HomeEmpresas & NegóciosSanepar: consulte seus débitos de forma rápida

Sanepar: consulte seus débitos de forma rápida

-

A Sanepar é a Companhia de Saneamento do Paraná, que se tornou uma estatal, com o intuito de prestar serviços de saneamento básico ao estado. A empresa, assim como o seu site, presta diversos serviços para a população, incluindo emissão de faturas para facilitar o pagamento.

A empresa atualmente produz e trata água para mais e 340 municípios no Paraná e no estado de Santa Catarina. Fornece água limpa e tratada par amais de 10 milhões de pessoas, e todos os moradores que se encontram em área urbana.

De todo esse total de pessoas atendidas, apenas 6% não possui a coleta de esgoto ainda, mas em 2020, novas ligações já voltaram a ser feitas, e isso já elevou os números das estatísticas. Tudo em prol de melhorar a saúde da população.

Para continuar e levar ainda mais qualidade de vida e saúde para o povo paranaense, a Sanepar quer expandir seus serviços e crescer ainda mais, para enfrentar os efeitos que a crise hídrica pode causar.

A Sanepar teve um papel extremamente importante na política do estado do Paraná, e assim como fez parte da história, também marcou a vida de milhões de pessoas que precisavam desse tipo de serviço onde moravam.

- Continua Depois da Publicidade -

Por estar sempre atento a tudo que há de novidade, se tornou uma companhia de saneamento das mais conhecidas na região sul do país e por isso, ela não atende apenas no Paraná, mas também em alguns municípios de Santa Catarina.

Além disso, novos sistemas são lançados a todo momento, para melhorar abastecer as cidades. Os investimentos continuam acontecendo, principalmente por parte do governo, que é o maior acionista da empresa até o momento. Para saber mais sobre a empresa e conhecer os serviços que ela oferece, continue lendo.

sanepar

Sanepar: história

Foi em 1963, quando uma lei foi sancionada por um dos governadores do estado, para que fosse criada uma sociedade em ações, autorizada pelo poder executivo. A sociedade criada foi a Companhia de Água e Esgoto do Paraná, que na época se chamava AGEPAR.

O intuito da empresa sempre foi trazer e promover o saneamento básico do Estado, e com isso, no mesmo ano, foi feita a escritura pública da constituição para que os estatutos foram legalmente considerados.

Com isso, a empresa foi fundada, e o estado do Paraná passou a ter uma empresa de saneamento básico que atendia a população de forma abrangente.

Até aquele ano, cerca de 8,3% da população apenas conseguia receber a água que era distribuída pela rede. E 4,1% que tinha a coleta e remoção total do esgoto. Em todos os 221 municípios, somente 13 tinham o serviço de saneamento básico, sendo também 37 que recebiam água limpa.

A AGEPAR então, teve sua denominação alterada e passou a se chamar SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná). No dia 19 de junho de 1964, outra lei foi sancionada e dessa vez, pelo diretor e presidente Osiris Stenghel Guimarães, para mudar o nome da empresa e assim, parte de suas operações.

- Continua Depois da Publicidade -

Logo depois, em 1971, a Sanepar foi incorporada com outra empresa, a DAE, que começou a ser explorada para continuar mantendo o sistema de coleta de esgoto e tratamento de água. Várias cidades foram beneficiadas de imediato.

O governo do Paraná é quem possui a maior parte das ações da empresa, sendo cerca de 60%, portanto, as demais empresas são minoritárias. Com isso, é o governo ainda, quem toma todas as decisões da Sanepar. O Consórcio Dominó que possui a outra parte da empresa, é formado principalmente por capitais franceses e nacionais.

Sanepar

Sanepar rodízio

Durante alguns períodos de estiagem, a Sanepar organiza um sistema de rodízio de abastecimento para economizar e ainda assim, conseguir atender todo mundo. As baixas vazões exigem que esse tipo de medida ser tomada, e o fornecimento precisa ser reduzido até que as situações se regularizem.

Para saber se o bairro ou a região do estado em que você mora vai sofrer como rodízio de abastecimento, ou quando vai faltar água, basta acessar o site e fazer uma busca. No portal, você encontra as informações sobre o rodízio, incluindo tabelas que mostra o período em que o bairro ou região vai ficar sem água.

Caso durante a consulta o seu bairro esteja na lista da região que esteja sofrendo com o rodízio, ou já esteja sem água, há como fazer uma interrupção. Porém, o intuito do rodízio é revezar entre os bairros e por isso, toda a retomada do serviço, será gradativa.

Isso acontece em certas épocas do ano, e o tempo e a volta das chuvas, acabam fazendo que tudo volte ao normal. Distância e altitude do bairro ou da região, podem interferir na volta do abastecimento.

É válido ressaltar que é possível cadastrar o celular para receber avisos e notificações, sempre que for faltar água no seu bairro. Assim como quem possui a caixa d’água da maneira correta e como é recomendado, não deverá sofrer com o rodízio do abastecimento de água.

- Continua Depois da Publicidade -

Todo o trabalho de captação e tratamento de água no Paraná é realizado em cerca de 168 estações, envolvendo ainda mais de 150 laboratórios que estão sempre validando a qualidade das águas. Alguns resultados precisam seguir parâmetros que relatórios científicos que são divulgados, além do relatório anual.

De uma maneira resumida, o tratamento de água precisa seguir regras e um Decreto Federal, portanto, além de divulgar esse tipo de trabalho, ele também oferece qualidade de vida para que não têm onde morar.

A Sanepar, assim como a grande maioria das empresas que trabalha com coleta de esgoto e tratamento de água, precisa ter como intuito principal, eliminar resíduos e melhorar os projetos, tornando-os ainda mais sustentáveis.

A empresa respeita o meio ambiente e está sempre em busca de fazer tudo certo e dentro da lei. A companhia visa estrutura e estratégia para se manter entre as favoritas do mercado, se mantendo eficiente a todo o tempo, para conservar ainda mais o meio ambiente.

Um dos principais pontos que leva a Sanepar a ter esse comprometimento, é sobre as taxas e tarifas que são cobrados dos clientes, que ficam disponíveis no site. Sem contar nos processos que são realizados de educação ambienta, pesquisas e desenvolvimento, proteção dos corpos d’Água, barragens, evasão de água etc.

tratamento de água

Falta de água

A crise hídrica no Paraná vem acontecendo de forma mais grave assim como em outros estados do país. Com isso, a Sanepar, mantem o sistema de rodízio para abastecer as regiões do estado e também nas cidades.

A Sanepar mantém estações muito bem equipadas para realizar o tratamento de água e esgoto em todo o estado. Todo o trabalho serve para garantir que a população seja atendida da melhor maneira possível.

A Companhia também realiza análises da qualidade da água, para garantir que assim que a captação seja feita, os tratamentos sejam realizados, até a parte final de distribuição. Os laboratórios presentes nas sedes físicas são equipadas, e todo o processo de tratamento é acompanhada por profissionais capacitados.

Em todas as sedes da empresa, existem 4 laboratórios centrais que realizam análises mais importantes. Além disso, de todos os mais de 340 municípios que são abastecidos pela Sanepar, 53% é abastecido com água do subsolo, 12% das mananciais da superfície, e 35% dos dois sistemas mistos.

A água oferecida pela empresa, se divide em diversas etapas, que varia da sua captação, até o tratamento final, com adição de cloro e flúor. Os tratamentos de água seguem a linha do que há de mais moderno e tecnológico, para garantir a potabilidade e a qualidade do abastecimento.

Em momentos de estiagem e quando falta água, é preciso saber usar a água com inteligência e racionalidade. Além de facilitar o processo de rodízio, também evita o desperdício. A Sanepar possui projetos de controle operacional e de tratamento e distribuição de água, para minimizar ao máximo a falta da mesma.

Sanepar

Sanepar consulta

A empresa Sanepar, além de prestar serviço de abastecimento e tratamento de água, também fornece serviços online de consulta de débitos e de atualização cadastral. Sendo assim, caso a conta tenha sido extraviada, ou seja, preciso emitir uma segunda via da fatura para pagamento, no site é possível.

Para consultar se há débitos pendentes na sua conta, é preciso acessar o portal, e digitar o número da matrícula do cadastro que vem na conta, e depois a senha que é cadastrado durante o primeiro acesso.

Além disso, o portal recentemente se atualizou para que as consultas também pudessem ser feitas usando o CPF ou o CNPJ. O que facilita muito para quem não tem a conta em mãos ou não sabe seu número de matrícula.

Além disso, na parte inferior da página, existem vários atalhos de um escritório virtual, que facilita e muito o acesso do cliente, para determinados documentos que ele precisa. Com um clique é possível emitir a segunda via da fatura, encontrar os lugares que recebem o pagamento do boleto etc.

Além de várias opões de consultas e solicitações que também podem ser feitas de forma digital, através do portal na internet. Para tirar dúvidas e encontrar mais informações, dentro do portal você encontra guia do cliente, consumo, agendamento para verificação de vazamentos, valor das tarifas e muito mais.

Como consultar os débitos da Sanepar?

Existem diversas opções de consulta de débito no portal do Sanepar. Além de conseguir acessar o portal, para saber se existem alguma conta em aberto no seu nome, também é possível parcelar os débitos, encontrar débitos pendentes ou emitir uma declaração de débitos quitados.

A consulta de débito de contas de água é essencial para saber se a sua conta está em dia. O excesso de contas em atraso, pode acarretar no corte do serviço, e assim, o cliente fica sem abastecimento de água, até que regularize a situação.

A Sanepar oferece diversas opções para resolver a situação, como é o caso do parcelamento dos débitos. Nessa opção, o cliente pode consultar suas dívidas em aberto e também negociar para pagar o valor de forma parcelada. Todas as regras e opções estarão disponíveis no site.

Caso não esteja aparecendo ofertas para fazer o parcelamento, é preciso atualizar seus dados cadastrais. Depois de fazer isso, acesse novamente a aba de parcelamento e depois, faça as contas para fazer em parcelado.

O parcelamento feito, vem com as parcelas somadas as contas dos meses seguintes. Sendo assim, quem faz o parcelamento, paga por mês, na mesma fatura da conta de água.

Consulta da fatura

Segunda via Sanepar

Para emitir a segunda via da fatura da Sanepar, é preciso acessar o portal da empresa, ou baixar o aplicativo mobile. Esta segunda opção, possui uma série de ferramenta e funcionalidade, que agiliza grande parte dos processos que são realizados.

Apesar da fatura ser simplificada, tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo, há possibilidades de cadastrar a conta em débito automático e também mudar a forma de recebimento da fatura, que pode ser enviada através do e-mail.

Para emitir uma segunda via, é preciso atualizar o aplicativo, ou acessar a plataforma em busca da opção que oferece a função. Nas lojas da Apple Store e Google Play, é possível encontrar o aplicativo da Sanepar, e por lá, emitir a segunda via.

Para usar a funcionalidade, é preciso que as informações de cadastro estejam corretas, ou caso for realizar um cadastro, usar um e-mail que usa sempre. Dentro do aplicativo, há um ícone que mostra onde a consulta deve ser feita, e também onde pode ser emitida a segunda via da fatura.

Tirar segunda via da Sanepar sem senha: como fazer?

Dentro do portal da Sanepar, existe a opção de emitir uma segunda via da fatura que é simplificada e nesse caso, não há necessidade de colocar uma senha para acessar.

A segunda via simplificada está disponível para quem precisa de uma segunda via para efetuar o pagamento que pode estar em atraso ou não. Com isso, ao entrar na página, você só precisa do número da matrícula e depois de selecionar a captcha para mostrar que não é um robô.

Em seguida, uma nova página será carregada, com as informações da segunda via, e o código de barras para que ele possa ser pago, em lotéricas, ou na sua agência bancária desejada. Além disso, também é possível fazer os pagamentos através do internet banking e também pelo PIX.

É possível observar que algumas faturas da conta, possuem o QR Code, que também serve para facilitar os pagamentos. Ao entrar na plataforma pelo código, você já cai direto no seu extrato de faturas, e consegue visualizar se existem contas em atraso para poder dar os próximos passos.

Tratamento de água da Sanepar

Tirar segunda via da Sanepar com CPF?

Para quem possui cadastro da Sanepar e precisa emitir uma segunda via do boleto para pagamento, pode fazer a solicitação usando o CPF. Na hora de fazer essa solicitação, será pedido também uma senha. Por isso, essa opção só funciona para quem já possui cadastro.

Para quem não tem o cadastro ainda, é bem simples de fazer. É preciso estar com os documentos em mãos e uma conta de água da Sanepar, já que será preciso registrar a matrícula da conta.

Além dos dados pessoais, para fazer o cadastro também é necessário colocar o endereço da casa e o número que estiver no registro. Esse número é importante para comprovar que a leitura é feita na sua casa mesmo.

Após realizar o cadastro, é preciso fazer o login usando o CPF e a senha que foi cadastrada. O acesso a plataforma da Sanepar pelo CPF é uma das formas mais eficazes de acessar o portal. Assim que a portaria liberou esse tipo de solicitação e acesso, facilitou e muito a vida dos clientes que precisavam usar o serviço, sem a necessidade de ir até a empresa.

Além disso, a segunda via da fatura também pode ser solicitada via telefone por e-mail, através do aplicativo e no site. Os canais de atendimento oferecem todas as informações e também tira todas as dúvidas.

Ao solicitar a segunda via da fatura Sanepar, o cliente tem acesso ao código de barras para fazer o pagamento de forma bem rápida. Isso foi desenvolvido para evitar atrasos e qualquer tipo de extravio com a conta. Sendo assim, recebendo ou não a sua fatura, o cliente tem a possibilidade de emitir uma segunda via e realizar o pagamento antes da data do vencimento.

Durante os primeiros momentos, a fatura era emitida por completa em papel e depois reenviada para a casa. Mas agora, com as facilidades do universo digital, fica tudo mais fácil. O formato eletrônico da fatura acaba sendo muito mais prático.

Contato

As formas de contato para ser atendido pela Sanepar são várias. Entre elas estão os telefones, e-mails, canais de atendimento e a ouvidoria. Para entrar em contato pelo telefone, o número é o 0800 200 0115.

O fale conosco que está disponível para entrar em contato com a Sanepar, oferece uma série de serviços, entre elas, quase tudo o que já foi mencionado até aqui. Incluindo a consulta dos débitos em atraso, a emissão de uma segunda via simplificada, sem necessidade de ser feito o login.

Além disso, nessa aba que está disponível para obter informações, você fica sabendo quais locais recebem o pagamento da fatura e quais serviços também podem ser solicitados ou agendados através do portal.

O atendimento virtual facilita muito a consulta e o agendamento de serviços. Inclusive fica disponível o acesso a todos os dados que pertencerem aquela matrícula em questão. Para saber informações de visitas, a Sanepar também informa as datas e os horários.

Através do aplicativo, a Sanepar Mobile, oferece diversos desses serviços e tudo na palma da mão. A ouvidoria também faz parte do Fale Conosco do site e através da página é possível enviar um e-mail com os pedidos que você deseja, ou com as dúvidas que possui.

Caso a intenção seja para fazer uma comunidade sobre um desperdício ou sobre qualquer tipo de vazamento, é necessário informar os dados precisos do local onde isso estiver acontecendo. Como a cidade, endereço completo, nome da rua e qual é a forma de desperdício que está acontecendo.

Dentro da central de atendimento, estará disponível uma série de teleatendimento pelos telefones, e também os atendimentos digitais, com solicitações que pode, ser feitas através da internet.

Além de poder acessar para realizar suas operações, pelo canal de atendimento também é possível ficar por dentro das novidades, como é o caso de rodízios de abastecimento, ou da amostra do consumo, de agendamento de religações, segunda via, religação do sistema de água e esgoto, etc.

Sanepar

Site

O site da Sanepar é completo, principalmente para quem precisa de qualquer ordem de serviço, como por exemplo abrir ordem para um reparo ou uma avaliação no sistema de coleta em casa.

Através do site é possível fazer qualquer solicitação dentro do que está disponível. Mas é válido ressaltar que sempre é preciso confirmar as informações de cadastro antes e fazer o login.

Além do site, no aplicativo também fica disponível uma série de opções para facilitar as formas de resolver problemas. O aplicativo está disponível tanto para Android, quanto iOS, e precisa estar sempre atualizado, pelo menos sempre que for preciso realizar alguma atividade ou fazer alguma solicitação.

Antes os clientes precisavam ir até uma central física para resolver problemas e solicitar reparos ou segunda via de conta, etc. Com isso, também é válido ressaltar que é possível fazer cadastro sem a matrícula, usando apenas os documentos e o CPF, inclusive.

Para realizar esse cadastro separado, o site é primordial. Ou seja, só é possível fazer esse tipo de cadastro através do site da Sanepar. É através dele que o sistema adere para fazer entregas eletrônicas de faturas digitais, sem custo algum, e é possível eliminar serviços sempre que precisar.

Outro ponto importante de se dizer, é sobre o cadastramento no site. Como já foi mencionado a cima, para realizar alguns serviços sando as facilidades do portal, é preciso fazer um cadastro no site. O cadastro pode ser feito de formas diferentes, usando ou não o número de matrícula, mas é necessário informar os dados pessoais.

VEJA TAMBÉM: Gol: confira dicas para viajar com a companhia aérea

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -