HomeOutros AssuntosCampeonato carioca: saiba tudo sobre a competição do cariocão

Campeonato carioca: saiba tudo sobre a competição do cariocão

Web Stories

Tudo sobre o cariocão 

campeonato carioca

O Campeonato Carioca de Futebol, também conhecido como Cariocão, se trata do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Essa é a principal competição do estado brasileiro e os times competem a nível estadual. 

O campeonato carioca acontece desde 1979, quando ocorreu a junção entre as Federações: Carioca de Futebol e Fluminense de Futebol. A fusão deu origem à FERJ ao final do ano de 1978. 

O termo Carioca foi mantido na competição por razão da tradição. Isso porque o cubes do Rio de Janeiro, que ainda era a capital do Brasil, disputavam o campeonato Carioca ao invés do campeonato Fluminense. 

Outra razão do nome ter continuado na competição foi que o termo Carioca é o mais utilizado para denominar os moradores do estado brasileiro. Dessa forma, é um gentílico culturalmente utilizado no Rio de Janeiro. 

A primeira partida do Campeonato Carioca aconteceu em maio de 1906 no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O jogo aconteceu no campo da rua Guanabara com vitória do Fluminense em 7 X 1 contra o clube Paissandu. 

Essa é a terceira competição de futebol mais antiga do Brasil, ficando atrás do Campeonato Paulista e do Campeonato Baiano. Dessa forma, é até hoje uma das competições mais importantes do país. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre a competição, como funciona o regulamento, as classificações e muito mais. Confira!

Formato tradicional do Campeonato Carioca   

O Campeonato Carioca é uma das competições mais complexas do Brasil. Por isso, é normal que o funcionamento do campeonato estadual confunda a cabeça dos torcedores que se sentem perdidos em meio às regras da competição. 

Inicialmente, até os anos 60, as competições contavam com sistema de pontos corridos. Porém, com isso, por diversas vezes houve campeões por antecipação. Hoje, no entanto, o campeonato é dividido entre a Taça Rio e a Taça Guanabara. 

Entenda como funcionava o modelo de competição antes da pandemia do coronavírus que modificou o regulamento das edições de 2021 e 2022 da competição. Confira!

Formato da competição 

Nos anos anteriores, o Campeonato Carioca contava com 12 clubes divididos em duas equipes de 6 times, a divisão foi feita entre a Taça Guanabara e a Taça Rio. Os clubes divididos entre Grupo A e Grupo B teriam que disputar, um contra o outro, para avançar na competição. 

Dessa forma, com dois turnos de jogos, os 2 clubes mais bem colocados em cada grupo poderiam seguir para a próxima fase de semifinal. Bem diferente da edição de 2021 que contou com apenas um turno de jogos com 12 equipes. 

Sistema de pontos Campeonato Carioca

O saldo de pontos do Campeonato Carioca conta com contagem de pontuação mediante saldo de gols, gols pró e confrontos diretos na fase principal do campeonato.

Nas semifinais, com partidas de turno e returnos, os clubes contam com a soma dos pontos adquiridos. Para o sistema de desempate a competição contou com maior número de vitórias, saldo de gols e menor número de cartões amarelos ou vermelhos. 

Taça Guanabara e Taça Rio 

O campeonato Carioca conta com a divisão de clubes entre Taça Guanabara e Taça Rio. Ambas contam com vitórias individuais de seus clubes participantes e são prestigiadas na competição carioca. 

Porém, para entender melhor esse sistema presente no cariocão e prestigiado pelos torcedores e competidores, conheça a singularidade na história de cada uma delas. Confira!

Taça Guanabara 

A Taça Guanabara do Campeonato Carioca é uma das mais importantes do estado. Criada em 1965, o objetivo era classificar um time do Rio de Janeiro para competir na Taça Brasil, conhecida hoje como Campeonato Brasileiro de Futebol. 

Porém, cerca de sete anos após sua criação, a taça ganhou um novo significado para os cariocas e começou a contar como o primeiro turno no Campeonato Estadual. Em 2021, passou por nova ressignificação se tornando a fase principal da competição. 

Contudo, com o passar dos anos, o campeonato carioca passou por diversas transformações em seu formato e regulamento, mas o significado da Taça Guanabara se manteve em alta importância na competição. 

Taça Rio do Campeonato Carioca 

A Taça Rio foi criada um pouco mais tarde, em 1982. O objetivo dessa taça foi a tentativa de valorizar as partidas do segundo turno do Campeonato Carioca. Antes de ser oficialmente nomeado, o segundo turno contava com diferentes nomes ao longo dos anos. 

Os nomes eram substituídos anualmente e eram uma forma do campeonato homenagear diferentes ídolos estaduais que estiveram envolvidos na competição. Dessa forma, essas alterações aconteciam com frequência e confundiam a cabeça dos fãs. 

Assim como a Taça Guanabara, o segundo turno da competição também passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Porém, em 2017, conseguiu estabilizar um regulamento oficial. 

Contou com nova alteração provisória para as competições de 2021 e 2022 devido à pandemia da Covid-19. Contudo, promete retornar ao modelo original após o relaxamento mediante a crise sanitária nos próximos anos.  

Como funciona o campeonato em 2021

Os jogos estavam previstos para iniciarem no final do mês de fevereiro de 2021. Entretanto, a data contou com uma alteração e a competição começou no dia 2 de março. No dia 25 de abril terminaram a fase de grupos e, logo em seguida, começou a fase mata-mata. 

Devido à crise sanitária instalada mundialmente por conta da Covid-19, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro FERJ decidiu mudar o regulamento da temporada. Dessa forma, a competição ficou mais simples e contou com a diminuição da quantidade de jogos. 

Entenda as mudanças que ocorreram no regulamento da competição para o ano de 2021 e como isso afetou o formato da disputa em meio a pandemia do coronavírus. Confira!

Como funciona o campeonato em 2021 

A partir da temporada do Campeonato Carioca de 2021, o formato da competição passará a contar com um novo modelo, garantido até 2022. Dessa forma, o campeonato contará com um único turno onde 12 clubes do Estadual irão se enfrentar durante 11 partidas na fase de grupos com pontos corridos. 

Por isso, a competição seguirá com modelo que difere o campeonato nas edições passadas. Isso porque, em outras temporadas a competição acontecia em dois turnos distintos. 

Dessa forma, os quatro clubes que ficarem nas primeiras colocações da competição poderão disputar a semifinal, e dessa forma, em partidas no modelo eliminatório mais conhecido como mata-mata, duas equipes seguirão para a grande final em jogos de ida e volta. 

Taça Rio e Taça Guanabara no novo modelo 

Como o Campeonato Carioca não será disputado em dois turnos, como em edições anteriores, o protagonismo das taças Rio e Guanabara foi reduzido, mas elas ainda existem, mesmo que com formatos diferentes. 

Dessa forma, o clube que terminar as 11 rodadas da fase de grupos a liderança será o campeão da Taça Guanabara. Já o time que, para se tornar campeão da Taça Rio, os clubes que ficarem entre o 5° e o 8° lugar, poderão disputar entre si em formato mata-mata para garantir a Taça. 

Quais times disputaram o Campeonato Carioca em 2021?

TIMES CARIOCAS, UMA ANÁLISE – Gritos&Bochichos

O Campeonato Carioca de 2021 contou como a 123° temporada de uma das principais competições do país e a mais importante do Rio de Janeiro. Devido à pandemia do coronavírus, as mudanças no regulamento da competição modificaram o formato da competição.

Conheça os times que disputaram o Cariocão em 2021 e como funcionou as fases da competição com o novo regulamento e formato instalados. Confira!

Fase preliminar 

A fase preliminar do Campeonato Carioca aconteceu entre 16 de janeiro e 21 de fevereiro de 2021. Dessa forma, para compor a fase da competição, jogaram os 4 times classificados do 12° ao 15° lugar no último ano. 

Além disso, os dois times que foram promovidos da série B1 no ano anterior se juntou a competição formando os seis clubes competidores dessa fase: Americano, Friburguense, Nova Iguaçu FC, America, Cabofriense, e Sampaio Correia. 

Dessa forma, as seis equipes se enfrentaram em turnos únicos com cinco partidas para cada time. O clube que contar com o maior número de pontos durante as rodadas garante a participação na etapa principal do Cariocão. 

Neste ano, dentre os times que competiram na fase preliminar, o clube Nova Iguaçu FC avançou para a fase principal da competição. Além disso, todas as outras equipes, um total de cinco, que não avançaram para a próxima fase da competição foram automaticamente rebaixadas para a série A2. 

Fase Principal 

A fase principal do Campeonato Carioca de 2021 foi formada pelos times que compuseram a Taça Guanabara. A Taça foi disputada entre as 11 melhores equipes no Campeonato do último ano e o clube vencedor da fase preliminar. 

Dessa forma, a competição conta com 11 rodadas. A soma de pontos dos clubes durante as rodadas são decisores do campeão da Taça Guanabara. 

Os times competidores da edição 2021 foram: Bangu, Boavista – RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu (vencedor da fase preliminar), Portuguesa – RJ, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda. 

Enquanto isso, a competição da Taça Rio ficou entre os clubes da quinta a oitava colocação. Esses times também são os que não evoluíram para as semifinais da Taça Guanabara na fase principal da competição. 

Semifinais do Campeonato Carioca 

Os clubes que disputaram a Taça Guanabara do Campeonato Carioca e ficaram entre os 4 mais bem colocados foram: Flamengo, Fluminense, Portuguesa – RJ e Volta Redonda. Dessa forma, todos os quatro prosseguiram para a semifinal do campeonato e o Flamengo configurou o primeiro lugar na disputa para a próxima fase. 

Sendo assim, os times: Vasco da Gama, Nova Iguaçu, Botafogo e Madureira foram classificados para disputar a Taça Rio e não prosseguiram para as semifinais do campeonato carioca. 

Campeões da Edição 2021 

O campeão do Campeonato Carioca 2021 foi o Flamengo com vitória de 3 X 1 contra o Fluminense. Dessa forma, um dos maiores clubes do país conquistou mais uma taça do cariocão para sua coleção, sendo o clube que mais obteve vitórias na competição. 

Já a Taça Rio contou com a vitória do time Vasco da Gama contra Botafogo em um placar de 3 X 0 decidido nos pênaltis. Isso porque, durante todo o jogo, os clubes ficaram empatados. 

Conheça o maior campeão do Campeonato Carioca 

flamengo

Em maio de 2021, o Flamengo conquistou a 37° taça do Campeonato Carioca contra o Fluminense em um placar de 3 X 1. Dessa forma, o time segue na liderança no ranking dos clubes que obtiveram maior número de vitórias da competição. 

Conheça melhor a história do clube Rubro-Negro que representa uma das maires torcidas do Brasil, além de sua trajetória e o ranking com os maiores campeões do Cariocão. Confira!

Flamengo  

O Clube de Regatas do Flamengo é um time carioca popularmente conhecido como Flamengo, Mengo e Mengão. Com sede oficial no estado do Rio de Janeiro, a equipe fundada no bairro que carrega o mesmo nome, em 1895 para disputas de remo. 

Hoje, é um dos times de futebol mais bem sucedidos do país. O clube conta com rivalidade agressiva contra os clubes de futebol: Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama. 

Contando com diversas vitórias e glórias diante o cenário nacional de Futebol, o clube também conquistou um grande número de fãs. Segundo levantamento do DataFolha em 2020, 20% dos brasileiros se consideravam flamenguistas. 

Isso representa uma média de 41 milhões de pessoas que torcem para o Rubro-Negro. O valor é tão significativo que o Flamengo é considerado uma das maiores torcidas do mundo e a maior do Brasil. 

Trajetória do Rubro-Negro

Não é à toa que o Flamengo é um dos maiores vencedores do Campeonato Carioca e o time com maior torcida no Brasil. Com um alto número de vitórias e conquistas, o clube segue sendo um dos favoritos do país. 

Um dos grandes destaques da trajetória do Rubro-Negro é a conquista da Copa Intercontinental. O Flamengo foi o único time do Rio de Janeiro a conquistar o título em dimensão mundial. Dessa forma, também conquistou o reconhecimento da FIFA. 

Outro grande destaque são as conquistas das Copas Libertadores da América. O time carioca foi o único de seu estado a conquistar o título da competição duas vezes, uma em 1981 e outra em 2019. 

Além disso, decorrente das conquistas da Recopa Sul América, Mercosul e uma do Ouro Nicolás Leoz. Dessa forma, o Flamengo é o quinto clube nacional com mais títulos internacionais. 

Títulos nacionais 

File:Taça do Campeonato Carioca de 2012.jpg - Wikimedia Commons

O Flamengo também detém um alto número de títulos nacionais. Por decisão da CBF, o Rubro-Negro conta com um total de 7 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 da Copa Brasil, 2 títulos na Supercopa do Brasil e uma Copa dos Campeões.

Dessa forma, essas conquistas garantem ao Flamengo o segundo clube a obter mais títulos nacionais, ficando atrás apenas do Palmeiras. 

Além disso, o Rubro-Negro ainda conta com títulos regionais e estaduais como o Torneio Rio São Paulo, que venceu uma vez e trinta e sete vitórias no Campeonato Carioca, onde configura o topo da lista dos maiores campeões da competição. 

Líder Nacional do Ranking Folha

Graças ao alto número de vitórias, o Flamengo é o clube nacional que lidera o ranking Folha. O ranking conta com pontuações para títulos e vice-campeonatos que as equipes nacionais conquistaram em suas trajetórias. 

Dessa forma, o Rubro-Negro faz parte dos clubes brasileiros com maior somatório de títulos nacionais e internacionais. Além disso, é o quinto time nacional, com maior número de títulos internacionais. 

Também é o clube do Rio de Janeiro que conta com maior número de títulos oficiais de futebol a nível estadual. Sendo assim, um dos maiores clubes do Brasil conta com destaque entre os times de futebol do mundo. 

Grandes conquistas além do Campeonato Carioca 

Para se ter uma ideia da grandiosidade do Flamengo, não só no Campeonato Carioca, o clube conquistou o nono lugar no ranking de maiores clubes de futebol do século XX pela FIFA. Posição de prestígio e que foi conquistada através de uma trajetória de sucessos. 

Em 2019, conforme ranking elaborado pela IFFHS, o Flamengo conquistou o posto de melhor time da América do Sul e o 4° melhor do mundo. Além disso, o Rubro-Negro, juntamente com Santos e São Paulo, nunca foi rebaixado para a segunda divisão. 

Dessa forma, em 2019, ao lado do Santos, o Flamengo foi um dos únicos times de futebol que já conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro durante a mesma temporada. 

Além disso, em 2009 em uma partida contra o Santos, o clube com a maior torcida no Brasil, ainda foi o primeiro time a conquistar a marca de mil jogos na primeira divisão, visto o fato que jamais foi rebaixado, do campeonato brasileiro.

Outras modalidades esportivas 

O que poucas pessoas sabem, é que o Flamengo conta com outras modalidades esportivas além do futebol. Inicialmente criado como um grupo poliesportivo com foco em Remo, o Rubro-Negro permanece nesse esporte e em diversos outros. 

O  Flamengo conta com grande destaque em outros esportes e mantém a posição de grupo poliesportivo. Embora conhecido pelo futebol, o grupo também participa de outros esportes, conta com remo, polo aquático e basquete. 

Além disso, no Basquetebol, o Rubro-Negro é um dos times mais tradicionais do Brasil. Dessa forma, o clube de basquete do Flamengo já conquistou 46 títulos estaduais no esporte, além de sete brasileiros, um campeonato Sul Americano e uma Liga Sul Americana. 

Ainda, também conquistou uma liga das Américas, uma Copa Intercontinental FIBA e uma Champions League Américas. Dessa forma, não restam dúvidas de que, além do Campeonato Carioca, o clube também se destaca em outras modalidades esportivas. 

Curiosidade: Campeonato Brasileiro de 1987

A final da Copa do Brasil de 1987 gerou anos de brigas judiciais para o Flamengo. Isso porque, o time reivindicava o reconhecimento de sua vitória no campeonato que reconhecia o Sport como legítimo campeão. 

Em 2011, a CBF passou a defender a divisão do título do campeonato entre os dois times. Contudo, na época, a justiça considerou que seria ilegal realizar a divisão do título entre os times e a luta judicial continuou. 

Já em 2019, a CBF emitiu uma nota reconhecendo que de forma não oficial que o Flamengo foi o grande campeão brasileiro da Copa de 1987 após vitória do clube no campeonato nacional do mesmo ano. 

O título ainda segue em controvérsia. Porém, a CBF incluiu o ano de 1987 na lista de vitórias do clube, mas diferenciou os nomes de Copa do Brasil para Copa União. A decisão permanece sendo não oficial. 

Os maiores campeões do Campeonato Carioca 

O Campeonato Carioca contou com diversos títulos em diferentes edições. Dessa forma, outros times, além do Flamengo, obtiveram grande sucesso na história da competição e garantiram um acúmulo de títulos. 

O grande vencedor, o clube Rubro-Negro Flamengo, conta com 37 vitórias após a conquista mais recente do cariocão 2021. Sua primeira vitória foi em 1914 e o clube vem acumulando títulos desde então. 

Além disso, o Fluminense, um dos maiores rivais do Rubro-Negro, conta com o segundo lugar no ranking de vitórias no Campeonato Carioca. Sua primeira vitória foi anterior ao rival em 1906. 

O clube tem 31 títulos da competição e disputou contra o Flamengo em grande parte das finais do campeonato, incluindo a edição de 2021. Sua vitória mais recente foi no ano de 2012. Desde então o time chega perto, mas não ganha a competição. 

O Vasco da Gama, campeão da Taça Rio 2021, também é considerado um dos maiores rivais do Flamengo. O clube está logo atrás do Fluminense no ranking de títulos do Campeonato Carioca e conta com 24 vitórias desde seu primeiro troféu em 1923. 

O Botafogo bateu na trave em 2021 e quase conquistou a Taça Rio contra o Vasco da Gama. Em quarto lugar no ranking do Cariocão, o time conta com 21 vitórias no Campeonato Carioca. 

Lista dos maiores campeões 

Além desses times, nenhum outro chega tão perto a ponto de ameaçar o lugar de cada um desses 4 clubes mais bem colocados no ranking dos campeões do Campeonato Carioca. Confira a lista a seguir e conheça os 8 mais bem colocados. 

  • 1° lugar – Flamengo com 37 vitórias no cariocão;
  • 2° lugar –  Fluminense com 31 títulos;
  • 3° lugar – Vasco da Gama com 24 vitórias no cariocão;
  • 4° lugar – BotaFogo com 21 troféus do Campeonato Carioca;
  • 5° lugar – América, bem atrás com apenas 7 títulos;
  • 6° lugar –  Bangu está bem distante dos outros colocados com apenas 2 vitórias do cariocão;
  • 7° lugar – São Cristóvão com apenas 1 vitória do Campeonato Carioca;
  • 8° lugar – empatado com o de cima, Paissandu também detém apenas um troféu do cariocão.

Quando analisados os números, podemos verificar que o Flamengo e o Fluminense protagonizaram os campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e, enquanto um consegue ameaçar o outro, os demais clubes estão bem distantes no ranking.

Campeonato Carioca: fatos interessantes

campeonato carioca

Com tantos anos de tradição e considerado a maior competição estadual do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil. O Campeonato Carioca conta com uma história cheia de curiosidades interessantes para os fãs de futebol. 

Confira as maiores curiosidades do campeonato estadual do Rio de Janeiro a seguir. 

Final em outras cidades

Uma das maiores cidades do país, o Rio de Janeiro também se tornou sede da grande maioria das finais do Campeonato Carioca. Entretanto, em raras ocasiões, a decisão foi tomada em outras cidades. 

Na edição de 1906, primeira temporada do campeonato, a final aconteceu no Campo Cricket e Associação Atlética em Niterói. 

Já na edição de 2013, a competição fugiu a regra mais uma vez e foi decidida fora da cidade maravilhosa. Nessa temporada, o jogo final aconteceu em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. 

Primeiro campeão da competição 

Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece, esse é o caso do clube que inaugurou as vitórias do campeonato em 1906. O Fluminense venceu do Paissandu na final em Niterói e garantiu o primeiro Título do cariocão. 

Apesar de não configurar o maior campeão da competição, o clube ainda conta com o segundo lugar no ranking de maiores campeões do campeonato carioca com 31 títulos, perdendo apenas para seu maior rival, o Flamengo. 

Maior campeão e vice campeão 

Já não é novidade que o Flamengo é o maior campeão de todos os tempos do Campeonato Carioca. Contando com sua última vitória na grande final em 2021, o clube conta com 37 títulos no cariocão. 

O que poucos sabem, é que o Rubro-Negro também é o maior vice campeão da competição Estadual do Rio de Janeiro. O time chegou à final 33 vezes sem conseguir levar o título. 

Maior Jejum do Campeonato Carioca 

Jejum é o termo utilizado para denominar o tempo em que um time demora para garantir outro título. Sendo assim, para determinar o maior jejum da competição é necessário analisar qual clube ficou mais tempo segurando o grito da vitória entre uma edição e outra. 

Dessa forma, o Botafogo conta com o título de maior período sem ocupar o primeiro lugar no cariocão. Foi ao todo 21 anos entre um título e outro que configura os anos de 1968 até 1989, quando conquistou o troféu mais uma vez. 

Além disso, o mais interessante, é que a quebra de jejum aconteceu em cima de um dos seus maiores rivais: o time do Flamengo. O Glorioso conseguiu a vitória em uma final histórica que contou com o gol da vitória de Maurício. 

Maior goleador da competição

Embora muitos fãs esperem que o maior artilheiro do Campeonato Carioca seja um jogador do Flamengo, a verdade é outra. Apesar de configurar o terceiro lugar no ranking dos campeões da competição, o Vasco da Gama conta com o maior goleador de todos os tempos. 

Dessa forma, o atacante do Vasco, Roberto Dinamite, fez um total de 284 gols na história da competição estadual do Rio de Janeiro entre os anos de 1978 e 1985. 

Contudo, o Flamengo ainda conta com uma vantagem em número de gols. Isso porque, o time que obteve o atacante que mais fez gols em uma única edição foi o Rubro-Negro. Na edição do ano de 1941, Sylvio Pirillo, conseguiu marcar 39 gols em um total de 30 jogos. 

Jogador mais eleito como o artilheiro da competição 

O jogador mais eleito como o artilheiro da competição foi Romário. O atleta conseguiu conquistar essa posição durante sete edições, sendo quatro para o Flamengo e três jogando pelo Vasco da Gama. 

Além disso, mais um fato impressionante sobre o feito de Romário foi que o artilheiro conseguiu conquistar essa posição de forma consecutiva durante cinco vezes entre as temporadas de 1996 e 2000. 

Jogador com mais títulos do Campeonato Carioca 

O jogador que mais conquistou títulos durante as edições do Cariocão foi o atleta Oswaldo Gomes. Dessa forma, com um total de 8 títulos estaduais pela competição, o ex-jogador do Fluminense venceu a primeira edição da temporada em 1906 e das próximas edições consultivas até 1909. 

Em seguida, voltou a se destacar nas temporadas de 1911,1917,1918 e 1919. O que o tornou o jogador com maior número de títulos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. 

Curiosidades sobre o Campeonato Carioca 

Além disso, a competição estadual também conta com outras curiosidades em seus mais de cem anos de tradição. Dessa forma, prestigiado no país, a competição conseguiu consagrar grandes nomes. Confira!

  • Joel Santana foi o técnico recordista do campeonato com vitórias para o Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo;
  • O técnico com maior número de vitórias no campeonato, Flávio Costa, contou com nove conquistas entre os times do Vasco e Flamengo;
  • A maior goleada do Campeonato Carioca de 24 X 0 do Botafogo contra o clube Mangueira;
  • O artilheiro Gilbert Hime foi o jogador que mais marcou gols em uma partida contando com 9 gols durante a goleada histórica do Botafogo contra o Mangueira;
  • O Flamengo é o maior time invicto do campeonato estadual do Rio de Janeiro com sete conquistas sem nenhuma derrota na competição;
  • O Botafogo e o Fluminense foram os times que mais participaram do Campeonato carioca com 116 participações.

Além disso, a pandemia decorrente do coronavírus não foi a primeira a afetar o Campeonato Carioca. Isso porque, no ano de 1918, a competição contou com uma paralisação quando houve o alastramento da Gripe Espanhola no Brasil. 

Contudo, a epidemia gerou problemas para a competição. Isso porque, na época, o clube do Fluminense estava trilhando o caminho para a vitória quando os jogos contaram com uma paralização de dois meses devido à epidemia. Porém, ao fim dessa luta contra a gripe espanhola, o jogador Archibald French veio a óbito e o time perdeu por WO ao não comparecer nas últimas rodadas.

 Campeonato Carioca: um dos mais importantes do país

Apesar de contar com uma seleção complexa e regras que podem alterar de tempos em tempos. Além das reformulações do regulamento da competição, o cariocão é um dos campeonatos mais assistidos do Brasil.

Dessa forma, o campeonato que possui mais de um século de tradição, configura lugar de destaque nas competições nacionais e é um dos mais antigos do país. Além disso, retém história, adaptações e muito mais.

VEJA TAMBÉM: Liga dos Campeões: história, times e curiosidades

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -