Emprego & Formação

Currículo Lattes: dicas para deixar seu currículo impecável

21/04/2024

Quem está em busca e procura por um empregado, já deve ter procurado formas de elaborar um bom currículo.

Nisso, deve ter se deparado com o termo Currículo Lattes e o curriculum vitae.

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o que pode ser essas duas coisas.

As duas nomenclaturas servem para coisas distintas, que embora sejam parecidas, são para duas coisas diferentes.

Quem está dentro do meio acadêmico já deve ter ouvido falar sobre o Currículo Lattes e como ele é importante para mostrar as habilidades e competências do profissional.

Se ainda existe alguma confusão sobre os termos, o que se precisa saber sobre a diferença entre os dois, é que no curriculum vitae, o profissional preenche com seus dados profissionais e também com as experiências já realizadas com outras empresas.

Enquanto que o currículo lattes é mais específico para quem trabalha na área acadêmica, e por isso, o profissional preenche o documento com seus cursos e informações relacionadas ao aprimoramento da carreira.

A grande diferença entre os dois se dá sobre a formatação dos documentos, e também em como é feita apresentação deles.

No caso do curriculum vitae, o documento costuma ser encaminhado para as empresas durante o processo seletivo, é como se fosse um tipo de apresentação feita do candidato para os recrutadores ou organizações que estão contratando.

Tendo como principal foto as experiências profissionais, colocando toda a trajetória dentro do mercado de trabalho.

O principal objetivo do Currículo é mostrar aos recrutadores as experiências profissionais.

Enquanto que o Currículo lattes funciona da mesma maneira, mas nesse caso, ele é construído para mostrar o perfil acadêmico do candidato e, portanto, enviado para oportunidades de emprego mais voltadas para essa área.

Dentro do meio acadêmico, o currículo lattes é um dos mais usados pela grande maioria das pessoas.

Para os profissionais que têm interesse nessa área de carreira, ter esse tipo de currículo é fundamental para mostrar as especialidades e habilidades dentro do campo de estudo.

Esse tipo de currículo é feito através de um portal online e gratuito que pertence ao CNPq (Conselho Nacional Científico e Tecnológico), pela Plataforma Lattes.

O CNPq é um dos maiores órgãos que oferece bolsas de pesquisa científica no país e desde 1999 disponibiliza modelos gratuitos de currículo que precisam apenas ser atualizados por cada profissional.

O nome de currículo lattes se deu em homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, que na época foi considerado um dos maiores cientistas do país.

Além disso, o físico também se tornou um dos maiores contribuintes durante a criação do CNPq.

A intenção da criação desse tipo de currículo especializado para a área acadêmica, serviu para padronizar as informações voltadas para pesquisas dos cientistas e estudiosos.

Além da padronização do material, dentro da plataforma também é possível consultar as agências que oferecem bolsas de estudos de acordo com cada área.

Quem pretende se inscrever para uma iniciação científica, fazer um intercâmbio ou se inscrever para vagas de pós graduação, mestrado ou doutorado, precisa ter um currículo atualizado dentro da plataforma para que os recrutadores tenham acesso as informações acadêmicas.

Por exemplo, quando se é um estudante universitário com intenção de seguir carreira acadêmica estudando com bolsa de estudos por qualquer instituição que sejam, durante o processo seletivo, ou até mesmo na inscrição para participar dela, será pedido o link para o currículo lattes que inclui os dados básicos e específicos de cada candi...

Leia também: Modelo de currículo para conseguir a vaga tão desejada.

O currículo lattes precisa ser atualizado sempre que possível, ou quando uma nova informação e habilidade acontece na vida acadêmica do estudioso.

Com isso, todas as informações presentes ali precisam estar em dia, para que as chances de conquistar uma nova posição profissional aconteça o quanto antes.

É válido ressaltar que os cientistas e estudiosos, sempre participam de eventos que tenham a ver com a atualização da plataforma, ou com dicas e maneiras de atualizar o currículo, além de saber como melhorar as habilidades como níveis de conhecimento em idiomas por exemplo.

A atualização também requer resumos e foto para ser validada.

Isso é fundamental para que o currículo lattes seja válido e seja levado em consideração para avaliações de vagas futuras.

Além disso, é válido ressaltar que para quem deseja construir um currículo bem feito, pode seguir algumas dicas básicas para deixar o material impecável.