HomeEspiritualidade & ReligiãoSalmo 23: Oração do Salmo 23 completa + curiosidades

Salmo 23: Oração do Salmo 23 completa + curiosidades

-

O Salmo 23 é o mais conhecido e reverenciado texto do livro dos salmos na Bíblia.

Afinal, sua força, e a força que suas palavras conseguem transmitir são realmente expressivas.

A mensagem que o salmo consegue passar, desde que se busque entender sua verdade, é clara e direta.

Ela está relacionada a força, ausência de medo ao enfrentar os problemas, e fé em saber que Deus é o verdadeiro guia das vidas.

Em suma, o Salmo 23 passa a ser a representação, em palavras, do sentimento de confiança que se deve ter em Deus e em seus objetivos.

- Continua Depois da Publicidade -

Obviamente que cabe a cada um acreditar e aceitar as palavras, mas dentro da cultura religiosa, a  importância que elas possuem são inquestionáveis.

Então, se quer entender mais sobre o significado, a importância, e também os melhores momentos para rezá-lo, confira agora!

Qual é o Salmo 23?

Quando se fala em Bíblia, é preciso levar em consideração sua formação, sua divisão, sua formação que gera o livro sagrado.

Assim a Bíblia, embora seja considerada um texto unitário, é formada por dezenas de livros, como Gênesis e Êxodo, por exemplo, presentes tanto no antigo quanto no novo testamento.

Dessa forma, os salmos também fazem parte de um desses livros que foram a Bíblia como a conhecemos.

Esse é o chamado Livro dos Salmos, onde estão escritas cerca de 150 orações, poesias e cânticos religiosos.

E é nesse livro que se encontra o Salmo 23, que é o mais famoso de todos eles.

Os salmos sempre tiveram um papel muito importante para os religiosos, uma vez que eram cantados e mencionados em diversos momentos.

- Continua Depois da Publicidade -

Diversas vertentes do monoteísmo concordam sobre a importância que os salmos possuem.

Assim, não são algo exclusivo apenas do cristianismo em si, mas também de outras ramificações, como o judaísmo.

Um ponto interessante a ser destacado sobre esse livro, é que o seu maior escritor, responsável por criar grande parte desses salmos, é o famoso Rei Davi.

Foi ele quem escreveu a grande maioria dos quais se sabe a autoria. Aliás, é dele também a autoria do próprio Salmo 23.

Davi, viveu  em meados do ano 1000 antes de Cristo, e foi o rei de Israel durante vários anos.

É também um dos personagens mais famosos da Bíblia, justamente por ter derrotado o gigante Golias. Antes disso, porém, ele foi pastor de ovelhas de sua família.

Suas palavras, que foram escritas no Salmo 23 fazem uma analogia exatamente sobre isso, dizendo que Deus é o verdadeiro pastor, e que aos seus cuidados, nada faltará a suas ovelhas.

Leia também: Bíblia online: quais os melhores aplicativos para liturgia diária

O que significa o Salmo 23 na Bíblia?

- Continua Depois da Publicidade -

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração para buscar entender o significado do Salmo 23 da Bíblia, é exatamente entender o contexto no qual ele foi escrito, e quem o escreveu.

Como já mencionado, o famoso salmo são das palavras de David, que é um personagem bíblico muito conhecido, por ter vencido o gigante Golias, e se tornado rei.

Bem, a oração surgiu quando em um momento de grande perigo para David, que se encontrava realmente encurralado.

Nesse contexto é preciso entender que David era pastor de ovelhas, quando criança, e em seu salmo ele faz diversas menções a essa atividade pastoril.

Mas, agora, com os papéis invertidos, sendo ele a ovelha de Deus.

Desse modo, assim como David cuidava de suas ovelhas, as protegia, as tratava, e as guiava para um pasto mais verde, uma água mais limpa, Deus também o estava guiando.

Com isso, embora estivesse em uma situação verdadeiramente complicada, aparentemente sem saída, sem luz ao fim do túnel, Deus, como seu pastor, não o guiaria até ali se não fosse apenas parte do seu caminho até o campo verde.

O significado do Salmo 23 é, portanto, uma mensagem de confiança nos desígnios de Deus, de que ele sempre estará guiando suas ovelhas para o melhor caminho.

E não importa o que aconteça na estrada, ele sempre estará por perto para proteger seu rebanho, e nunca levará nenhuma de suas ovelhas para um lugar sem nenhuma saída.

Por isso, o Salmo 23 acaba sendo um dos mais conhecidos e aclamados salmos da Bíblia.

Isso porque ele transmite toda a fé e a confiança em Deus e no caminho no qual ele nos guia.

Dessa forma, mostra que sempre haverá uma saída, não importa o tamanho da barreira.

Salmo 23
Salmo 23 – Deus é o pastor

Quando devemos rezar o Salmo 23?

Depois de entender o significado do Salmo 23, se torna bem mais simples entender também a sua utilização.

Afinal, quando David o criou, ele se encontrava em um momento realmente sem uma saída aparente.

Dessa forma, é exatamente nesse momento em que o Salmo 23 deve ser lembrado. Claro, nada impede que ele possa ser utilizado em nenhuma situação.

Ele pode e deve ser utilizado na liturgia diária, transformando a vida a cada dia. Contudo, é nos momentos de dificuldades que ele realmente mostra sua força.

Nesse ponto, é possível observar um fator importante em relação a esse salmo, que é justamente a ligação que ele gera com Deus.

Em outras palavras, a lembrança e a reflexão que ele permite se fazer, de que Deus é o pastor.

Assim, sempre que surgir uma situação complicada, de desespero, onde não se encontre uma saída, é preciso lembrar da  presença de Deus.

Afinal, ele é o verdadeiro pastor, que está guiando o caminho.

Com isso, através dessa lembrança surge a calmaria, de que não importa o quão difícil possa parecer a luta, do quão grande seja  desafio, porque ele não o teria levado até ali, se não houvesse uma saída para a situação.

Aqui entra também a questão da fé em Deus, afinal, em meio ao caminho, infelizmente, é comum algumas ovelhas se descarregarem, se perderem em meio as tentações que surgem.

Nesse caso, essas ovelhas não estão se permitindo serem guiadas, estão escolhendo o seu próprio caminho.

O Salmo 23, trazendo novamente essa lembrança, mostra que Deus, sendo o pastor, deve ser  o verdadeiro guia.

Então, é necessário não apenas lembrar e se acalmar, mas também aceitar que ele o guie novamente, levando assim a saída desse labirinto em que se encontra.

Salmo 23
Salmo 23 para momentos difíceis

Qual é o Salmo mais forte?

A Bíblia traz realmente muitas palavras de refúgio, de proteção e de fé.

Muitos salmos e palavras bíblicas são uma pura essência da fé que está sendo transmitida ao longo dos anos, com os ensinamentos do livro sagrado.

Dentre esses salmos, porém, alguns deles ganham verdadeiro destaque, como é o caso do próprio Salmo 23, que é o texto mais conhecido e mais lido de toda a Bíblia.

Afinal, como já foi explicado, tem realmente um significado que trás muita força para quem procura paz em suas palavras. Contudo, será esse o salmo mais forte da Bíblia?

Bem, o livro sagrado trás muitos salmos poderosos, e o Salmo 23 é sim um dos mais fortes.

No entanto, a força da palavra depende também do objetivo que se deseja alcançar.

 Em momentos difíceis, de lutas intermináveis, de barreiras inquebráveis, de batalhas impossíveis de serem vencidas, o Salmo 23 é o mais forte para ser orado.

Contudo, outras situações, até mesmo de lutas similares, também podem contar de outros salmos poderosíssimos, como é o caso do Salmo 91.

Esse salmo é atribuído a um dos personagens bíblicos mais importantes, que é o próprio Moisés.

Ele retrata também toda a fé e todo o refúgio que Deus pode oferecer ao homem.

Assim, embora ambos tenham uma força inigualável, digamos que podem cumprir objetivos diferentes.

Enquanto o Salmo 91 é fundamental para lembrar a força, a magnitude, a importância e o lugar de Deus dentro da vida, o Salmo 23 é fundamental em momentos de luta.

É fundamental para lembrar que é o senhor quem guia os caminhos, e que não é preciso ter medo. São esses, então, os salmos 91 e 23 os dois salmos mais fortes da Bíblia.

Oração do Salmo 23

O Salmo 23, sendo a palavra mais conhecida e o conteúdo mais consultado da Bíblia, carrega uma importância realmente fundamental.

Como já explicado, suas palavras evocam a ação de Deus guiando o seu rebanho, os levando para o lugar mais manso e calmo que possa existir.

A primeira parte diz justamente essa afirmação de que é Deus o verdadeiro pastor, e de que somos ovelhas do seu rebanho. Com isso, nada ele irá deixar que falte.

Dessa forma, não há o que temer, pois Deus é o responsável por levar seu rebanho até o objetivo maior. Nesse caso, são a salvação e a vida eterna.

No caminho, ele irá combater ainda, todo o mal que possa afligir e todas as barreiras que possam aparecer.

Não há realmente motivos para temer, pois Deus é o verdadeiro guia, e não importa onde e por quais caminhos tortuosos se encontre.

Ele sempre estará ao lado daquele que crê e tem fé em sua presença, e levará, o protegendo e o fazendo vencer as batalhas que se seguem, até o objetivo maior, que é a salvação.

Todas as feridas serão devidamente curadas por seu infinito amor, e mesmo quando tudo parecer apenas trevas, ainda assim, ele será o guia.

E quem confia em sua proteção, quem segue como uma de suas ovelhas, encontrará todo o descanso necessário.

Essa é a força da oração do Salmo 23, que é fundamental em momentos de luta, de sofrimento e de tormenta.

A força do salmo, o significado que suas palavras possuem e o poder que elas transmitem, são realmente pontos chave da fé cristã.

Salmo 23
Salmo 23 – o rebanho de Deus

Davi já era rei quando escreveu o Salmo 23?

Um ponto que também deve ser levado em consideração sobre o famoso salmo de Davi, é a sua situação no momento em que a criou.

Afinal, são posições totalmente diferentes, pois uma coisa é um humilde pastor de ovelhas dizer essas palavras. Outra coisa bem diferente seria um o próprio rei de Israel dizê-las.

Então, como Davi ocupou essas duas posições, o momento de criação do salmo realmente transmite ainda muito mais significado.

Bem, em relação a esse questionamento, a verdade é que ele já era rei quando criou o salmo. Sendo assim, o que de mais importante teria nessa mensagem?

Bem, ao avaliar melhor suas palavras, é possível notar, então, a humildade que na qual Davi se coloca diante de Deus.

Isso porque, naquele exato momento, aqui na Terra ele ocupava uma posição realmente muito importante.

Contudo, tinha plena ciência de que seu papel ou sua posição nada significam diante de Deus e do reino dos céus.

Com isso, o simples fato de Davi já ser rei, e mesmo assim deixar que o criador o guiasse, lhe mostrasse o caminho, e confiasse em sua liderança, mostra também um caminho a ser seguido, sendo essa uma interpretação significativa sobre o papel do ser humano.

É exatamente essa uma das mensagens que estão presentes dentro do Salmo 23, e que também devem ser levadas em consideração.

Afinal, dentro da fé não importa o quão importante seja uma pessoa na Terra, aos olhos de Deus todos são de seu rebanho.

Outro ponto também é que as barreiras são comuns a todos. Não importa o nível social ou hierárquico, todos enfrentam dificuldades e tormentas.

E o Salmo 23 serve justamente para lembrar que o senhor, quando guia apenas ao descanso a pastos verdes.

Conclusão

Como foi possível observar ao longo da explicação dada sobre o Salmo 23, sua importância é realmente algo inquestionável.

Para os religiosos, as palavras exprimem muito da fé necessária e toda a confiança que deve ser dada à liderança de Deus.

Sua força por si, também é algo a ser destacado, sendo o mais forte salmo da Bíblia em relação a barreiras e dificuldades.

No entanto, como também foi mostrado, outros salmos como o 91, também são de extrema importância, e poder para quem acredita.

Agora, com as explicações dadas sobre esse assunto, é possível ter uma noção ainda mais clara sobre o significado do Salmo 23.

Dessa forma, sua utilização pode ser empregada de uma forma mais precisa, levando em consideração os fatores necessários.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -