Redes Sociais

Whatsapp Business: Use o app para alavancar seu negócio

24/03/2024

O Whatsapp Business tornou-se indispensável para todas as empresas que querem estar mais perto dos seus clientes com um canal direto de comunicação.

Criado há três anos exclusivamente para fins corporativos, tem ganhado diariamente milhares de adeptos que têm encontrado a oportunidade de vender mais e estabelecer um novo nível de relacionamento.

Mas se o seu negócio ainda não utiliza a versão business do Whatsapp, vamos explicar mais sobre suas funcionalidades, curiosidades e tudo o que você precisa saber para baixar logo o aplicativo no seu número corporativo.

Antes de falarmos da versão corporativa, vamos relembrar um pouco sobre a história do mensageiro que mudou a história da humanidade.

O Whatsapp foi criado no ano de 2009 pelos americanos Brian Acton e Jan Koum, profissionais com passagem pelo Yahoo!.

A ideia era inspirada nos grandes mensageiros que ficaram marcados na nossa memória, como o ICQ, o MSN, entre outros.

Porém, agora a troca de mensagens sairia da tela do computador para a tela do celular.

Para dar vida ao novo aplicativo, os fundadores entraram em contato com o programador russo chamado Igor Solomennikov.

O projeto inicial era ser uma alternativa ao SMS, que gerava muita insatisfação aos usuários por não ser instantâneo e ser muito custoso pois cada mensagem gerava custos que iam embora com os créditos muito facilmente.

Em novembro daquele ano, o whatsapp foi lançado em novembro para Android e iOS.

O sucesso foi repentino e avassalador.

Dois anos depois, o mensageiro já estava entre os 20 aplicativos mais baixados no Play Store e no App Store.

em 2013, o seu valor de mercado já batia na casa de 1, 5 bilhão de dólares.

Com tanto sucesso, o aplicativo fez com que gigantes do mercado ficassem de olho e provocar uma concorrência para ter as vantagens do programa e aumentar seu portfólio de produtos.

Quem veio com tudo foi o Facebook, de Mark Zuckerberg.

Em 2014, o conglomerado que já tinha adquirido o Instagram comprou o whatsapp pelo valor de 16 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, assim ampliando o seu portfólio de serviços e aumentando a sua liderança no mercado.

No ano seguinte à compra pelo Facebook, o aplicativo começa a ser aberto também pelo computador através do Whatsapp Web, serviço disponibilizado inicialmente pelo Chrome e depois pelo Opera e Firefox.

Uma das grandes dúvidas que existiam era sobre a necessidade de cobrança anual do mensageiro, o que precisou ser respondido pelos seus criadores em 2016, negando veementemente que haveria a necessidade de se pagar para usar o aplicativo.

Os números que cercam o whatsapp demonstram toda a força e pujança deste aplicativo que veio para revolucionar a forma como conversamos e tem destaque como um dos maiores mensageiros do mundo:.

As últimas mudanças vindas do aplicativo aconteceram em 2019 e 2021.

Dois anos atrás, foi inserido o subtítulo “From Facebook”, identificando claramente todos os produtos pertencentes ao seu portfólio.