HomeTelefonia & ComunicaçõesO Antagonista: saiba tudo sobre o jornal

O Antagonista: saiba tudo sobre o jornal

-

No Brasil existem muitos sites jornalísticos que formam opinião propondo visões contrárias ao que é visado como mainstream, como é o caso do site O Antagonista.

Ainda que a formação de opinião por meio de notícias esteja nas mãos de mídias tradicionais, tais como jornais e telejornais tradicionais, há um movimento de contracultura. Visando informar brasileiros e brasileiras com informações que fogem das definições comuns de política, cultura e economia, esse web jornal surgiu.

Criado de forma totalmente independente, o jornal já estabeleceu críticas a diversos chefes de estado brasileiro e proporcionou aos leitores uma visão mais investigativa e crítica dos fatos. Muito além da eficácia em notícias, o Antagonista tem uma equipe formada por profissionais com vasta experiência na área que já trabalharam dentro da indústria jornalística.

Alguns dos nomes, entre eles os fundadores, estão Diogo Mainardi e Mário Sabino.

O Antagonista
Mario Sabino, Diogo Mainardi e Claudio Dantas abaixo da logo de O Antagonista. Ambos são jornalista e integrantes do portal de notícias.

Buscando fugir das notícias cunhadas com alto teor tendencioso para um lado ou outro, o Antagonista surgiu. Com ele, só no ano de 2017, mais de 37 milhões de pessoas leram o jornal e contribuíram para o financiamento. Além disso, muitas empresas que acreditavam no potencial do Antagonista contribuíram financeiramente, como a Empiricus Research, que comprou metade do jornal.

- Continua Depois da Publicidade -

Apesar da Empiricus ter um cunho político voltado para a direita, o jornal permanece com princípios de imparcialidade e críticas a quaisquer governos que seja.

Como acessar O Antagonista

Para acessar o Antagonista, é necessário acessar o site usando ferramentas de busca. Ao entrar na página inicial, várias matérias ficam a disposição para que sejam lidas gratuitamente.

Para ler as matérias, basta clicar em alguma de interesse. Em seguida, um anúncio sobre a assinatura do Antagonista irá aparecer.

Mas, diferente de muitos sites jornalísticos, o Antagonista não cobra para que seus leitores leiam as matérias. Para acessar o Antagonista com uma experiência exclusiva, é necessário se tornar um assinante.

O Antagonista +

O Antagonista + é a versão do site jornalístico para leitores assinantes. Entre os planos de assinatura, existem dois que possibilitam acesso ao jornal O Antagonista. O primeiro, é o que cobra uma mensalidade de 9,90 por mês. Esse plano possibilita acesso ilimitado aos conteúdos de forma livre de propagandas.

Além disso, artigos semanais de Diogo Mainardi, Mario Sabino e Ruy Goiaba ficam à disposição dos leitores. Outro benefício dentro da assinatura é que os assinantes têm acesso a todas as notícias em áudio para ouvir quando quiser.

Fora isso, a leitura offline fica disponível com entrevistas exclusivas, newsletter diárias exclusivas e furos e matérias em primeira mão. Além desses benefícios, ficam inclusos webinars e podcasts exclusivos com Diogo Mainardi, Mario Sabino, Cláudio Dantas e equipe.

Fora esses benefícios, a reunião de Pauta em Vídeo com Mario Sabino e Diogo Mainardi ficam disponíveis, além dos programas Papo Antagonista e Boletim A+ com Diego Amorim. Agora, caso o leitor interessado em assinar o Antagonista queira assinar o plano de 19,90 reais mensais para ter acesso ao Combo da revista Crusoé junto ao Antagonista, existem outros benefícios inclusos.

O antagonista
Logo do plano de assinatura de O Antagonista.
- Continua Depois da Publicidade -

Algumas são reportagens investigativas exclusivas e colunas exclusivas com Sérgio Moro e Carlos Fernando Lima. Além disso, os leitores que assinarem esse plano de R$ 19,90 terão acesso a várias entrevistas exclusivas.

Para decidir qual é o melhor plano para ser assinado, é necessário que aquele que pretende assinar saiba suas prioridades ao ler o Antagonista. As diferenças são mínimas, enquanto o custeio do plano básico para o plano mais avançado inclui dez reais a mais na hora de fazer o pagamento.

Todavia, para aqueles que têm muito interesse em fazer a leitura da revista Crusoé juntamente ao jornal o Antagonista, é interessante permear a ideia de assinar o plano mais caro. Além disso, é possível efetuar o pagamento por boleto, cartão de crédito, débito e por meio da tecnologia PIX.

Vale a pena assinar o Antagonista ?

Ser um assinante de um web jornal voltado para temas políticos, econômicos e culturais é um privilégio que nem todos podem ter. Todavia, para aqueles que podem ter acesso a esse tipo de informação, com certeza é extremamente válido passar pela experiência de assinar O Antagonista.

Isso porque, além de ser um jornal com conteúdos pertinentes à situação política do Brasil, a assinatura oferece benefícios exclusivos que fazem toda a diferença na hora de se informar.

Além disso, ao assinar O Antagonista, o site fica liberado por uma semana para que o conteúdo seja consumido de forma gratuita com a possibilidade de cancelamento sem pagar nenhuma taxa.

Ao assinar o Antagonista, o leitor assinante tem acesso integral ao produto incluso no plano que assinou. Além disso, o preço das assinaturas podem passar por alterações que podem beneficiar os assinantes.

Por exemplo, no momento em que esse artigo está sendo escrito existe uma promoção onde novos assinantes do plano “O Antagonista + e Crusoé” recebem a oferta de R$ 14,90 pelo plano.

Site O Antagonista

- Continua Depois da Publicidade -

O site do web jornal O Antagonista está repleto de assuntos diferentes e conta com colunistas dedicados a trazer a verdade à tona. Com várias subdivisões, o site se divide em “Últimas notícias”, “Mais lidas”, ” O despertar de Diogo”, “Opinião”, “Atualizações”, “COVID-19”, “Vídeos” e “Tudo sobre”.

Abaixo, cada uma dessas serão explicadas de acordo com o conteúdo que está em casa uma.

Últimas notícias

Essa é a seção do site que contém as últimas notícias sobre tudo que acontece no mundo da política e outros assuntos abordados no site. Para os leitores que desejam ficar atualizados, essa é a parte de O Antagonista que contém atualizações sobre cada situação, principalmente política, no Brasil.

Mais lidas

Essa seção do site contém as notícias que ficam em voga no site. Nas notícias mais lidas existem matérias de vários temas específicos. Para aqueles que não podem acompanhar a situação política do país, questões econômicas ou culturais todos os dias, essa é a seção ideal do site para ficar inteirado sobre o que se passa no Brasil.

O despertar de Diogo

Essa seção do site contém uma coluna do jornalista Diogo Mainardi. Em sua coluna o jornalista expressa sua visão e relata assuntos sobre a situação política do Brasil e do mundo. Diogo trabalhou por muito tempo na revista Veja e possui alto conceito dentro do meio jornalístico.

O Antagonista
Diogo Mainardi, escritor da coluna O despertar de Diogo e também redator chefe do jornal.

Por isso, essa coluna possui não somente a opinião de um editor-chefe do jornal, mas como também a visão de um jornalista de visão. Para aqueles que gostam de acompanhar notícias pela ótica de um estudioso da política nacional, essa é uma ótima seção de O Antagonista.

Opinião

Nessa seção do site há comentários de jornalistas de O Antagonista expressando suas opiniões sobre fatos que acontecem no Brasil.

Apesar de ser um jornal, e com isso se entende a não expressão de opinião por ser um veículo de informação, a visão de alguns dos que escrevem para essa seção do jornal podem apresentar tendências.

Todavia, fica bem claro com o título ” Opinião” que nessa parte há texto que podem conter tendências. Devido o fato de que a maioria dos jornalistas possuírem uma opinião voltada para a visão do espectro de direita, essa é uma seção recomendável para leitores que desejam saber uma opinião que segue essa segmentação política.

Destaque: Cultura

No site O Antagonista há uma sessão de cultura, como dito anteriormente. Nela, os leitores têm acesso a diversos textos escritos com o pseudônimo Agamenon.

Agamenon apresenta sátira com críticas ácidas sobre a cultura brasileira e outros assuntos. A intenção dessa ala do site é, de fato, estabelecer uma visão de contracultura a aquilo que está “na boca do povo” como algo comum. Por ser um jornalista fictício, não dá para saber ao certo quem é que está por trás dos textos escritos levando o nome de Agamenon.

Todavia, para aqueles que têm interesse em textos com uma visão divertida sobre a cultura brasileira, sátiras sobre o cotidiano e uma leitura no estilo “Gregório de Matos”, essa é a seção ideal para leitura.

Além do cunho descontraído sobre o que acontece na mente de muitos brasileiros, essa seção acaba inteirando os leitores sobre os “trend topics”, ou, temas que estão em voga. Enfim, com certeza a seção de cultura do Antagonista é, além de informativa, muito descontraída.

Por esses motivos, e pelo fato de que o anonimato carrega consigo uma característica muito atraente para os leitores, essa seção é uma ótima maneira de exercer a leitura.

Podcasts O Antagonista

Podcasts são um formato moderno de programas de áudio que podem propor diversos assuntos, debates e temas de conversa. Basicamente, o podcast se caracteriza como um formato de mídia não tão recente, visto que muitos consideram os programas de rádio como podcasts.

Todavia, o que difere os podcasts dos programas de rádio é o modelo de consumo e o meio de transmissão. Visto que o Antagonista é um jornal digital, carregar a característica de ter um programa em áudio distribuído na web é extremamente compatível com aquilo que se propõe.

Modernidade, compatibilidade com várias plataformas de reprodução e versatilidade são alguns dos pontos principais de um podcast. Então, assim como muitos jornais, o Antagonista possui não somente um, mas vários podcasts.

Desde podcasts como Boletim A+ e Reunião de Pauta, que contam com a participação de vários jornalistas e entrevistados, até podcasts conduzidos unicamente por jornalistas. Um dos pontos altos dos podcasts deste jornal é a capacidade de expressar as qualidades que caracterizam o jornal como um antagonista dos demais: a visão.

Por isso, para aqueles que gostam de acompanhar as leituras publicadas neste portal virtual, vale a pena conferir os podcasts de O Antagonista. Os podcasts contém conteúdos que se assemelham aos textos publicados no site. Isso se deve ao fato de também narrar assuntos que estão em foco nos noticiários.

Conclusão sobre o Antagonista

A partir da vontade de mostrar ao Brasil e seus leitores de jornal uma visão antagonista dos demais jornais, surgiu esse jornal. Depois de 6 anos de publicações, o Antagonista cada vez mais ganha expressão dentro do meio jornalístico no país.

Com isso, deve-se afirmar que é um jornal que, além de ter participado da cobertura de grandes eventos políticos, estabeleceu uma visão “fora da caixa” sobre o que acontecia. Visando sempre explanar a verdade mostrando senso crítico, um teor satírico e com uma visão detalhada sobre as notícias, O Antagonista é um dos jornais independentes mais lidos no país.

Além de ser um meio de comunicação extremamente agregador, é também uma boa forma de se informar sobre tudo que acontece sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Por meio de sua ótica um tanto quanto ácida, porém pontual, sobre o que acontece na economia, política  e cultura, os jornalistas de O Antagonista podem ser considerados um tanto quanto geniosos.

Mas, isso não descarta a capacidade deles de fazer matérias de extrema qualidade com muito profissionalismo, e, claro, entregando ao público o que mais importa: notícias sérias. Diogo Mainardi e Mário Sabino, ex-integrantes de cargos importantes da revista Veja, prepararam uma equipe de ponta para que o jornal fosse um sucesso.

E não foi diferente do que planejaram, visto que o número de assinantes, só no ano de 2017, ultrapassou os 30 milhões de pessoas. Com a aquisição desse web jornal pela Empiricus Research muitas aprimoramentos foram feitas no jornal, o que aumentou mais ainda a qualidade do conteúdo entregue aos leitores.

Visto que esse jornal tem como preocupação principal a busca por uma visão crítica, é plausível dizer que segue aquilo a que se propõe. Mesmo que sem assinatura, é um portal jornalístico válido para se acompanhar e ficar inteirado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Por isso, O Antagonista é um jornal que pode, pela possibilidade da leitura gratuita, e  deve estar na lista de bons jornais virtuais para ler diariamente.

VEJA TAMBÉM: Whatsapp Web: O que é, história, curiosidades e como usar

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -