HomeTecnologia & InternetFast: conheça esse medidor de internet

Fast: conheça esse medidor de internet

-

Atualmente, existem várias ferramentas para saber se os provedores de internet estão entregando a quantidade de internet que dizem estar entregando, como o site Fast.

Atualmente, o Fast é um dos diversos sites que oferecem a função de velocímetro da web. Diferente dos outros, este medidor foi criado pela Netflix e tem um funcionamento simples e prático.

Fast Netflix

Visto que um dos grandes problemas enfrentados por usuários da Netflix para assistir a filmes, séries e documentários nesse sistema de Streaming é a internet, a criação desse gadget foi crucial para saber se o impeditivo de se entreter com conteúdos da internet é a velocidade da mesma.

Além de possibilitar saber a velocidade da internet para o entretenimento, o Fast serve como ferramenta auxiliar para garantir a qualidade de trabalhos em home office e muito mais.

- Continua Depois da Publicidade -

Que os testes de internet não são algo novo, é fato. Mas que o Fast consegue entregar um serviço completo, seja para computadores, smartphones Android ou Ios, é um fato. Por isso, para entender melhor como funciona essa facilidade criada pela Netflix,  no texto abaixo estão algumas informações que podem fazer toda a diferença para seus usuários.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Fast é um medidor de velocidade que tem o funcionamento semelhante aos demais, mas que possui diferenciais contidos em seus detalhes.

Como usar o Fast

A Netflix possui uma quantidade mínima de internet para cada um de seus serviços, coisa que grande parte de seus usuários não sabe.

Por isso, a fim de conseguir provar que nem sempre a culpa é do Streaming, mas sim do provedor de internet ou alguma falha no sistema de rede, o sistema de Streaming criou o Fast.

Basicamente, para usar o Fast é necessário acessar seu site no computador https://fast.com/pt ou baixar o aplicativo nas principais lojas de apps, como Play Store e App Store.

Para ajudar você, aqui em baixo incorporamos o site para que você consiga medir sua internet com o fast agoa mesmo:

Ao acessar o site, uma medição da internet que está sendo usada será feita instantaneamente. Após a conclusão, todas as informações sobre a qualidade da entrega da internet e velocidade estarão disponíveis para acesso no computador. 

- Continua Depois da Publicidade -

Para acessar mais informações, é necessário que o usuário clique em “Mostrar mais informações” com o botão direito do mouse.

As informações concedidas por esse medidor da Netflix são a latência carregada e não carregada da internet, velocidade de upload e download, servidor de internet, ip do cliente e a velocidade de upload e download.

Vale ressaltar que o fast não funciona como uma maneira de regular a internet que está sendo usada, e por isso não se pode confundir a função de medidor de internet com a de provedor de internet.

O Fast só tem como função tirar medidas sobre o funcionamento da internet, e não se deve criar nenhuma expectativa de que ele vá fazer a velocidade dos filmes ou qualidade dos mesmos na Netflix ser diferente.

Outro fato sobre o Fast é que não há uma medida exata de como está funcionando a internet, mas sim um cálculo que estima quanto está sendo entregue pelo provedor.

Comparação do Fast com outros medidores de internet

Não são poucos os medidores de internet disponíveis. Atualmente, um dos mais utilizados é o Speed Test, além do Fast. Diferente desse outro medidor, o Fast entrega somente medidas sobre a velocidade de download.

Isso porque o Fast foi desenvolvido com o intuito de apenas fornecer as informações necessárias para o uso da Netflix. Em contrapartida, o Speed Test é um medidor que pode ser mais eficiente para pessoas que usam a internet com intuito para games e coisas do gênero.

Por fornecer informações como o ping, jitter e outras que podem fazer toda a diferença para notar o porquê da jogabilidade estar muito boa ou muito ruim, o Speed Test talvez seja o mais recomendado para usos que vão além do download de filmes.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, o Fast não apresenta nenhuma função mais aprimorada, diferente de muitos medidores de internet que mostram dados mais específicos sobre a rede que está sendo usada.

Por isso, na hora de decidir qual dos dois usar, é necessário que se tenha em mente qual a finalidade da medição da internet.

Mas, o Fast não descarta o uso do Speed Test e vice e versa. Cada um apresenta uma função diferente e possui uma abordagem distinta.

Vale frisar que o Fast é mais simplório, só que mais fácil de ser usado. Pessoas que têm dificuldades com uso de tecnologia podem ter mais facilidade para medir a internet com o Fast. Assim como o Speed Test pode suprir a necessidade de pessoas que desejam ter informações mais detalhadas sobre a rede de internet que estão usando.

Então, como dito anteriormente, um uso não descarta o outro e nem torna a outra ferramenta mais ou menos obsoleta. 

Aplicativo do Fast para Android e IOS

Com mais de cinco milhões de instalações só na Play Store, o Fast é um dos aplicativo de medição de internet mais usados entre os usuários de celulares do sistema Android.

Lançado em 2 de outubro de 2016, esse app recebe elogios por sua praticidade, objetividade e simplicidade, principalmente. Com este app é possível medir a velocidade da internet de vários locais, uma vez que seu uso é feito por meio de smartphones.

O mais interessante do aplicativo, é que seu funcionamento é semelhante ao site. Basta abrir o aplicativo ao estar com o telefone vinculado a uma rede de internet, que a medição acontece.

Pessoa usando celular e notebook ao mesmo tempo.

Sem muitos segredos e macetes implícitos no uso, é quase que intuitiva a forma de usar o Fast.

Totalmente desenvolvido pela Netflix, esse aplicativo entrega tudo aquilo a que se propõe: medir a internet para informar os usuários sobre a qualidade da internet que está sendo usada. Sem mais nem menos, é sobre isso que se resume o aplicativo do Fast.

Como os resultados do Fast são calculados

A forma como são calculados os resultados do Fast é tão simples quanto o seu funcionamento.

Basicamente, esse aplicativo desenvolvido pela Netflix mede a velocidade de downloads e uploads para a rede de streamings de forma que fica explícito quanto tempo leva e a quantidade de internet que é gasta para executar um download.

Ou seja, a base usada para saber quanto se tem de internet é a própria Netflix, que, apesar de não deixar explícito, acaba fazendo com que seja, mais uma vez, uma das principais plataformas de Streaming usadas no mundo.

Em suma, os servidores da Netflix recebem dados e devolvem de forma que o software do App fica responsável por informar o tempo levado para envio e entrega desses mesmos dados.

Sem muito segredo, é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de saber quanto de internet um dispositivo está recebendo.

O que fazer depois de concluir o teste com o Fast

Existem duas possibilidades com o uso do Fast. Basicamente, a entrega da internet pode estar de acordo com o serviço que foi contratado ou não.

Portanto, no melhor dos casos, se a internet estiver entregando a quantidade de dados que foi contratada pelo cliente que está usando o Fast, está tudo bem.

Agora resta fazer o uso da internet para os fins desejados. Seja para assistir um filme na Netflix ou para navegar pela web.

Mas, se a quantidade de internet que está sendo entregue pelo provedor de internet não for compatível com o valor do pacote que está sendo pago, a única medida a ser tomada é entrar em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de internet e fazer alguma reclamação.

Caso nada seja feito, o melhor a se fazer é usar canais de reclamação, como o Reclame Aqui, ou acionar o Procon.

Mas, geralmente, por se tratar de um problema recorrente, situações de entrega menor da internet  do que a quantidade contratada no pacote de dados podem ser resolvidas em ligações feitas em portais de atendimento.

O Fast tem uso limitado?

Antes de mais nada, para responder essa pergunta, é necessário frisar que o Fast pode ser usado em qualquer tipo de rede de internet WiFi em qualquer tipo de aparelho.

Além de computadores e smartphones, o Fast pode ser usado em smart TVs, tablets e dispositivos compatíveis com seu download.

Controle de informações

Por isso, o Fast é um dos medidores de internet de uso menos restritivo e que podem beneficiar pessoas que buscam medir suas internets de qualquer tipo de plataforma eletrônica.

No caso do computador, basta acessar o site. E nas demais formas de uso do Fast, basta baixar o app.

Por que o foco do Fast está em velocidade de download?

Visto que o Fast foi criado pela Netflix com o intuito de entregar aos clientes da rede de Streaming um complemento do serviço completo que é, é dedutível que um medidor de internet desenvolvido pela Netflix supra apenas as necessidades para assistir os conteúdos presentes na Netflix.

Como o aplicativo da Netflix só usa internet para fazer downloads de conteúdo, isso explica o fato do Fast só calcular velocidade de download. Todavia, a Netflix está reunida com seu grupo de desenvolvedores para aprimorar o funcionamento do Fast.

Por isso, futuramente os usuários dessa ferramenta podem ter acesso a medidas de ping e várias outras informações sobre dados do fornecimento de internet. Ainda que uma das maiores reclamações dos usuários seja a limitação dos dados fornecidos, o fast entrega com seus serviços tudo aquilo a que se propõe.

Por isso, pode ser considerado um medidor de internet cinco estrelas sem pensar duas vezes!

Como melhorar a internet

Atualmente, seja por meio da compra de um pacote melhor de internet, técnicas que melhoram o alcance ou simplesmente adicionando mais de um ponto de internet no local de uso, existem muitas técnicas para melhorar a internet.

Mas, para simplificar os métodos de como melhorar a internet, nessa seção do artigo estarão algumas dicas para fazer isso de forma simples e rápida.

Posicionar o modem em um lugar aberto

Por mais que isso pareça algo muito simples e até mesmo falso, de certa forma, posicionar um modem de internet em um local aberto que possa fornecer internet mais com mais facilidade para todos os pontos da casa ou local de trabalho é algo que pode ajudar na melhoria da qualidade da internet.

Por isso, ao usar a internet, é interessante posicionar o modem em um local que dê fácil acesso aos sinais de rede para serem distribuídos pelo local.

Isso pode aumentar a velocidade e melhor o desempenho da rede.

Ficar próximo ao modem de internet

Ficar próximo ao modem de internet é uma alternativa que pode ajudar a melhorar o desempenho da internet em uma plataforma como computador ou smartphone.

Isso se dá pelo fato de que a distribuição dos sinais de rede podem ser travados por paredes, aparelhos eletrônicos ou quaisquer outros objetos que fiquem entre o modem e o aparelho que está usando a rede.

Por isso, ficar próximo ao modem é uma ótima alternativa para melhorar a internet. Isso é uma medida que deve ser tomada para resultados imediatos.

Contratar um pacote de internet melhor (ou reclamar com o provedor de internet)

Como dito anteriormente, ao usar o Fast é possível saber quanto do pacote de internet contratada está sendo fornecido.

Por isso, caso a internet que está sendo distribuída não seja coerente ao valor que está sendo pago, é necessário entrar em contato com a empresa provedora. Depois do contato, é necessário fazer uma reclamação para que uma pessoa especializada vá até o local onde a internet está sendo usada e fazer uma vistoria para tomar medidas.

Mas, caso a internet contratada esteja sendo totalmente entregue, mas não seja o suficiente para suprir as necessidades, é necessário contratar um plano melhor. Apesar de fazer com que se desembolse mais dinheiro, atualmente existem vários planos de internet acessíveis e de ótima qualidade.

Por isso, é importante estar antenado as ofertas da empresa que fornece internet e também a outras que podem oferecer planos melhores por valores menores.

Leia também: Pacote Office 365: Aprenda mais sobre os programas

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -