Receitas

Bolo de milho de lata: confira dicas para preparar e receitas

21/04/2024

O bolo de milho de lata é mais uma daquelas receitas que caem bem em vários períodos do dia, mas principalmente no café da manhã e no lanche da tarde.

É uma receita bastante prática, nutritiva, e assim como todas as outras receitas à base de milho, conferem um grande índice de saciedade, devido às propriedades desse apreciado grão.

Além de muito saboroso, o bolo  de milho de lata é muito nutritivo, levando entre seus ingredientes leite, ovos e milho, que garantem um valor nutricional elevado.

Por isso o Flame Content preparou as melhores dicas para que você possa preparar as melhores receitas de bolo de milho de lata.

O bolo de milho de lata é uma receita bastante comum no Brasil, uma vez que dá um gosto especial ao tão tradicional bolo de fubá ou de milho.

Ele é chamado assim pois é justamente feito utilizando o milho em conserva, que vem enlatado, e daí o milho de lata e o bolo de milho de lata.

É uma receita bastante simples, que leva em sua massa poucos ingredientes, possuindo então um custo de produção relativamente baixo.

Por ser a base de milho é bastante nutritivo, sendo muito utilizado, principalmente para os lanches da tarde e para o café da manhã.

Contudo é difundido e apreciado mais ainda em tempos de festa junina, que é uma festa típica do nordeste brasileiro, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

Nessa época do ano, ou seja no mês de junho, o seu consumo cresce substancialmente, devido a influência dos festejos.

São realmente várias receitas utilizando o milho, pois ele possui várias formas de apresentação, podendo ser verde ou seco, enlatado, em flocão, bem fino, como fubá, etc.

O milho em si, representa nada mais que a maior quantidade de produção do mundo, tendo o Brasil como um de seus principais produtores.

E o bolo de milho de lata é um modo prático de ter a mesa essa deliciosa opção em todas as épocas do ano, já que depois de enlatado ele pode durar um período inúmeras vezes maior, e sendo acessível a todas áreas urbanas.

Um grande fator que faz com o bolo de milho de lata seja bastante utilizado, é justamente sua versatilidade, uma vez que pode passar por alterações e adaptações que se adequam ao gosto e necessidade de cada pessoa.

Na receita mais tradicional, há a utilização de milho de lata, massa de milho, ovos, leite, óleo de soja, fermento e açúcar.

Mas vários desses ingredientes podem ser alterados, como por exemplo o leite, que pode ser alterado por outros tipos, como o de coco, o de soja, etc.

O açúcar pode ser trocado por leite condensado, dentre outros.

Há receitas que também utilizam a farinha de trigo, dando características totalmente novas ao bolo, e muito mais.

Algo muito interessante sobre o bolo de milho de lata é que basicamente todos os seus ingredientes são medidos diretamente na própria lata do milho.

Então, quando se fala em 1 lata ou ½ lata, a referência é a lata na qual estava conservado o milho.

Isso facilita bastante a não se enganar com as medidas, não sendo necessário a utilização de medidores.

É importante salientar que, quando se fala em milho em conserva, deve-se levar em consideração que a água deve ser retirada, ou seja, ela não entra na receita.

São apenas os grãos que são utilizados.

A massa de milho que é utilizada deve ser a típica de fubá, que é mais fina.

Algumas receitas utilizam uma massa de milho flocada, que também fica bastante saborosa, e com um aspecto diferente.

O óleo que vai na receita pode ser facilmente trocado por margarina, sendo utilizada exatamente a mesma quantidade.

Para fazer essa receita, basta bater no liquidificador os ovos, o leite, o milho em conserva, o açúcar, o óleo, por pelo menos uns 5 minutos.

Depois é só acrescentar a massa de milho e o fermento e misturar manualmente, até que fique uma massa bem homogênea.

A forma deve ser preferencialmente das que possuem um furo, para auxiliar no processo de cozimento, e ele deve ser untada.

Para untar, pode ser utilizada a margarina e a própria massa de milho fina ou trigo.