Educação

Zoom: como fazer reuniões, download e preço. Confira no artigo

24/03/2024

O Zoom é um aplicativo para reuniões online, disponível tanto para uso em seu navegador de internet, como em aplicativo móvel.

Atualmente, o mundo passa por um processo de transformação nas comunicações e é cada vez mais importante ter boas opções para uma interação a distância, principalmente quando se trata de reunir diversas pessoas em um mesmo ambiente virtual.

Assim, ter o conhecimento de plataformas e aplicativos funcionais, simples e práticos como o Zoom é fundamental.

Isso acaba evitando maiores transtornos nas suas necessidades virtuais, como reuniões de trabalho, aulas online e muitos outros.

Então, agora vamos conhecer tudo sobre o Zoom e como ele pode ser a ferramenta ideal para o desenvolvimento de qualquer atividade online em grupo.

Ter um aplicativo simples é muito importante para reuniões online, afinal, já são muitas necessidades para se perder tempo procurando opções e recursos dos sistemas mais complexos.

Assim, o Zoom aparece como uma opção viável e que pode simplificar a vida de qualquer pessoa que precise utilizar serviços de reunião em grupo de forma online.

O Zoom possui diversas opções para as reuniões, sendo possível conversar através de mensagem de texto, compartilhar documentos em tela e fazer chamadas através do celular, com limite máximo de até 25 pessoas.

A versão gratuita do Zoom possui um limite de participantes e tempo de reunião, sendo no plano básico o limite de 40 minutos de reunião, com pelo menos 2 pessoas e é ideal para pessoas que precisam trabalhar de casa.

O Zoom é compatível com Windows, Android, IOS, Linux, entre outros sistemas.

A sua usabilidade e simplicidade na interface ajudam os usuários que não estão muito adaptados a esse tipo de plataforma, não exigindo um conhecimento tecnológico avançado.

Os recursos incluem reuniões individuais, conferências em grupo que podem ser realizadas por vídeo, o já mencionado compartilhamento de tela, extensões para navegador e as possibilidades de gravar as reuniões realizadas, bem como transcrevê-las de forma automática.

Dentre os recursos de segurança do Zoom estão inclusos reuniões com proteção por senha, autenticação dos usuários, salas de espera, bloqueio de reuniões indesejadas, desativação da tela compartilhada por um usuário e capacidade de excluir membros da reunião que estejam atrapalhando o andamento da sessão em grupo.

O Zoom possuía ainda uma criptografia no modelo ponta a ponta, exclusivo e útil para usuários corporativos ou empresariais.

Esse modelo de segurança e transmissão passou a ser liberado também para o uso gratuito e pago, disponível para todas as plataformas.

O Zoom oferece também uma ferramenta para transcrição das reuniões, permitindo às empresas fazer o armazenamento das suas reuniões online na plataforma, podendo pesquisar as mesmas futuramente e  fazer a separação e rotulação dos diferentes membros ou palestrantes.

  A partir de 2020 o Zoom integrou novas ferramentas para sua plataforma, elas aumentaram a acessibilidade para as pessoas surdas, dificientes auditivas ou deficientes visuais pudessem fazer um uso mais fácil dos serviços.

Dentre os novos recursos incluídos encontra-se a possibilidade de mover janelas de vídeo durante a visualização da galeria, atalhos exclusivos, ferramentas atualizadas que permitem ajustar o tamanho dos textos nas legendas, bem como as janelas para os intérpretes de LIBRAS que agora ficam ao lado do palestrante que está com a fala.

A tecnologia de reuniões da Zoom cresceu tanto, que a empresa passou a vender a seus serviços de videoconferência como um produto neutro, assim, as outras empresas poderiam comprar a tecnologia e usá-la em sua organização como se fosse própria, sem que a marca da Zoom fosse exposta.

Utilizar a plataforma do Zoom online é muito simples, basta acessar o site da empresa.

Nesse endereço você encontrará todos os recursos oferecidos pelo site e os menus de opções, com as soluções, planos e preços, entrar em contato com a equipe de vendas, entrar em uma reunião, realizar uma reunião, essa opção é dividida para com vídeo aberto, vídeo fechado ou apenas compartilhamento de tela, efetuar login e registre-se...

Além de um vídeo de apresentação da plataforma na sua página inicial.

Para se registrar, é obrigatório inserir um endereço de email para seguir e realizar os próximos passos, com o preenchimento de dados, escolha de planos, entre outros.

Detalhe, que o registro acaba se tornando quase obrigatório, pois para ter acesso às opções de reunião é preciso estar cadastrado.

Esse registro ainda pode ser realizado através da sua conta do Google, Facebook ou SSO, ficando a critério do usuário se quer estabelecer esse vínculo ou criar um registro novo.

Pronto, com o cadastro feito e confirmação do seu email o Zoom está disponível para ser utilizado por você.

Para iniciar uma nova reunião, basta ir até o menu e escolher como gostaria de iniciar a reunião, se com ou sem vídeo ou apenas compartilhamento de tela com os outros membros.

Uma vez dentro da sala, você pode criar uma sala privada ou aberta.

Na sala privada, os participantes precisam do link da reunião e também de uma senha de acesso para poderem participar.

Já na sala aberta, é necessário apenas que o link seja enviado aos membros, quem tiver acesso a ele poderá entrar na sala e interagir normalmente na reunião.

Se alguém não conseguir acessar o link, basta ir até o site e acessar a opção “entrar em uma reunião” e inserir o ID da reunião e pronto.

Se for necessário senha, ela será solicitada em seguida.

Um dos grandes pontos positivos do Zoom é a eficiência da sua plataforma, que dificilmente apresenta problemas com login ou criação de salas, tendo uma compatibilidade excelente com todos os dispositivos.

Caso se trate de uma empresa ou corporação que após testar a plataforma queira adquirir a tecnologia para ser utilizada de forma própria.

Basta acessar a opção “Entrar em contato com a equipe de vendas” e preencher um formulário com os dados.

Assim, a equipe do Zoom irá entrar em contato com você através desses dados e passar todos os detalhes para que o sistema seja adquirido por sua empresa.