Entretenimento

A Fazenda: confira a história de todas as edições

24/03/2024

A Fazenda é um reality show exibido pela emissora TV Record desde 2009, o reality consiste em colocar personalidades conhecidas da mídia em confinamento no meio rural com desafios diários com a proposta de mostrar ao público um lado desconhecido e mais humanizados dos participantes.

Desde a sétima edição que o programa conta com data programada para acontecer, iniciando no mês de setembro até a primeira quinzena de dezembro.

Antes disso, o reality show não tinha data programada e podia acontecer a qualquer momento, tendo edições que começaram em maio, junho e julho, por exemplo.

Os participantes de A Fazenda tem que lidar com os deveres típicos da vida rural diariamente, sendo privados de qualquer comunicação com o mundo fora do reality show, enquanto são acompanhados por câmeras 24 horas.

Além disso, os competidores de A Fazenda, ainda sofrem desafios de convivência por dividirem a casa entre cerca de 20 participantes, número total na edição mais recente de 2020 e confirmado para a edição de 2021.

Indo ao ar desde 2009, A fazenda passou por diversas mudanças como cenário, sede e apresentador.

Conheça a trajetória do programa que ganha maior audiência em cada nova edição.

O reality show da TV Record, A Fazenda, é uma versão brasileira do reality show The Farm, criado em 2001 na Suécia e vendido para mais de 40 países.

Foi apenas em 2009 que o reality ganhou sua versão nacional indo ao ar em 31 de maio.

A ideia do programa foi originalmente de Alexandre Frota, que em viagens ao exterior assistiu ao reality em um quarto de hotel e trouxe a ideia para a TV Record.

A emissora comprou a ideia de imediato e inicialmente Alexandre Frota seria o diretor-geral do programa.

Entretanto, o ator Alexandre Frota acabou indicando Rodrigo Carelli para o cargo de diretor-geral, ficando apenas como subdiretor.

Carelli permanece a frente do reality show até hoje e Alexandre Frota abandonou o projeto no mesmo ano de estreia.

A sede do reality A Fazenda acontecia inicialmente em Itu, interior de São Paulo.

Todo o local foi construído do zero pela TV Record para receber os participantes e todas as edições do programa até o ano de 2016 aconteceram lá, quando a emissora optou por cancelar a temporada, pois, acreditava que o público estava saturado.

O cancelamento da edição do programa em 2016 gerou a indignação dos fãs que se manifestaram através das redes sociais.

Após considerar o apelo do público, a emissora decidiu retomar as gravações no ano seguinte.

Em 2017 a TV Record comprou um terreno em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, para a construção da nova sede do reality que permanece sendo local das gravações de A Fazenda até hoje.

O Programa contou com três apresentadores até o momento e hoje está em busca do quarto para compor a nova edição do reality show.

Os motivos da saída dos apresentadores são diversos.

O primeiro apresentador do programa foi Britto Jr, que ficou a frente de A Fazenda desde a primeira temporada em 2009 até a sétima temporada em 2014.

O motivo de sua saída foi devido a atritos com o Diretor Rodrigo Carelli.

Recentemente, durante uma entrevista na rádio Jovem Pan, no programa “De Tudo um Pouco” o apresentador afirmou que a direção do reality é ditatorial e que massacra apresentadores desde a primeira edição.

O segundo apresentador do reality show foi Roberto Justus, a frente de A Fazenda de 2015 a 2017 nas temporadas oito e nove do programa.

Após ser criticado como apresentador do programa, o empresário explicou que deixou o cargo porque seu salário era muito alto para a emissora manter a longo prazo.