HomeRedes SociaisTelegram: o que é, como criar conta e como usar

Telegram: o que é, como criar conta e como usar

-

A comunicação sempre ocupou um papel importantíssimo no processo da evolução humana. Por isso, é muito comum a criação e o aperfeiçoamento de ferramentas que facilitam o modo como ela é feita, e dentre essas ferramentas está o Telegram.

Se comunicar, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas falar, ouvir e compreender, e muito menos é algo exclusivo da civilização humana.

Na verdade, todos os animais possuem uma forma de comunicação própria, que os permite interagir uns com os outros.

E com os seres humanos não é diferente, mesmo antes de aperfeiçoar a fala e criar os sistemas de linguagem, já havia uma comunicação, mas corporal e sonora, mas existia.

Foram criados até mesmo mecanismos de comunicação que transcenderam o espaço tempo, e existem até hoje, como as figuras rupestres.

- Continua Depois da Publicidade -

Atualmente já é possível comunicação no mesmo momento, mesmo a distâncias inimagináveis, que a pouco tempo ocorria dentro de um longo período, ou mesmo nem existiam. 

E o Telegram surgiu com esse objetivo, de facilitar e revolucionar o modo como o ser humano se comunica.

Com ele, é possível enviar mensagens de texto e áudio para pessoas privadas ou para grandes grupos; enviar arquivos de mídia, como fotos, vídeos, documentos, em formatos e tamanhos diversos;

Além do mais, é possível realizar ligações de voz e vídeo para qualquer parte do mundo, e muito mais. Por isso, confira agora o que é o Telegram e como usar.

O que é

O Telegram é um aplicativo de mensagens voltado para o compartilhamento de mensagens e dados, similar ao Whatsapp, onde podem ser criados canais ou grupos que suportam inúmeras pessoas.

É uma rede social de origem russa e que vem ganhando muitos adeptos nos últimos  anos. Muitos por causa da escolha da plataforma por diversas pessoas que ministram cursos por lá.

Atualmente ele é um dos 10 aplicativos mais baixados do mundo e já conta com mais de meio bilhão de usuários ativos mensais em todo o planeta.

Contudo, pode ser considerado muitas vezes um ambiente mais profissional, que pode e deve ser explorado pelos empreendedores.

- Continua Depois da Publicidade -

O Telegram conta com muitas funcionalidades que auxiliam os criadores de cursos a ministrar suas aulas, através do envio de materiais.

Além do mais, já dentro da rede social é possível pesquisar por pessoas ou grupos, mesmo sem possuir o número de contato deles.

Isso porque a plataforma funciona com o cadastro do número de celular, mas ao contrário do Whatsapp, há a possibilidade de procurar pelo nome da pessoa ou grupo de fora de seus contatos.

O aplicativo é totalmente gratuito , e funciona sem nenhum tipo de anúncio ou cobrança de tarifas.

Outro fator que contribui para o seu crescimento é o armazenamento baseado em nuvens, com isso, é possível acessar o conteúdo e mensagens da sua rede por vários dispositivos.

História

Diferentemente da maioria dos grandes  aplicativos e plataformas mais conhecidos, que normalmente tem sua origem nos Estados Unidos da América ou às vezes na China, o Telegram é um aplicativo que surgiu na Rússia.

O aplicativo russo foi criado no ano de 2013 por Pavel e Nikolai Durov, que são dois irmãos. Primeiramente foi lançado para a versão iOS e depois para o android, mas tudo no mesmo ano.

A versão para computadores foi lançada já em 2014, e em 2015 foi lançado um avançado editor de fotos, pertencente ao aplicativo para ser usado pelos usuários. 

- Continua Depois da Publicidade -

Além do mais, foi nesse ano que surgiu a opção de senha, que é inclusa no próprio app, e não utiliza outros aplicativos ou configurações do dispositivo para isso.

Ainda em 2015 também, foram criados os canais, essa importante ferramenta para quem quer divulgar seus conteúdos com um grande número de pessoas.

Foi nesse ano também que houve o bloqueio do Whatsapp por um período, com isso o Telegram cresceu bastante, aproveitando a brecha deixada pelo rival. Aqui no Brasil, o aumento chegou a casa dos milhões.

Uma atualização interessante ocorreu no ano de 2016, com a possibilidade de editar as mensagens enviadas, sem a necessidade de apagar e escrever tudo novamente, ou enviar explicações posteriormente.

Em 2018 o Telegram já possuía mais de 200 milhões de usuários ativos mensais, e nesse ano foi lançada uma funcionalidade compatível ao streaming, permitindo que os usuários comecem assistir a vídeos, enquanto o download ainda está ocorrendo.

Em 2020, com a pandemia do Novo Coronavírus, o aplicativo cresceu bastante, alcançando a marca de 400 milhões de usuários. E as chamadas de vídeo foram incluídas neste ano.

Atualmente o Telegram já possui mais de 500 milhões de usuários ativos por mês e está entre os top 10 aplicativos mais baixados do planeta.

Funcionalidades e motivos de uso

O Telegram conta com diversas funcionalidades que lhe atribuem um valor inimaginável para o desenvolvimento da sua empresa ou negócio. Além de ser um ambiente de bate papo super tranquilo e amigável.

O primeiro motivo é a independência entre os diferentes dispositivos. No Whats é preciso fazer a conexão entre o celular e o computador, e deixar os dois ligados a internet simultaneamente, e em  sincronia. Funcionando basicamente como uma ampliação de tela, e tendo acesso aos arquivos do pc.

Já no Telegram o acesso é feito de forma independente entre o celular e o computador ou tablet. Isso porque, além do aplicativo, ele conta também com uma plataforma online, disponível no Telegram Web .

E além dessa versão web, possui seu próprio aplicativo para o computador, e o que ocorre é que todas essas versões são independentes para o acesso, mas levam ao mesmo ponto.

Isso porque a plataforma conta com o armazenamento em nuvem, então não importa como você irá acessar sua conta, suas mensagens estarão exatamente como as deixou, para isso é preciso apenas possuir a senha de acesso.

O segundo motivo é a criação dos canais, que elevam a plataforma a outro patamar. Isso porque o número de pessoas que podem entrar em um mesmo canal é gigantesco.

A rede especifica um número máximo de 200 mil usuários que podem acessar o conteúdo do seu canal, então é possível fornecer material para 10 pessoas ou 200 mil. Tudo dependerá de quantos  tiverem interesse no que você tem a dizer ou ensinar.

Além do mais, é possível criar um ambiente bem mais controlado, onde os usuários até podem interagir em momentos apropriados, mas apenas você e os administradores podem gerar o conteúdo.

E ainda por cima, é ilimitado também o tamanho dos arquivos de mídia que podem ser enviados, o que facilita e muito a vida de quem trabalha com conteúdos mais pesados.

A única limitação é em relação ao tamanho dos documentos, que devem possuir até 2 GB, o que, para documentos é um número bastante expressivo, e além do mais podem ser do tipo .ZIP, .MP3, .DOCX, etc.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade da criação de bots, que são robôs que executam funções especiais, e que facilitam bastante a organização dos canais.

O terceiro motivo é a privacidade, pois apesar da possibilidade de procurar por canais ou pessoas, mesmo sem o contato, isso não significa que você poderá ver o número de telefone delas.

Isso ocorre pela função de privatização dos contatos, dessa forma é possível conversar com diversas pessoas, entrar em diversos grupos, e mesmo assim não ter seu telefone pessoal amplamente divulgado.

O quarto motivo são as mensagens que podem ser programadas para autodestruição.

É uma função voltada para as pessoas que buscam uma privacidade máxima, onde o Telegram fornece os chamados Chats Secretos.

Essas mensagens enviadas por esse chat possuem a possibilidade de programação para uma autodestruição em ambos os dispositivos.

E não importa o tipo de arquivo, podem ser fotos, mensagens, arquivos e vídeos, pois esses chats utilizam uma criptografia de alta qualidade, assegurando que sua mensagem seja lida apenas para quem você enviou.

Mesmo em chats normais, as mensagens podem ser apagadas a qualquer momento, para ambos os dispositivos. O que dá ainda mais segurança para os usuários.

Como criar conta no Telegram

Agora que você já aprendeu um pouco sobre suas principais funcionalidades, é hora de aprender como fazer para criar sua conta na plataforma.

De um modo geral, é um processo bastante rápido e simples, e tudo o que é necessário é possuir um celular, ter acesso a internet e também será preciso o sinal de uma companhia telefônica, para que possa receber a mensagem com o código de verificação.

O aplicativo está disponível nas maiores lojas de apps que existem, isto é, no Play Store e no App Store, desse modo é preciso acessar essas lojas para encontrar a ferramenta. Ou também através da versão web, que permite a criação da conta.

Sem mais enrolação, será tomado por base para a criar a conta, um celular android através da loja de apps, mas não há mudanças para os demais dispositivos. Entenda como criar sua conta:

1º passo – a primeira coisa que deve ser feita é acessar a loja do Play Store e buscar pelo Telegram, ou então acessar Telegram – Apps on Google Play

Feito isso, é preciso simplesmente realizar o download do aplicativo para o seu dispositivo, clicando em “instalar”.

2º passo – depois de já estar instalado, o segundo passo é abrir o aplicativo, e isso pode ser feito diretamente pela tela da loja, clicando em “abrir” ou procurando e clicando no app já baixado em seu dispositivo.

3º passo – é sempre importante saber um pouco mais, pois isso leia as informações disponibilizadas sobre o Telegram na tela inicial, antes de dar início ao processo de criar a conta efetivamente.

São apenas 6 informações pequenas, distribuídas em forma de carrossel, mas que contam um pouco das funcionalidades do app.

Depois de ler e se inteirar um pouco mais, clique em “comece a conversar” para prosseguir. Mas caso o idioma não esteja em português, você pode configurar para para essa língua ou qualquer outra do seu interesse.

4º passo – Para o pleno funcionamento do aplicativo, é preciso dar as permissões de acesso ao Telegram, por isso confirme as solicitações..

Nesse passo, é o primeiro em que você precisará informar ou modificar algo, isso quando não é carregado automaticamente, devido às permissões.

Aqui será preciso informar o número do seu telefone, que será a base para o seu registro dentro da plataforma, além de ser a porta de entrada para os futuros acessos em outros dispositivos.

Por isso, informe ou confira o país ao qual pertence o número, no caso o Brazil (nome internacional do país).

É preciso confirmar o código do seu país, que no caso será o “86”, e também digitar o seu número de telefone. Feito isso, basta clicar na seta que está no canto inferior direito da tela.

5º passo – por uma questão de  segurança, é preciso realizar a verificação do número informado.

Desse modo, o Telegram irá enviar um código de confirmação para você, via SMS. Por isso a necessidade de estar ao mesmo tempo em uma área com internet e cobertura de celular, para conseguir ter acesso ao código.

É preciso inserir o código de 5 dígitos, mas passados três minutos, a equipe de suporte irá ligar para você, através do número informado, para que possam ditar o mesmo, isto é, falar quais são os números.

6º passo – o próximo passo após a verificação é inserir seu nome. Por isso informe seu nome completo para continuar com a conta. O sobrenome é uma questão opcional, então não há a obrigatoriedade em informá-lo.

É nesse passo também onde será inserida a foto do perfil. Desse modo, capture uma imagem ou utilize alguma já existente em sua galeria para que as pessoas possam lhe reconhecer.

Depois basta clicar na seta no canto inferior direito da tela, para seguir para o próximo passo.

7º passo – Será preciso escolher o idioma com o qual o aplicativo será exibido, por isso, escolha a opção de português ou outra língua com a qual tenha afinidade, e clique em “ok”.

8º passo – como dito, para um acesso completo é preciso dar permissão de acesso para o aplicativo. Então, nesse passo, tudo o que resta é permitir que o Telegram tenha acesso aos seus contatos, pois ele consegue fazer a sincronização.

Desse modo, já estarão inseridos em seus contatos do Telegram, todos aqueles os quais você possui o número salvo e que também possuam conta no aplicativo.

Além do mais, sempre que uma dessas pessoas criar uma conta na plataforma, você será informado e tudo será salvo automaticamente.

Outra permissão é sobre suas fotos e seus arquivos, há funções que precisam desses dados, então é interessante permitir. Mas não se preocupe, o Telegram é totalmente seguro e não causará nenhum mal para você e seu dispositivo.

E pronto! sua conta já está criada, e você já pode ter acesso a tudo que esse aplicativo tem a oferecer. Contudo, caso mude de ideia é só deletar sua conta.

como deletar conta

O modo de deletar a conta do Telegram é um pouco diferente dos modos habituais, mas de toda forma é bastante simples, e possui duas formas distintas, sendo automática ou manual.

Contudo, é importante salientar que ambos métodos são irreversíveis, apagando por completo todos os arquivos, os grupos, as mídias e as conversas tidas no aplicativo.

Desse modo, mesmo que você utilize novamente o número de celular para criar outra conta, esses dados não estarão mais disponíveis.

O modo automático é feito através do próprio aplicativo, mas não é um método instantâneo, ou seja, é uma programação de um período máximo, onde a conta será excluída automaticamente.

Já o modo manual é feito em um site oficial do Telegram,  específico para realizar as exclusões de contas, e você mesmo realizará o processo. Começaremos primeiramente pelo modo manual:

Modo manual

Apesar de ser um pouco diferente, é um processo bastante simples e rápido:

1º passo – o primeiro passo para deletar a sua conta é acessando Authorization, que é o site oficial do Telegram, criado especificamente para excluir ou gerenciar aplicativos.

2º passo – depois é preciso inserir o seu número de telefone para fazer login. Mas é importante observar que o número deve estar no formato internacional, que no caso do Brasil, seria 55 86 + seu número, e posteriormente clicar em “próximo”.

Desse modo, será enviado um código de confirmação para você, porém diferentemente do processo de criação, esse código será enviado dentro da própria plataforma, isto é, no próprio Telegram, e não por SMS.

3º passo – entre no aplicativo para visualizar o código de confirmação, e o insira para continuar o acesso. Feito isso, é preciso clicar em “entrar”.

4º passo – é importante ler as informações do aviso, explicando o que ocorrerá com sua conta depois da exclusão, assim você terá certeza do que realmente quer fazer.

Nesse passo também é possível ser direcionado para modificar o seu número de telefone. De todo modo, para prosseguir com o processo, você deve inserir novamente seu número, para confirmação.

Apesar de ser opcional, é importante informar os motivos que levaram a deixar de vez o aplicativo. Assim, eles poderão trabalhar em melhorias, e futuramente, caso queira retornar, será possível encontrar um app muito mais atualizado.

Após inserir o número e explicar os motivos, clique em “deletar minha conta”, para dar prosseguimento.

5º passo -o último passo é ler o aviso final, que informa que a conta deverá ser excluída apenas se você não quiser mais realmente continuar utilizando o aplicativo, pois após sua exclusão, não será mais possível se inscrever novamente por diversos dias.

Desse modo, para excluir seu perfil permanentemente, basta apenas clicar em “sim, exclua minha conta”, e pronto! sua conta já estará excluída.

Por outro lado, a exclusão automática é bem diferente, e pode ser feita pelo próprio aplicativo. Confira como realizar esse procedimento:

Modo automático

Esse método de exclusão, apesar de poder não fazer muito sentido, na verdade pode ser bem útil.

O que ocorre é que excluir sua conta no Telegram é um processo totalmente sem volta, onde tudo será perdido.

Desse modo, o modo automático de exclusão funciona como um tempo para pensar melhor, e caso você mude de ideia, pode facilmente voltar a usar o aplicativo. Claro, tudo deve ocorrer dentro de um tempo limite.

Esse método funciona como a desativação temporária do Facebook, onde o usuário desativa sua conta por um tempo indeterminado, mas quando quiser voltar, basta simplesmente acessar o seu perfil, e tudo estará lá, como ele deixou.

Com isso, é uma praticidade tanto para as plataformas, que reduzem o número de usuários que saem permanentemente de seus domínios, e também para as próprias pessoas que utilizam o serviço, pois, se se arrependerem, nada será perdido.

O que ocorre é que, após programar a autodestruição da conta, o usuário não deve mais ter acesso a ela, pois quando ele entrar novamente, o processo será cancelado, assim como ocorre com o Facebook.

E com o tempo máximo de até um ano inteiro, que o Telegram oferece para que isso ocorra, é sim um período suficiente para que você possa pensar melhor, e se arrepender e voltar, sem grandes perdas, pois caso possua um canal, é bem provável que os usuários não estejam mais lá quando você voltar.

Dessa forma, veja os passos que devem ser seguidos para a realização do método:

1º passo – o primeiro passo para dar início ao processo é acessar sua conta normalmente, e clicar nas três barras horizontais, que ficam na parte superior do lado esquerdo da tela do aplicativo.

2º passo – ao fazer isso, será aberta uma nova aba, por isso clique em “configurações”.

3º passo – ao abrir as configurações será aberta uma outra aba, e agora é preciso clicar em “privacidade e segurança”.

4º passo –  uma nova aba será aberta, e com isso procure pelo item “apagar minha conta”. Esse já é um dos passos finais do processo.

5º passo – escolha uma data, que será um tempo mínimo para que a autodestruição da conta ocorra. Esse prazo pode ser de um mês, de três meses, de seis meses e de um ano. E pronto! Sua conta estará programada para a exclusão automática.

Espero que tenha gostado do conteúdo, e aprendido um pouco mais sobre o Telegram, como criar sua conta e também com excluí-la. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários. Obrigado!

 

1 Comentário

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -