HomeEspiritualidade & ReligiãoBíblia online: quais os melhores aplicativos para liturgia diária

Bíblia online: quais os melhores aplicativos para liturgia diária

-

A Bíblia Sagrada é o livro mais importante do cristianismo e parcialmente para o judaísmo e também o islamismo. Ela reúne uma coleção de textos religiosos que regem a religião, esses textos são considerados como inspirados por Deus para sua criação e tratam de todas as questões sobre o homem, sua vida na terra, propósito, Deus e também da morte.

O livro foi escrito por volta de 300 anos d.C. com base em texto de diversos apóstolos e pode ser considerado o maior livro da história da humanidade em termos de expansão, com um número impressionante de cópias vendidas ou distribuídas, alcançando mais de 5 bilhões de livros por todo o mundo, sendo ainda traduzida para mais de 2.400 idiomas.

Organização da Bíblia Sagrada

Apesar de ser tão popular em todo planeta, ainda existem diversas pessoas que possuem dúvidas sobre o livro. Principalmente sobre questões de divisão entre o Antigo e Novo Testamento, capítulos e versículos. Então, vejamos como a bíblia é dividida e a sua composição atual.

Livros: A Bíblia Sagrada é composta por 66 livros na versão para os protestantes (Evangélicos) e 73 livros na versão católica.

Testamentos: Na Bíblia utilizada pelos evangélicos que possui 66 livros, eles são divididos em 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Já no catolicismo são 46 livros no Antigo Testamento e no Novo Testamento estão os outros 27.

- Continua Depois da Publicidade -

Capítulos: A Bíblia como muitos outros livros é dividida em capítulos, tendo 1.189 ao total, divididos em 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento, esse número de capítulos cresce na versão católica e tem 1.328 capítulos ao todo.

Versículos: A bíblia possui mais de 30 mil versículos, que são as divisões dos capítulos de cada livro. Esses também são divididos entre o Antigo e Novo Testamento, com a maioria estando presentes no primeiro testamento.

Antigo Testamento e Novo Testamento

A Bíblia sagrada como vimos é dividida entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, mas muitas pessoas ainda não entendem com clareza esse ponto. Então, para aqueles que buscam começar uma leitura constante do livro sagrado é importante entender um pouco sobre isso.

O Antigo Testamento é composto pelas antigas escrituras hebraicas, é vista como a primeira parte do livro sagrado, enquanto o Novo Testamento é considerado a segunda parte da Bíblia Cristã. Assim, a leitura do Antigo Testamento é muito importante para todos, pois ele narra os eventos da humanidade antes da chegada de Jesus Cristo, para muitos inclusive prevendo a chegada do mesmo.

O Novo Testamento foi escrito mais ou menos 100 anos depois de Jesus Cristo e contam a sua jornada na Terra, seus ensinamentos e vivências. Narrando desde o seu nascimento, os fatos que antecedem sua morte e por último o milagre da ressurreição. Além do início da atual igreja cristã e as profecias sobre a eternidade.

Existem algumas diferenças principais entre os testamentos, uma delas é a forma de chegar a Deus, apenas através de Jesus Cristo, dando um novo significado a relação da humanidade com Deus. Antes disso, era normal que as pessoas fizessem sacrifício de animais ou outras formas de adoração para conseguir esse objetivo. Porém, eles dialogam um com o outro e trazem os fatos da história da humanidade antes e depois de Cristo.

A Bíblia no mundo digital

Com o avanço e crescimento da tecnologia e dos meios de comunicação, o consumo de mídias digitais cresceu de forma gigantesca em todo o mundo. Logo, isso não foi diferente com a bíblia que passou a ser distribuída em incontáveis plataformas online, bem como aplicativos para celular ou outros dispositivos móveis.

Nesse mundo cada vez mais globalizado, poder ter acesso a bíblia em qualquer lugar, a qualquer hora sem precisar carregar o livro por aí, se mostra uma grande comodidade para aqueles que não abrem mão de realizar as suas leituras sempre que possível. Assim, com a grande demanda de aplicativos que oferecem a possibilidade de ler o livro em seu celular, listamos os 7 melhores aplicativos para você poder desfrutar de uma melhor experiência na leitura da Bíblia Sagrada.

7. Bíblia JFA Offline

- Continua Depois da Publicidade -

Em muitas oportunidades acabamos não tendo acesso a internet no nosso celular, seja por um imprevisto, por uma queda do fornecedor, entre muitas outras. Assim, ter a opção de acessar a bíblia pelo seu celular quando não houver conexão disponível, se torna uma excelente opção.

Pensando nisso, o aplicativo da Bíblia JFA Offline que foi desenvolvido pela Mr. Rocco é um app leve e prático, possuindo diversas traduções da bíblia e recursos para ouvir a leitura da bíblia, bem como recursos únicos de leitura como o modo escuro ou o destaque da palavra de Jesus Cristo, que aparece em vermelho no aplicativo. Ele já se expande por mais de 168 países, contando sempre com novas atualizações, muitas delas baseadas nas sugestões dos seus usuários que possuem diversos canais de comunicação com a empresa desenvolvedora.

Dentre as funcionalidades do aplicativo, é possível encontrar o Plano de Leitura, que permite que o usuário escolha como deseja realizar a leitura do livro no decorrer do tempo, dividindo livro inteiro ou através de seções temáticas. É possível ainda criar anotações sobre as leituras realizadas, marcar pontos onde a leitura foi pausada e compartilhamento nas redes sociais do seu Versículo do Dia, que possui mais de 700 diferentes temas e que tem o horário a ser recebido definido pelo usuário.

Muito fácil fazer o download vou deixar o link disponível para vocês.

6. Bíblia Sagrada – Versículos bíblicos e áudio

Um aplicativo voltado para o estudo da Bíblia Sagrada e para a presença da mesma no seu dia a dia. O app possui um design simples e muito agradável, com recursos bem interessantes para facilitar todo processo de leitura, possuindo também um meio de compartilhamento simplificado. Dentre alguns desses recursos, temos:

  • Busca por palavras-chave e mercadores do texto;
  • Compartilhamento dos versículos do dia ou de qualquer parte da bíblia;
  • Áudios que podem ser escutados de forma offline;
  • Destaque, é possível destacar e armazenar seus versículos favoritos;
  • Notas, que podem ser feitas dentro do texto e muitos outros recursos.

Um dos grandes destaques desse aplicativo fica por conta da sua facilidade de leitura e opções de compartilhamento dos versículos, esses são os grandes destaques desse aplicativo. O seu versículo do dia pode ser configurado para aparecer na tela do seu telefone depois de cada ligação, uma forma de manter o seu pensamento sempre focado e tranquilo em meio aos problemas.

Além disso, a opção de áudio mesmo quando se está offline é um recurso muito positivo, pois permite que você possa escutar a leitura da bíblia em qualquer situação adversa. O que pode ser uma vantagem e uma relação com o outro recurso do Plano de Leitura, que cria inúmeras opções de estudos para que o usuário escolha aquela que melhor se adapta a sua rotina. Existem opções para que você possa controlar o tamanho da fonte, espaçamento do texto bíblico e até mesmo a cor das letras pode ser alterada. Dentre outras inúmeras opções de otimização e configuração para deixar o aplicativo com a sua cara.

5. Bíblia Sagrada NVI

A Bíblia Sagrada NVI da empresa CrisTeolApps, foi a primeira do Brasil com uma edição lançada de forma a ter uma linguagem simplificada, que busca trazer uma facilidade na compreensão dos textos, essa primeira edição foi lançada em 1981 e agora está disponível para você em forma de aplicativo para celular.

- Continua Depois da Publicidade -

Dentre um dos destaques do aplicativo temos uma opção que disponibiliza trechos da bíblia em hebraíco e aramaico com notas explicativas. Além disso, toda a tradução da Bíblia que está presente nesse aplicativo internacional é baseada na mais recente atualização feita pela Sociedade Bíblica Internacional. A Bíblia Sagrada NVI tem alguns objetivos principais para os seus usuários, dentre eles temos:

Clareza: O texto bíblico pode ser complicado em dados momentos, por conter uma linguagem única e expressões pouco conhecidas. Assim, a tradução da Bíblia NVI buscou a simplificação dessa linguagem, mas não se tornando informal e sem regionalismo, bem como a eliminação de termos mais arcaicos.

Fidelidade: O processo de simplificação da linguagem bíblica não poderia interferir no significado do texto e isso não aconteceu. A tradução se mantém dentro do sentido e conseguem transmitir a mensagem que o autor original pretendia passar.

Beleza e Estilo: O resultado final do processo de tradução resultou em uma leitura prazerosa, que possui uma boa sonoridade para ser trabalhada também em público.

Além de todos esses pontos de simplificação e objetividade que a Bíblia Sagrada NVI construiu, ela ainda possui diversas ferramentas para que você possa realizar um melhor estudo do texto e tenha uma compreensão avançada acerca de cada texto presente na bíblia.

Os livros que compõem a Bíblia Sagrada são analisados e possuem um guia para cada parte, bem como detalhamentos de datas, palavras-chave e resumos sobre o que foi lido. Tudo para que o usuário tenha um melhor entendimento e crie uma maior disposição e engajamento nos estudos da Bíblia Sagrada.

4. Bíblia Sagrada para Mulher

Desenvolvido pela Aleluiah Apps, esse aplicativo de leitura da bíblia é voltado para o público feminino, com seu layout rosa e opções levemente coloridas e com funcionamento simples e rápido, além de uma organização prática que agradaria a qualquer mulher. O aplicativo possui tradução para mais de 40 idiomas, como o Inglês e Espanhol não apenas para leitura, mas também em forma de áudio. 

O aplicativo é totalmente gratuito e possui inúmeros recursos que facilitam a sua utilização, além de inúmeras opções para o seu funcionamento que pode ser realizado de maneira offline em quase toda sua totalidade, ficando vetado a esse modo apenas as opções de compartilhamento, que permitem que você publique versículos, hinos e anotações em suas redes sociais.

Dentre os seus recursos de leitura é possível que o usuário tenha acesso a seus capítulos já lidos de forma prática, bem como desenvolver pontos que vão facilitar o seu estudo da bíblia, como por exemplo o Plano de Leitura que se seguido de forma disciplinar poderá resultar na leitura do livro completo em 1 ano. o Temas da Bíblia permite que você encontre os versículos de acordo com cada tema, como amor, perdão, sabedoria, vida eterna e muitos outros. Possui ainda Mapas Bíblicos que mostram as missões do Apóstolo Paulo, suas trajetórias e descrição dos locais.  E se durante esse processo de estudos surgir alguma dúvida sobre palavras ou significados no texto, o aplicativo disponibiliza a opção de um Dicionário Bíblico, com informações sobre lugares, nomes, mandamentos, etc.

O app Bíblia Sagrada Para Mulheres oferece ainda mensagens diárias através do Pão do Dia, onde milhares de pessoas em todo mundo fazem a leitura de trechos da Bíblia e do Versículo do Dia, que você pode compartilhar as suas mensagens recebidas com todos seus amigos e familiares nas suas redes sociais. Possui ainda diversos hinos em sua base e a opção de Rádio Online, que conecta você a rádios cristãs em todo o mundo.

E como a maioria das mulheres gosta de ter as coisas do seu jeito próprio, o app proporciona uma enorme diversidade de personalização, para deixar o aplicativo com a sua cara. Sendo possível escolher as cores, ordenar os livros alfabeticamente, notificações personalizadas, marcadores e anotações, e configuração de fonte, tamanho do texto, modo de visualização, dentre outros.

3. Bíblia Sagrada

Este é um aplicativo desenvolvido pela Life.Church e que busca ser completo em todos os seus aspectos. O aplicativo conta com uma estrutura enorme, sendo possível após fazer o seu download, escolher entre mais de 65 idiomas diferentes, o que abre as portas para quem gostaria de desenvolver ou treinar um novo idioma através da leitura do livro sagrado. 

Além disso, o aplicativo conta com uma base de mais de 2.000 versões da bíblia e já teve quase meio bilhão de downloads realizados em todo mundo. Ele oferece ainda opções para utilização offline, para quando faltar internet e você quiser fazer a sua leitura. O aplicativo da Life.Church possui ainda o modo de áudio, que faz a leitura da bíblia para você em momentos que deseje ouvir a palavra e não possa ler, como no carro ou mesmo para auxiliar pessoas cegas.

Dentre as inúmeras funções deste aplicativo encontramos ainda a opção de versículo do dia, que diariamente traz um novo versículo para você dentro de uma imagem, pronto para ser compartilhado nas suas redes sociais sempre que desejar. Sendo possível ainda anexar os versículos diretamente em fotos suas ou criar fundos para eles, podendo usar cartões para oração e criar uma lista para organizar as suas orações, que também podem ser compartilhadas com seus amigos.

Outro ponto que torna o aplicativo bem pessoal são as suas configurações, pois além das ferramentas de imagem, é possível criar destaques e marcadores que ajudam o leitor a se situar, além de anotações pessoais sobre as suas leituras, essas anotações ou análises feitas também podem ser compartilhadas com outras pessoas através de redes sociais, e-mail ou mensagens de texto.

Para finalizar, o aplicativo ainda oferece o recurso de sincronização na nuvem e diferentes modos de leitura que podem se ajustar a sua preferência, como aumento da fonte, espaçamento entre as linhas, tamanho do texto e até mesmo o modo escuro. Um aplicativo completo em todos os sentidos.

Leia também: Mensagens de reflexão sobre a vida

2. Bíblia

A maioria dos aplicativos se encaixa tanto no formato Android quanto IOS, mas essa é a versão exclusiva para usuários do IOS, o aplicativo da Life.Church foi desenvolvido para quem utiliza Iphone ou iPad e possui opções únicas para se adaptar ao sistema da Apple.

Dentre os recursos de personalização do aplicativo, encontramos opções para escolha de cores, imagens para os versículos, marcadores para passagens do texto, anotações exclusivas que podem ou não ser compartilhadas, e a opção de publicar em suas redes sociais o seu Versículo do Dia. Permitindo ainda que você personalize o tamanho do texto, utilize o modo escuro e um dos mais interessantes, que é a possibilidade alterar o tipo de fonte/letra do texto para aquele que você deseja para o seu texto.

O app Bíblia oferece opções para que você possa transformar a leitura do livro sagrado em uma rotina, disponibilizando opções como cartões de oração, listas simples e de fácil organização, possibilidade de se conectar com amigos para oração. Possui ainda o modo de áudio para quando desejar escutar ou não puder ler, sendo possível regular a velocidade de reprodução. Inclui ainda o modo offline, para quando não houver conexão com a internet você não perder a sua leitura diária da bíblia.

O aplicativo está disponível em mais de 60 idiomas, possui uma interface simples e conectiva, que permite aos usuários se conectar com os amigos e compartilhar anotações, destaques, trocar perguntas ou desenvolver conversas relevantes sobre os estudos feitos. Sobre os estudos bíblicos é possível assistir a vídeos, devocionais e desenvolver planos de leitura personalizados para guiar você através dos diferentes temas ou partes do livro. Caso siga as sugestões do aplicativo e transforme a sua leitura em uma rotina, é possível completar a leitura da Bíblia Sagrada dentro de 1 ano, através desse aplicativo.

1. Bíblia Sagrada Comigo

Este é o aplicativo da desenvolvedora “Bíblia Offline”, que desenvolveu um aplicativo completo para funcionar praticamente em sua totalidade de forma offline. Com apenas os recursos de compartilhamento necessitando de conexão com a internet, de resto todo o aplicativo funciona sem o uso da mesma.

O app desenvolvido pela empresa busca que você possa criar um estudo diário da bíblia, permitindo que quando esteja conectado a internet você possa realizar a leitura juntamente pessoas do seu ciclo e com uma série de recursos facilitadores para estimular o seu desenvolvimento.

Dentre os principais recursos da Bíblia Sagrada Comigo, temos a reprodução em áudio, que pode ser feita mesmo de forma offline enquanto você está no trânsito ou durante a realização de sua corrida ou alguma outra atividade física, permitindo que mesmo nos dias mais ocupados você consiga estar ligado a Bíblia Sagrada.

Existem ainda jogos dentro do aplicativo, esses são palavras cruzadas temáticas e um jogo de perguntas e respostas que pode ser realizado entre amigos ou mesmo de forma individual, desafiando os seus conhecimentos sobre os estudos que você já realizou dentro do aplicativo.

Quanto aos modos de leitura do aplicativo é possível encontrar o modo escuro, ajustar o tamanho das letras, escolher o tipo de fonte, espaçamento do texto e a utilização de imagens no texto, onde é possível que você anexe imagens aos versículos ou simplesmente compartilhe os modelos diários ou já prontos que o app oferece para o usuário. Tudo para que você possa deixar a interface do seu jeito e ter uma experiência de leitura e diversão mais agradável com o aplicativo.

Como o aplicativo Bíblia Sagrada Comigo tem por objetivo que você passe a fazer uma leitura rotineira, ele disponibiliza inúmeras ferramentas para auxiliar no seu estudo. Dentro do texto é possível buscar por palavras-chave, localizar versos, encontrar partes destacadas, fazer suas anotações na própria página do que deseja refletir e tudo isso de forma online ou offline, para que você nunca fique no prejuízo ou tenha uma experiência limitada por falta de conexão.

Leia também: Salmo 91: Quando e como devo rezar? descubra agora

Conclusão

A Bíblia Sagrada é importante para muitas pessoas estando presente em suas rotinas, para outros a sua leitura é realizada em momentos específicos ou quando se tem tempo. Existem ainda aqueles que buscam iniciar uma leitura do livro e conhecer um pouco mais sobre o cristianismo e seus ensinamentos e histórias sobre a humanidade.

Assim, os aplicativos aparecem como um excelente recurso devido a sua mobilidade e disponibilidade em tempo quase integral sem precisar carregar um livro grande por aí o tempo inteiro. Eles estão cada vez mais completos e com recursos para uma melhor experiência e estímulo de utilização do livro sagrado. Com versões e diferentes opções para todos os gostos, basta escolher o aplicativo que mais te agrada e partir para as suas leituras da Bíblia Sagrada.

Leia também: Liturgia diária: evangelho do dia de hoje para transformar sua vida

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -