HomeSaúdeChá de boldo: benefícios para o organismo e receitas

Chá de boldo: benefícios para o organismo e receitas

-

O chá de boldo conta com uma série de nutrientes essenciais para o organismo humano, sendo recomendado também para pessoas com imunidade baixa. Para os indivíduos que possuem problemas com o fígado, ele incentiva a produção de bile. 

Neste artigo, trouxemos alguns benefícios essenciais que são fornecidos pelo chá de boldo. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto.

Para que serve o boldo Chá de Boldo?

chá de boldo
Créditos: baraoervamate.com.br

O chá de boldo conta com uma série de propriedades que ajudam a desinchar o corpo e a estimular a produção de bile pelo fígado humano. Ajuda os indivíduos que estão passando por problemas como dores de barriga e estômago. Geralmente, isso é causado devido à alimentação. No entanto, com a maior produção da bile, é mais fácil de digerir a carne e outros itens mais pesados que o indivíduo possa ter consumido. 

Hoje em dia, o produto também vem sendo utilizado na vida feminina como ajuda para fazer a menstruação descer quando está em atraso visto que causa leves contrações na parede uterina e consegue eliminar o endométrio. 

Propriedades do boldo

chá de boldo
Créditos: observatoriomanaus.com

Além de ajudar na digestão, pelo que é mais conhecido, o boldo também auxilia na aromaterapia em relação ao relaxamento de pessoas que estão passando por altas cargas de estresse diariamente. Isso acontece porque contam com substâncias calmantes que podem ser utilizadas no processo de óleos e até mesmo de cheiros. 

- Continua Depois da Publicidade -

O boldo vem se tornando referência para aliviar os músculos tensos e regiões faciais com rugas ocasionadas pelo estresse do dia a dia. Logo, também possibilita noites melhores e mais tranquilas de sono. 

Benefícios do chá de boldo

Listamos, abaixo, quais são os benefícios do chá de boldo que variam desde a ação calmante até o estímulo de bile no fígado. Portanto, continue a leitura conosco para saber o que preparamos para te ajudar. 

  • Maior produção de bile; 
  • Ajuda a menstruação descer;
  • Vem sendo utilizado como calmante em processos de aromaterapia;
  • Consegue relaxar os músculos; 
  • Aumenta o metabolismo e ajuda a emagrecer; 
  • Pode ser aliado de quem faz a prática de musculação; 
  • Auxilia pessoas que estão com dificuldade ao ir ao banheiro. 

O que não citamos antes é que, quando está associado à canela, também possui ação antioxidante, deixando assim, a pele com aparência mais bela e saudável. Os benefícios também aparecem nos fios de cabelo, que ficam mais rígidos e com aparência hidratada. 

Pode-se tomar a canela durante o dia sem problemas ou efeitos colaterais. Uma dica é usar ela como adoçante em vez do açúcar devido ao seu sabor adocicado.

Tomar chá de boldo todos os dias, faz mal?

Como a ciência costuma dizer, tudo que é feito ou ingerido em excesso pode acabar trazendo prejuízos para o corpo humano. O mais indicado, justamente pelas ações de relaxamento que proporciona, é tomar uma xícara por noite ou  menos. Nada, por exemplo, de tomar de manhã, de tarde, de noite e até mesmo durante a madrugada. 

Uma dica, para quem está buscando uma vida mais saudável, é variar nos chás. Dessa forma, consegue garantir que o corpo sempre terá variedades de nutrientes para que consiga utilizar no dia a dia. 

Por isso, tente variar ao optar também por chás de canela, maracujá e até mesmo morango – já existem alternativas bastante diversas em nosso mercado atual. 

Leia também: Idade gestacional: cálculo da data provável do parto

Chá de boldo faz a menstruação descer?

- Continua Depois da Publicidade -

Assim como o chá de canela, o boldo faz com que o útero tenha contrações e elimine o endométrio (pedaços de sangue e “pele” que saem durante a menstruação). Então, acaba sendo uma boa alternativa para as mulheres que estão enfrentando demoras para descer.

No entanto, não é recomendado para grávidas visto que o feto se encontra preso justamente neste endométrio. Logo, se houver a menstruação e expulsão dele pelo corpo, pode acontecer um abordo espontâneo.

O que muitas mulheres não sabem é que grávidas NÃO menstruam. A menstruação é a liberação do endométrio quando não há a fecundação. Se ela existisse durante a gravidez, todas sofreriam abortos ao liberar junto o feto. O que ocorre são sangramentos de naturezas diversas e que não se tratam do mesmo que a menstruação.

Chá de boldo emagrece ?

Os chás estimulam o consumo energético do metabolismo devido ao consumo maior de água. No entanto, vale salientar que o consumo de calorias não é tão elevado e não é possível conseguir resultados satisfatórios apenas com ele sem adotar medidas saudáveis e exercícios físicos. Além disso, o chá pode aumentar o peso do indivíduo caso seja consumido com açúcar. Até mesmo na quantidade de mel deve-se tomar os devidos cuidados.

Leia também: Medir a temperatura corporal: Quantos é febre em adulto e criança?

Como fazer o chá de boldo e receita

A receita é bastante simples para ser feita. Para isso, serão necessárias quatro folhas de boldo e 200 mls de água fervida. Basta colocar as folhas na água e, se preferir, adicione uma colher de mel. O mel é um adoçante natural que é considerado uma boa alternativa para substituir o açúcar de forma saudável sem prejudicar o metabolismo.

Outra dica, caso tenha receio de usar o mel e cortar o efeito, seria colocar uma pitada de canela. Assim, iria conseguir intensificar ainda mais os efeitos do chá de boldo justamente porque a canela também conta com ações metabolizantes e ajuda a diminuir a menstruação descer, assim como é aliada para a digestão. 

A canela pode ser ingerida diariamente como aromatizante da água. Basta deixar uma pitada dela dentro da garrafinha. Suas ações antioxidantes conseguem deixar os fios de cabelo mais saudáveis, assim como a pele. 

- Continua Depois da Publicidade -

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é e como o chá de boldo funciona em nosso organismo? Neste artigo, tentamos trazer de forma sintetizada sobre os benefícios dele e as vantagens de utilizar em nosso dia a dia, principalmente para as mulheres que sofrem com atrasos na menstruação. 

Não esqueça de comentar aqui com a gente quais são as suas receitas, como fazer. E, além disso, de vir conhecer outros posts do nosso portal para se manter atualizado sobre a saúde humana e doenças.

Leia também: DoTerra: Difusor e como fazer login

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -