HomeEmpresas & NegóciosMagazine Luiza é confiável? É seguro comprar no site online?

Magazine Luiza é confiável? É seguro comprar no site online?

-

Você com certeza deve conhecer a Magazine Luiza, ela atualmente é a queridinha do e-commerce.

Foi pioneira no Marketplace, que faz um enorme sucesso até hoje e ajudou a alavancar suas vendas. Mas não foi apenas isso que ajudou a Magazine Luiza a crescer e ser o que é hoje em dia.

Como vamos ver a Magazine Luiza apesar de ser muito mais conhecida no e-commerce ela iniciou suas atividades em 1957 com lojas físicas.

E até hoje a Magazine Luiza vem expandindo seus negócios cada vez mais. E chega a fazer frente contra as suas principais concorrentes, que são Casas Bahia e Lojas Americanas.

Mas vamos ver um pouco mais da história da Magazine Luiza e como ela se tornou a grande varejista. Além de como funciona seu site e algumas curiosidades.

História da Magazine Luiza

- Continua Depois da Publicidade -

A história da Magazine Luiza começa bem longe do mercado digital. Ela começa mais precisamente em Franca 1957.

Quando Luiza e Pelegrino que era caixeiro viajante começaram uma loja de presente chamada Cristaleira que iria se chamar Magazine Luiza graças ao envolvimento da cidade.

As primeiras expansões se iniciaram por cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. 20 anos após sua inauguração a Magazine Luiza já possuía mais de 30 filiais.

E isso era apenas o começo pois nos anos 90 se iniciou o que a Magazine Luiza chamaria de Novo ciclo, com Luiza Helena Trajano.

Luiza Helena é sobrinha do casal de fundadores que desde sua adolescência já vinha atuando na loja. Mas aos 18 anos ela ingressa definitivamente na Loja e sua participação seria fundamental para o desenvolvimento e expansão da loja.

Ela é quem seria responsável pelas ações de marketing que faria sucesso nos anos seguintes.

Dentre outras coisas Luiza seria responsável por desenvolver o e-commerce em uma época em que a internet ainda engatinhava.

Mas esse pioneirismo fez a Magazine Luiza ser reconhecida em escala nacional, porém esse reconhecimento ainda teria de esperar por alguns anos. 

- Continua Depois da Publicidade -

Hoje em dia a Magazine Luiza possui mais de 1000 lojas e mais de 40.000 empregados. Seu site atualmente é um dos maiores em relação a vendas online, só em 2020 faturou 12 bilhões. Esses valores são de vendas online e integrada as lojas, mas tudo isso foi graças a muitos anos de pioneirismo no marketing digital.

Mas agora vamos entender um pouco mais sobre como funciona o e-commerce da Magazine Luiza e suas ações.

Um pouco mais sobre a magalu 

Para entendermos melhor como funcionam os negócios da magalu, primeiro temos que entender mais da sua estratégia. E como nós falamos acima a estratégia é toda voltada para buscar digitalizar os seus serviços.

A estratégia tem como objetivo digitalizar as lojas físicas, buscar a multicanalidade (integração entre loja e site), transformar o site em uma plataforma digital, e promover a cultura digital.

Você pode conferir tanto a estratégia, missão e valores no site Magazine Luiza. Mas como podemos ver a estratégia da Magazine Luiza é toda voltada ao mercado digital, e para isso ela teve uma ajuda.

Essa ajuda a desenvolver fica por conta do programa Parceiro Magalu, onde qualquer pessoa pode ter sua loja. Nessa loja o criador pode escolher seus produtos e anunciar uma comissão por produto vendido. A magazine oferece conteúdos para que o criador possa divulgar seus produtos e para que sua loja tenha resultados efetivos.

Essa ação com certeza ajudou muito a Magazine Luiza a ter mais vendas. Além de ser uma tendência que muitas outras varejistas também passaram a fazer nos últimos anos.

Segurança nas compra com a Magazine Luiza

A segurança e a otimização nos serviços digitais é um dos principais objetivos do Magazine Luiza. Assim além de constantemente ser premiada como uma das melhores empresas para se trabalhar. Ela também é constantemente reconhecida pela sua inovação e e-commerce seguro.

- Continua Depois da Publicidade -

Em 2016 ela recebeu o “E-awards Brasil 2016 E-commerce APP” sendo o melhor aplicativo para dispositivos móveis.

E não apenas de prêmios vive a reputação da Magazine Luiza, ela também é muito querida pelos seus usuários. E sua média no reclame aqui é nota 8/10 que é considerado ótimo.

São um total em 96,9% de reclamações respondidas, 90,7% de índice de solução. O que faz dela uma empresa bastante segura para se fazer negócio, deste modo ela é uma boa opção. Pois acima de tudo ela preza pelos seus canais digitais e oferece suporte e atendimento aos seus clientes.

Subsidiárias

Ao longo dos anos assim como a maioria das loja passaram a ter subsidiárias, que em sua maioria tem relação com seus negócios.

Em geral elas são empresas de crédito, logística e alguns canais e seguros. Mas dentre essas subsidiárias algumas merecem receber algum destaque pois se tratam de empresas bastante conhecidas pelo público.

Vamos ver algumas subsidiárias que são mais conhecidas e que talvez o público não saiba que fazem parte do grupo Magazine Luiza. Vamos ver quais são eles:

  • Netshoes: A empresa de artigos esportivos online. Diferente da Magazine Luiza, ela não possui nenhuma loja física. Apesar de oferecer artigos esportivos, seu foco principal são as vendas de calçados. Ela foi comprada pela Magazine Luiza por 115 milhões de dólares em 2018.
  • Época cosméticos: A loja de cosméticos da revista época também faz parte do grupo Magazine Luiza. Ela trabalha com uma linha de perfumaria e cosméticos que são originais e importados. Foi comprada pela Magazine Luiza em 2013 por 25 milhões de dólares.
  • Estante Virtual: Essa foi a compra mais ousada da Magazine Luiza que passa a entrar de vez no ramo de livros. Ao adquirir a Estante Virtual o grupo Magazine Luiza entra em um mercado que está em ascensão.

Portanto, esses são os casos mais famosos de empresas que fazem parte do Grupo Magazine Luiza. Como dissemos anteriormente, essas não são as únicas mas sim as principais.

A Magazine Luiza assim como as Lojas Americanas decidiu apenas focar em empresas e serviços que complementam o que já é oferecido. E isso é algo que pode ajudar a não ter dinheiro a perder dinheiro nem ter de realizar um investimento em algo desconhecido as vezes é perigoso.

Mas vamos ver algumas curiosidades a respeito do Magazine Luiza e suas histórias.

Curiosidades

Agora vamos falar um pouco mais a respeito das curiosidades do Magazine Luiza. Essas são algumas perguntas que você com certeza deve se fazer com relação a serviços e personagens da Magalu. 

E também para contar algumas histórias que às vezes podem acabar por ficar esquecidas e merecem ser relembradas. Ou para contar com mais detalhes outras coisas que não são tão bem explicadas.

Mesmo se tratando de personagens fictícios e propagandas. Esses são fatos que têm muito a ver com a história da Magazine. E com a história de muitos de nós, por isso vamos às curiosidades do Magazine Luiza.

Lu da magalu

A Lu da Magalu é com certeza o que faz muitas pessoas se engajarem e terem simpatia com a Magazine Luiza. E é claro que ela tem uma legião de fãs que adoram e querem saber mais sobre ela. Por isso resolvemos dar um pequeno espaço para ela, que é a cara da Magazine Luiza. Portanto vamos saber mais sobre ela.

A Lu não é uma garota propaganda, ela é uma especialista de Marketing digital. Ela foi criada em 3D não sendo inspirada em nenhuma pessoa específica. Assim como sua imagem, sua voz também é um programa ou seja qualquer pessoa pode falar que a voz dela sairá como ela é.

Para muitas pessoas ela é o mascote mais simpático, embora tanto ela quanto a Magazine Luiza não a coloque nesta posição. Pois como falamos acima ela é especialista em marketing digital e por um acaso ela é feita em 3 D.

Assim como o baianinho no passado serviu para que o público tivesse uma empatia com as Casas Bahia no passado. A Lu da magalu hoje em dia tem esse papel de simpatia, ela tem um papel de cativar um público jovem e adulto. Um público que deseja saber mais sobre a plataforma e como realizar investimentos.

Por que o nome Magazine Luiza?

Muitas pessoas pensam que Luiza era por causa do nome da sua fundadora. Mas na verdade não é a história é bem mais curiosa. O casal Luiza e Pelegrino já tinham a ideia do seu negócio mas não sabiam qual seria o nome. Até que o casal teve a ideia de realizar um concurso para saber qual o melhor nome.

Na rádio os proprietários convocaram os ouvintes para escolher qual o nome poderia ser ideal para a loja de presentes. E como na cidade de Franca havia uma vendedora bem famosa que se chamava Luiza ficou como Magazine Luiza. O nome famoso que conhecemos até os dias de hoje.

Muitas especulações geram em torno deste nome, mas agora você sabe a real razão. Embora não deixe de ser muita coincidência a vendedora seja o mesmo nome da dona da loja. Mas nada é por acaso.

Sua história no e-commerce

A sua história no e-commerce basicamente começa quando a internet passou a se popularizar pelo Brasil. Em 2000 a Magazine Luiza criou seu site oficial, e foi uma das pioneiras no e-commerce. Embora o mesmo seja até bem mais famoso do que suas lojas físicas de fato. 

Mas as vendas digitais começaram nos anos 90 com as primeiras ações que visavam as vendas pela internet.

Ainda sem um domínio, o conceito de lojas virtuais eram terminais que apresentavam informações sobre o produto. Os vendedores serviam para orientar os clientes no processo, os produtos chegavam 48 horas após a compra dos produtos.

Duas décadas após essa ação inovadora ganha força e os celulares substituem os terminais de venda. E atualmente são mais de 800 pontos de venda sem produtos em exposição e sem estoque, com exceção de celulares.

Mas de fato até os dias de hoje a Magazine Luiza é sinônimo de inovação quando o assunto é e-commerce.

As propagandas e programas de fidelidade

As propagandas foram o que fizeram o sucesso da maior parte dos varejistas nos anos 90. E no caso da Magazine Luiza não foi diferente. “As campanhas Super Liquidação” e “Só hoje”. Essas propagandas foram a fórmula do seu sucesso e aqui também não foi diferente.

E essas não foram as únicas campanhas que surtiram um efeito positivo para empresa. Ela também teve as bem sucedidas campanhas em 2018 do “7 X 1” e “eu meto a  colher sim”, a fim de denunciar violência contra mulher.

Essas campanhas garantem o maior número de televisores vendidos na copa do mundo de 2018. Deixando para trás concorrentes veteranas como Casas Bahia.

Isso mostra que a por mais que ela esteja no mundo digital ela sabe que a propaganda é a alma do negócio. E que mesmo sem a forte presença da televisão o jeito é se adequar aos poucos segundos do Youtube. E realizar um trabalho de acordo com os padrões atuais.

Essas propagandas e ações de marketing fizeram com que nos anos 90 o estoque de natal e ano novo fosse esgotado todo em um dia.

Isso devido a um desconto de 70% quando não era comum ter saldões com desconto tão alto. Mas essa não foi a única ação de marketing efetiva que havia na manga da Magalu.

Em 2005 também criou uma campanha chamada Dia Ouro para recompensar e prestigiar clientes fiéis à marca. Esse evento ofereceu descontos exclusivos, sorteio de prêmios e condições diferenciadas de pagamento para esses clientes. Já em 2006 Magalu conquistou mais de 1 milhões novos clientes.

Conclusão

Portanto, esses foram os fatos principais da história do Magazine Luiza, uma empresa que foi pioneira em e-commerce antes do boom da internet. Ela cresceu de forma ascendente e é um exemplo de que uma estratégia seja ela qual for. Afinal foram quase vinte anos para que o e-commerce da Magalu passasse a ser como nós conhecemos hoje em dia.

Deste modo, todo planejamento a longo prazo traz consigo uma grande recompensa. Portanto nós vamos ficando por aqui espero que tenha gostado do nosso artigo. E que ele possa ter agregado aos seus conhecimentos. E que possa se inspirar em mais essa história de sucesso de visionários brasileiros

O Flame produz uma série de conteúdos relevantes com resenhas e reviews, que tal conhecer mais de nossos textos ao conhecer nossa categoria exclusiva? Clique aqui!

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -