HomeJogos EletrônicosPacman: Tudo sobre uma dos Jogos mais Famosos

Pacman: Tudo sobre uma dos Jogos mais Famosos

-

A forma de se divertir, tanto entre adultos, adolescentes e crianças, nunca mais foi a mesma desde a invenção dos videogames e jogos eletrônicos, como Pac Man.

Esse jogo é, muito além de uma febre dentro do universo dos jogos, uma referência para todos aqueles que gostam do universo gamer.

Apesar de seu design original simplista, o jogo conquistou uma legião de fãs e move grandes quantias de dinheiro até hoje.

Mesmo que tenha sido lançado para ser usado em consoles mais primitivos na época em que surgiu, várias adaptações foram feitas e ele pode ser jogado em diversas plataformas.

Atualmente, existem diversas formas de jogar Pac Man, seja em videogames, celulares, computadores, tablets, etc.

pac man
Logo original do jogo Pac Man com fase tradicional ao fundo.
- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, essa franquia de jogos possui tanta reverência dentro do universo gamer que ganhou inclusive uma série animada e um filme.

Movimentando mais de 14 bilhões de dólares, esse jogo está na lista dos jogos mais lucrativos já criados.

Sendo o personagem principal em mais de 30 jogos, Pac Man já foi o foco de jogos de corrida, aventura e, claro, em seu modo tradicional, o arcade.

No Brasil, esse jogo ficou popularmente conhecido como “come-come” e agregou uma legião de fãs no território brasileiro na década de 80.

Um aspecto muito interessante sobre Pac Man é que mesmo com tanta simplicidade, é um jogo que traz muita diversão a pessoas de várias faixas etárias.

Por isso, para que os leitores conheçam melhor a história do jogo, sua jogabilidade e se o site que leva o nome da franquia, o Pac Man Games, é confiável, esse artigo foi escrito.

Pac Man: história

Assim como muitos jogos de console das fases iniciais dos videogames, Pac Man foi fruto da necessidade de variar o repertório de jogos em consoles.

Criado no Japão pela grande empresa de jogos e tecnologia Namco, a primeira versão do jogo foi distribuída pela Midway Games.

- Continua Depois da Publicidade -

Midway é muito famosa por ter distribuído diversos jogos que fizeram fama e fazem até hoje, tais como Mortal Kombat e Rampage.

Apesar de ter começado como uma empresa de produção de games para diversão, a empresa somente lançou o Pac Man, visto que já era um jogo existente.

Enfim, ao ser criado em 22 de junho de 1980, o jogo logo passou a ser uma febre entre jovens japoneses e não levou muito tempo até “conquistar o mundo”.

pac man
O criador de Pac Man revelou que sua primeira versão continha apenas 14 KB.

A primeira versão do jogo não é muito diferente das atuais que foram aprimoradas, visto que é a ideia por trás do jogo que o torna único.

Como dito no parágrafo acima, não há muitas diferenças. O jogo consistia em uma círculo amarelo redondo, o personagem Pac Man, tendo que consumir alguns pontos brancos do mapa em forma de labirinto.

Ao mesmo tempo, era necessário que o jogador fizesse com que o personagem conseguisse escapar dos problemas a sua volta, como os adversários do mapa.

Além disso, a ideia por trás do jogo era conseguir finalizar uma fase o mais rápido possível.

Dessa forma, aquele que fizesse mais pontos em uma quantidade menor de tempo estaria apto a bater recordes.

- Continua Depois da Publicidade -

O jogo foi distribuído para diversas plataformas em que foi lançado, mas, primordialmente, foi muito jogado em Arcades.

Posteriormente, o jogo foi lançado para videogames de casa, como o Atari 2600 ou Atari 5200.

Depois de anos de existência, esse é um dos jogos mais famosos existentes.

Pac Man: quem criou?

A empresa que criou Pac Man é de origem japonesa, e se chama Namco. Mas seu criador e desenvolvedor foi Toru Iwatani, que trabalhava para a empresa na época da criação do jogo.

Toru Iwatani é um desenvolvedor e designer de games muito dedicado, nascido na província de Tóquio no ano de 1955.

Hoje em dia, esse desenvolvedor de games é um dos mais importantes nomes na história dos videogames.

Por isso, sua participação em feiras de videogames e até mesmo uma interpretação feita no filme Pixels foram feitas.

Vivo até os dias atuais, Toru é conhecido mundialmente pelo famoso jogo come-come e, também, por um dos mais importantes games de corrida da história.

Se trata do Pole Position, que foi lançado em 1983 pela mesma empresa do jogo do Pac Man, a Namco.

pac man
Toru Iwatani, criador de Pac Man, fazendo referência ao momento em que teve a epifania de criar o personagem.

Famoso por seu gráfico de jogos diferenciado e modos de jogo, ele podia ser muito divertido para jogadores individuais.

Enfim, Toru Iwatani ficou muito conhecido por ter criado o Pac Man, mas o que o levou a criar o jogo foi a necessidade de inventar um jogo diferente do Shoot Em Ups.

Basicamente, a ideia por trás do desenho do Pac Man surgiu após uma reunião entre amigos, onde observando uma pizza com uma fatia a menos, ele notou que o formato daria um bom personagem para jogos.

Depois disso, a ideia por trás do jogo começou a ser delineada e, finalmente, foi lançada ainda no início da década de 80.

Graças a Toru Iwatani e a Namco, Pacman transformou uma geração de jovens e se tornou um grande divertimento até para os dias atuais.

O que é?

Antes de mais nada, para falar o que é Pac Man é necessário que se diga que é um dos jogos mais conhecidos do mundo, mesmo por aqueles que nunca o jogaram.

O jogo que completou 40 anos em 2020 marcou época na década de 80 e foi um dos principais, senão o principal jogo, dentro da cultura pop.

Basicamente, Pac Man consiste em um jogo com limite de até dois jogadores jogando alternadamente.

Nele, o jogador fica encarregado de conseguir coletar o máximo de pontos possíveis e sobreviver a perseguição dos adversários, que são fantasmas (tradicionalmente).

O maior empenho deve estar em torno do foco na sobrevivência e no prazo de tempo para recolher o máximo de pontuação possível.

Enfim, partindo para uma parte mais semântica do nome, a ideia por trás de Pac Man, na verdade vem de Paku Paku, uma expressão japonesa.

A expressão nada mais é do que “ uma boca abrindo e fechando”, e isso é o que diz respeito ao que consiste o jogo.

Só que para que se tornasse mais fácil de popularizar entre os jovens dos EUA, o nome foi adaptado para Pac Man.

Isso porque na primeira tentativa de levar o nome para os Estados Unidos, o jogo circulou com Puck-Man.

Só que isso acabou sendo visto com maus olhos, uma vez que se parecia muito com o termo pejorativo.

E com pejorativo, denota-se a palavra “fuck” que tem diversos significados ruins dentro da língua inglesa que não cabem dentro desse texto.

Enfim, o jogo foi lançado para Arcade, primordialmente. Mas não demorou muito até que passasse a ser distribuído para Atari 2600.

Hoje, o Pac Man pode ser considerado uma grande marca e também um fenômeno da cultura pop.

Recordes, campeonatos e mais

Durante seu lançamento e no decorrer das décadas pós lançamento do jogo, muitos torneios foram criados para popularizar mais ainda o jogo.

Além disso, muitos estabelecimentos possuíam seus próprios arcades onde eram feitas pequenas e grandes competições.

Visto a grande concorrência dentro do universo desse jogo, muitas pessoas ficaram famosas por baterem recordes incríveis dentro dos labirintos do come-come.

E, com tantas pessoas competindo dentro desses torneios e campeonatos, surgiu o maior recordista até hoje em Pac Man.

Billy Mitchel, famoso por ser um dos maiores jogadores e recordistas em jogos de arcade, ficou famoso por ser o maior pontuador de Pac Man do mundo.

Somando ao todo três milhões trezentos e trinta e três mil trezentos e sessenta pontos, Billy até pouco tempo detinha o recorde mundial.

Entretanto, com a retirada de sua alta pontuação pela empresa Twin Galaxies, responsável por contabilizar recordes em games, ele perdeu seu posto.

Isso aconteceu pela polêmica do famoso jogador ter usado um emulador, tanto em Pac-Man quanto em Donkey Kong, para conseguir atingir seus recordes.

O emulador conhecido como MAME é capaz de impulsionar a pontuação e contribuir para grandes recordes.

Por isso, até que haja uma resolução sobre o caso, Billy deixa de deter seus recordes e não pode mais ser reconhecido como grande jogador de Pac Man.

Mas, ainda que essas acusações pareçam verídicas, o grande jogador insiste em dizer que possui esses recordes factualmente em plataformas de arcade.

Enfim, agora o Guinness Book está à procura de novos recordistas do jogo para colocarem em seus livros de recorde.

Resta ao mundo dos jogos esperar para saber quem é o mais novo grande jogador desse game popular entre todas as gerações.

Pac Man: como funciona?

É bem provável que todos aqueles que já tiveram algum contato com o jogo saibam que não há quase nenhum detalhe difícil em torno de sua jogabilidade.

Na verdade, é devido a sua maneira fácil de jogar, simplicidade gráfica e a facilidade dos comandos, que o jogo ficou mundialmente conhecido.

Nos arcades, basicamente, é necessário usar o joystick para movimentar o selecionador e também para movimentar o personagem pelo mapa.

No mais, outro botão usado é o de select/start, que serve para ir da página inicial do jogo para as fases.

Além disso, há a opção de botão de pausa, caso seja preciso parar o jogo por alguns instantes.

Ao pausar o jogo, leva-se 3 segundos para que o jogo volte a rodar e o personagem volte a seguir os comandos do jogador.

E nos consoles mais antigos, que inclusive foram redesenhados e lançados, tais como o Atari, não há tanta diferença na maneira de funcionamento.

pac man
Ilustração de personagens de Pac Man e logo original sobre os mesmos.

A única diferença é que é necessário pôr a fita do jogo no encaixe feito exclusivamente para isso.

Enfim, além dessas maneiras de jogar, existem várias outras plataformas que suportam o jogo com as adaptações que foram feitas.

Seja em sites, aplicativos ou cds de jogos, o funcionamento do jogo não é tão diferente, mas pode variar de acordo com a plataforma.

Por isso, para saber como jogar o jogo em outras plataformas como celular ou computador, as linhas abaixo irão ensinar os leitores a fazer isso.

Como jogar Pac Man no celular

Existem diversas maneiras de jogar Pac Man no celular, entre elas baixando aplicativos de games.

Atualmente, existem muitos aplicativos que imitam o jogo ou os moldes do jogo, mas a franquia conta com um jogo próprio dentro das principais plataformas de download.

Seja na App Store ou na Play Store, Pac Man está disponível para download gratuito.

A primeira versão do jogo disponível para download na Play Store que será mencionada nesse texto é distribuída pela Namco, assim como os demais.

Com o nome “Pac Man” , o jogo possui mais de cem milhões de downloads feitos e mais de 850 mil jogadores ativos diariamente.

Nele é possível fazer compras de alguns itens, e os preços podem variar entre 0,99 $ e 99,99 $.

Esse é um jogo comemorativo e celebra várias fases da franquia em suas fases. Mas, além disso, existem diversas outras versões do famoso jogo come-come disponíveis para download.

Outra versão distribuída é o Pac Man 256 – Endless Maze. Basicamente, o jogo consiste em uma versão infinita de “paku-paku”.

Esse foi eleito pelo Google um dos melhores jogos de 2015, além de ter sido também postulado num ranking semelhante pelo Facebook.

Enfim, essa versão do jogo para Android já foi baixada mais de 10 milhões de vezes e possui um número de jogadores diário mais alto que a versão anterior.

Assim como o jogo anterior, que tenta ser o mais próximo da versão tradicional o possível, existem compras disponíveis dentro do app.

Os preços dos itens disponíveis para compra podem variar entre R$3,90 e R$ 18,90.

Por fim,há o jogo da MS. Pac Man. Entretanto, esse jogo só está disponível gratuitamente na versão demo.

Para jogá-lo na versão paga dentro de um celular android, é necessário comprar o jogo por R$ 12,90.

Como jogar no computador

Como dito anteriormente, o jogo pode ser jogado em diversas plataformas, inclusive pelo computador (que é uma das que mais apresentam maneiras de jogar Pac Man).

A primeira maneira de jogar esse jogo no computador, de forma totalmente gratuita, é acessando o site oficial.

Nesse site é possível jogar uma versão online do jogo come-come, mas com uma ressalva: há muitas propagandas.

Portanto, caso o usuário que deseja jogar por meio deste site queira retirar as propagandas contidas nele, recomenda-se que se baixe algum bloqueador de propaganda.

Existem muitos disponíveis de forma gratuita que podem contribuir para uma jogatina mais prazerosa e livre de propagandas.

Agora, caso aquele que deseja jogar o jogo queira ter disponível em seu computador uma versão offline do jogo, também é possível baixá-lo.

Uma das maneiras mais recomendáveis de fazer isso é por meio da plataforma Steam, que conta com várias versões oficiais do jogo.

Seja em versão demo ou em versão paga, o jogo fica disponível para ser jogado offline no computador em que estiver baixado.

Enfim, prosseguindo na lista de maneiras de jogar Pac Man no computador, outra ótima maneira de fazer isso é por meio de emuladores de consoles antigos.

Por exemplo, ao baixar um emulador de jogos do Atari 2600 ou 5200, é possível encontrar o jogo.

Ao baixar o emulador, além de Pac Man,vários outros jogos vêm inclusos para que sejam jogados no PC.

As versões de emuladores mais fáceis de serem encontradas estão disponíveis para o Windows.

Enfim, por último, outra maneira de jogar pelo computador esse jogo tão famoso entre tantas gerações, é por meio de sites de jogos.

Existe uma grande variedade de sites disponíveis para conseguir jogar, e basta procurar pelo nome do jogo com “jogar online” na sequência.

Como jogar o Pac Man?

Quando se trata de um jogo tão intuitivo e simples de ser jogado, não há segredos na hora de desvendar como jogar.

Todavia, mesmo com sua simplicidade, é possível que iniciantes ou que alguns jogadores possam apresentar dificuldades.

Portanto, para jogar Pac Man, é necessário, antes de mais nada, ter o jogo em mãos em alguma plataforma.

Caso o jogo seja jogado dentro de alguma plataforma smart, tais como tablets ou celulares, não há muito o que fazer senão usar o touch da tela.

Ao baixar as versões do jogo distribuídas pela Namco nas principais lojas de aplicativo, o primeiro passo a ser feito é abrir o jogo.

Depois disso, é preciso que se dê inicío a partida clicando em algum ícone que indique o começo de uma partida ou continuidade de uma partida inacabada.

Os jogos do Pac Man para celulares e tablets contam com um joystick que podem ficar em lugares da tela, e basta direcioná-lo para direção em que se deseja levar o personagem.

E pronto! Essa é maneira de se jogar Pac Man em celulares ou tablets. 

Já no computador, não sendo muito diferente, é possível jogar paku-paku usando as setas de comando do teclado e o botão de enter para selecionar alternativas de start, stop, etc.

Enfim, outra maneira de jogar esse jogo é por meio de arcades, onde é possível jogar usando apenas o joystick e algum dos botões da plataforma.

E por último, mas não menos importante, é possível jogar Pac Man nos remakes de video games antigos, como o Atari.

A forma de jogar não é muito diferente dos arcades, visto que os controles possuem apenas joysticks e um botão.

Enfim, essas foram as maneiras de jogar Pac Man, em diferentes plataformas, explicadas para aqueles que têm dúvidas. Simplicidade define o jogo!

Macetes do jogo

Os seguintes macetes são recomendados para serem usados na versão de Pac Man: Adventures in Time para PC.

Enfim, nessa seção do texto foram compilados alguns macetes para aqueles que gostam de jogar com menos dificuldades.

De certa forma, algumas das coisas mencionadas podem burlar a ideia de passar pelos desafios do jogo.

Mas, isso não significa que a jogatina será menos interessante ou divertida. Portanto, aqui estão alguns macetes e cheats.

Primeiro, para conseguir usar os códigos, é necessário estar dentro do jogo ou em uma partida do mesmo.

Em seguida, é preciso clicar ESC e ter em mãos os códigos que podem contribuir para uma jogatina mais fácil.

Alguns dos códigos mais usados são aqueles que ajudam a vencer partidas com mais facilidade, ganhar vidas extra e personalizar a jogabilidade.

Primeiramente, o código que deixa o jogo em primeira pessoa é beingpacmanovich. É necessário que se digite tudo em conjunto, assim como os demais códigos.

O código usado para ganhar vidas dentro de uma partida é o: getalife. Basta digitá-lo que instantaneamente o jogador obtém uma vida extra.

Outro código muito usado dentro do jogo, mas que acaba tornando a jogabilidade menos divertida, é o de vencer a fase.

Para usá-lo, basta seguir o procedimento de clicar em ESC e digitar: ineedthepoints. Mas, apesar de ser uma forma de burlar o jogo, pode ser útil em fases muito difíceis.

Um código muito útil dentro do jogo é o que desabilita a música. Mesmo que a trilha sonora seja épica, o código para isso é:plankton.

Por fim, para aqueles que desejam zerar o jogo de forma mais fácil, ou simplesmente passar os níveis mais difíceis, basta digitar: ihavenohonour.

Esse código disponibiliza vidas infinitas para o player usar como bem entender em suas diversas fases.

Pac Man games é confiável?

Entre as maneiras de jogar Pac Man em plataformas diferentes dos arcades e antigos consoles, está o site Pac Man games.

Mas, assim como todos os sites na internet, acessá-lo pode gerar um pouco de receio daqueles que nunca entraram.

Isso porque vários sites de jogos na internet podem conter malwares ou vírus escondidos, e isso pode ser um problema.

Mas, ao entrar no site Pac Man Games, é possível concluir que é um site de confiança por diversos fatores.

O primeiro, é pelo fato de que é o site oficial de uma das maiores franquias de jogos da história da humanidade.

Sim, esse site foi desenvolvido para que fosse possível jogar algumas versões de Pac Man originais

Todavia, todos os títulos presentes no site só podem ser jogados se forem baixados, com a exceção de alguns, apenas.

Enfim, a outra conclusão que se pode tirar do site Pac Man games é que ele é confiável pelo fato de que ao fazer o teste entrando no site, o antivírus usado não apresenta nenhuma desconfiança sobre esse sítio online.

Portanto, caso alguém deseje fazer downloads no site, ou simplesmente conhecer algumas de outras seções presentes, não há motivos para fazer isso com medo ou desconfiança.

O site é totalmente confiável e ainda entrega uma diversidade de conteúdos bem extensa em torno dessa que é uma das maiores franquias de jogos do mundo.

No site é possível encontrar algumas seções exclusivas sobre a história do jogo, bem como notícias e merchandising.

Além disso, o site está disponível originalmente em duas línguas diferentes, Inglês e Japonês.

Mas, usando a função do Google Tradutor embutida no navegador, não há problemas quando se trata da tradução.

Enfim, pode-se concluir que o site é sim de muita confiança e entrega um conteúdo exclusivo especial para aqueles que o acessam.

Pac Man: como jogar no Google?

Que esse jogo é um dos mais irreverentes de toda a história do universo dos games, é fato.

E que possui uma capacidade de atingir tanto o emocional quanto a vontade de jogar de milhares de pessoas, também.

Por isso, quando a franquia completou 30 anos de idade, o Google em parceria com a Namco criou um doodle de página inicial jogável.

Essa página de jogos dentro do Google foi criada no ano de 2010 no mesmo dia dos trinta anos de aniversário do Pac Man.

Desde então, o jogo ficou disponível para ser jogado por todas as plataformas que suportam o acesso ao Google via navegador.

Isso já era um costume feito pelo Google para celebrar datas comemorativas e divulgar ao público momentos importantes da história da humanidade.

Só que diferente das demais vezes em que o Google se posicionou perante algum fato histórico, para esse jogo foi feito algo especial.

Basicamente, ao entrar na página inicial do Google, o usuário do site poderia clicar no logotipo da empresa com o símbolo do jogo e, então, jogar!

O mais interessante é que esse foi o doodle mais interativo já feito pelo Google, e não para menos!

Quando os desenvolvedores do Google Doodle ficaram sabendo do aniversário do lançamento do jogo, logo se prontificaram para preparar algo especial.

Então, após concluir que a homenagem merecia algo muito além de uma representação, foi estipulado por um dos membros principais, Ryan Germick, que seria uma página jogável.

O jogo foi construído do zero usando técnicas de Javascript, CSS e HTML. E o resultado foi lindo!

Mas, para jogar, basta acessar o site oficial do jogo que a página ficará disponível para ser jogável com as setas do teclado.

Pac Man e a cultura pop

Pac Man é um jogo que marcou toda uma geração de pessoas que tiveram a possibilidade de jogá-lo, principalmente na década de 80.

Ainda após essa época, o jogo continuou fazendo muito sucesso entre pessoas de diversas idades, seja por meio de filmes, séries animadas ou até mesmo merchandising.

Pac Man inevitavelmente se tornou uma marca e, como dito anteriormente, já movimentou bilhões de dólares.

Seja em camisetas, estampas de bonés, tazos ou em quaisquer outras formas de produtos passíveis de serem adquiridos, Pac Man é ultra comercial.

pac man
Foto de cartaz do filme Pixels com Pac Man no fundo.

Além disso, o jogo conta com seu próprio museu na cidade de Tóquio e uma seção especial em um importante museu da cidade de Nova York.

Outro aspecto sobre Pac Man é que sua fama é tão grande que já foram feitas séries animadas do jogo.

A primeira é Pac Man: O Comilão. Essa começou no ano de 1982 por Hanna-Barbera, um grande estúdio de animações.

Essa foi a primeira forma de entretenimento televisivo baseada nos jogos da empresa Namco.

Para aqueles que gostavam, infelizmente ela só durou pouco menos de um ano, mas possui 2 temporadas e um especial de natal.

A outra série animada do jogo é Pac Man: aventuras fantasmagóricas.

Essa é uma versão mais recente de desenhos animados do Pac Man e durou mais tempo do que anterior.

Lançada em 2013, essa série durou até maio de 2015 e possui 52 episódios. Uma plataforma de streamings muito famosa, a Netflix, possui todos os episódios disponíveis.

Por fim, mas não menos importante, Pac Man tem diversas aparições em diversas partes da cultura pop.

Mais recentemente, o jogo foi mencionado em Pixels, um filme da Disney e também em Detona Ralph, outro filme da Disney.

Por ser muito adorado certamente Pac Man continuará sendo referenciado pela cultura popular mundial.

Conclusão

Depois de ler esse texto, provavelmente os leitores descobriram muitos aspectos sobre Pac Man que nunca haviam sabido antes.

Apesar de ser um jogo extremamente conhecido, existem muitas coisas por trás dessa criação da Namco que poucas pessoas conhecem.

Por isso nesse texto foram selecionados aspectos interessantes para que todos possuam conhecimento dentro do assunto, visto sua importância cultural.

Além disso, a partir desse artigo foi possível concluir que existem várias formas de jogar Pac Man, em diversas plataformas.

Outro aspecto importante a ser frisado é a relevância desse jogo para a história de muitas pessoas, visto que fez parte da infância de toda uma geração.

pac man
Pac Man e personagens da série Pac Man: aventuras fantasmagóricas.

Aqueles que estavam em sua juventude nos anos 80, independente do país em que estivessem, já ouviram falar de Pac Man.

Muitas pessoas trabalhavam para conseguir comprar um Atari e ter a possibilidade de jogar esse jogo e outros disponíveis no video game.

Além disso, por meio desse artigo foi possível confirmar que o site Pac Man Games é confiável.

Por fim, é possível dizer que esse jogo é muito mais do que uma forma de diversão, mas pode ser enxergado como um marco na história da humanidade.

VEJA TAMBÉM: Playstation: saiba qual é o melhor para você

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -