HomeJogos EletrônicosLeague of Legends: saiba como ganhar as partidas

League of Legends: saiba como ganhar as partidas

-

O League of Legends, ou LOL como é carinhosamente chamado por seus jogadores, é um dos jogos gratuitos mais jogados no mundo.

Além disso, muitos campeonatos de LOL acontecem no mundo e contam com a participação de equipes de renome, como a do Flamengo.

Atualmente, o número diário de contas que jogam esse jogo é de mais de 8 milhões, quantia equivalente a quase vinte vezes a população de Malta. Nenhum jogo conseguiu atingir esse número de pessoas jogando até hoje.

Ou seja, o League of Legends é um fenômeno global no mundo dos jogos e é o jogo mais famoso do mundo. Estima-se que o jogo tenha gerado um lucro de 1,75 bilhões de dólares a Riot Games no ano de 2020.

Há 157 personagens conhecidos como ” Campeões” à escolha do jogador. Esse jogo é um E-Sport e atrai milhares de espectadores para suas competições.

- Continua Depois da Publicidade -

Por ser um jogo rico em todos os aspectos, certamente tende a ficar cada vez mais difuso entre os gamers.

Para conhecer melhor como funciona esse jogo, sua história e muito mais, o artigo abaixo está repleto de detalhes para deixar o curioso sobre League of Legends informado.

Melhor time brasileiro de League of Legends

League of legends
League of legends com um dos campeões no fundo

Atualmente, a disputa entre os times nacionais de League of Legends é muito acirrada.

O CBLoL é um campeonato exclusivo do Brasil e funciona com um sistema de colocação por pontuação.

Atualmente, alguns times que estão na série A do campeonato brasileiro são: Flamengo Esports, Furia, INTZ, Netshoes Miners e Pain Gaming.

Atualmente, o time que possui mais reconhecimento internacionalmente é o Pain Gaming, onde o melhor jogador de LoL do Brasil, brTT joga.

Agora, uma das equipes com maior reconhecimento é o Flamengo.

Outros clubes de futebol aderiram à moda de criar equipes de League of Legends, assim como o Flamengo.

- Continua Depois da Publicidade -

Por exemplo, o Cruzeiro é um gigante do futebol brasileiro que busca estar entre os melhores times de LoL do Brasil.

Atualmente, os times brasileiros ainda não estão na lista dos melhores times do mundo.

Algumas das equipes mais reconhecidas mundialmente são Royal Never Give Up e SK Telecom T1.

Uma breve história sobre o League of Legends

O lançamento desse jogo MOBA aconteceu no dia 27 de outro de 2009, publicado por sua desenvolvedora, a Riot Games.

Os criadores do jogo tiveram como inspiração “Defense of Ancients”, que é uma parte do jogo WarCraft III.

Assim como a grande maioria dos jogos, LOL passou por uma fase beta. Essa aconteceu de abril de 2009 até o último dia antes de seu lançamento oficial, 26 de outubro.

Na época de seu lançamento, o número de personagens disponíveis era menor, assim como o número de fases também.

Muito diferente do que é hoje, o jogo tinha gráficos mais básicos. Mapas repletos de cores e que levaram os críticos a considerarem o jogo “infantil” na época.

- Continua Depois da Publicidade -

Inclusive, esse talvez seja um dos pontos os quais incitem aversão daqueles que não gostam do jogo: sua imagem e forma de jogar.

Enfim, a interface inicial era muito mais básica e só possibilitava a busca por partidas e poucas outras funcionalidades simples.

Assim como os gráficos do jogo, a qualidade visual como um todo era simplista e foi sendo aprimorada com o passar do tempo.

Nessa época não tinha como outros jogadores acompanharem os jogos como espectador e tão pouco era possível pausar uma partida.

Primeiras disputas

LoL
Jogador profissional de LoL em meio a uma partida

Apesar de não ter uma qualidade tão boa quanto atualmente, o primeiro campeonato do jogo aconteceu logo em seu primeiro ano de lançamento, em 2010.

Com times da Europa, China e Europa, aconteceu o primeiro torneio de LOL, a seletiva norte americana na World Cyber Games 2010 North America.

Mas, foi só em 2011 que aconteceu seu primeiro grande evento competitivo, e isso foi um marco para a história de League of Legends.

O número de espectadores foi de mais de 100 mil pessoas, um número surpreendente para época de pessoas assistindo partidas de jogos virtuais.

Desde então muitas atualizações aconteceram no jogo.

Campeonatos de LoL

Os campeonatos de League of Legends possuem milhões de espectadores. Por isso, causam muito impacto no mundo real.

Grandes times esportivos, como o Flamengo, possuem suas próprias equipes profissionais de League of Legend.

As premiações são proporcionais aos números astronômicos de espectadores, uma vez que a Riot já entregou mais de 280 milhões de reais em prêmios.

Geralmente, as estruturas dos campeonatos são tão bem organizadas e planejadas que equipes gigantes são contratadas para tomar conta da gestão dos eventos.

Mas, para aqueles que pensam que só é possível participar de campeonatos sendo um jogador profissional: existem campeonatos menores, seletivas regionais e torneios amadores.

Aqueles que competem nos campeonatos de League of Legends são considerados atletas de E-sports, e por isso tem uma rotina semelhante a de qualquer outra esportista profissional.

Devem fazer treinos físicos, acompanhamentos nutricionais, psicológicos e uma série de outros cuidados para garantir um bom desempenho na hora de jogar.

Alguns jogadores de equipes profissionais dizem praticar 8h diárias. Os salários podem chegar até 15 mil reais no Brasil.

Por isso, muitos jovens se dedicam ao jogo praticando sistematicamente todos os dias.

Os campeonatos principais são distribuídos por 13 lugares do planeta terra e são divididos por ligas nacionais ou regionais.

Alguns exemplos de torneios nacionais são o CBLoL, que acontece no Brasil e o LCS, na América do Norte.

A duração de cada um desses campeonatos é de doze meses e as equipes que ficam na última colocação são rebaixadas para outra série, assim como funciona no futebol.

Entretanto, as temporadas são divididas em duas partes: uma, nos primeiros seis meses do ano. Enquanto a segunda acontece no segundo semestre.

O vencedor da primeira etapa do campeonato vai para a disputa de um pequeno campeonato mundial, que é uma das competições mais expressivas do jogo.

Como jogar League of Legends

 como jogar League of Legends
Anúncio de vitória de partida dentro de uma partida do League of Legends

Para saber como jogar LoL, um jogador, iniciante ou experiente, deve saber que existem alguns detalhes que fazem a diferença na capacidade de vencer uma rodada.

O primeiro tópico importante são os mapas disponíveis no jogo, que atualmente são três.

Cada um possui suas particularidades que, se um jogador analisar bem, pode conseguir se destacar entre os demais jogadores.

Twisted Treeline, Howling Abyss, Crystal Scar e Summoners Rift são os três mapas disponíveis no jogo.

Para entender como cada um funciona e suas especificidades existem muitas maneiras.

Observar jogadores experientes jogando é uma ótima forma de fazer isso.

Além disso, existem muitos tutoriais no YouTube que ensinam como se destacar em partidas em cada um dos mapas.

O Twisted Treeline é o modo mais rápido, onde três jogadores integram uma equipe.

Howling Abyss é um modo onde todos os competidores são distribuídos entre equipes de quinteto e se digladiam numa rota só.

Nesse modo, não há maneiras de recuperar a vida ao voltar para a base, como é possível nos outros mapas.

Summoners Rift, por último, é o modo mais conhecido e jogado.

Nele, dois quintetos ficam distribuídos entre três possíveis rotas dentro do mapa.

A meta desse modo de jogo é destruir o nexus da equipe adversária.

Crystal Scar consiste num modo de jogo onde o objetivo final também é conseguir atingir o Nexus inimigo.

Só que só é possível fazer isso de forma indireta com a soma de pontos que cada equipe consegue arrecadar no decorrer do jogo.

Nesse tipo de jogo, a partida acontece num 5v5, assim como no Summoners Rift. Enfim, os mapas de jogo que irão condicionar a maneira com que as partidas são jogadas.

Cada equipe deve montar sua própria estratégia e nivelar entre os integrantes quais são as funções a serem desempenhadas dentro de uma rodada.

Além disso, cada arena oferece experiências diferentes para os jogadores.

League of Legends: Nivelamento de funções

campeões lol
Símbolos de cada uma das funções dentro do League of Legends

Nessa seção será explicado o que cada integrante deverá fazer ao participar de uma equipe no modo de jogo Summoners Rift, já que é o mais disputado entre os jogadores de LoL.

Cada jogador deve desempenhar uma função diferente na partida, sendo que cada uma apresenta uma particularidade diferente.

Começando pelo top laner, que é quem fica sozinho na rota de cima do mapa. Geralmente são responsáveis por guardar essa região dos adversários.

Os mid laners e os bot laners são quem cuidam dos alvos menores na rota inferior do mapa. Geralmente, são eles os responsáveis por atacar os adversários primeiramente.

Em seguida, mas não menos importante, há o jungler e o support.

O jungler é uma espécie de pivot, que irá abrir caminho por todos as rotas do jogo.

Ele fica responsável por enfrentar as criaturas do mapa e guiar o time.

Aqueles que ficam como support, geralmente são quem dão assistência ao time no que for preciso. Além disso, ficam com a responsabilidade de observar o mapa com seus sentinelas.

League of Legends: Campeões

campeões do League of Legends
Alguns campeões do League of Legends

Quando um player já sabe qual função irá desempenhar numa partida, agora é a hora de selecionar seu personagem, ou campeão.

Existe uma grande variedade de campeões à escolha dos jogadores. Mas cada um deles desempenha um papel fundamental no tipo de estratégia do jogo.

Por serem 157 ao todo, é difícil detalhar o que cada um faz e suas particularidades.

Por isso, aqui abaixo estão alguns dos melhores de acordo com suas divisões por categorias.

Lutadores

Garen é um dos principais campeões escolhidos nessa categoria.

Os lutadores são uma classe especializada em combates onde há mais proximidade com os adversários. Portanto, caso um jogador seja selecionado para ser um top laner, essa classe possui ótimas escolhas de campeão.

Tanque

Os personagens dessa classe geralmente tem maior resistências aos ataques inimigos, pois servem como proteção para os parceiros de time de quem os escolhe.

Geralmente, seu nível de vida e de capacidade de defesa são maiores que os demais campeões, isso explica sua função. Essa classe de campeões é a principal escolha para jungler, mas também podem servir para outra funções.

Assassinos

Essa classe de campeões é uma classe mais furtiva, já que possui uma função semelhante a dos lutadores, mas seus personagens tem menos resistência.

São ótimos para aqueles que jogam como mid ou bot laners. Talon é uma ótima escolha dentro dessa classe.

Magos

Para aqueles que desejam jogar com personagens que fazem muito dano com magia, a classe dos magos é a certa.

Por serem personagens que conseguem causar dano de qualquer distância, são altamente recomendados para serem utilizados na classe de jungler.

Apesar de ser duma escolha difícil para se jogar, o Ryze é uma ótima escolha para aqueles que desejam se tornar jogadores de alto nível.

Suportes

Os suportes, como seu nome já diz, são uma classe de campeões que geralmente são utilizados para dar suporte na partida.

Extremamente estratégicos, essa classe de personagens tem como característica sua capacidade de ajudar os demais parceiros de time com cura e várias outras habilidades especiais.

Um bom exemplo de personagem inicial é Soraka.

Atiradores

Os atiradores são personagens com a capacidade de fazer dano de longa distância.

Todavia, apesar de sua grande utilidade para ataques de longe, é um personagem vulnerável. Geralmente, são personagens que são protegidos por campeões de outras classes.

São muito versáteis e podem ser utilizados em várias estratégias de jogo.

Mas, afinal, qual é o melhor campeão para escolher?

Como o jogo está sempre passando por constantes atualizações, com ele os personagens também passam por constantes aprimoramentos ou ganham algum poder especial, arma, ou outro item.

Por isso, responder qual é o melhor campeão a ser escolhido é algo que fica a critério da afinidade que os jogadores têm com os personagens na hora de jogar.

No geral, existem personagens preferidos entre a opinião geral daqueles que assistem partidas ou que jogam League of Legends, como Poppy, Udyr ou Skarner.

Por isso, para responder essa pergunta, é necessário que se jogue LoL até que se descubra qual é o melhor personagem para quem está jogando, afinal se trata da experiência que uma pessoa tem com um campeão.

Todavia, aqui vai uma lista selecionada por fãs de LoL de alguns dos melhores campeões para escolher e suas qualidades.

Renekton

Campeão Renekton segurando sua arma

Esse campeão se assemelha a um lagarto gigante que anda de forma bípede. Possui ataques capazes de causar muito dano aos adversários.

Outro fato sobre Renekton é: ele é muito mais do que um exímio guerreiro, pois tem alta capacidade de cura e agilidade para fugir.

Vladimir

Vladimir descendo as escadas

Vladimir é um campeão com aparência de mago. Sua classe é de mago, por sinal.

Esse talvez seja um dos personagens mais difíceis de se conseguir jogar, todavia, uma vez que é compreendido pelo jogador, passa a ser a principal escolha dentro de sua classe.

Além de causar muito dano, ele tem poderes que podem contribuir muito no suporte, como recuperar vida, etc.

Shyvana

Shyvana, a guerreira metade mulher, metade dragão

Shyvana é, antes de mais nada, uma campeã muito veloz e furtiva.

Além disso, suas habilidades especiais podem gerar muito dano nos adversários.

E como é rápida, se torna um personagem crucial para as estratégias de dominação de locais de forma invasiva.

Além disso, ela possui a habilidade de se transformar em um dragão, que é uma particularidade que a difere de outros personagens de sua classe.

Xayah

Xayah segurando sua adaga de energia lilás

Xayah é uma das opções mais populares entre os campeões do jogo. Isso se deve pelo fato de conseguir ser muito útil ao jogador que a seleciona, já que consegue parar de receber dano por um curto prazo de tempo.

Isso faz desse personagem um dos favoritos em partidas ranqueadas.

Skins BR’s

Uma coisa que muitas pessoas não sabem , mesmo aqueles que são jogadores há um certo tempo de LoL, é que existem quatro skins de personagem inspirados na cultura brasileira.

Gankplank Forças Especiais, Hecarim Sabugueiro, Nami Iara e Carnanivia.

Todos são inspirados em aspectos da cultura do Brasil que vão desde lendas, datas comemorativas, filme de renome e na flora nacional.

Modos de jogo

O primeiro modo a ser jogado é o tutorial.

É nele que o jogador recebe as instruções básicas sobre como conseguir jogar League of Legends.

A partir do modo tutorial, os jogadores ganham uma noção de como funciona  o LoL e sua mecânica.

Co-op vs. AI

Esse é o modo de jogo mais recomendado para pessoas que acabaram de começar a jogar League of Legends. Ele pode ser jogado em equipes de 3 pessoas contra 3 ou de 5 contra 5.

Custom Games

Esse é um estilo que deixa os jogadores mais livres sobre o mapa a ser escolhido e o conjunto de campeões que desejarem escolher.

Normal Matchmaking

Esse é um modo de jogo que demanda que os jogadores tenham atingido o nível seis de experiência. Nesse modo as equipes são selecionadas de modo automático entre adversários que estejam no mesmo nível.

Ranked Matchmaking

Esse é o modo jogado como experiência competitiva, uma vez que ranqueia os jogadores entre si no sistema do jogo.

Geralmente, é o modo de jogo levado com mais seriedade.

Outro fato sobre esse modo de jogo: é necessário que se tenha atingido o nível trinta para conseguir ingressar nas partidas.

Team Matchmaking

Esse é o tipo de partida onde os jogadores escolhem seus parceiros e equipes são colocadas para competirem umas contra as outras.

Muitos amigos criam suas equipes e jogam entre si, o que é uma prática comum dentro do jogo.

Esse talvez seja um dos modos mais divertidos e queridos entre aqueles que jogam League of Legends.

League of Legendas: Os elos

baixar lol
Elos dentro do League of Legends

O League of Legends é um jogo onde os jogadores são subdivididos entre si por elos, que são uma espécie de classificação por nível de experiência.

Esse sistema existe para que as partidas ranqueadas sejam disputadas entre jogadores de um mesmo nível, para que não haja desbalanceamento entre os jogadores que estão competindo entre si.

Os elos são divididos na seguinte sequência: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão-Mestre e Desafiante.

Entre ferro e diamante há ainda quatro subdivisões em cada.

Os elos são definidos de acordo com o resultado da primeira partida ranqueada e só poderão ser vistos pelo jogador.

Esse elo perdura pelas dez primeiras rodadas jogadas pelo jogador de LOL.

O jogo estipula qual é o elo de acordo com pré requisitos, como o resultado na MD10, o elo dos oponentes enfrentados e o desempenho tido anteriormente.

Por isso, é muito importante que em partidas ranqueadas os jogadores busquem ter muito empenho para serem bem sucedidos.

Como subir de elo (ou como não cair de elo)

Para conseguir subir de elo, basta que se ganhe pontos de classificação e que não se perca partidas.

Quanto mais pontos, mais próximo se fica do elo superior.

Enquanto para não se perder elos, é necessário que não se perca partidas ou que não seja banido.

É um sistema de pontuação básico e que, de uma forma ou de outro, tem relação com merecimento e constância dentro do jogo.

Quanto mais se joga e se ganha, maior é o nível adquirido e pontos obtidos.

Geralmente, muitos jogadores desejam subir para classes de elos superiores, visando status e partidas mais desafiadoras.

Mas uma boa dica é que aproveitem a situação em que se encontram dentro do jogo para poder aprender o máximo que puderem para serem técnicos e conhecer os campeões com quem tem mais afinidade de jogar.

Motivos para jogar League of Legends

Apesar de ser um jogo praticado mundialmente, há ainda aqueles que estabelecem críticas pesadas ao League of Legends.

Por isso, é muito importante esclarecer que LoL não é só “um joguinho”, como muitas pessoas dizem.

LoL é uma comunidade, um hobbie e, para muitos, um estilo de vida.

Por isso, antes de criticar, as pessoas deveriam passar a conhecer do que se trata League of Legends e conhecer os motivos de jogar.

LoL é um jogo gratuito

Assim como muitos jogos disponíveis na web, League of Legends é um jogo gratuito.

Todavia, o que o difere dos demais jogos gratuitos da internet é que por trás dele há uma história rica que envolve seus jogadores de diversas maneiras.

Desde sua história em quadrinhos, campeonatos a live streams de jogadores profissionais, LoL é um jogo que pode ajudar muitas pessoas a passarem tempo e desenvolverem habilidades como jogador.

Além disso, no jogo há a possibilidade fazer amigos e criar vínculos.

Tudo isso de forma gratuita!

Bons jogadores sempre recebem prêmios

Para aqueles que gostam de ser sempre recompensados pelo bom desempenho, LoL é um jogo que reconhece seus melhores jogadores e os premia.

Por meio da constância e alta participação dentro do jogo, o League of Legends premia seus jogadores com itens, partes de personagens e muitas outras coisas que servem de estímulo para continuar jogando.

Além disso, vários itens colecionáveis são distribuídos.

Alguns até que ficam disponíveis para se adquirir por tempo limitado.

Por isso, um bom estímulo para se jogar League of Legends é seu sistema de bonificação para jogadores frequentes e que apresentam um bom desempenho.

É um jogo que todos podem jogar

Mesmo aqueles que possuem um computador de baixo desempenho conseguem baixar LoL e ter uma boa experiência no jogo.

A ideia por trás do League of Legends é que seja um jogo inclusivo e que proporcione momentos divertidos para todos.

Por isso, não é necessário ter um PC gamer ou um notebook extremamente equipado para conseguir rodar uma partida do jogo de forma “limpa”.

É difícil enjoar de League of Legends

League of Legends é um jogo que é difícil de se enjoar.

Isso porque a cada temporada o jogo passa por atualizações, seja em seus personagens, mapa, modo de jogo, etc.

Além disso, há uma diversidade muito grande na maneira de se jogar.

A experiência dentro do jogo pode variar de acordo com cada especificidade de mapa, modo de jogo, personagem e elo.

Por isso, um ponto positivo sobre o LoL é que é quase impossível fazer tudo que o jogo tem a oferecer de maneira que se enjoe.

Tem sempre algo a se descobrir ou para se envolver dentro das partidas ou até mesmo fora.

Há mais de uma função a ser desempenhada em rodadas

league of legends personagens
Logo do League of Legends com 145 campeões no fundo

Como foi dito anteriormente no texto, existem cinco funções a serem desempenhadas dentro do jogo.

Portanto, há sempre uma maneira nova de jogar, seja de acordo com a função desempenhada, seja com um campeão diferente.

Por exemplo, se uma pessoa tem o hábito de jogar com midlaner com um personagem “X”, se ele for jogar executando a mesma função com outro campeão, será uma experiência totalmente diferente.

Além disso, ao desempenhar outra função, certamente deverá trocar de personagem e montar uma estratégia diferente para sair bem na partida e colaborar com seu time.

Modos por tempo limitado

Outro aspecto favorável ao jogo é o fato de que existem modos dentro do League of Legend que ficam disponíveis por um determinado prazo de tempo.

Por serem tipos de partida possíveis de serem jogados por um tempo limitado, isso torna o jogo muito mais rico e cheio de possibilidades de conseguir desbravar novas formas de jogar.

Muitos jogadores que tem uma certa constância preferem jogar os modos mais tradicionais. Mas aqueles que estão ali para se divertir, geralmente se dão a chance de experimentar as novas maneiras de jogar LoL.

O jogo nunca fica obsoleto

Um fato marcante sobre League of Legends é que é um jogo que sempre tem novidades.

A cada quinze dias o jogo recebe uma nova atualização.

Mudanças são feitas, desde sua plataforma até nos mapas, personagens ou modos de jogo.

Por isso, para aqueles que tem medo de estar jogando um jogo desatualizado, isso não é algo que irá acontecer com League of Legends.

Campeonatos interessantes

Os campeonatos de League of Legends são conhecidos mundialmente.

Com campeonatos regionais e nacionais, o League of Legends possui também campeonatos disputados por equipes do mundo todo.

Além disso, são exibidos em vários canais e seus competidores são patrocinados por grandes empresas ou times esportivos.

Um bom motivo para acompanhar os campeonatos, além de entretenimento, é o fato de que ali os competidores apresentam ótimas estratégias e maneiras de jogar.

Isso ajuda os jogadores menos experientes a adquirir técnicas e se desenvolverem dentro do jogo.

Um outro aspecto interessante desses campeonatos é que devido as grandes premiações, os competidores se empenham bastante e levam muita emoção aos espectadores.

Afinal, vale a pena jogar League of Legends ou não?

Para responder essa pergunta, basta que uma pessoa se sujeite a jogar.

Mas, se for para responder de forma clara: sim, vale a pena jogar League of Legends.

Além dos motivos apresentados neste artigo, jogar League of Legends pode proporcionar muitos benefícios.

Aqueles que decidem se envolver com o jogo conseguem até mesmo se aprofundar na comunidade a ponto de criarem campeonatos menores, com premiações pequenas.

Todavia, como dito anteriormente: é só jogando que se pode definir, uma vez que é a afinidade que se cria pelo jogo que irá definir se vale a pena ou não.

Leia também: Jogos Online: quais os melhores games e onde jogar

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -