HomeLeis & GovernoDETRAN: como acessar e dicas para provas de auto escola

DETRAN: como acessar e dicas para provas de auto escola

-

Detran é uma sigla que representa os departamentos estaduais de regulação de trânsito que lidam com tudo aquilo que se trata do trânsito na esfera estadual.

Suas funções vão desde a emissão de documentos dos condutores de trânsito até a documentação de veículos.

Criado em 1997, é a instituição mais importante dentro do código brasileiro de trânsito nas esferas estaduais e contribui muito para o fornecimento de dados e regulação do CONTRAN, que é o conselho nacional de trânsito.

Por ter uma grande autonomia em esfera estadual, esse é o órgão responsável por definir quais são as regras de trânsito de um determinado estado brasileiro.

Mas há também as exceções de alguns estados, como Minas Gerais, onde esse órgão é vinculado à Polícia Civil.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas, ainda que existam algumas diferenças entre cada um desses órgãos de acordo com cada estado, sua função é a mesma.

Tudo que é regulado em cada um dos estados, afeta diretamente a vida daqueles que estão pilotando sob suas jurisdições. Mesmo que sejam pilotos com carteira respectiva a estados alheios.

Além disso, esse órgão exige que sejam feitos exames psicológicos em pessoas que estão tirando uma nova habilitação ou simplesmente renovando.

Isso ajuda na diminuição de acidentes de veículos e contribui para reduzir a taxa de mortalidade no país.

Por ter tanta importância na vida dos condutores de trânsito, é importante saber mais sobre sua função, algumas facilidades que entrega com seu site e como fazer a prova de habilitação.

Por isso, no texto abaixo estão alguns fatos que podem ser pertinentes para um condutor.

O que faz o Detran?

Mesmo com regimentos diferentes, o DETRAN possui as mesmas finalidades em cada um dos estados que está presente e no Distrito Federal.

Tanto para aqueles que desejam tirar carteira de motorista, quem já possui uma e está pilotando seu veículo constantemente e aqueles que precisam renová-la, é muito importante que saiba quais são as funções desse órgão.

Primeira Habilitação

- Continua Depois da Publicidade -

No Brasil, a idade legal para poder se habilitar é a partir dos 18 anos. Muitos jovens ficam ansiosos para o tão esperado momento de tirar a primeira habilitação.

Além disso, muitos dos que estão tirando sua primeira habilitação são pessoas que já possuem mais de 18 anos, já que a idade possibilita que uma pessoa seja habilitada, mas não há nenhuma regulação que restringe a retirada somente a essa idade em específico.

O Detran é o órgão que fica responsável por tomar conta de todo o processo de retirada da primeira carteira de motorista.

Basicamente, para tirar a primeira habilitação, é preciso entrar em contato com uma auto escola ou com o próprio DETRAN para solicitar o DAE, que é o documento de arrecadação estadual.

Esse documento fica responsável por tributar o processo de retirada de carteira de motorista.

Enfim, é o DETRAN que estipula se uma pessoa está apta a ter sua permissão para dirigir e, depois de um ano com a carteira provisória, possuir a CNH. 

Reciclagem

Também é no DETRAN que se faz o processo de reciclagem de uma carteira de motorista.

A reciclagem consiste num curso obrigatório que serve como uma penalidade para infratores de trânsito que acabam perdendo suas carteiras de trânsito definitivas após atingirem um número de pontos em sua CNH por infrações.

- Continua Depois da Publicidade -

Basicamente, um condutor pode somar até 20 pontos de infração em sua carteira dentro de 12 meses. A cada ciclo novo desse período de tempo, os pontos são zerados e o condutor está com seu saldo neutro.

Mas, quando se chega ao número de vinte pontos de infração ou se extrapola esse número, o condutor deve se direcionar até o DETRAN mais próximo para fazer o processo de reciclagem. 

Da mesma forma, se um condutor infringir alguma lei de trânsito que acarrete na anulação de sua carteira, ele deverá se dirigir até o órgão responsável.

Em caso de pilotagem sob efeitos de drogas ou álcool, praticar corridas ilegais ou cometer qualquer outra infração grave de trânsito que traga riscos à vida do próprio condutor ou demais pessoas, deverá ser feito o processo de reciclagem que dura uma média de trinta horas.

Vistorias, emplacamentos e inspeções

Para fazer vistorias, inspeções e emplacamentos, o DETRAN fica responsável. 

Em algumas jurisdições, o processo de vistoria é obrigatório para a primeira licença do meio de transporte adquirido e também para fazer uma nova licença.

O emplacamento é uma obrigatoriedade em qualquer estado dentro do Brasil e serve como identificação de cada veículo.

As inspeções são obrigatórias e checam se um carro é seguro e está em condições para ser pilotado.

Autuação e aplicação de medidas administrativas

Como órgão regulador estadual, o DETRAN fica responsável por receber os processos de infração de trânsito e também sobre praticar ações que penalizarão a ação do indivíduo que estava pilotando ao cometer a infração em questão. 

As autuações, geralmente, são feitas pelo órgão regulador municipal e são direcionadas até seus respectivos DETRANs para que se dê sequência no processo de penalidade ao condutor.

Como pagar o IPVA na internet usando o site do Detran

Para conferir e pagar o IPVA, basta entrar no site do DETRAN e preencher o RENAVAM do veículo onde é pedido. 

Para isso, basta que o usuário do site busque por IPVA e acesse os débitos do veículo que desejar.

Em seguida, é preciso que se faça um login com CPF ou CNPJ e, caso ainda não haja registro no site, basta fazer o processo de cadastro que é bem rápido e fácil.

Por fim, após realizar o login, basta preencher a lacuna do RENAVAM e pronto.

Depois disso, todas as informações relativas ao IPVA estarão disponíveis para que então seja possível pagar a conta.

Por fim, basta optar entre fazer o pagamento por internet banking ou via aplicativo.

Detran Digital

Para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo atual, é necessário que tudo aquilo que diz respeito à legislação e regulação esteja sempre atualizado e posicionado virtualmente.

Por isso, em 2020 foi criado o projeto DETRAN digital, que tem como propósito acessbilizar o acesso aos serviços do órgão regulador por meios digitais.

Nesse projeto foram apresentados o Portal de Serviços do DETRAN, que basicamente consiste na apresentação de serviços que o órgão desempenha a fim tornar o acesso a informações e serviços algo mais prático e rápido. 

Além disso, há o aplicativo do DETRAN que possibilita que um indivíduo tenha acesso às pontuações de infração de sua carteira; solicitar segunda via da CNH;receber avisos de multa, renovação e licenciamento da CNH e uma série de outras funcionalidades que agregam muito para os motoristas habilitados.

Todavia, para ter acesso a todas as funções do APP é necessário que se faça uma prova de vida para que então se consiga usufruir de todas as funcionalidades que são oferecidas.

Essa prova consiste em tirar uma foto facial. Essa foto servirá como documento e será enviada para o DETRAN.

Em menos de dois dias essa prova de vida será avaliada e, caso não seja aprovada, é necessário que se entre em contato com o serviço de atendimento ou que se envie outra foto.

Como fazer a prova de autoescola

Bom, para aqueles que desejam estar habilitados para conduzir veículos, é necessário que se dirijam até uma autoescola que seja habilitada pelo DETRAN para efetuar a matrícula. 

Em seguida, deve-se esperar pelo cronograma  de aulas que será estipulado de acordo com os horários de disponibilidade do condutor de trânsito ou de acordo com a disponibilidade dos instrutores da autoescola. 

Ao todo, são quarenta e cinco aulas teóricas, sendo que cada uma delas aborda tópicos específicos do que um condutor de trânsito deve saber para se torna uma pessoa habilitada.

Serão ministradas aulas de direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, leis de trânsito e sobre meio ambiente.

É muito importante que o aspirante a condutor seja um bom aluno e preste atenção em tudo que está sendo dito durante o curso, uma vez que isso pode implicar nas capacidades técnicas para ser um bom condutor, e também acabar influenciando em seu desempenho nas provas teóricas e práticas.

Outro ponto importante é se atentar para chegar com antecedência nas aulas para que não haja problemas com relação a marcação da biometria, que é um ponto de presença nas aulas que passou a ser obrigatória a partir de 2018.

Fora isso, é de extrema importância estar de acordo com os horários agendados para as aulas para que nenhuma seja perdida e que o processo de habilitação seja atrasado ou prejudicado.

Após a execução das aulas teóricas, chega o  momento de fazer as aulas no simulador, que basicamente são um simulação virtual de como seria pilotar um carro. 

Essa é uma parte crucial da formação de um condutor, uma vez que, apesar de ser digital, é o primeiro contato com a responsabilidade de estar sob comando da direção sujeito a penalidades (mesmo que sejam penalidades exclusivamente figurativas, dentro da plataforma).

É necessário que o estudante de pilotagem erre no máximo 9 questões para que consiga passar na prova teórica de habilitação.

Depois disso, basta que o condutor que já passou na prova teórica efetue suas vinte aulas obrigatórias de prática de condução.

Um instrutor irá mentorar o aluno e ensinar algumas dicas que vão além do que é ensinado dentro do cronograma da autoescola, como dicas e macetes que podem fazer toda a diferença na hora de dirigir.

É interessante que o aluno preste bastante atenção no que lhe é passado para que não cometa nenhuma infração durante a prova prática, pois existe uma quantidade de pontos por infração que podem anular a prova imediatamente, obrigando o aluno a refazer a prova pagando uma taxa.

Dicas para passar de primeira 

De fato, tirar a carteira de motorista pela primeira vez é um processo que causa muito nervosismo e que pode ser muito difícil para qualquer um.

Estima-se que 60% das pessoas que fazem a prova pela primeira vez acabam reprovando e sendo obrigados a pagar por outra prova, caso queiram tirar a habilitação.

Por isso, aqui estão algumas dicas para ajudar aqueles que desejam passar de primeira na prova da autoescola.

Estudar é crucial

Primeiramente, aqueles que estão querendo se habilitar devem ter consciência que ao se inscreverem na autoescola, eles estão se preparando para conduzir um veículo com responsabilidade.

E para que não haja problemas na hora de pilotar um carro, moto ou qualquer outro veículo, é necessário que se estude, sim!

A informação que é passada nas apostilas são cruciais, tanto para se sair bem na prova, quanto para ser um bom condutor.

Pontualidade é importante

É de extrema importância que o condutor em formação se atente aos horários de aula para que não perca o momento certo de bater ponto com sua biometria.

O mesmo serve para os horários de prova, que se não forem seguidos à risca podem fazer com que se perca a prova e que seja remarcada.

Além de atrasar a habilitação de motorista, isso faz com que todo o processo se perca, ou seja, a pontualidade garante que o candidato não perca tempo.

Cautela e atenção

Como na prova teórica as questões são de “marque x” é interessante que o candidato preste bastante atenção e tome o maior cuidado possível, uma vez que pode sofrer com a confusão na hora de escolher questões com termos semelhantes.

E a pior parte é que não há como rasurar a questão ou voltar atrás. Uma vez marcada, não há nada que possa ser feito.

Enquanto na prova de pilotagem é necessário que o candidato não se deixe abalar por qualquer sentimento de ansiedade.

Uma boa maneira de fazer isso é recordar de tudo que foi passado nas aulas práticas e ter consciência de que o melhor foi feito enquanto se podia aprender.

A prática leva a perfeição

Se alguém que está passando pelo processo de habilitação para dirigir se sente incapaz, é necessário que vá aperfeiçoando as técnicas e conhecimento até que chegue o dia da prova.

Dessa maneira, a segurança que terá com a certeza de ter reforçado todo conteúdo e técnicas trará mais firmeza na hora de executar e, consequentemente, fará com que o candidato confie em si mesmo.

A autoconfiança no processo de conseguir uma CNH é de extrema importância.

Um piloto inseguro é um risco para a própria vida e para a vida dos demais.

E o resultado da prova acaba sendo só um reflexo do que aconteceria numa pilotagem real. 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -