HomeFrases & MensagensMensagens de reflexão sobre a vida

Mensagens de reflexão sobre a vida

-

Todas as etapas da vida são compostas por fases, muitas delas boas e outras ruins e isso é completamente natural. Muitas pessoas lidam de formas diferentes com os dias mais difíceis, pois lidar com a alegria e os bons momentos é muito mais fácil. Assim, uma coisa em comum sempre aparece entre as pessoas nos momentos ruins, são as palavras de apoio ou mensagens de reflexão.

Palavras, frases ou mensagens de apoio ou profundas são totalmente bem-vindas para pessoas que passam por momentos ruins. Estas pequenas coisas podem trazer uma motivação ou um pensamento acerca das situações que uma pessoa esteja vivendo e ajude ela a melhorar o seu astral ou perspectiva. 

O que são frases de reflexão?

Frases de reflexão são mensagens curtas que buscam trazer uma oportunidade das pessoas refletirem sobre as situações presentes na sua vida em cada momento. Como a vida é uma onda de eventos, possuindo diversos altos e baixos em determinados momentos é preciso que possamos parar e pensar nos nossos atos, próximos passos ou decisões de longo prazo.

Veja a seguir 5 pontos principais da por que você precisa refletir:

1. A importância de refletir sobre você

Reflita sobre você. Isso inclui quem você é e o que deseja para sua vida. Esta é a parte da autoconsciência de que falamos anteriormente.

- Continua Depois da Publicidade -

Muitos filósofos antigos, de Aristóteles a Sócrates e Pitágoras, elogiaram os benefícios de “conhecer-se a si mesmo”.

Aqui estão algumas perguntas para ‘ponderar’ quando você reflete sobre você:

  • Quais são meus valores fundamentais? Quais são as crenças, princípios orientadores ou ideias que são profundamente importantes para mim? Quais são minhas prioridades?
  • Quais são meus dons, habilidades, pontos fortes ou talentos únicos?
  • Quais são as fraquezas ou pontos cegos que preciso observar?
  • Quem eu quero ser?
  • Que energia quero trazer para tudo o que faço?
  • Qual é o impacto ou diferença que desejo causar? Como quero servir, contribuir ou agregar valor?
  • Quais são minhas paixões? O que eu amo? O que me deixa engajado, motivado e animado?
  • Tenho alguma crença que esteja me limitando?
  • O que eu quero para minha vida? (afinal, se você não sabe o que quer, como espera chegar lá?)
  • Quando estou no meu melhor?

2. Reflita sobre as áreas de sua vida que são importantes para você

Isso pode incluir seus relacionamentos, casa e família, carreira, saúde e bem-estar, finanças, metas, espiritualidade e crescimento pessoal, diversão e recreação.

Uma ótima ferramenta que muitos coaches e pessoas da área de desenvolvimento pessoal usam há anos é chamada de “A Roda da Vida”. Enquanto a roda da vida original remonta ao budismo, a roda da vida moderna foi criada por Paul Meyer, um pioneiro na indústria de coaching de vida e auto aperfeiçoamento.

O objetivo da roda é examinar as áreas de sua vida que são importantes para você. Em cada área, você se avalia em uma escala de 1 a 10. Isso lhe dá uma ideia de onde você está – ou desequilibrado – e em quais áreas você precisa prestar mais atenção. Dá a você uma perspectiva de toda a sua vida.

Se você pesquisar ‘roda da vida’ no Google, terá centenas de opções diferentes para escolher.

3. Perguntas a se fazer na autorreflexão

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo no processo de autorreflexão:

  • Como me sinto em geral sobre essa área da minha vida? Em uma escala de 1 a 10, como eu classificaria meus níveis de satisfação e sucesso?
  • O que está funcionando? O que não está funcionando?
  • O que eu quero mais – ou menos?
  • Quais são minhas realizações / vitórias / sucessos? (As pessoas geralmente pensam no que está errado ou não funcionou – é tão importante se concentrar no que está dando certo!)
  • O que eu quero? Quais são minhas esperanças ou objetivos?
  • Pelo que sou grato?
  • Como eu melhoraria essa área da minha vida? Que ações posso realizar?

4. Quando se auto refletir

Quanto mais você fizer da autorreflexão um hábito e parte de sua rotina, maior será o impacto. Abaixo estão algumas ideias para você começar. Identifique quais funcionarão para você. Em seguida, pegue sua agenda ou telefone e agende um lembrete para que isso aconteça:

- Continua Depois da Publicidade -

Mensagens
Mensagens de Reflexão

  • Ano Novo – há uma razão pela qual as resoluções de Ano Novo se tornaram uma tradição. É um ótimo momento para refletir sobre o ano que passou e identificar o que você quer (suas intenções, objetivos, desejos) para o ano que se inicia.
  • Datas marcadas – Use seu aniversário todos os anos como um momento para autorreflexão. Você também pode escolher um aniversário, o equinócio da primavera, um feriado religioso ou qualquer data que tenha significado ou importância para você.
  • Mensal ou Semanal – Talvez você queira programar um horário no início do mês ou escolher um dia da semana, como domingo, para refletir na semana anterior.
  • Diariamente – A prática diária de autorreflexão é provavelmente uma das melhores maneiras de criar um hábito. Tenho muitos clientes que gostam de acordar cedo e refletir sobre o dia anterior e o seguinte. Alguns preferem fazer o diário à noite, antes de dormir.
  • Depois de um ‘Evento’ – Acabou de ter uma péssima reunião de trabalho? Uma má interação com seus filhos ou cônjuge? Reserve um minuto para recuar e refletir sobre o que aconteceu. Fazer isso agora ajudará você a entender o que aconteceu e evitar futuros incidentes semelhantes a este.
  • Quando você está fora do caminho Sempre que você sentir que está fora do caminho, infeliz, estressado ou desmotivado, é hora de dar um passo para trás, refletir e se reagrupar.

5. Dicas bônus de autorreflexão

Aqui estão algumas dicas extras para você fazer uma autorreflexão:

  • Pegue um diário – se você não tiver um, vá até a loja e encontre um que você ame. Foi comprovado que a escrita facilita novos níveis de compreensão e reduz significativamente os níveis de estresse. Além disso, quando você vê algo, é capaz de processá-lo de uma maneira diferente. E uma vez que é tangível, você tem uma maior capacidade de lidar com isso ou deixá-lo ir.
  • Agende um tempo – agende um tempo ininterrupto onde você tenha espaço, sinta-se quieto e possa se concentrar, seja 5 minutos por dia ou meio dia uma vez por trimestre. Se você acha que isso vai acontecer, não é. Você tem que fazer algo para que isso aconteça.
  • Responsabilidade – Junte-se a um grupo, peça um treinador, encontre um amigo, diga ao seu cônjuge – encontre alguém com quem fazer isso. Eu estava falando com um cliente meu semana passada e ela disse que a parte mais valiosa de me contratar foi o fato de que ela tinha alguém que ela tinha para relatar de volta para semanal. Isso a forçou a fazer o trabalho que ela não teria feito de outra forma sozinha.
  • Seja uma mosca na parede – quando você está refletindo sobre algo, especialmente relacionamentos, é útil assumir a posição de um observador neutro. Quando você se afasta de uma situação e vê as coisas como se você fosse uma mosca na parede, é incrivelmente perspicaz. Tente fazer isso com algo em sua vida que você está tendo dificuldade em resolver. Dê um passo para trás e veja a situação como se você fosse uma mosca na parede ou como se estivesse assistindo a cena inteira em uma tela de cinema. Observe o que você vê, ouve e sente sobre o que você “observa”. Isso lhe dará uma perspectiva que você não tinha visto antes!
  • Medite – Existem centenas de estudos que mostram os benefícios da meditação. Algo poderoso acontece quando você não “pensa” em algo. As coisas borbulham. Você tem uma sabedoria incrível e inata dentro de você e a meditação permite que ela se manifeste. Novamente, é apenas uma questão de dar tempo e espaço para isso aflorar. 

Mensagens de reflexão para dias difíceis

Mensagens de Reflexão: Dias difíceis

Vá para um lugar tranquilo, onde não seja interrompido, e sente-se confortavelmente.

Comece reconhecendo o que é verdade. Observe as sensações e sentimentos desagradáveis ​​que estão presentes em seu corpo e mente.

Declare para si mesmo, em voz alta, se puder: “Esta dificuldade é semelhante a esta.” Por exemplo, “Ter um coração partido é assim”. Ou “A decepção é assim”.

Reconheça que neste momento você está sofrendo e, da melhor maneira que puder, tenha compaixão pelo seu sofrimento.

Observe se você está aumentando o seu sofrimento ao criticar ou julgar a si mesmo ou ao inventar uma história sobre o que está acontecendo.

- Continua Depois da Publicidade -

Para se acalmar, dedique alguns momentos para concentrar sua atenção na respiração ou em um dos seus sentidos, como ouvir ou ver, ou em uma parte do corpo que lhe pareça confortável.

Observe que você não é apenas essa dificuldade e que você tem outros pensamentos e sensações positivas. Se isso ajudar a acalmá-lo, dê um nome a esses pensamentos e sensações.

Agora observe que esses pensamentos e sensações estão sempre mudando. Visto que isso é verdade, esse sentimento de dificuldade também deve ser passível de mudança e não permanente.

Quando estiver passando por momentos difíceis pergunte-se sempre se há algo que pode ser feito naquele exato momento. Se houver, concentre-se em sua respiração por alguns momentos e, em seguida, levante-se e faça isso. Se não há nada a ser feito ou você não sabe o que fazer, então sente-se e seja gentil consigo mesmo.

Lembre-se de que você não pode controlar todas as condições de sua vida, mas pode escolher como responder a essas condições. Se pergunte: “Como posso ou quero responder a este momento complicado?” Em alguns momentos, essa pergunta é melhor feita enquanto é realizada uma caminhada para meditação.

Pronto! Você agora mudou de sua mente reativa e caótica para estar preparada e clara sobre tudo.

Mensagens de reflexão sobre a vida

A vida é cheia de altos e baixos e precisamos estar preparados para lidar com todas as diferentes situações que somos submetidos em nossa jornada. Assim, é preciso que possamos refletir sobre cada etapa e agir corretamente e com autocontrole tanto nos bons momentos, quanto principalmente nos momentos mais difíceis e de superação. 

Ter algumas mensagens de reflexão na hora certa para pensar sobre a sua vida pode ser fundamental, por isso, trouxemos algumas mensagens para você refletir sobre a vida. Vejamos: 

  1. Nunca julgue as pessoas por seu passado. As pessoas aprendem. Pessoas mudam. As pessoas seguem em frente.
  2. Nunca guarde nada para uma ocasião especial. Estar vivo é a ocasião especial.
  3. Quando você ver algo bonito em alguém, diga a ela. Pode demorar um segundo para dizer, mas para eles pode durar uma vida inteira.
  4. Às vezes, você só precisa aceitar o fato de que certas coisas nunca mais voltarão a ser como costumavam ser.
  5. Se algo parece estranho, geralmente é. Confie na sua intuição.

Mensagem de reflexão: otimismo

Dias difíceis ou momentos ruins são passageiros como sabemos, por isso é muito importante que você tenha sempre consciência disso. Porém se algum dia precisar de uma palavra de otimismo, ou gostaria de enviar alguém, sempre existem frases curtas para você enviar. Vejamos 6 exemplos:

  • Dor é temporária, orgulho é para sempre.
  • Se você sempre culpa os outros por seus erros e fracassos, também atribui a eles o crédito de seus sucessos?
  • Se você não tem todas as coisas que deseja, seja grato por todas as coisas que não possui e que não deseja.
  • Se os tempos não exigem o melhor de você, invente outros tempos.
  • Uma pessoa é tão grande quanto o sonho que ousa viver.
  • Não importa qual seja a sua dificuldade atual, outra pessoa foi curada dela e você também pode ser curado.

Mensagens de reflexão para enviar a um amigo

Muitas vezes, enviar uma pequena mensagem para um amigo ou amiga pode ser o ponto alto do dia deles, portanto, vejamos algumas mensagens que você pode enviar a qualquer hora.

Mensagem de Reflexão para amigos
Mensagem de Reflexão para amigos

“É urgente que vejamos isso: nada pode melhorar até que vejamos a ligação entre nosso nível psicológico e as coisas que acontecem conosco. Se estamos secretamente culpando as pessoas ou eventos por nossos problemas, erramos completamente o alvo. Existe uma causa humana para tudo que é problemático, e essa causa é a própria pessoa que experimenta o efeito”.

“Claro que as intenções contam. No final do dia, tudo o que importa é se você foi fiel aos seus ideais, se deu o seu melhor, se pode se olhar no espelho pela manhã e dizer: ‘Estou orgulhoso do que fiz’ ”.

“A solidão é um instinto pungente de voltar para casa, como o das aves migratórias. Ele nos guia de volta para esta garantia: Não devemos viver separados uns dos outros, de nós mesmos ou da Realidade Universal que nos dá vida. Devemos habitar no amor, que é um sincero e puro”.

“Não tenho problemas, apenas desafios. Meus erros e fracassos são minhas lições, enquanto meus triunfos são marcos em minha jornada na vida; Pois a vida não teria sentido se eu terminasse minha jornada de aprendizado e aprimoramento”.

“Os homens que tentam fazer algo e fracassam são infinitamente melhores do que aqueles que não tentam fazer nada e têm sucesso”.

Mensagens de reflexão sobre Deus na sua vida

A vida não é previsível, existem altos e baixos ao longo do caminho, por isso muitos de nós queremos confiar em Deus. Quando os tempos estão bons, pode parecer mais fácil. Mas quando os tempos parecem difíceis, é ainda mais importante confiar em Deus. O caráter imutável de Deus pode nos dar uma base sólida quando as coisas parecem instáveis ​​e incertas.

A vida pode correr bem por um certo tempo. Seu trabalho é satisfatório. Seus amigos e familiares são divertidos. Seus objetivos, finanças, saúde e perspectivas parecem brilhantes. 

Então, de repente, a vida joga uma bola na curva. Alguém que você conhece fica doente. Você perdeu seu emprego. Um amigo ou familiar o trai. As coisas em que você se sentiu seguro de repente parecem instáveis ​​e incertas.

Como você confia que Deus é bom nessas circunstâncias? Como você confia nEle quando não entende o que está acontecendo? Quando você não consegue ver uma resolução? Essas são perguntas válidas e Deus quer ajudá-lo a navegar nelas.

O que significa confiar em Deus?

Confiar é acreditar na confiabilidade, verdade, habilidade ou força de algo. Então, quando se trata de confiar em Deus, isso significa crer em sua confiabilidade, sua palavra, sua habilidade e Sua força. A Bíblia diz que Deus não pode mentir. Que ele sempre cumpre suas promessas. Que ele o ama e tem coisas boas para você. Confiar nele significa acreditar que o que ele diz sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre você é verdade.

Confiar em Deus é mais do que um sentimento; é uma escolha ter fé no que ele diz, mesmo quando seus sentimentos ou circunstâncias querem que você acredite em algo diferente. Seus sentimentos e circunstâncias são importantes e vale a pena prestar atenção. Deus se preocupa com os dois, mas essas coisas por si só não são confiáveis ​​o suficiente para basear sua vida. Eles podem mudar a qualquer momento, mesmo em um instante. Deus, por outro lado, não muda, ele é o mesmo ontem, hoje e amanhã e, portanto, é digno de sua confiança.

Confiar em Deus não é ignorar seus sentimentos ou realidade. Não é fingir que tudo está bem quando não está. Confiar em Deus é viver uma vida de fé e obediência a Deus, mesmo quando é difícil.

Como confiar em Deus

Agora que você sabe o que significa confiar em Deus, como exatamente pode fazer isso em sua vida cotidiana?

Fantasia, Luz, Humor, Reino Unido, Bela
Refletir com Deus

Se você confia em alguém, você se sente confortável em ser honesto com essa pessoa sobre qualquer coisa. Deus é muito mais confiável do que até mesmo seu amigo mais confiável. Quando as coisas parecem difíceis, ele não pede que você guarde esses sentimentos para si.

Porque Deus o ama, você pode mostrar sua confiança Nele falando sobre todos os seus sentimentos e circunstâncias com ele – o bom e o difícil – por meio da oração . Não deixe suas emoções comandarem sua vida; traga-os a Deus para que ele possa ajudá-lo a lidar com eles. 

Ele não fica desapontado e frustrado com suas lutas, dúvidas ou dor. Ele se preocupa com você, e você pode confiar nele com relação a essas coisas.

Quando você confia, você vai a Deus e à sua palavra quando a vida é difícil. Você também age em obediência (fazendo o que Deus diz em Sua Palavra) e confia que ele cuidará do resto. 

Na confiança, você não busca segurança em outras coisas; você confia em Deus para mantê-lo seguro em circunstâncias difíceis. Você não fará isso perfeitamente, mas Deus é gentil e paciente com você enquanto aprende a confiar nele.

O próprio Jesus se sentiu oprimido pelo que estava diante dEle e foi direto ao Seu pai. Ele cuida de suas feridas, presta atenção em tudo. Como é reconfortante saber que o Deus do universo também está prestando atenção em você. Saber que Deus é por você fortalecerá sua confiança nele em tempos de adversidade e no desconhecido.

Aqui estão sete maneiras práticas de confiar em Deus em sua vida cotidiana com mensagens de reflexão:

1. Busque a verdade nas Escrituras

Livro, Bíblia, Escrituras, Livro Aberto
Bublia para Refletir

A Escritura, ou Bíblia, é a Palavra de Deus. Deus sabe que você precisa de um lugar para ir quando se sente inseguro. Esse lugar é a Sua Palavra, que é imutável e totalmente confiável.

A Bíblia registra as maneiras pelas quais Deus reagiu em tempos difíceis no passado. Isso o lembra de que ele é confiável em quaisquer circunstâncias. Muitas pessoas nas escrituras até mesmo fazem referência a outras partes das escrituras para encorajar a si mesmas e aos que estão ao seu redor.

A verdade das escrituras o liberta da expectativa de ganhar sua salvação (João 8:32). Também o livra de cenários irreais que você enfrenta de preocupação. Se você não correr para a palavra para lembrá-lo da verdade em tempos difíceis, será mais fácil cair em mentiras sobre sua vida e quem é Deus.

Você precisa de um forte alicerce das escrituras para se firmar, especialmente quando se sente inseguro. A Bíblia é a palavra infalível e imutável de Deus, portanto você pode se apegar à sua verdade quando a vida lhe lançar uma bola difícil.

2. Confesse a sua descrença

Seja honesto. Permita que Deus o lembre quem ele é e o que promete, e então seja honesto com ele. Você pode dizer a Deus como se sente e em que áreas de sua vida está lutando para confiar nele.

Primeiro, é bom reconhecer que seu caráter é bom e confiável. Você pode concordar com ele que tudo o que ele diz é verdade. Você também pode dizer a ele quando for difícil para você acreditar.

Uma coisa é saber a verdade, mas às vezes é difícil acreditar quando a vida dá voltas inesperadas. Você é humano, portanto é capaz de confessar a Deus quando seus sentimentos e crenças não estão de acordo com a verdade dele. Você pode pedir a Deus para ajudá-lo a acreditar no que ele diz ser verdade.

Isso o ajuda a aceitar que Deus é maior do que você jamais poderia entender. A confissão ajuda você a se mostrar humilde e permite que você cresça na confiança. Ele ouve seus pedidos e os responde, pois quer ajudá-lo a aumentar sua fé.

3. Compartilhe suas preocupações com sua comunidade

Você não está enfrentando esses tempos difíceis sozinho. O Senhor está caminhando com você a cada passo do caminho. Ele também lhe dá outros crentes para caminhar.

Mão, Mulher, Feminino, Homem, Contato
Mensagens de reflexão para comunidade

Paulo lembrou a seu amigo que a parceria é importante e nos ajuda a ter uma maior compreensão de Deus e seu plano. Quando você estiver lutando, compartilhe essas preocupações com outro seguidor de Jesus em quem você confia – alguém que você conhece está buscando um relacionamento com Deus regularmente e que conhece a Palavra de Deus. 

Você não precisa compartilhar lutas com todos, mas encontre pessoas que irão encorajá-lo e compartilhar a verdade com você – não apenas dizer o que você quer ouvir.

Companheiros crentes em Deus podem lembrá-lo do caráter dele por meio de encorajamento e responsabilidade. Eles podem orar e apoiar você. Eles podem lembrá-lo da verdade quando você está lutando. A comunidade o lembra de que você nunca está sozinho, mesmo em tempos difíceis.

4. Lembre-se de Deus e passe tempo com ele

Deus é maior do que suas circunstâncias. Os tempos difíceis podem parecer que duram para sempre, mas são temporários. Deus está presente tanto nos momentos ruins quanto nos bons, ele é sempre fiel.

Deus quer que você vá a Ele com suas circunstâncias e também deseja que você vá a ele simplesmente para passar mais tempo juntos. Você não deve permitir que suas circunstâncias moldem seu relacionamento com Deus, afinal ele pode moldar sua visão de suas circunstâncias.

Passe um tempo regular com Deus, busque estabelecer um horário consistente com o Senhor quando os momentos forem bons o ajudará a continuar a ir a ele quando as coisas parecerem difíceis. Se você não estabeleceu isso, nunca é tarde para começar.

Leia sua palavra. Passe algum tempo em oração reconhecendo quem é Deus. Reúna-se com outros crentes no ser divino e fixe seus olhos em coisas que são maiores do que suas circunstâncias. Sirva aqueles ao seu redor, com essas práticas simples ficará mais fácil ver Deus fora das coisas difíceis, o que estabelecerá em seu coração a confiança de que Ele agirá em suas circunstâncias.

5. Procure coisas pelas quais ser grato

Circunstâncias difíceis às vezes parecem exaustivas. É realmente difícil ver além desses problemas e notar outras coisas boas acontecendo. Mas a graça de Deus está em todas as coisas. Em seu despertar, em um dia ensolarado, em uma ligação de um amigo, Deus está presente em tudo isso.

Deus te chama para dar graças. Ele está sempre trabalhando em sua vida e no mundo, nos momentos em que tudo parece estar desmoronando, pode ser difícil ver como o Bom Pai está trabalhando, mas saiba que sua misericórdia é consistente.

Agradecer combate a mentira de e pode te afastar de tudo que é horrível. Mesmo em circunstâncias trágicas, haverá luz e graça. Deus está presente e se dá a conhecer. Você só precisa olhar, com isso a confiança cresce à medida que você busca a presença de Deus no que parece escuro e pesado, ele nunca te deixa só.

6. Ande no Espírito Santo

O Espírito Santo vive em qualquer pessoa que confia em Jesus. O Espírito Santo é o seu ajudante constante, apontando-o para Jesus.

mensagens de reflexão
Reflita e fale com Deus

Quando Jesus estava dizendo aos seus seguidores que ele seria morto, Deus sabia que eles ficariam preocupados. Eles ficariam com medo de serem deixados sozinhos. Então, o ser supremo compartilhou isso com eles para confortá-los.

O Espírito conforta e lembra você da verdade. O Espírito também o guiará em obediência. Ele trará direção para você.

Uma luta comum em tempos difíceis são sentimentos de impotência e preocupação com um futuro desconhecido. A liderança do Espírito pode facilitar as lutas, guiando você a atos de obediência. Ele nem sempre lhe dá uma visão geral, mas lhe mostrará o próximo passo.

Andar perto do Espírito não só lhe dará orientação, mas também o lembrará de que você não está sozinho. Deus não está distante, estando com você em dificuldade e abrindo um caminho para você.

7. Espere no Senhor

O Espírito Santo o conduzirá ao que você deve fazer. Às vezes, o que você precisa fazer é esperar. Continue fielmente a buscar ao Senhor, mas espere no tempo de Deus para agir em seu nome, aguarde ele te dizer que está pronto para fazer o que você mesmo não acredita pode fazer.

Ele o ajudará a esperar com perseverança. Esperar no Senhor e lembre-se de que você não está no controle. Ele é maior do que qualquer uma de suas circunstâncias e irá sustentá-lo e aumentar sua fé na espera.

Deus nunca está negligenciando sua vida. Se ele parece estar em silêncio, lembre-se de sua promessa de que ele está sempre ouvindo suas orações e respondendo.

Mensagens de Reflexão: Quando a confiança vacila

mensagens de reflexão
Reflexão sempre

Deus é confiável mesmo quando você não vê suas orações respondidas ou problemas resolvidos imediatamente. A vida é imprevisível e difícil às vezes, e essa dificuldade pode persistir por mais tempo do que você esperava. Pode até levar você ao limite de suas forças. Então o que você faz?

Espere, confie e lembre-se de que Deus o ama. Você pode confiar que Ele o sustentará, fornecerá para você e estará com você mesmo em meio às suas dificuldades. Jesus garantiu a Seus seguidores que enfrentariam tempos difíceis (João 16:33), mas prometeu que sempre estaria com eles (Mateus 28:20).

Deus é totalmente confiável, mas Ele não pede que você confie Nele cegamente. Ele quer que você aprenda a confiar nele à medida que o conhece. Você pode conhecer a Deus por meio do tempo pessoal com ele e por meio de sua palavra. Passe algum tempo explorando aspectos de Sua confiabilidade nos versículos das escrituras.

No livro de Romanos, um dos primeiros seguidores de Jesus, Paulo, escreve aos crentes sobre a vida presente. Ele os lembra que esta vida terá dificuldades e que nossos corpos irão falhar, mas Deus ainda está trabalhando para o nosso bem.

Relato pessoal sobre a vida para você ler e crescer

Mensagem de Reflexão
Mensagem de Reflexão

Os últimos 6 meses foram difíceis para mim e minha família. Na verdade, não consigo me lembrar de outro período em minha vida em que me senti tão oprimido, esgotado e desanimado. Felizmente, o pior já passou. Desde então, tive tempo para refletir sobre esse período e, em particular, como minha prática de atenção plena me ajudou a lidar com isso. Embora muito do que se segue seja um relato de minha experiência pessoal, acredito que o valor da prática aplicada aqui é universal”.

Vou tentar atualizá-lo sobre o que aconteceu sem entediá-lo até a morte com as minúcias dos meus problemas do “primeiro mundo”: Minha esposa e eu moramos com nossos 2 filhos pequenos (M, 4 anos e G, 1,5 anos) em um condomínio em Montreal. Na primavera passada, descobrimos uma infestação significativa de fungos em nosso porão. 

O problema era tão grave que estava comprometendo a integridade estrutural do piso da nossa cozinha e do banheiro (tivemos sorte de o piso não ceder enquanto M&G estavam no banho) e envenenando a qualidade do ar em nossa casa. Imagine: G estava respirando esse ar tóxico desde que voltou do hospital com 2 dias de vida! 

O resultado foi que tínhamos que sair; contratar especialistas para descontaminar o crawlspace; arrancar o chão; cave nosso quintal para consertar o problema de infiltração de água; e depois reconstruir e renovar tudo.

No meio de tudo isso, recebi uma notícia devastadora de minha mãe: seu câncer voltou a piorar. Estava sob controle por 3 anos graças a um novo medicamento incrível, mas, infelizmente, a doença havia progredido e o medicamento não era mais eficaz. Não sabíamos quanto tempo mais ela teria de viver.

Aprendi ao longo dos anos que, quando estou processando emoções ou me sentindo oprimido, o principal sintoma é a irritabilidade. Fico facilmente frustrado com pequenos contratempos e impaciente com as pessoas ao meu redor. 

O que vivi durante o verão foi a tempestade perfeita de gatilhos para mim em meu estado vulnerável: mudamos para dentro e para fora de 6 casas diferentes, sustentamos nossos filhos durante a mudança, administramos o fardo financeiro de todo o trabalho em nossa casa, tivemos incontáveis reuniões com empreiteiros e advogados, tudo enquanto tendo que processar esta notícia preocupante sobre a saúde de minha mãe.

Como nós mudamos muito durante o verão, era difícil manter o controle de nossas coisas. Eu ia ao banheiro fazer a barba antes do trabalho, apenas para perceber que deixei minhas coisas de barbear em outra sacola em casa; minha filha queria dormir com seu segundo bicho de pelúcia favorito, mas aquele estava guardado; minha esposa quer carregar seu iPhone, mas esqueci de embalá-lo no outro apartamento. 

E assim por 3 meses. E cada uma dessas pequenas frustrações me enfureceu. Eu ficava tenso, rosnava por dentro e pensava (continuamente) “Isso é tão irritante! Não consigo lidar com toda essa frustração! Não acredito que preciso comprar mais um carregador de iPhone!” Como você pode imaginar, minha cabeça não era um lugar divertido para se estar.

Em um dos meus momentos mais agudos de desânimo, ocorreu-me que a magnitude desses desafios substituiu minha capacidade de praticá-los e enfrentá-los. Então, busquei inspiração em Pema Chodron, cujos livros me ajudaram em tempos difíceis no passado. 

Peguei Vivendo Confortavelmente com Incerteza e Mudança e me lembrei de uma de suas teses mais convincentes: que os momentos de dificuldade oferecem as melhores oportunidades para aprofundar o insight e a sabedoria.

De acordo com alguns Pema, quando as coisas não saem de acordo com o planejado – quando as coisas desmoronam, para usar a frase dela – normalmente reagimos com alguma forma de resistência, como frustração, decepção, tristeza ou indignação. 

Estamos apegados a ter as coisas do jeito que queremos e todas essas reações envolvem dobrar emocionalmente os planos que não deram certo.

Quando as coisas não saem de acordo com o planejado, normalmente reagimos com alguma forma de resistência, como frustração, decepção, tristeza ou indignação

Em vez de apertar nosso controle sobre o que já escapou, Pema nos convida a deixar ir e relaxar na “falta de fundamento fundamental do ser.” Essa frase é um jargão espiritual sofisticado que se refere à natureza impermanente e insatisfatória da realidade. 

O fato é que meu desejo de ter minhas “coisas” em ordem está fadado a ser insatisfeito porque as “coisas” invariavelmente ficam fora de ordem novamente. carregadores de iPhone se perdem e são encontrados; a presença reconfortante de bichos de pelúcia vai e vem; o piso dos apartamentos apodrece e é reconstruído; relacionamentos se desfazem e se unem; até a própria vida humana surge e passa. 

mensagens de reflexão
Refletir

Portanto, enquanto estivermos apegados a ter as coisas de uma certa maneira, inevitavelmente sentiremos essa insatisfação. No budismo, isso é chamado dukkha.

A maioria de nós, inclusive eu, não consegue evitar. Nossos cérebros evoluíram para nos fazer sentir mais à vontade em ambientes familiares que são previsíveis e sob controle. 

Requer mais esforço e energia para se adaptar a circunstâncias novas e imprevisíveis – e quem sabe quais ameaças desconhecidas se escondem na desordem? Portanto, a adaptação à mudança costuma ser acompanhada de estresse, ansiedade e esgotamento. Ir além de nossa herança evolutiva e trabalhar habilmente com dukkha requer prática significativa.

De acordo com a psicologia, podemos nos abrir e nos aliviar em momentos de frustração e estresse. Essa prática começa com atenção plena. A ideia é cair no desdobramento momento a momento de uma consciência que não é fisgada ou moldada por nossas preferências ou julgamentos. 

A própria resistência pode ser usada como um convite para uma mudança para a abertura e a curiosidade. No meu caso, isso se refere ao aperto no pescoço e nos ombros, sensação de frustração acelerada e pensamentos acelerados sobre minhas circunstâncias. Qualquer um desses elementos pode servir como uma dica para parar e dizer “uau, a resistência está aqui; vamos ver como é”. 

Em um nível, essa atitude interrompe as reações habituais automáticas de irritação e ruminação e torna possível se relacionar com o momento de maneira diferente, como com bondade e autocompaixão. 

Em um nível mais profundo, também abre a porta para o insight experiencial da impermanência, uma compreensão profunda e clara de que as condições mudam e o bem-estar sustentável surge da disposição de aceitar e trabalhar com o que aparece.

Podemos nos abrir e nos aliviar em momentos de frustração e estresse. Essa prática começa com atenção plena.

Claro, muita repetição e prática deliberada são necessárias para passar de um insight momentâneo para uma nova maneira de ser. E devo admitir que não consegui fazer essa mudança com mais frequência do que consegui. Mas tenho uma experiência interessante para compartilhar.

Certa manhã, no meio do verão, levei minhas filhas para um passeio para que minha esposa pudesse pegar no sono. O tempo estava péssimo, mas ainda não tinha começado a chover e as crianças precisavam sair. 

Então fomos e nos divertimos razoavelmente. No caminho de volta, começou a choramingar: “Estou com raiva. Estou cansado. Não quero mais andar, etc”. Pouco depois disso, começou a chover torrencialmente (obviamente) e os gemidos se transformaram em choros. 

De alguma forma, apesar da dor de cabeça, do cansaço e das roupas molhadas, consegui não reagir. Eu não disse ou fiz nada, exceto observar o desenrolar do momento. Para ser claro, este não foi um ato de supressão ou autoengano; simplesmente não havia outras “estratégias” disponíveis para mim além de abrir mão de minhas preferências e trabalhar com o que estava presente. 

Depois de um ou dois minutos, as crianças se acalmaram e caminharam em silêncio. Então, a chuva realmente parou. E ao nos aproximarmos de nossa casa, percebi um sentimento de pacífica gratidão estabelecido como a beleza do meu entorno registrada, bem como uma sensação de que tudo iria ficar bem.

Por um breve momento, eu estava sintonizado com a “falta de fundamento fundamental do ser”. E por mais difícil e complicado que pareça, na verdade envolveu pouco esforço ou técnica – apenas desacelerar e sintonizar. 

Então, aqui está o seu convite para tentar relaxar nesses momentos (grandes ou pequenos) quando você se sente preso à reatividade. Pode ajudar a trazer de volta a intencionalidade e uma apreciação mais profunda da impermanência.

Belíssima mensagem de reflexão

mensagens de reflexão
Reflita e escreva

Escreva a jornada que é a sua vida…

Eu acredito que tudo está relacionado, entrelaçado ou pelo menos interligado. Um acontecimento sempre terá influência sobre outro de uma forma.

A vida é uma jornada de trilha ativa e cheia de erros, onde você descobre qual passo dar a seguir de acordo com as experiências vividas. Onde você precisa ter fé em suas habilidades quando se trata de cruzar um território ou momento sombrio, onde você precisa dar a si mesmo o benefício da dúvida ao sair para caminhos sem um rumo ou certeza definida.

Como a vida, escrever é essa jornada, onde tudo gira em torno da experiência de se comprometer com todo o coração, paixão e honestidade. Se você se limitar, isso não aparecerá na página da sua história. Se você usar atalhos, só vai enganar a si mesmo. Vá até o fim. Sim, será difícil, mas também será muito mais gratificante.

Encoraje-se a absorver tudo, deixe de lado suas dúvidas. Use seu medo como combustível para seguir em frente, não o peso que o está puxando para baixo. Tente aceitar que isso leva tempo. 

Arrume sua mochila, leve o livro mais valioso com você pelo caminho, tenha coragem, viaje com bagagem leve para deixar espaço suficiente para guardar todas as grandes ideias que cruzarem em seu caminho.

Respire a cada momento, expire fé em suas habilidades, abrace todas as experiências, mesmo que isso o force a se transformar.

Você é seu próprio herói. Depois de aceitar isso, será o dia em que você se sentará e escreverá seu salto de fé, sua ‘entrada em seu segundo ato’, por assim dizer.

Procure mentores, procure compartilhar suas experiências e encontrar conforto em outras experiências de vida. Esteja confiante, mas também esteja atento, existem pessoas por aí, que têm medo de partir em sua própria jornada. Eles querem um atalho e vão tirar tudo de você ou apenas prejudicá-lo e deixá-lo para trás para seguir em frente, então cuidado com quem cruza seu caminho.

Chegará um momento em que seus músculos doem, é quando você tira um momento para se recuperar, reavaliar e recarregar. Esta é a parte mais importante de ser um artista. Dê a si mesmo permissão para seguir uma jornada e um roteiro pelo tempo que for necessário, não se precipite e corra para a rota mais promissora ou mais fácil, apenas siga em frente.

E finalmente, haverá a maior recompensa de todas, esperando por você. Você terá alcançado a meta: seu destino. Então, sim, a vida é uma jornada, mas escrever também. Descubra. Explore. Abrace isso.

Pensamentos finais sobre Mensagens de Reflexão

Se a autorreflexão não faz parte de sua vida agora, este é o seu chamado para despertar. É hora de você dar um passo para trás. É hora de sair da esteira da vida. É hora de refletir.

Qualquer passo que você der a seguir é perfeito. Não há maneira ‘certa’ ou ‘errada’ de fazer isso. É apenas o que funciona para você .

Se aprendi alguma coisa trabalhando com milhares de clientes ao longo dos anos, coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes. Não existe uma abordagem de auto-reflexão de tamanho único, assim como não existe uma abordagem de tamanho único para a vida.

Então, como você vai começar?

VEJA TAMBÉM: Boa noite: mensagens para agradar quem você ama

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -