HomeTecnologia & InternetDiscord: história, curiosidades e tudo sobre

Discord: história, curiosidades e tudo sobre

Web Stories

O Discord é mais um a somar coisas boas e contribuir, facilitando a comunicação humana, cada vez mais importante.

A comunicação sempre teve um papel crucial na vida e evolução humana. E a interação social sempre exerceu uma função importantíssima no desenvolvimento humano.

Não são poucas as opções de aplicativos e plataformas que dão sua parcela de contribuição para tornar a comunicação cada vez mais fácil, rápida e interativa.

Há momentos em que ela deve ocorrer de forma o mais rápida possível, como é no mundo dos jogos virtuais e dos gamers.

Muitos jogos ocorrem de forma mais interativa, envolvendo duas ou mais pessoas – às vezes bem mais mesmo – e é preciso um jeito rápido de estabelecer comunicação.

Por isso foi criado o Discord, para estabelecê-la da melhor forma possível entre esses usuários.

Porém, apesar de seu propósito inicial, rapidamente rompeu as barreiras do mundo gamer e foi ocupando espaço entre os demais grupos de interação.

O que é Discord?

Canal: Dune 

Discord é um aplicativo de comunicação via texto, áudio ou vídeo, e atualmente é muito popular entre os gamers.

Desde o início, o Discord foi projetado para a comunicação entre os jogadores online, por isso é bastante utilizado por esse público.

Mas pessoas de outras áreas também o utilizam, tanto que atualmente já são mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo.

Um dos fatores que mais contribuem para o seu sucesso é sua versatilidade de uso, pois é compatível com diversos sistemas operacionais.

Em relação aos computadores, o app é disponibilizado para os sistemas MacOS, Microsoft Windows e Linux.

Nos smartphones e tablets, também há suas versões disponibilizadas para Android e iOS.

Além do mais, ainda é possível ter acesso ao Discord por meios de sua plataforma online nos navegadores Web, a qual pode ser acessada por todos os dispositivos, através do site.

E é devido a essa versatilidade, em relação a sua compatibilidade, que o app é tão popular entre os gamers, e alcança pessoas de fora desse grupo, que queiram estabelecer uma boa comunicação entre amigos, familiares ou no trabalho.

História

discord bots
Créditos: canaltech.com.br

O aplicativo foi criado no ano de 2015 pela Hammer & Chisel, uma empresa desenvolvedora de jogos, criada por Jason Citron.

Seu lançamento foi no mês de maio (dia 13), e já no mês de dezembro do ano posterior (2016), possuía 25 milhões de usuários.

Inicialmente, a plataforma de comunicação foi criada para o jogo Fates Forever, um jogo de ação e RPG. E é considerado o primeiro MOBA (multiplayer online battle arena/arena de batalha multijogador online) voltado para aparelhos móveis.

Rapidamente o serviço se popularizou entre os usuários de eSportes (esportes eletrônicos), devido a gratuidade dos serviços e da comunicação precisa e de baixa latência.

A latência é o tempo que os comandos levam para percorrer a rede, e é de extrema importância para para os usuários de jogos online, tanto na comunicação quanto nos próprios movimentos dos jogos.

Tamanho foi o sucesso,  que a empresa desenvolvedora mudou seu próprio nome para Discord.inc também.

Atualmente, já são mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo, tanto gamers quanto pessoas comuns, que utilizam o serviço para se comunicar em grupos.

Como criar uma conta?

discord download
Créditos: store.epicgames.com

Para ter acesso ao conteúdo do app é preciso criar uma conta, se registrando na plataforma através do número de telefone ou endereço de e-mail.

passo a passo para acessar o Discord:

1º passo – é preciso acessar sua versão Web ou instalar o aplicativo no dispositivo. Para a versão android, clique aqui.

2º passo – é necessário fazer o registro no app, criando uma conta ou com um e-mail ou com o número do telefone.

3º passo – inserir o nome de usuário, que é o nome pelo qual as outras pessoas irão o chamar. Ele pode ser alterado sempre que necessário.

Ainda nesse passo, é preciso salvar uma senha que tenha entre 6 e 128 caracteres.

4º passo – inserir a data de nascimento e clicar em “criar uma conta”, aceitando assim os termos e a política do Discord. E Pronto! a conta já está criada.

Como fazer amizades?

discord login
Créditos: tudocelular.com

No que diz respeito a encontrar e conseguir amigos, a plataforma assemelha-se mais ao WhatsApp.

Essa semelhança se deve ao fato de no Discord ser necessário inicialmente a DiscordTag dos outros usuários, que é um código de cadastro de cada um, assim como no WhatsApp é necessário o número de telefone.

Isso se deve aos motivos da criação, voltados para a comunidade gamer e para a comunicação de grupos com um mesmo interesse, ou seja, o aplicativo não foi criado para procurar novos do zero, sem nenhum contato, mas sim facilitar a comunicação entre um ciclo de amigos.

Um usuário, normalmente, acessa o aplicativo já um motivo premeditado, seja criar um grupo para se comunicar durante os jogos; conversar entre amigos, familiares, colegas de trabalho, etc.

De uma maneira mais geral, o objetivo inicial do Discord não é o de procurar novos amigos, mas sim facilitar a comunicação  e fortalecer os laços de amizades com os velhos e já conhecidos.

Isso se refere aos passos iniciais dentro do aplicativo, depois, assim como também acontece com o Whatsapp, é possível ser adicionado a grupos maiores e aumentar o número de amigos.

De todo modo, há basicamente 4 modos de fazer amizades no Discord inicialmente:

1º modo – possuir a DiscordTag de outro usuário.

Essa primeira forma, pode-se dizer que é o meio que mais possui os traços primordiais da plataforma.

Para adicionar amigos é preciso possuir a DiscordTag do outro usuário, deste modo, é um ciclo mais restrito inicialmente. E com isso enviar uma solicitação de amizade através desse código do outro usuário.

Fazendo novamente uma analogia ao Whats, é como obter o número de contato de alguém e enviar um “oi”, esperando que ela responda e salve o número.

2º modo – enviar convites

Uma outra forma é enviar  convites para os amigos participarem de servidores.

Por exemplo: um grupo de amigos (gamers ou não) decidem criar um grupo (a nomenclatura correta dentro do Discord é servidor) dentro da plataforma.

Assim, cada um deles faz seu cadastro normalmente, e feito isso, posteriormente, apenas um deles cria um servidor e envia o link do convite para os demais.

3º modo – enviar convites para fora da plataforma

Caso um usuário crie uma conta, mas não tenha nenhum amigo dentro da plataforma e não possua nem um DiscordTag de outras pessoas. Uma maneira de fazer amizades é criando um servidor e enviando convites para fora da plataforma, através das redes sociais, por exemplo.

Como iniciar uma conversa?

bot musica discord
Créditos: canaltech.com.br

O Discord é para se comunicar, então não faz sentido ficar sozinho com ele.

Há basicamente três modos para iniciar uma conversa no app:

A primeira é adicionando um link de um convite enviado de um servidor. O nome dado aos grupos nesse app é servidor.

Esse caso é para um usuário que já possui amigos na plataforma, e que esteja entrando para interagir com eles no servidor que os mesmos já estejam usando.

Outra possibilidade é quando alguns amigos acessam quase ao mesmo tempo e um deles cria o servidor e envia o convite para os outros.

A segunda é adicionando um amigo no Discord, enviando um pedido de amizade. Esse amigo já deve ser cadastrado, e a pessoa precisará do nome de usuário e de uma tag pertencente a ele.

Ex: Discord#0405. Nesse caso, Discord seria o nome de usuário e #0405 seria a tag.

A terceira é criando um novo servidor. Para isso, é possível começar do zero ou de um molde já pré disponível, como jogos, school club (clube de escola), grupo de estudos, amigos, artistas e criadores, e comunidade local.

Esse servidor pode ser para o usuário e seus amigos (menor) ou para um clube ou comunidade (mais amplo).

Para criá-lo basta o usuário escolher em qual molde criar; selecionar se é para um grupo maior ou menor; adicionar uma foto (opcional) e clicar em “criar um servidor”.

Feito isso, basta convidar amigos para entrarem no grupo recém criado. Este convite é feito através do envio de links.

Para aumentar a segurança, esses links podem ser alterados em relação a sua expiração, que pode ser de 1 dia, de 7 dias ou sem limite. Caso tenha limite, serão criados outros depois.

Há também a escolha do número máximo de usos, que pode ser de 1, de 10 ou infinitos. Assim, é possível ter mais controle sobre quem entrará no grupo.

Quando um amigo recebe um link e o acessa, ele entra automaticamente no servidor.

Além do mais, ele não é distribuído apenas dentro da plataforma, é possível enviá-lo pelo direct do Instagram, pelo whatsapp, pelo messenger do Facebook, pelo twitter, e diversas outras formas.

Desse  modo, o usuário estará convidando os amigos não apenas para o servidor, mas para fazer parte da comunidade Discord.

Buscando servidores

discord web
Créditos: revolutionnow.com.br

Tendo em vista a dificuldade inicial em encontrar grupos para socializar, e aumentar o leque de amizades, existem sites que fazem uma busca de servidores mais importantes.

Então se um usuário quer participar de um servidor de Free Fire, por exemplo, basta ele procurá-lo nesses sites, e encontrará diversas opções para entrar.

Dois dos principais buscadores são o Discord.me e o Disboard.

A Discord Me é uma plataforma usada para fazer a ligação entre os usuários do Discord e os principais servidores.

Com ele é possível realizar pesquisas no buscador, ou procurar através das categorias e tags já disponíveis e mais importantes, como jogos; anime; minecraft; música; memes; arte; rpg; youtube; kpop; mangá; streaming; entretenimento; eSports; pc; crypto; política; xbox; tecnologia; economia e muito mais.

Portanto basta acessar o site, pesquisar um servidor ou clicar em uma categoria, e depois procurar um servidor que mais se adeque.

Ao encontrar um servidor adequado, é preciso simplesmente clicar em entrar, responder o reCAPTCHA e novamente clicar em entrar.

Com isso, aparecerá um convite do servidor. O último passo é aceitar este convite e pronto! o usuário já estará dentro do grupo.

No Disboard é possível tanto encontrar servidores quanto cadastrar, basta fazer login na plataforma e realizar o cadastro do servidor próprio do usuário, caso seja o administrador.

Similarmente ao Discord.me, o Disboard possui um buscador próprio, onde é possível realizar pesquisas por servidores de interesse do usuário.

Mas há também as categorias e tags mais populares como jogos, comunidade, anime, mangá, música, tecnologia, língua, filmes, frio, social, diversão, minecraft e outros.

O Discord já possui um total de mais de 1 milhão de servidores cadastrados.

Após o usuário encontrar um grupo que atenda seus interesses, basta clicar em “junte-se a este servidor”.

Posteriormente, aparecerá o convite para ter acesso, basta clicar em “aceitar convite”. E Pronto! a pessoa já estará dentro do servidor.

Começando amizades dentro dos servidores

discord entrar
Créditos:discord.br.uptodown.com/windows

Agora o usuário já possui servidores maiores, que possuem usuários que não fazem parte do convívio social.

Com isso, é possível fazer amizades novas, trocar ideias com pessoas novas e interessantes.

Porém, é preciso trazer essas pessoas para perto de si, e uma maneira de fazer isso é através do convite de amizade.

Para isso, basta acessar o perfil da pessoa, clicar em “adicionar amigo” e esperar que ela aceite o convite. 

Benefícios para usar

O benefício maior, pelo qual foi criado o Discord, é possibilitar a comunicação entre os gamers durante a execução dos jogos.

Por exemplo, para jogar Free Fire com os amigos, enquanto conversam através do Discord, basta criar um canal de voz no aplicativo de comunicação e deixá-lo em segundo plano.

Desse modo, ao entrar no jogo e começar a jogar é possível estabelecer a comunicação com todos os participantes.

Obviamente que, os dois aplicativos devem estar baixados no dispositivo, para que tudo seja possível.

Mas, além dessa função primordial, há outras interessantes, que trazem diversos benefícios para os usuários. Como:

1º – Apesar de ser voltado para gamers, o Discord é recomendado para pessoas comuns, que utilizam a ferramenta para a comunicação e como espaço de interação.

2º – O Discord é um espaço voltado para conversas. Onde é possível criar grupos para se comunicar com os amigos e a comunidade do usuário.

3º – Na plataforma é possível criar um espaço controlado, através dos convites que são enviados de acordo com o interesse da pessoa.

4º – Há outras funções interessantes também, como função de desenho compartilhado, onde os usuários desenham todos ao mesmo tempo na tela.

5º – A função de transformar imagens em emojis personalizados, e as opções de compartilhamentos de arquivos.

6º – Com o Discord é possível realizar chamadas de vídeo e de voz em alta qualidade e de forma gratuita. E mesmo após um participante sair da chamada, a ligação não termina.

7º – Muito utilizados são os canais de voz dos servidores, que são como conferências realizadas entre os grupos.

Nesses canais, os usuários do servidor entram e saem sem a necessidade de pedir acesso.

8º – os bots também são um bom benefício; são robôs que exercem funções especiais. Eles podem funcionar como lembretes, reprodutores de arquivos, etc.

Há bots de moderação, bots de tradução, bots de imagem, bots de músicas, bots de jogos, etc.

9º – compartilhar a tela é outra função bastante benéfica para os usuários. Ela é possível em uma chamada de vídeo com menos pessoas, e permite que um usuário compartilhe a sua tela, para que o outro veja.

Desse modo, durante a chamada, basta clicar no botão de compartilhar a tela, acessar outro app, por exemplo, e enquanto isso será possível que a outra pessoa veja tudo o que a pessoa que está compartilhando está vendo.

10º – com modo Go Live do Discord dá para realizar transmissões ao vivo para poucas pessoas.

Aqui, também são feitas transmissões de tela, e é muito comum seu uso para mostrar a execução de jogos para os amigos.

11º – definir status personalizados, que podem durar um dia, meia hora, 4 horas, ou infinitamente.

Discord Nitro

discord servers
Créditos: terra.com.br

O Discord é primordialmente um app gratuito, porém devido ao grande número de usuários, e da necessidade de investimentos para manter uma boa estrutura e continuar a evolução das funcionalidades, há alguns serviços pagos.

A monetização dos aplicativos é comum, aliás são empresas que precisam obter renda para continuarem funcionando.

No caso deste aplicativo de comunicação, uma maneira de captar dinheiro foi através da função “Nitro”.

O Discord Nitro oferece o acesso a opções personalizadas, como a transmissão de vídeos ao vivo em alta qualidade, como 1080p e 4k.

Permite também realizar o envio de arquivos maiores, e ter acesso a emojis personalizados e bots especiais.

O serviço custa cerca de 10 dólares mensais ou 100 dólares anuais, isto é, em torno de 50 reais por mês ou 500 reais por ano.

O interesse da Microsoft em comprar a Discord

No mês de março, surgiu a informação de que a Microsoft estaria negociando a compra da Discord, que até então é uma companhia independente.

Segundo matéria assinada pelo Globo Esporte, no dia 23 de março de 2021, informações divulgadas pelo site Bloomberg dizem que a negociação girava em torno de 10 bilhões de dólares, o equivalente a 55 bilhões de reais.

Outras empresas estariam de olho na Discord, como a gigante Amazon, pertencente a Jeff Bezos – o homem mais rico do mundo –  mas a empresa de Bill Gates estaria com negociações mais avançadas.

A Microsoft possui um grande interesse nesse mercado, pois já é dona da marca Xbox e também havia comprado outras empresas do ramo, como da produtora ZeniMax, proprietária do estúdio Bethesda, por 7,5 bilhões de dólares no ano de 2020.

A Discord realmente cresce bastante e é muito cobiçada devido ao seu grande número de usuários, mas apesar do interesse, fontes do mesmo site (Bloomberg) afirmam que o mais provável é que a empresa abra seu capital, em vez de ser vendida.

fim das negociações

Um mês após a divulgação das negociações entre as empresas, apesar do grande interesse na aquisição, segundo uma matéria assinada pelo Globo Esporte, no dia 20 de abril de 2021, as negociações foram cessadas.

O site divulgou que de acordo com o Wall Street Journal, a empresa de Bill Gates encerrou as negociações, mas que não haviam empecilhos para que talvez fossem retomadas. Por isso a Discord ainda segue como uma empresa independente.

Notícias e novidades

Notícias mais recentes, do dia 4 de maio de 2021, confirmam uma parceria entre a Discord e a Sony (maior rival da Microsoft).

A matéria é também do globo esporte, e diz que as empresas irão trabalhar juntas com o Playstation, dentre outras coisas, levando o ambiente do Discord aos novos jogos, facilitando a comunicação ainda mais.

Essa parceria encerra de uma vez por todas as possibilidades de compra da Discord pela Microsoft.

É importante frisar que a parceria não foi uma compra, simplesmente as duas empresas trabalharão juntas em projetos para o Playstation Network.

Apesar de isso fazer da Sony uma sócia minoritária da Discord, a empresa segue sendo independente.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -