HomeFrases & MensagensBom dia: confira dicas para ter um dia relaxante

Bom dia: confira dicas para ter um dia relaxante

-

BOM DIA! Com o dia a dia corrido, é comum acordar pela manhã com a cabeça acelerada, cheia de informações com as tarefas do dia que começou. A forma como você acorda pode definir como será o resto do seu dia, isso porque, os níveis de estresse demoram horas para se dissipar do corpo. 

Por isso, é extremamente importante se atentar a como têm acordado e encarado suas manhãs e as tarefas do dia. Começar o dia com “o pé errado” com frequência pode ser, inclusive, prejudicial a longo prazo. 

Mesmo com as tarefas acumuladas e uma manhã cheia, é possível ter um dia relaxante se seguir algumas dicas, que podem parecer simples, mas mudam positivamente sua rotina e seu bem-estar com o tempo. 

Tenha uma boa noite de sono para um bom dia

bom dia
Créditos: g1.globo.com

O primeiro ponto de atenção para ter uma manhã tranquila, sem correrias e saudável, começa ainda, na noite anterior. Isso porque uma noite de sono mal dormida pode ocasionar diversos transtornos na manhã seguinte. Confira algumas dicas de como ter uma noite de sono saudável. 

Leia também: Boa noite: mensagens para agradar quem você ama

Atente-se a quantas horas tem dormido 

- Continua Depois da Publicidade -

O sono cumpre um papel importante na manutenção dos novos níveis de estresse e dormir da forma correta pode prevenir diversos problemas como depressão, ansiedade, cansaço e falta de concentração. 

Sabia que existem estudos que comprovam quantas horas de sono são necessárias para cada idade? Atentar-se às horas de sono vai contribuir positivamente em sua saúde física e mental.

Recém-nascidos e crianças menores precisam de um tempo maior e sono, até porque o processo de crescimento acontece enquanto as crianças dormem, cerca de 14 horas por dia.

Conforme crescemos, o tempo de sono recomendável diminui, na adolescência passam a ser de 8 a 9 horas e na vida adulta,  entre os 18 a 65 anos, as horas de sono devem ser  em média de 7 a 9 horas por noite. 

Leia também: Mensagem de bom dia para encantar qualquer um

Cuidado ao comer antes de dormir 

bom dia
Créditos: bom dia

Dormir com o estômago pesado contribui  negativamente para o sono e para a saúde, inclusive, esse hábito pode gerar problemas estomacais como refluxo. É importante evitar comer frituras e comidas gordurosas a noite.

Se em uma noite de sábado a família se reunir para comer uma pizza, é necessário aguardar, pelo menos, duas horas antes de dormir. Isso porque o estado de sono diminui o processo de digestão, que de quebra, ainda ocasiona em ganho de peso. 

Vá ao banheiro antes de dormir

Esvaziar a bexiga antes de dormir é um bom hábito, além de diminuir as chances de problemas como infecção de urina, que pode ser causada por longos períodos com a bexiga cheia, também ajuda a dormir melhor. 

- Continua Depois da Publicidade -

Isso porque não irá acordar, no meio da noite, para ir ao banheiro. Caso acorde, evite colocar os pés, direto no chão frio e procure acender o menor número de luzes possível, para não atrapalhar na hora de voltar a dormir. 

Use roupas confortáveis 

Parece óbvio, mas é importante ressaltar a importância de escolher as roupas que irá usar para dormir, isso porque, se não estiver confortável, irá demorar mais para pegar no sono e isso pode atrapalhar na contabilização das horas necessárias de sono por noite. 

Além disso, é importante pegar as cobertas necessárias e procurar uma posição confortável, se o sono demorar para chegar, pense em coisas que não gerem estresse. Evite pensar em contas a pagar ou tarefas acumuladas, meditar é uma boa ideia nessas horas. 

Não assista TV antes de dormir

Programe-se, pelo menos, com uma hora de antecedência para dormir. Evite assistir TV ou mexer  no celular antes de dormir, ler um livro é uma boa ideia de passar o tempo, ou programar sua rotina do dia seguinte. 

Ao menos, 60 minutos antes de dormir, evite a super estimulação que a TV e o celular podem gerar no seu cérebro, esse estímulo pode atrapalhar seu sono e te fazer demorar mais para dormir.

Dicas para ter uma rotina matinal saudável e um bom dia

bom dia
Créditos: Trampos.co

Uma das primeiras coisas que se deve considerar é construir uma rotina matinal adequada com suas atividades diárias e que te permita começar o dia com o pé direito. O primeiro passo é se programar ainda na noite anterior. Confira dicas de como programar sua rotina matinal. 

Escolha o melhor horário para despertar

Considerando todas as tarefas da manhã seguinte, defina o melhor horário para acordar. Evite esperar os 45 do segundo tempo, acordar em cima da hora gera um estresse enorme e é um exemplo de como começar o dia de forma negativa. 

Programe-se para acordar com antecedência, assim poderá acordar com tranquilidade para cuidar da higiene pessoal, tomar um bom café da manhã, checar e-mails e se preparar para o dia que está começando. 

Evite checar o celular ainda na cama 

- Continua Depois da Publicidade -

Algumas pessoas olham as notificações do celular antes mesmo de darem bom dia para esposa, filhos, pais e familiares em geral. Esse é um hábito que deve ser mudado para ter uma rotina matinal mais tranquila. 

Esse mau hábito contribui para o começo de um dia repleto de ansiedade e ainda, de quebra, é bem provável que te atrase para os seus afazeres. Isso porque é fácil que as horas passem sem serem notadas quando conectados ao celular. 

Não adianta de nada se programar para acordar cedo e passar essas horas no celular, para enfim, se atrasar e sair as pressas para o trabalho. É importante ter cautela, procure verificar e-mails e notificações do celular pouco antes de sair de casa, reserve uns minutos para isso.

Arrume a cama assim que se levantar 

Pode até parecer uma dica irrelevante para um bom dia, mas estudos comprovam que arrumar a cama ao se levantar contribui para um dia mais produtivo. Acontece, que quando essa tarefa vira um hábito matinal, o cérebro se adapta a ideia de realizar tarefas. 

É uma boa forma de espantar a preguiça pela manhã e começar o dia de uma maneira produtiva, além de que, deixa o ambiente mais agradável e evita a protelação de tarefas, que é um hábito vicioso e nada saudável.

Tome um bom café da manhã 

A refeição mais importante do dia, o café da manhã, deve ser consumido sempre que possível. Isso porque é com ele que conseguimos a energia necessária para enfrentar o dia que está começando. 

O corpo precisa de carboidratos e proteínas boas no café da manhã para transformar em energia. Por isso, tome um café equilibrado e saudável, nas proporções certas, irá contribuir para um dia mais produtivo. 

Uma boa opção para deixar o café da manhã nutritivo é incluir ovos na refeição, o alimento é rico em proteínas e vai te ajudar a ter uma manhã mais saudável. Para beber, chás, café e sucos naturais são boas opções. 

Se for possível, se exercite!

Exercícios pela manhã são uma boa ideia É comprovado diversos benefícios de se exercitar pela manhã, além de contribuir para a saúde e boa forma, o hábito espanta a preguiça e prepara mente e corpo para um dia produtivo. 

O exercício não precisa ser, necessariamente, uma hora e meia de academia toda manhã. Na verdade, 30 minutos de caminhada já revelam resultados positivos para a saúde do corpo e da mente. Além disso, a atividade previne diversas doenças e melhora a circulação.

Mantenha sua rotina aos finais de semana 

Acordar cedo durante a semana e esticar no sono aos fins de semana ou dias de folga é uma péssima ideia. Esse hábito atrapalha na adaptação de sua rotina matinal, isso porque quando o corpo está se acostumando a levantar cedo e realizar tarefas, chega o fim de semana e ele desacostuma. 

É comprovado que o cérebro procura não sair da zona de conforto e são necessários 21 dias para que ele se adapte a uma nova rotina, mas nem 5 dias para ele perder essa adaptação. Por isso, manter o horário de acordar e se alimentar aos finais de semana contribui para saúde e bem-estar. 

Dicas para ter um dia relaxante

Mesmo com uma noite de sono bem aproveitada e uma rotina matinal construída para gerar mais produtividade e menos estresse, outras precauções devem ser tomadas durante todo o dia para que este dia seja relaxante. 

É um círculo vicioso, porque um dia estressante contribui para uma noite de sono mal dormida, que por fim, atrapalha a rotina matinal. Não se cuidar no decorrer do dia pode atrapalhar todo seu planejamento, e dessa forma, a construção dos bons hábitos não irá durar muito. 

Confira algumas dicas de como manter o dia a dia mais tranquilo e relaxante, sem que o estresse vire parte da rotina e atrapalhe sua saúde. 

Ouça as músicas que você gosta

Separar um momento do dia para ouvir suas músicas favoritas, é uma boa maneira de manter o dia relaxante. Isso porque, em meio a tantas obrigações, fazer o que se gosta pode dar a sensação de independência diante das tarefas do dia a dia.

Não precisa ouvir músicas o dia inteiro, nem precisa se no seu horário de trabalho, mas utilize o tempo de transporte quando se deslocar de um lugar para o outro para ouvir músicas, quanto mais animadas, melhor.

Medite diariamente 

A meditação ocasiona em diversos benefícios para a saúde, um deles é a diminuição do estresse. Separe 30 minutos, pelo menos, para meditar. O hábito leva a perfeição, quanto mais meditar, melhor será a meditação.

No começo pode parecer difícil. Se concentre no som de sua respiração, no ar saindo dos seus pulmões, nos pulmões esvaziando e depois enchendo de ar novamente. Procure não pensar em nada, apenas no ar entrando e saindo do seu corpo, no som que tem, nos movimentos que o tórax faz.

Esse é um tipo clássico de meditação e quanto mais fizer, mais fácil será afastar os pensamentos e manter a mente limpa e focada. Com o tempo, esse hábito diminuirá significativamente os níveis de estresse e contribuirá para uma mente mais saudável e concentrada.

Exercite-se diariamente para um bom dia

Um dos benefícios do exercício físico, além de ser um hábito saudável e contribuir para a boa forma, é diminuir os níveis de estresse e ansiedade do corpo. A prática é bem parecida com a meditação em alguns aspectos, pois, o exercício físico também costuma ser mais difícil no começo e vai ficando mais fácil com a prática.

Como dito acima, não é preciso ir a uma academia, embora nas academias existam profissionais que possam te ajudar a alcançar suas metas físicas e conta com diversas opções de atividade física que são divertidas e prazerosas como, por exemplo, dança ou lutas marciais.

Mas para início, uma boa caminhada de 30 a 60 minutos por dia já ajuda a diminuir o estresse e os sintomas da ansiedade caso tenha. Além disso, é possível meditar enquanto pratica a caminhada, o que aumenta os benefícios da atividade e otimiza o tempo investido.

Cuide de você!

Diante tantas tarefas do dia a dia, às vezes, é comum esquecer de cuidar de si. Esse erro não deve fazer parte da rotina, pois, contribui para uma rotina de servir os outros e um crescente sentimento de que você não tem escolhas ou importância.

Reserve um tempo para cuidar de você mesmo, não precisa ser nada muito elaborado, nem que tome muito tempo. Reserve 30 minutos antes de dormir para tomar um banho relaxante, fazer uma massagem em seus pés ou ler um livro que goste.

Bom dia: Saúde para a mente, é saúde para o corpo

bom dia
Créditos: boaforma.com.br

Cuidar de sua saúde mental é cuidar de sua saúde física, uma pessoa saudável, só é verdadeiramente saudável quando tem saúde em todo o conjunto. Ter um dia relaxante não se trata de um simples capricho, mas sim de uma necessidade. Sua mente e corpo precisam de descanso e paz.

Resumidamente, as dicas para ter um dia equilibrado e tranquilo são:

  • Tenha uma boa noite de sono
  • Construa uma rotina matinal tranquila
  • Exercite-se e/ou pratique meditação 
  • Invista um tempo para se cuidar 
  • faça coisas que te agradam e geram prazer 

Manter a rotina adequada e evitar o estresse são formas de manter a mente saudável, e consequentemente, o corpo também. Siga as dicas do artigo e invista em uma vida mais leve, tranquila e saudável. 

Leia também: Mensagem feliz aniversário mãe: 13 frases curtas para usar

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -