HomeTecnologia & InternetTeste de velocidade de internet: Teste Completo Aqui

Teste de velocidade de internet: Teste Completo Aqui

-


O surgimento da internet possibilitou diversos avanços tecnológicos desde o fim do milênio passado, ligados a diversas áreas. Na comunicação não foi diferente, e essa ferramenta propiciou a criação de outras ferramentas tão conhecidas como a própria internet. Ela é usada em vários meios e por vários usuários, mas se há algo em comum que todos se atentam, é em relação a sua velocidade. E uma boa forma de verificá-la é por meio do teste de velocidade da internet.

O que é teste de velocidade da internet?

O teste de velocidade da internet ou SpeedTest é, como o próprio nome permite inferir, um teste realizado para medir a velocidade da internet. Ao assinar um plano ou contratar um pacote, normalmente as pessoas realizam a compra baseado na quantidade de Gigabyte, Megabyte ou megabits que ele possui e seu preço. Mas a que se referem esses termos?

Todos estão relacionados ao código binário (0 e 1):

Bit – correspondem ao 0 e 1

Byte – são 8 bits

- Continua Depois da Publicidade -

Kilobyte (KB) – 1.024 bytes

Megabyte (MB) – 1.024 Kilobyte

Gigabyte (GB) – 1.024 Megabyte

Terabyte (TB) – 1.024 Gigabyte

Estes termos estão ligados à capacidade de armazenamento (tamanho). Por exemplo, se um celular tem 64 GB de memória, isso quer dizer que a sua capacidade de armazenamento é de 64 GB.

Em relação a essas terminologias, se faz necessário a atenção até mesmo nas diferenças entre as letras maiúsculas e minúsculas. Uma das mais importantes é a diferença entre megabytes (MB) e megabits (Mb).

Como visto, MB se refere a capacidade de armazenamento em relação aos Bytes, já Mb também se refere a tamanho, porém em relação a Bits. Além do mais, os megabits são mais associados a velocidade de transferência  de dados, os famosos megas de um pacote de internet.

A velocidade da internet é medida em megabits por segundo (Mbps), o que é diferente de megabytes por segundo, pois, como visto, o byte é 8 vezes maior que o bit. Mas para quê testar a velocidade da internet?

- Continua Depois da Publicidade -

Os testes de velocidade são uma boa forma de verificar, por exemplo, se está sendo realmente entregue aquilo que foi estipulado no contrato. Pois se um usuário contrata um pacote de 100 Mbps de download, mas percebe uma dificuldade para assistir vídeos nas redes sociais, e ao realizar alguns testes o resultado marca 25 Mbps para essa função, é por que há algo errado.

Então é necessária a apuração dos motivos, que vão desde falhas nos softwares e hardwares, o armazenamento do dispositivo quase completo, vírus, ou até mesmo que o provedor de internet não esteja cumprindo com o acordo.

Independentemente do motivo, é sempre bom conferir e realizar vistorias periódicas para ver se está tudo funcionando perfeitamente. Por isso, muitas pessoas têm esse hábito de fazer esses testes.

Termos importantes no teste de velocidade

Antes de uma pessoa realizar um teste de velocidade, é preciso se familiarizar com os termos que surgem nas análises, pois de nada adiantará ela obter a informação de que a latência de sua internet é de 110 ms, se ela não souber o que isso significa. Por isso, abaixo há o significado de termos importantes na hora de realizar o teste.

Ping

Ping é uma sigla do termo em Inglês “Packet Internet Network Grouper”, que significa “Agrupador de Pacotes da Internet”. É o tempo médio, medido em milissegundos (ms), que uma informação leva para chegar no destino final e voltar para a fonte que o enviou (computador, celular, tablet).

Criado por Mike Muuss, um cientista de computação norte-americano, no ano de 1983, o Ping é usado para avaliar a qualidade e a velocidade da internet. Por isso, quanto mais baixo for o valor, melhor estará a conexão. O ping é como o medidor e a latência é a medida. 

Por isso, esse comando é também chamado de latência, e seu valor deve ser levado em consideração de acordo com o que uma pessoa queira com a internet.

Se uma pessoa joga online, é imprescindível possuir uma internet com um Ping baixo, tendo em vista que os comandos que forem executados devem ser rapidamente interpretados pelo jogo.

- Continua Depois da Publicidade -

Então, se esse tempo de resposta for alto, mesmo que a internet usada possua uma boa velocidade de Upload (saída), o jogador pode sair prejudicado.

O ideal para jogos online é possuir uma latência em uma faixa abaixo de 20ms, mas para usuários normais, que usam a internet para acessar as redes sociais por exemplo, um Ping de 50ms a 100ms está de bom tamanho. Mas isso em relação a internet via cabo ou rádio, pois as via satélite podem ter um ping ou latência de 500ms.

Download

A palavra download é um verbo inglês (to Download), que significa “baixar, transferir, descarregar”, por tanto, entende-se como o ato de transportar ou copiar uma informação ou arquivos de um servidor da internet (ou de um computador remoto) para um computador específico.

Quando uma pessoa baixa uma música em uma plataforma, um vídeo no YouTube ou uma foto, documento ou outro arquivo da internet, ela está fazendo o download deste arquivo, recebendo dados.

Upload

Por outro lado, o upload faz o trajeto contrário, enviando um arquivo de um computador específico para um servidor da internet (ou computador remoto). Em outras palavras, ele está subindo, enviando dados.

Quando uma pessoa coloca uma foto no perfil de uma rede social, posta no feed ou no story, anexa um documento em word ou pdf via e-mail, posta um vídeo no YouTube, ela está fazendo o envio daquele arquivo, isto é, o seu upload.

Jitter

Jitter pode ser entendida como a variação de tempo que os pacotes de dados levam para chegar, isto é, não é o atraso em si, mas sua variação. E sua ocorrência se deve ao volume de tráfego que a rede possui.

Perda de pacotes

É quando um conteúdo digital não chega ao seu destino final, devido a uma qualidade baixa da internet ou até mesmo por uma falha de hardware.

Como fazer um teste de velocidade de internet

Vistos estes principais termos, existem também diversas opções de teste de internet disponíveis no mercado, seja como aplicativo ou como plataforma online. Porém, abaixo encontram-se as 4 melhores opções para realizá-lo: o Brasil banda larga, da própria ANATEL; a Fast, da Netflix; o Speedtest da Ookla; e o teste de velocidade de internet da Google.

EAQ

A Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga no Brasil (EAQ), criada conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), possui o seu próprio teste de velocidade da internet, o Brasil Banda Larga (BBL), que é o aplicativo oficial do órgão.

O aplicativo gratuito está disponível para download na App Store e também na Google Play, onde já possui mais de 1 000 000 (um milhão) de instalações na loja e 3,6 estrelas dos usuários, de 5 possíveis.

Com esse app é possível acompanhar como anda o desempenho da conexão de internet banda larga do usuário, no tempo em que acontece, e realizar os testes sempre que quiser.

A disponibilização deste app faz parte do processo de verificação e/ou aferição dos pontos indicadores da qualidade das redes de telecomunicações brasileiras, para que o usuário possa verificar, em todo e qualquer momento, a qualidade que possui o seu acesso à Internet.

Para conseguir executar o teste, o aplicativo deve ser baixado na loja oficial do celular; depois é necessário fechar todos os apps do dispositivo; abrir o app Brasil Banda Larga, clicar no botão executar e simplesmente aguardar até o fim do teste.

O resultado deste teste de qualidade da internet trará indicadores como: a velocidade de download; a velocidade de upload; a latência (Ping); a perda de pacotes e o jitter.

A EAQ conta também com uma plataforma online de teste de velocidade, disponível em brasilbandalarga.com. Logo ao acessar o site, há o botão de Iniciar Teste, então basta o usuário clica-lo e o mesmo terá início. Os dados gerados são relacionados à velocidade do download, do upload, da latência, do jitter e da perda. Há também a aba de acesso ao histórico e a média dos resultados.

FAST

FAST é o aplicativo aferidor de internet oficial da Netflix. Com ele é possível o usuário verificar a velocidade de sua conexão com a internet, não importa em qual lugar do planeta, tanto em banda larga ou redes móveis. É um serviço gratuito, intuitivo, rápido e sem comerciais. O app já conta com mais de 5 000 000 (cinco milhões) de downloads no Play Store, e 4,4 estrelas.

Netflix é o famoso serviço online de transmissão de filmes, séries e documentários através de aparelhos que estejam conectados à internet. Esse é um serviço pago, e para ter acesso é necessário assinar um dos vários pacotes disponíveis. Porém  seu aferidor de internet Fast é gratuito, e foi criado para os usuários testarem a internet de seus provedores e verificar se não há perda de qualidade por causa da velocidade dos mesmos.

O Fast também possui sua própria plataforma online, a Fast.com. Nela  o teste ocorre automaticamente, sem nem mesmo um clique, basta acessar a plataforma e o teste se inicia, trazendo resultados sobre a velocidade de download, upload e latência.

Teste de velocidade por Ookla

O Speedtest por Ookla é um app de teste da velocidade de conexão à internet, onde o usuário o realiza de maneira simples, rápida e apenas com um clique, em todo e qualquer lugar do planeta.

Com este aplicativo é possível explorar os mapas de cobertura de rede para celular, tendo por base os dados coletados pelo próprio app; visualizar quais operadoras de celular estão disponíveis no lugar onde é feita a pesquisa.

O resultado do teste de velocidade do Speedtest trará indicadores como a velocidade de download, upload, jitter e ping.

O app também mede 5G com precisão, traz mapas de cobertura de operadoras de celular, mantém o usuário seguro e navegando privadamente, mostra gráficos em tempo real sobre a consistência da conexão, faz testes para simular o download de um arquivo, verifica a velocidade prometida no pacote e traz relatórios detalhados para monitoramento.

O aplicativo está disponível nas principais lojas de apps, e apenas na Play Store já conta com mais de 100 000 000 (cem milhões) de downloads, e 4,3 estrelas dadas pelos usuários.

Outro ponto positivo é que os Speedtest conta com uma plataforma online, com funcionalidades similares às do app, é a Speedtest.net.

Basta o usuário acessar o site e os dados de internet já serão automaticamente lidos, e com apenas um clique são analisados e surgem os resultados do ping, do download e do upload relativos a internet.

É possível também realizar o cadastro na plataforma e assim ter acesso a outras funcionalidades, como o histórico de acesso.

Teste de velocidade do Google

O Google também possui seu próprio teste de velocidade de internet, mas diferentemente dos outros testes mencionados acima, com o teste de velocidade do Google não há a disponibilidade de um aplicativo ou a utilização de uma plataforma.

O teste de velocidade ocorre de maneira integrada ao buscador da corporação. Basta digitar “teste de internet Google”, “teste de velocidade da internet”, “teste internet”, ou algo similar, que o Google interpreta que o usuário deseja realizar o teste da internet.

Ao realizar a busca, surgirá uma caixa de resposta onde estará o botão “Executar teste de velocidade”. Tudo o que o usuário precisa é clicar no botão e o teste será iniciado, trazendo resultados acerca da velocidade de download, upload e latência da internet do usuário.

Também será apresentado um pequeno relatório informado se a internet está lenta ou não, e sobre as dificuldades que aquela velocidade pode trazer.

Por exemplo, mesmo o teste mostrando uma velocidade muito lenta, o relatório informa que, apesar da pouca velocidade, provavelmente o usuário não terá problemas para navegar pela Web, mas é possível que os vídeos sejam carregados mais lentamente.

Melhore o desempenho da internet com teste de velocidade

Após o usuário realizar os testes, e confirmar que ela realmente está lenta, abaixo do aceitável, é importante tomar algumas atitudes visando melhorar o desempenho da internet.

Muitas vezes o problema de velocidade atribui-se na verdade a hardwares, isto é, os equipamentos físicos pelos quais a internet é transmitida e/ou utilizada. Por isso é necessário realizar vistorias nos equipamentos como o computador, o roteador, os cabos, a antena, etc. e trocá-los sempre que necessário.

O computador, por exemplo, deve sempre estar o mais “limpo” possível, pois quando ele fica com muitos arquivos, costuma travar e atrapalhar no rendimento da internet. Por isso é importante o uso de ferramentas de limpeza , de aceleração e de antivírus.

VEJA TAMBÉM: Speed test: Medidor de internet para celular e desktop

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -