HomeEmpresas & NegóciosTim: conheça a história da operadora

Tim: conheça a história da operadora

-

A Tim é uma das maiores empresas de serviço de telefonia no Brasil, atualmente. Com mais de 50 milhões de linhas ativas, essa empresa se propõe a entregar inovação, conexão rápida e otimizada, e suprir as necessidades que seus clientes demandam.

Essa empresa é uma multinacional que tem sua sede em Roma, na Itália, mas que está presente  no Brasil há mais de 20 anos operando “Sem fronteiras” com diz seu slogan. Presente em todas as regiões e estados do país, essa operadora distribui sinais de 5G e operações telefônicas de qualidade para atender todos os seus usuários da melhor forma possível. Continue lendo e confira a história da operado.

TIM: Telefonia Fixa, móvel ou internet

provedor de internet tim

Com uma cartilha de serviços que abordam necessidades que vão desde telefonia fixa, móvel ou internet, essa empresa possui planos especiais para conseguir abordar clientes de todos os tipos.

Atualmente ela é uma das quatro operadoras mais usadas no Brasil e gera uma receita anual de pouco mais de 17 bilhões e meio. Por ser uma das gigantes da telefonia no Brasil, consegue implementar tecnologias que apresentam grandes benefícios a seus clientes.

- Continua Depois da Publicidade -

E isso faz parte dos valores nutridos por essa empresa que desde 1998, está conectando pessoas pelo país e fornecendo qualidade naquilo que entrega. Um fato interessante sobre essa empresa é que, apesar de ser de origem italiana, seu mercado mais expressivo se encontra no Brasil.

Seu número de contribuintes gira em torno dos 14 mil; enquanto o número de cidades que recebem seus serviços gira em torno de 3400 cidades, o que é mais da metade dos municípios que existem em território nacional.

Sendo uma empresa tão expressiva quanto é, a Tim já marcou a memória de muitas pessoas. Seja nos shows do Tim festival ou com suas propagandas geniais dos “Blue Men”, essa empresa é uma potência no ramo de telefonia e entrega tudo aquilo que seus clientes precisam.

Por isso, nesse texto estão algumas informações sobre sua história e trajetória como operadora dentro do Brasil.

A história da operadora

A partir do desmembramento da Telecom Itália no ano de 1995, surgiu a TIM, que seria uma versão da empresa voltada para serviços de telefonia móvel.

Seu nome na verdade é uma sigla que deriva do nome Telecom Italia Mobile. Mas, pela facilidade de pronúncia, o nome “TIM” se popularizou em todo o mundo como sinônimo de uma empresa que entrega aos seus clientes um serviço de qualidade em conexão.

Um fato marcante sobre essa empresa é que ela foi a principal causadora da implementação dos primeiros telefones celulares na Itália, e isso confirmou a sua presença no país como a principal operadora de telefonia pouco depois da época de sua criação.

No ano de 1998, a empresa começou a migrar para outras localidades do planeta, e chegou finalmente ao Brasil nesse mesmo ano.

- Continua Depois da Publicidade -

A primeira tecnologia implementada no país foi a de TDMA, que consiste numa forma de telefonia digital que entrega múltiplo acesso por divisão. Apesar de parecer um termo de jargão técnico, é mais simples do que parece. É basicamente um transmissão com sinal de rádio com algumas especificidades a mais.

Basicamente, a empresa, por meio dessa tecnologia, conseguia conectar mais de duas pessoas em uma chamada, o que despertou a atenção dos consumidores, os quais foram, primeiramente, originários da capital baiana, Salvador.

A TIM foi precursora de inúmeras tecnologias no Brasil, como o sistema EDGE, que consiste no aprimoramento dos sistema de telefonia da época para conseguir entregar mais velocidade e melhorar a qualidade de transmissão.

Além disso, muitos avanços foram proporcionados pela empresa no que se trata de sistemas de telefonia no Brasil, como o celular pré-pago e envio de MMS, mensagens com mídia. Em 2002, a empresa já englobava mais de noventa por cento da população urbana brasileira, distribuindo sinal de telefone e internet por todo o país.

Grande expressão no mercado brasileiro

mercado brasileiro

Com todas as inovações em telefonia e internet, essa empresa se tornou rapidamente uma das maiores presentes em território brasileiro.

Sua presença expressiva se deu pelo fato de oferecer serviços com diferenciais quando comparadas a outras empresas, como por exemplo a possibilidade de seus clientes, por meio do plano TIM Torpedo Internacional que possibilitou que seus usuários enviassem mensagens para fronteiras que im além do Brasil, o que chamou muito a atenção de corporações e pessoas que viajam constantemente. 

Ao todo, as mensagens poderiam ser enviadas para pessoas presentes em mais de 100 países.

- Continua Depois da Publicidade -

Outro fato que agregou muito para seu posicionamento de expressão e presença no mercado brasileiro foi a introdução de planos de telefonia e internet para casa e, para ficar mais à frente de seus concorrentes, introduziu a tecnologia 3G de forma pioneira no país com os números de plano pré-pago.

No ano de 2005, foi a primeira empresa a inserir no mercado os telefones BlackBerry, que integrava serviços de e-mail, o que chamou a atenção de empresários e empresas que poderiam usufruir desse celular com sistema voltado para o uso corporativo.

Com o plano TIM Casa Flex, a empresa implementou no mercado nacional a integração de um chip de telefone móvel com um número de telefone fixo, onde aquele que assinasse esse plano e estivesse dentro de sua área de cobertura poderia atender o telefone em duas opções: como telefone fixo e como telefone móvel.

Isso foi uma novidade e chamou a atenção, principalmente, de pessoas que buscavam planos práticos que integrassem suas necessidades à praticidade. Uma série de outros benefícios estavam inclusos ao assinar esse plano, como a caixa postal  e mensagem eletrônica.

Na mesma época do lançamento desse plano que integrava duas funções de telefone, fixo e móvel, a TIM lançou o TIM WEB, que integrou a praticidade do serviço de internet móvel em um USB para que fosse possível usar internet em notebooks e demais aparelhos com entrada USB, onde quer que fosse sem ter que conectar a redes de internet pública ou de acesso privada.

Essa tecnologia perdura até hoje, mas só que de forma mais aprimorada, obviamente.

No ano de 2008, a TIM começou a implementar um aprimoramento da tecnologia 3G, fazendo parcerias com empresas de internet com muita expressão dentro desse mercado. Isso foi feito com o intuito de entregar aos assinantes dos planos TIM os melhores pacotes de dados a fim de entregar exclusividades para os clientes.

Nesse mesmo ano a TIM anunciou o plano TIM Fixo que incluiu serviços de banda larga móvel, chamadas de vídeo e televisão. Devido às parcerias que foram feitas, muitas exclusividades foram concedidas para seus clientes, o que fez com que as contratações dos planos da empresa crescessem exponencialmente. 

Nesse mesmo ano o plano de telefone fixo foi reforçado e passou a oferecer quatro horas de ligação ilimitada para quem contratasse o plano TIM Fixo.

A partir do ano seguinte essa empresa mostrou que sua presença no Brasil estava prestes a ser reafirmada com o estabelecimento dos planos pré e pós (Infinity), que consistia nas ligações sem cobranças de taxas depois do primeiro minuto de ligação entre os usuários da operadora. 

Nesse mesmo ano a empresa, buscando aprimorar sua qualidade em telefonia fixa, comprou a empresa INTELIG e passou a distribuir serviços mais aprimorados nos telefones fixos.

Isso fez com que a TIM se posicionasse frente a suas concorrentes como uma distribuidora de sinais de 3G muito à frente de seu tempo, o que gerou uma corrida pela atualização dos sistema de internet de roaming de dados móveis.

TIM é sinônimo de inovação

inovação

O que seria de uma empresa de telefonia sem suas promoções e serviços que suprissem as necessidades de seus clientes? Provavelmente, muito pouco ou quase nada. Por isso, essa empresa italiana sempre buscou estar à frente de seus competidores oferecendo o melhor do que o mercado de telefonia sempre pôde oferecer.

No ano de 2010 a TIM melhorou os planos Infinity e Liberty, lançando o plano WEB para cada uma delas.

Cada um com suas respectivas especificidades, a TIM buscou proporcionar aos seus clientes experiências nunca tidas antes que o uso de internet em dispositivos móveis e aparelhos pré-pagos.

Muito ainda aconteceu nos tempos seguintes, como a implementação do plano de internet banda larga para casa, o TIM LIVE;  Liberty Controle Express, que foi o primeiro plano de controle oferecido por essa empresa; além do INFINITY +, que consistia num sistema de pagar para cada chamada. Além disso, introduziu também o conceito de pay per call para ligações para números fixos através 

Então, no ano de 2013, os clientes TIM ganharam mais uma novidade que só fez com que muitos se fidelizassem mais a empresa: o lançamento da plataforma que dava acesso a várias músicas, o TIM Music.

Além disso, mais uma vez a empresa aprimorou seus serviços de internet móvel, trazendo a atualização para os serviços de quarta geração (4G), que possuía uma qualidade extremamente superior ao que era entregue pelo 3G presente no Brasil.

Dois anos após, os investimentos da empresa sobre a infraestrutura da internet móvel só cresceu e passou a suprir a necessidade de mais de 4500 lugares por todo o Brasil por meio das linhas de fibra óptica.

Hoje em dia, a empresa se concentra em depositar seus esforços em recuperar a clientela que, desde 2019, vem diminuindo devido ao que é oferecido pela concorrência.

Mas ainda assim, segue firme, consolidada como uma das empresas mais respeitadas e que possuem um dos serviços de telefonia, internet e telefone fixo mais usados pelo país.

Além disso, a empresa, buscando suprir as necessidades da atualidade, firmou parcerias com sistema de Streaming, como a Netflix, na distribuição do seu serviço TIM BOX, que é uma espécie de sistema de exibição de programas.

A TIM tem como lema “você sem fronteiras” e isso faz todo o sentido quando se observa que foi a primeira empresa a estar presente em todo o território nacional.

Essa empresa preza muito pela satisfação de seus clientes e, também, pela entrega de um serviço de qualidade capaz de suprir as necessidades em telefonia fixa, móvel e internet.

Atualmente, são muitos os projetos em que essa empresa está envolvida, como o TIM Festival, que, devido a pandemia não está acontecendo e, também, o Instituto Tim, que serve para contribuir com a sociedade, uma vez que a empresa reconhece suas obrigações como corporação e suas possibilidades de contribuir para tornar o Brasil um lugar de pessoas mais capacitadas e profissionais que podem ajudar no desenvolvimento da nação.

Instituto TIM

Criada pela Tim em 2013, esse instituto já ajudou mais de 700 mil pessoas por todo o Brasil. Com suas ações de democratização do conhecimento em ciência e tecnologia, essa instituição sem fins lucrativos deseja tornar o país um lugar melhor sem pedir nada em troca.

Muitos projetos já foram desenvolvidos e, inclusive, premiados por contribuírem com a vida de jovens brasileiros em aspectos que, se não fosse essa iniciativa da empresa, nunca haveria acontecido.

Como é o caso da GARATÉIA, que foi um projeto de ciências que, com a vitória da competição da feira de ciências, será enviado para estação espacial Internacional. Isso é um exemplo de como o que o projeto executa pode mudar a vida jovens meninos e meninas pelo Brasil.

Por meio de investimento na tecnologia, o instituto firma a ideia de que isso pode contribuir para o aprimoramento das pessoas e seus conhecimentos, ajudando muitos a sair da desesperança de nunca conseguirem atingir o objetivo que buscam ou se desviarem para caminhos que não convergem com a formação acadêmica.

Prezando sempre pela transparência e pela sinceridade, tudo que é feito dentro do instituto passa pelas mãos de um grupo que gere as estratégias tomadas por essa instituição.

Além disso, há um conselho para debater tudo que será decidido dentro do Instituto Tim para que seja sempre assegurado que se está seguindo o plano de levar mais educação e conhecimento que podem libertar e tornar a vida de jovens mais promissoras por meio da integração tecnológica e busca pela educação, sempre.

Muito mais do que uma empresa, a Tim se preocupa com o futuro do país que reside e está disposta a contribuir veementemente para o desenvolvimento do Brasil. E então, o que achou do nosso artigo? Comenta aqui com a gente para mais sugestões de temas.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -