HomeLeis & GovernoImprimir CPF: Como gerar a versão de impressão do CPF, online pela...

Imprimir CPF: Como gerar a versão de impressão do CPF, online pela internet

-

Você sabe como imprimir CPF (Cadastro de Pessoa Física) e impedir que esqueça esse número tão importante para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores? Neste artigo, separamos algumas dicas e o passo a passo para quem ainda não sabe como realizar esse procedimento.

O CPF é um dos principais documentos para quem precisa cumprir com pendências fiscais, como é o caso da Declaração de Imposto de Renda.

É comum, por exemplo, que o documento fique pendente de regularização quando o cidadão não declarou e caiu na malha fina e ainda não pagou o débito que tinha pendente. 

Outro ponto que pode fazer com que o número fique pendente de regularização é possuir dívidas com o Simples Nacional após a abertura de empresas, como é o caso do MEI.

Mas, calma! Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o assunto para te atualizar.  

Como imprimir meu CPF online?

imprimir cpf
Créditos: segundaviacpf.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

Para imprimir o CPF, é necessário acessar o site da Receita Federal pelo link  Depois disso, deve-se preencher com o nome da mãe, nome próprio, CPF e data de nascimento.

Ao clicar na aba de “enviar”, irá cair em uma página com o comprovante cadastral e basta clicar com o botão direito da tela sobre ele. Depois de clicar com o botão direito, é necessário que você clique na aba de “imprimir” e selecione a impressora. 

Imprimir 2° via CPF online pela internet: Passo a Passo

Para imprimir a segunda via do seu documento, basta que você acesse o site do Governo Federal, também chamado de GOV, e vá na página de direitos e deveres dos brasileiros através do link 

Depois disso, basta que você clique na aba de “impressão simplificada” e adicione os dados que forem solicitados como o nome próprio, nome da mãe, data de nascimento e o próprio CPF (por isso, é importante ter esse número decorado). 

Imprimir comprovante de negativa fiscal

Você sabia que todos os brasileiros que não possuem dívidas com a Receita Federal e com a União, principalmente em relação a impostos e tributos, podem realizar a emissão e impressão de uma negativa fiscal.

Essa negativa pode ser utilizada em várias situações diferentes, inclusive, no momento de solicitar empréstimos ou de se aposentar.  Sim! Ter dívidas com a Receita pode prejudicar a sua aposentadoria e outros benefícios que são oferecidos pelo portal do INSS. 

Para imprimir CPF com negativa, basta que você realize o seguinte procedimento: 

  • Acesse o site 
  • Depois disso, clique em “iniciar” e faça  o login com a sua conta GOV. 
  • Insira o seu CPF e uma senha de acesso. Caso ainda não tenha uma conta GOV, é necessário criar uma ao responder algumas perguntas de identidade. 
  • Depois disso, basta que você clique em “emitir” e depois clique com o botão direito do mouse sobre o pdf. Por fim, em “imprimir” e selecione a impressora que preferir. 

Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF) no seu CPF e imprimir

Lembra que abordamos sobre o imposto de renda em atraso ser um dos motivos pelas pendências no CPF? Então, para comprovar que está em dia, pode consultar a restituição e imprimir a sua declaração anual de imposto de renda para pessoa física. O processo é feito de forma totalmente online através do portal do GOV: 

  • Acesse o site  e clique no botão de “iniciar”. 
  • Você será redirecionado ao portal eCac. 
  • Depois disso, basta clicar na aba de “continuar com o GOV”. 
  • Acesse o portal do ecac com a sua conta GOV usando um CPF e uma senha. Geralmente, essa é a mesma conta que utiliza para declarar o imposto. 
  • Veja o que tem em aberto no Carnê Leão e não se esqueça de  imprimir a comprovação de declaração ou não declaração referente aos anos anteriores. 
  • Pronto, agora, basta selecionar uma impressora. 

Conclusão

- Continua Depois da Publicidade -

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o passo a passo de como imprimir CPF e como comprovar, através de documentos emitidos pelo site do Governo Federal e da Receita que o cidadão não possui dívidas em aberto no seu nome. 

O documento de regularidade fiscal garante ao cidadão a comprovação de que está com o imposto de renda em dia e que  não está com pendências em seu nome. 

Caso o seu CPF esteja pendente de regularização, pode ter esquecido de declarar algum ano dos últimos cinco ou, inclusive, pode estar devendo para o Simples Nacional com alguma empresa em seu nome. Geralmente, isso é bastante comum com quem tem MEI, microempresa individual, que pode faturar até R$ 81 mil por ano e ter a contratação de apenas um funcionário na modalidade de CLT. Logo, com carteira assinada. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente e não se esqueça de conhecer outras publicações de nosso portal para se manter atualizado sobre direitos e deveres dos trabalhadores. 

Leia também: Certidão negativa de CPF: Aprenda a gerar CND de débitos na RFB

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -