaram com acesso ao  pay-per-view para acompanhar a casa 24 horas por dia. 

Contado com uma audiência que aumenta em cada nova temporada do reality, a expectativa é que esse ano supere o sucesso de audiência de 2020, para isso a emissora deverá contratar um bom apresentador a altura do anterior e escolher com inteligência os novos participantes. 

Enquanto isso seguimos roendo as unhas e aguardando novidades sobre essa nova temporada que promete um bom entretenimento para a rede nacional de televisão. 

Leia também:Big Brother Brasil: saiba tudo sobre, história e vencedores do BBB

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -