HomeTecnologia & InternetMeu Ip: encontre de forma rápida e fácil seu ip nos aparelhos

Meu Ip: encontre de forma rápida e fácil seu ip nos aparelhos

-

Descobrir o meu IP é como revelar o meu endereço para o mundo. Imagine viver em um mundo, onde todos os endereços são expostos e fosse possível localizar qualquer pessoa em qualquer lugar?

Deu para imaginar? Mas isso não parece pouco seguro? Ou até mesmo, algo caótico já que o endereço é uma informação muito íntima de cada pessoa. Quando falamos em IP, estamos falando exatamente sobre isso.

Os servidores de internet, conseguem encontrar todas as pessoas, e-mails, imagens, posts, e qualquer conteúdo online, através do meu IP. Isso significa que existem endereços virtuais que são únicos para cada dispositivo.

Esses endereços servem para localizar cada dispositivo, no mundo virtual e levam o nome de IP. Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar sobre isso, continue lendo este artigo, que vamos explicar exatamente tudo que você precisa saber.

meu ip

Qual é o meu IP?

- Continua Depois da Publicidade -

O IP é uma sigla, que tem como significado as palavras Internet Protocol (protocolo de internet). Esse protocolo, se trata de uma série de novas configurações, que pode ser determinante na forma de como o seu acesso à internet pode funcionar.

Normalmente o meu IP, tem quatro blocos de números, que são separados de quatro em quatro. Esses endereços, servem para que os servidores, localize os dispositivos e os diferencie entre si, é como se fosse a identidade de cada computador, ou dispositivo móvel.

Todo computador que possui conexão com a internet, ou que está conectado e recebe dados precisa de um endereço para receber esses dados. Por isso, que o meu IP é importante, para que os dados localizem para onde mandar a informação.

O meu IP interno costuma ser fixo, e em alguns casos é gerenciado pelo próprio roteador. Cada dispositivo possui um número de identificação que fica localizado na rede interna, tem um local específico.

Todo dispositivo conectado, também possui IP, incluindo vídeo games, TVs smart, celulares, etc. Cada item tem seu próprio endereço e isso também pode ser chamado em outros lugares, como a Internet das coisas.

O IP tem número fixo quando está conectado ao roteador ou rede do mesmo lugar. Mas caso ele mude de conexão, ou se conecte a outra rede, então o IP muda.

meu IP

Endereço de IP do meu PC: descobrindo

Para quem usa o sistema operacional Windows, encontrar o meu IP é simples. Porém, há duas formas para descobrir esse endereço. O primeiro é através do Prompt de comando. Para acessar o Prompt de comando, é preciso clicar no botão iniciar e digitar na busca “cmd” ou “prompt de comando”.

- Continua Depois da Publicidade -

Uma caixa preta vai se abrir na tela do computador. Essa caixa, permite que alguns comandos sejam feitos, para configuração, modificação e uma série de outras coisas, incluindo, descobrir o número de IP.

Digite dentro da caixa preta, “ipconfig” e tecle “Enter”. O comando é rápido, e em seguida, você verá na tela, o número do IP interno do seu computador. Ao lado você verá a frase “Endereço de IPv4”.

Para abrir a caixa do prompt de comando, também é possível usar o atalho, Windows + R. ao apertar eles no teclado e depois digitar o “cmd”, a caixa abre e o comando pode ser dado para descobrir o meu IP.

Através das configurações da rede também é possível descobrir o número do endereço de IP. Para isso, acesso o computador e encontra a pasta do Painel de Controle, e selecione a opção Central de Rede e Compartilhamento.

Assim que ela se abrir, você verá algumas opções, principalmente se a internet estiver ligada. Encontre a conexão, e caso ela seja a cabo ou wifi, o “Status da rede” pode variar. Selecione essa opção e depois clique em “Detalhes”. O endereço do meu IP vai aparecer na tela.

Para quem tem sistema operacional do Mac, o processo também é parecido. Abra o menu, e depois procure a opção “Preferências do Sistema”. Assim que abrir a página, selecione a opção “Rede”. Dentro as opções que vão aparecer, escolha a que estiver com conexão ativa, ali, vai aparecer o seu endereço de IP do lado direito.

Para descobrir meu IP externo, basta abrir o navegador e digitar na busca do Google, a pergunta “What is my IP”. Como resultado vai aparecer o seu número de IP na tela. O meu IP externo é mais dinâmico, e de vez em quando ele pode variar de acordo com o provedor de internet.

prompt de comando

IP do meu celular: descobrindo

- Continua Depois da Publicidade -

Existem algumas opções para descobrir o meu IP do smartphone. A principal delas é acessando o site de detecção do endereço de IP. Essa é uma das formas mais comuns para descobrir o endereço, já que é rápido e a página é bem leve.

É o modo mais indicado para descobrir IP de celular, já que é um serviço gratuito e pode ser feito pelo próprio smartphone. O processo é simples e pode ser identificado também pela internet móvel, mas não funciona se ele estiver conectado apenas pelo 3G.

O celular pode compartilhar com outros dispositivos o mesmo endereço, principalmente se estiverem conectados ao mesmo sinal de rede. Para identificar cada um deles, é preciso fazer a busca individual, que varia de acordo com o sistema operacional.

No caso dos iPhones, para descobrir o meu IP, é preciso estar conectado com a internet. Sendo assim, entre no menu, acesse a opção de “Ajustes”. Depois na opção de “Wifi” pressione a tecla do lado, que indica que a conexão está ativa. E dessa forma, você verá todos os detalhes da rede em questão.

Já para quem possui celular Android, a forma de descobrir é semelhante, é preciso entrar nas “Configurações”, e depois selecionar a opção de “Redes sem fio e outras”. Ao abrir a nova página, seleciona “Configurações de wifi” e nessa opção, você verá todas as informações da rede conectada. Os detalhes da conexão ficarão disponíveis na tela, assim como o endereço meu IP.

Já o Windows Mobile também mostra o endereço de IP dentro das configurações, nas opções de rede. Nesse local, é possível encontrar as conexões que estiverem disponíveis no smartphone, incluindo o que não estiver sendo usado. E assim, é só clicar para “Editar”, caso seja necessário.

meu ip do smartphone

Como saber qual a porta do meu IP?

Para descobrir o número da porta do meu IP, é preciso mais uma vez, usar o prompt de comando. Caso esteja usando um aplicativo ou programa que precise de uma configuração melhorada par ao firewall, são as portas, que vão permitir que o acesso do serviço aconteça.

Para encontrar essa porta, é preciso inicialmente saber qual o número do meu IP. Depois disso, verificar o número da porta. Para isso, acesso o prompt de comando novamente, e digite “Ipconfig”.

O que abrir na tela, aguarde parar de carregar e em seguida, digite “netstat-a. Com isso, vai ser exibido na caixa preta, uma lista com diversos números diferentes. Esses são os números das portas.

Para quem tem Mac, os números podem ser encontrados através das preferências do sistema e depois em rede. Na opção avançada, é possível fazer uma varredura das informações, e encontrar por lá, o número do IP.

O número da porta serve para ajudar a identificar uma mensagem, principalmente quando ela é encaminhada pelo servidor.

meu Ip na rede

Verificar portas de rede abertas

As portas de um servidor podem ser de dois tipos, a TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) ou UDP (Protocolo de Datagramas do Usuário). Em ambos os casos, se trata de protocolos que são usados por serviços que são realizados pelo sistema operacional, ou por programas.

Esse tipo de canal de comunicação na rede, exige um sistema para que se conectem, através de portas, nesse caso, e assim dê início as comunicações para se conectar com o servidor. Porém, para que isso aconteça, é preciso que a porta esteja aberta.

Isso quer dizer, que para manter uma porta aberta, é preciso que haja uma falha de segurança, e esse pode ser um risco. Quando as portas estão abertas, isso é um convite para que hackers posam entrar e invadir o seu sistema.

Daí a importância de sempre testar um roteador antes, para saber se ele está seguro ou não para ser invadido através das portas abertas. Pensando nisso, o roteador é um dos itens mais importantes em questão de segurança.

ASDASD

Windows

Para proteger meu Ip dentro do servidor e manter as portas fechadas, e preciso que essas vias de ataques, estejam bloqueadas e seguras. Quando um hacker tenta invadir um sistema e consegue entrar através de uma porta, ele consegue escanear, tudo que estiver ali.

Por isso, sempre que possível é interessante testar algumas portas, principalmente no sistema operacional do Windows, como as portas dos servidores TCP, HTTP, HTTPS, UDP, etc. Assim que o intruso encontrar uma porta aberta, ele pode explorar todo o sistema e encontrar com isso, as partes frágeis do sistema.

Sendo assim, ter em mente que estas são ferramentas essenciais para ser usada como barreira. Manter as portas fechadas para impedir que ameaças entrem é essencial. O Web Apllication Firewall é um exemplo para ficar entre o servidor e a internet.

O firewall é tipo um muro, que protege as portas, e deixa o meu IP seguro, para bloquear quaisquer possíveis ameaças. Mesmo que os dispositivos sofram com tentativas de acesso aos IPS, em alguns lugares, esses bloqueios precisam ser feitos com mais segurança.

ASDASD

Como saber se o IP é público?

Os endereços de IP podem ser divididos em grupos diferentes. Eles são de dois tipos, os públicos ou WAN, e os privados ou LAN. Esses tipos do meu IP podem ter usos diferenciados e especiais, com destinos técnicos e função diferenciada.

Normalmente não deveria ser tão fácil descobrir essas informações, já que elas deveriam ficar guardadas e não serem expostas dessa maneira. Mas para saber como descobrir se um IP é público ou não, é preciso inicialmente, entender as diferenças.

Quando o endereço do meu IP é público, se trata de ser um endereço global, que é usado para acessar a internet. Esse tipo de IP costuma ser roteado através da internet, e a sua presença fica registrada no roteador. Isso permite que os servidores consigam ter acesso remoto ao computador, câmeras e tudo mais que quiserem do seu dispositivo.

Quando o meu IP é público, outras pessoas podem acessar o sistema. Portanto, sempre que preciso, configure seu servidor doméstico, incluindo os de mídia e os de jogos. Todo endereço de IP que é público possui host exclusivo, e com isso ele pode ser duplicado de forma alguma.

O roteador permite que o dispositivo que estiver conectado a uma rede doméstica, só pode ter acesso ao meu IP, que deve ser apenas um no modo público. O sistema não permite mais de um endereço, já que para isso, teria um custo.

Enquanto isso, os endereços de IP privado são aqueles que não possuem tráfego com a internet ou roteador. Podendo ser enviado através da internet para a rede local. todo endereço do meu IP quando é privado, possui sub-redes.

Todos eles são reservados, o que significa que não estão disponíveis gratuitamente para qualquer rede. Eles são destinados a locais especiais, com alocação e endereço que é controlado.

Para descobrir se o endereço do meu IP é público ou não, é preciso usar o myip.com ou outro serviço. Na página, as informações serão mostradas, se o endereço que está pesquisando e solicitando no site, corresponde a um endereço que vem de um servidor atribuído.

Sendo assim, nesse caso o meu IP seria público. O endereço WAN, é considerado público e isso pode ser visto nas configurações do roteador. Para visualizar a interface, é preciso entrar no painel e verificar as informações da internet.

Ao verificar dentro das configurações os detalhes da conexão, você verá o endereço de IP, e lá, vai encontrar qual é o endereço que a rede usa para acessar a internet. Caso as configurações sejam WAN, então significa que o meu IP é público.

Saber identificar esse tipo de informação, acaba ajudando na hora de reforçar a segurança dos dispositivos. Sendo assim, fique atento a qualquer possível abertura de porta, ou servidores diferentes.

VEJA TAMBÉM: Significado dos Sonhos: O que nos revelam? Descubra agora

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

ICloud

iCloud : o que é? Como acessar?

- Publicidade -