Empresas & Negócios

Sanepar: consulte seus débitos de forma rápida

24/03/2024

A Sanepar é a Companhia de Saneamento do Paraná, que se tornou uma estatal, com o intuito de prestar serviços de saneamento básico ao estado.

A empresa, assim como o seu site, presta diversos serviços para a população, incluindo emissão de faturas para facilitar o pagamento.

A empresa atualmente produz e trata água para mais e 340 municípios no Paraná e no estado de Santa Catarina.

Fornece água limpa e tratada par amais de 10 milhões de pessoas, e todos os moradores que se encontram em área urbana.

De todo esse total de pessoas atendidas, apenas 6% não possui a coleta de esgoto ainda, mas em 2020, novas ligações já voltaram a ser feitas, e isso já elevou os números das estatísticas.

Tudo em prol de melhorar a saúde da população.

Para continuar e levar ainda mais qualidade de vida e saúde para o povo paranaense, a Sanepar quer expandir seus serviços e crescer ainda mais, para enfrentar os efeitos que a crise hídrica pode causar.

A Sanepar teve um papel extremamente importante na política do estado do Paraná, e assim como fez parte da história, também marcou a vida de milhões de pessoas que precisavam desse tipo de serviço onde moravam.

Por estar sempre atento a tudo que há de novidade, se tornou uma companhia de saneamento das mais conhecidas na região sul do país e por isso, ela não atende apenas no Paraná, mas também em alguns municípios de Santa Catarina.

Além disso, novos sistemas são lançados a todo momento, para melhorar abastecer as cidades.

Os investimentos continuam acontecendo, principalmente por parte do governo, que é o maior acionista da empresa até o momento.

Para saber mais sobre a empresa e conhecer os serviços que ela oferece, continue lendo.

Foi em 1963, quando uma lei foi sancionada por um dos governadores do estado, para que fosse criada uma sociedade em ações, autorizada pelo poder executivo.

A sociedade criada foi a Companhia de Água e Esgoto do Paraná, que na época se chamava AGEPAR.

O intuito da empresa sempre foi trazer e promover o saneamento básico do Estado, e com isso, no mesmo ano, foi feita a escritura pública da constituição para que os estatutos foram legalmente considerados.

Com isso, a empresa foi fundada, e o estado do Paraná passou a ter uma empresa de saneamento básico que atendia a população de forma abrangente.

Até aquele ano, cerca de 8,3% da população apenas conseguia receber a água que era distribuída pela rede.

E 4,1% que tinha a coleta e remoção total do esgoto.

Em todos os 221 municípios, somente 13 tinham o serviço de saneamento básico, sendo também 37 que recebiam água limpa.

A AGEPAR então, teve sua denominação alterada e passou a se chamar SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná).

No dia 19 de junho de 1964, outra lei foi sancionada e dessa vez, pelo diretor e presidente Osiris Stenghel Guimarães, para mudar o nome da empresa e assim, parte de suas operações.

Logo depois, em 1971, a Sanepar foi incorporada com outra empresa, a DAE, que começou a ser explorada para continuar mantendo o sistema de coleta de esgoto e tratamento de água.

Várias cidades foram beneficiadas de imediato.

O governo do Paraná é quem possui a maior parte das ações da empresa, sendo cerca de 60%, portanto, as demais empresas são minoritárias.

Com isso, é o governo ainda, quem toma todas as decisões da Sanepar.

O Consórcio Dominó que possui a outra parte da empresa, é formado principalmente por capitais franceses e nacionais.

Durante alguns períodos de estiagem, a Sanepar organiza um sistema de rodízio de abastecimento para economizar e ainda assim, conseguir atender todo mundo.

As baixas vazões exigem que esse tipo de medida ser tomada, e o fornecimento precisa ser reduzido até que as situações se regularizem.